Doenças e pragas das macieiras: causas e luta

Pin
Send
Share
Send

As macieiras geralmente adoecem e as doenças podem ser fúngicas, bacterianas ou até virais. E também existem muitas pragas de insetos diferentes que afetam não apenas as frutas, mas também folhas, brotos, cascas e até raízes. Muitas vezes, é difícil para um jardineiro entender que tipo de problema surgiu na macieira, quais são as razões da falta de floração ou derramamento de frutos. Ajudar a encontrar a resposta em qualquer situação é nossa tarefa.

Doenças da macieira: descrição, prevenção e tratamento

Uma macieira tem muitas doenças possíveis. São principalmente de natureza fúngica, bacteriana e viral.

Moniliose

A moniliose afeta todos os frutos do caroço e da pedra. Tem duas formas. O primeiro é uma queimadura monilial. A infecção e o desenvolvimento da doença ocorrem na primavera durante a floração. Os esporos do fungo entram nas flores com a ajuda de abelhas e outros insetos. Folhas e brotos também são afetados, que posteriormente desbotam e escurecem, criando a ilusão de uma queimadura.

Queimadura monilial afeta as folhas e brotos da macieira

Neste momento, você precisa cortar os brotos afetados, capturando 15 a 30 centímetros de madeira saudável. Depois disso, a coroa é tratada com fungicidas (um grupo de medicamentos para combater doenças fúngicas). Horus ajuda bem - pode ser usado mesmo durante a floração, pois é seguro para as abelhas. Concentração para pulverização - 2 gramas por 10 litros de água. Temperatura ideal de aplicação - + 3-22 ° C. Três tratamentos são realizados a cada 7-10 dias. O uso adicional da droga nesta temporada será ineficaz, pois é viciante. O mesmo se aplica a outros fungicidas.

O coro pode ser usado mesmo durante a floração, pois é seguro para as abelhas.

No verão, a moniliose causa podridão de frutas. Isso geralmente acontece em períodos frios e chuvosos. Os frutos afetados apodrecem e caem. A fase ativa da doença ocorre durante o amadurecimento das maçãs. Os frutos em decomposição devem ser colhidos, coletados do solo e destruídos.

A podridão de frutas geralmente afeta macieiras em clima úmido e frio

Para o tratamento neste momento, o Strobi é considerado o medicamento mais eficaz. Sua substância ativa, a kresoxima metila, interrompe rapidamente o curso da doença e bloqueia sua disseminação. A duração da ação protetora é de até duas semanas, o período de espera é de três semanas. A concentração da solução para processamento é de 2 gramas por 10 litros de água.

Strobi lida rapidamente com a moniliose e outras doenças fúngicas.

A prevenção da moniliose e outras doenças fúngicas é executar as seguintes tarefas simples:

  • Coleta e destruição de folhas caídas no outono.
  • Escavação profunda do solo de troncos de árvores.
  • Limpeza da casca e lavagem dos troncos com solução de cal reduzida com a adição de sulfato de cobre a 1% e cola PVA.
  • Processamento da coroa e do solo com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux.

Ferrugem

O fungo que causa a doença tem um ciclo de desenvolvimento de dois anos - desenvolve-se no zimbro por um ano e, no outono, infecta maçã e pêra com esporos, nos quais se desenvolverá ativamente na próxima temporada. Na primavera, pequenas manchas verde-amareladas aparecem nas folhas, que no meio do verão adquirem uma cor laranja-enferrujada. Tubérculos semelhantes aos mamilos se formam na parte inferior das folhas, dentro dos quais existem esporos do fungo. A doença é comum na Crimeia e na zona do Mar Negro do território de Krasnodar, em menor grau observado em outras regiões.

No meio do verão, manchas nas folhas tornam-se laranja enferrujadas

Se possível, evite plantios conjuntos de maçã e zimbro e não se esqueça de realizar trabalhos preventivos. O tratamento é realizado com fungicidas Horus, Skor (numa fase inicial), Strobi. O medicamento Abiga-Peak, que é uma solução a 40% de oxicloreto de cobre, provou-se bem. É usado em uma quantidade de 40-50 gramas por 10 litros de água e a árvore é pulverizada 3-4 vezes com um intervalo de 15 a 20 dias. Para as abelhas, é pouco tóxico, não se acumula no solo e nos frutos.

Abiga Peak - um fungicida doméstico eficaz

Onda de folha

A ondulação das folhas é uma doença bastante perigosa. É mais comum em pêssegos, mas às vezes afeta a macieira. O fungo é ativado no início da primavera, afetando as folhas jovens. Isso acontece se os tratamentos preventivos não foram realizados no início da primavera. As folhas enrolam, tornam-se tuberosas, encaracoladas. A doença se espalha rapidamente, os galhos ficam nus e os frutos param de crescer. Nesta fase, a colheita ainda não pode ser salva - você precisa salvar a árvore. Para isso, são utilizados os fungicidas Horus, Abiga-Peak, Strobi. Depois de parar a propagação da doença, depois de um tempo, novas folhas crescem. Para acelerar esse processo, você precisa alimentar a macieira com nitrogênio.

Folhas encaracoladas são mais comuns em pêssegos, mas às vezes afetam a macieira

Filosticose (manchas marrons)

Com esta doença fúngica, pequenas manchas marrom-marrom se formam nas folhas. Difere de outras doenças semelhantes apenas pelo nome do fungo patogênico. As consequências (murcha e queda de folhas, aparecimento de manchas nos frutos), medidas preventivas e tratamento não diferem das doenças fúngicas descritas anteriormente.

Filosticose (manchas marrons) é um distúrbio fúngico

Fungo de fuligem

Este fungo não aparece por si só. É precedido pela derrota da macieira por pulgões ou flocos de cobre. Ambos os insetos secretam um líquido adocicado, o chamado orvalho do mel. É um terreno fértil para o fungo da fuligem. Ele, por sua vez, também libera excrementos na forma de um revestimento branco-acinzentado nas folhas e frutos da macieira. Com o tempo, essa placa fica preta e as partes afetadas da planta parecem sujas de fuligem.

Fungo fuligem aparece como placa preta

A prevenção do fungo é a luta oportuna contra esses insetos, e o tratamento consiste, como sempre, no tratamento com fungicidas (Horus, Skor, Quadrice, etc.). Antes do processamento, é aconselhável lavar o revestimento com um forte fluxo de água da mangueira. Ao mesmo tempo, insetos parasitas também são lavados.

Fusarium

Esta é uma doença fúngica insidiosa e perigosa. Ele se espalha e vive no solo, afeta as raízes de quase qualquer planta. O cogumelo Fusarium pode permanecer no solo por anos, aguardando condições favoráveis. E as condições são adequadas para ele: solos soltos e respiráveis ​​com uma reação ácida ou levemente ácida, alta umidade e temperatura de 25-28 ° C. Fusarium não se desenvolve em solos argilosos pesados. Mas são precisamente essas condições que o jardineiro cria para suas plantas, incluindo a macieira. Se ocorrer infecção, o fungo afeta as raízes, elas começam a doer e morrer. E acima da superfície da terra, o jardineiro observa folhas murchas, brotos caídos. Tendo decidido que a árvore não possui umidade ou nutrição suficiente, realiza rega e cobertura. E o Fusarium, enquanto isso, está progredindo rapidamente. É especialmente perigoso para árvores jovens, que podem morrer em uma estação. Muitas vezes, a doença destruiu completamente as plantas dos viveiros. Como regra, depois de detectar a doença, resta apenas arrancar e queimar a macieira para salvar outras plantas. Você pode tentar salvar a planta jovem transplantando para um novo local. Eles desenterram, examinam as raízes preservadas, os pacientes são cortados e tratados com fungicidas. Depois disso, é embebido em uma solução do estimulante da raiz (Kornevin, Heteroauxin, Epin, etc.) e plantado no solo.

Prevenção de macieiras Fusarium:

  • Adesão cuidadosa à tecnologia agrícola. Plantas fortes e saudáveis ​​são capazes de resistir ao fusarium.
  • A aquisição de mudas apenas em locais confiáveis ​​e comprovados, viveiros.
  • Desoxidação do solo com farinha de dolomita.
  • Combate a fungos espalhadores de insetos. Estes são pulgões, moscas brancas, ácaros, etc.
  • Destruição de plantas doentes.

Sarna

O agente causador da sarna - marsupial - é comum em zonas temperadas. A primavera úmida e fria cria condições favoráveis ​​para ele. Manchas aveludadas de cor marrom-oliva aparecem nas folhas afetadas. As manchas nas frutas são duras, escuras. Os frutos se tornam pequenos, adquirem uma forma feia.

Manchas duras e escuras se formam nas maçãs afetadas pela crosta

Como medidas preventivas adicionais são recomendadas:

  • Cultivo de variedades resistentes a doenças.
  • Prevenção de desembarques espessados.
  • Manter a copa da árvore em uma condição ventilada e bem iluminada, através de cortes pontuais.

Para combater a doença, são usados ​​fungicidas, bem como inúmeros remédios populares.

Câncer preto

Uma árvore saudável e forte raramente é afetada pelo câncer preto. Geralmente ocorre em plantas enfraquecidas em rachaduras de casca e buracos de geada. Mais frequentemente, esta doença afeta árvores que crescem nas regiões sul. Galhos, folhas, flores, frutas podem ser afetados. Mas o mais perigoso é a derrota da casca da árvore. Primeiro, aparecem manchas marrons, a crosta racha, fica coberta de tubérculos, escurece. Depois de algum tempo, os pedaços afetados da casca começam a se romper. Madeira nua parece carbonizada. Se você não tomar medidas, depois de 3-4 anos a árvore morrerá.

A derrota mais perigosa do câncer negro da casca de uma árvore

O tratamento oportuno consiste em limpar as áreas afetadas em madeira saudável, desinfetar feridas com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou outros fungicidas, cobrindo-as com uma camada protetora de uma var.

Bacteriose (queimadura bacteriana)

Esta doença chegou à Rússia depois de 2009 da Europa. É observado na região de Kaliningrado e nas regiões sul. É carregada por insetos, pássaros, vento. Ele penetra na planta através de flores ou através de danos às folhas, casca. Ele se espalha por toda a planta através de canais de condução de seiva. A moniliose, danificando o tecido da planta, promove a penetração de bactérias. Muitas vezes, essas duas doenças ocorrem simultaneamente. Sinais característicos de bacteriose:

  • Manchas avermelhadas entre as veias das folhas.
  • Os fins dos brotos morrem e eles mesmos desaparecem. O fenômeno se espalha de cima para baixo, às vezes rapidamente.
  • Corrimento branco aparece no córtex, que posteriormente escurece. A casca fica pegajosa, molhada.
  • Botões e flores secam, morrem, mas permanecem nos galhos. Sua cor se torna marrom escuro.
  • As frutas são primeiro cobertas com secreções pegajosas e depois mumificadas, escurecem. Permaneça nos galhos por muito tempo, às vezes mais de um ano.

    Com bacteriose, as folhas e os brotos escurecem, desbotam

Os frutos mumificados são um refúgio para o inverno das bactérias, por isso devem ser cuidadosamente coletadas e destruídas. Faça o mesmo com outras partes afetadas da planta. A casca danificada é descascada em madeira saudável e tratada com antibióticos, depois coberta com var. Antibióticos também são usados ​​para pulverizar a coroa durante qualquer estação de crescimento. Os seguintes medicamentos são geralmente usados:

  • Ampicilina - uma ampola por 10 litros de água.
  • Fitolavina - 20 ml por 10 litros de água.
  • Gentamicina - uma ampola por litro de água. Usado para o tratamento de feridas.
  • Ofloxacina - dois comprimidos por 10 litros de água.

Ao mesmo tempo que o tratamento da bacteriose, fungicidas devem ser usados ​​para combater possíveis doenças fúngicas.

Doenças virais

Tais doenças são causadas por vírus que se desenvolvem nas células das plantas vivas. Eles são distribuídos com a seiva da planta por vários insetos e ácaros sugadores, bem como ao realizar operações em uma árvore - vacinação, poda, beliscão - com uma ferramenta não desinfetada. Em muitas árvores saudáveis, o vírus pode estar em um estado latente (isto é, em um estado latente que não se manifesta antes de circunstâncias favoráveis). Quando a árvore é enfraquecida devido ao congelamento, danos por fungos, pragas, falta de umidade e (ou) nutrição, o vírus ativa e infecta a planta.

Mancha de folhas cloróticas

Na macieira, a manifestação consiste na formação de um mosaico verde-amarelo, padrões de anéis na forma de manchas ou linhas. Possível necrose (morte) das bordas das folhas. Infecções em massa são observadas na Crimeia, Moldávia e Ucrânia. O vírus causa manchas marrons nas folhas e frutas, reduz o rendimento em 20%.

Vírus de manchas cloróticas infecta plantas enfraquecidas

Não existem medicamentos para combater a infecção viral da macieira. Portanto, deve-se confiar na observância da tecnologia agrícola da cultura, na implementação de medidas preventivas contra doenças fúngicas. Eles também serão a prevenção de doenças virais. Um vírus não pode prejudicar uma árvore forte e saudável.

Pragas de macieiras

A macieira tem algumas pragas. Vamos nos familiarizar com os principais.

Tabela: As principais pragas da macieira

PragasSinais de derrotaPrevenção e controle
Traça de maçãFrutas são minhocas, pequenas, esfarelamÉ impossível lidar com lagartas que penetraram nos frutos. Durante o vôo das borboletas (maio-junho), é realizado um ciclo de três tratamentos com inseticidas (um grupo de preparações para o controle de insetos) - Decis, Fufanon, Spark. Prevenção é o mesmo que contra doenças. Além disso, desde lagartas rastejantes até a coroa, cintos de caça montados em troncos de árvores ajudam.
PulgãoFolhas retorcidas, dentro das quais são observadas colônias de pragasQuando os pulgões aparecem, eles arrancam e destroem as folhas retorcidas, a coroa é tratada com inseticidas. Os cintos de caça impedirão que as formigas entrem na árvore, que carregam pulgões por lá.
Tampas de macieiraÉ um inseto pequeno (até três milímetros) que pode voar e pular.
Alimenta-se do suco de folhas, brotos e frutas. As maçãs afetadas param de crescer, ficam duras, pedregosas, desintegram-se.
Tratamentos oportunos com inseticidas resolvem o problema. Antes de florescer, use o comandante Decis. Após a floração - Spark, Spark Bio. E também atraídos pelo local de inimigos naturais estão os bandos de cobre - joaninhas, amarras, besouros moídos. Para isso, são plantadas calêndulas perto da macieira, cujo cheiro esses insetos benéficos adoram.
Escala de maçãEste inseto pequeno (até 1,5 mm de comprimento) se esconde em uma casca de árvore sob escudos de até 3 mm de comprimento. Alimenta-se do suco de casca jovem, folhas e frutas.Tratamentos com inseticidas de contato não trazem resultados, uma vez que não penetram nos escudos. Um efeito maior é obtido limpando a casca com escovas de metal, após o que a superfície é lavada com uma solução de sabão em pó com a adição de refrigerante. Às vezes, é mais fácil cortar e queimar um galho fortemente afetado.
FolhetoLagartas se alimentam de folhas, enquanto se torcem em um pedaço de forma irregular, coberto por uma teia de aranha. As frutas também podem ser danificadas por roer fossa e sulcos em sua superfície.Folhas torcidas quebram e destroem. Eles são tratados com inseticidas e remédios populares - infusões de absinto, tabaco, batatas e tomates.

Galeria de fotos: as principais pragas da macieira

Tratamento de macieira para doenças e pragas

Para tratamentos preventivos de macieiras, são usados ​​fungicidas, inseticidas e remédios populares.

Tabela: processamento de maçã contra doenças e pragas

Tempo de processamentoDrogaContra quem a ação é dirigidaDosagemIntervalos de processamento
Início da primaveraINFERIORTodas as doenças e pragas fúngicas conhecidas50 gramas por 10 litrosUma vez a cada três anos
NitrafenConcentração 3%Em outros anos
Sulfato de cobre ou líquido de BordeauxDoenças fúngicasAnualmente
Antes da floraçãoDecis, Fufanon, comandantePragasDe acordo com as instruções
Após a floraçãoSpark, Spark BioAnualmente, durante a temporada, com um intervalo de 2-3 semanas
Horus, Skor, pico de AbigaDoenças fúngicas
Fim do outonoSulfato de cobre ou líquido de BordeauxConcentração 3%Anualmente

Perguntas frequentes

No processo de cultivo de macieiras, os jardineiros costumam ter situações que vão além do desenvolvimento normal da planta. Vamos tentar entender as causas dos problemas mais comuns.

Por que a macieira não dá frutos e não floresce

Esse problema pode ter várias causas.

  • Se esta é uma árvore jovem, talvez o prazo para a frutificação não tenha chegado. Algumas variedades entram nesta temporada no 7º ao 9º ano após o plantio.
  • Uma muda não zoneada foi comprada. As condições da região não lhe convêm, a árvore direciona todas as forças para a sobrevivência. Seu frutificação não é mais deixado.
  • A mesma situação ocorre quando uma muda é plantada em local inadequado - pântano, ocorrência próxima de água subterrânea, alcalinizada, salina, solos muito ácidos.
  • Dieta inadequada ou desequilibrada. Por exemplo, excesso de nitrogênio, falta de fósforo e potássio.
  • Danos aos botões pelo besouro da flor.
  • Congelamento de botões de flores.

Por que as maçãs apodrecem em uma árvore

Maçãs podres em uma árvore são o resultado de uma doença de moniliose, crosta, bacteriose. E também a causa mais comum do problema é o ataque de pragas - a mariposa, o cardo e o besouro das flores.

Vídeo: podridão de frutas

Podridão negra na macieira

A causa provável é câncer preto, bacteriose.

Molde (fungo) na macieira

Esse problema geralmente aparece em locais espessados, sombreados e úmidos. Formações mofadas aparecem na casca da árvore. Eles podem ser de natureza fúngica. Nesse caso, o fungo pode crescer na casca, destruindo-a. Não importa como o fungo é chamado, as ações são:

  1. É necessário limpar a casca, cortar as áreas danificadas para madeira saudável.
  2. Trate as feridas com fungicidas - solução a 3% de sulfato de cobre, solução a 3% de líquido Bordeaux, Abiga-Peak, etc.
  3. Para aplicar uma camada protetora de um jardim var.

Mas frequentemente musgos e líquenes são semelhantes ao mofo. Casca de árvore para eles é apenas uma plataforma para viver. Com o mesmo sucesso, eles podem viver em uma pedra. Musgos e líquenes não têm raízes e não danificam a casca. O fenômeno é indesejável, mas não fatal. Raspe-os com raspadores de madeira, tentando não danificar a casca. Um filme, papel, tecido etc. é pré-espalhado no chão e, em seguida, é lavado com uma solução a 1% de sulfato de cobre e embranquecido com uma solução de cal.

Prevenção do problema:

  • Evite aterrissagens espessadas.
  • Não permita que o jardim fique cheio de ervas daninhas.
  • O corte regulador da coroa é realizado anualmente.
  • No outono, a casca de troncos e galhos grossos é limpa e embranquecida com uma solução de cal.

Por que as maçãs caem?

Este é um fenômeno bastante comum que todo jardineiro encontrou pelo menos uma vez. As maçãs podem cair em diferentes estágios de desenvolvimento - dos ovários aos frutos completamente maduros. Pode haver várias razões para isso:

  • Falta de umidade. Nesse caso, antes de tudo, a árvore a entrega às folhas, tirando-a dos frutos que caem.
  • O excesso de umidade evita a saturação de oxigênio das raízes. Como resultado, o processo de nutrição das frutas é interrompido.
  • A falta de fósforo e potássio também pode causar a queda de maçãs. É necessário observar uma dieta equilibrada.
  • O excesso de nitrogênio solta a fruta, parte dela cai.
  • Normalização natural da colheita. Com floração abundante e formação de ovários, apenas 5-10% de suas macieiras são capazes de crescer e despeja as em excesso. Isso é normal.
  • Em algumas variedades, os frutos que atingiram a maturação madura caem. O jardineiro deve conhecer esse recurso e colher rapidamente.
  • Derrote por pragas, por exemplo, a mariposa da maçã.

Por que as folhas da macieira ficam amarelas

As possíveis causas desse fenômeno são diversas:

  • A árvore é plantada em um local inundado e pantanoso, ou o jardineiro a exagera na rega. Com um excesso de umidade, as folhas começam a ficar amarelas do topo da árvore.
  • Ao plantar, o colo da raiz foi aprofundado - o resultado é o mesmo.
  • Falta de nitrogênio - as folhas começam a ficar amarelas a partir dos níveis mais baixos.
  • Falta de zinco, magnésio, ferro, enxofre. Um efeito rápido nesses casos permite pulverizar soluções de fertilizantes complexos contendo esses elementos.

    A falta de vários elementos micro e macro causa amarelecimento das folhas

  • Clima quente e falta de umidade.
  • Danos às raízes das toupeiras.
  • Fusarium

Manchas vermelhas nas folhas da macieira

O aparecimento de manchas vermelhas nas folhas pode indicar infecção por ferrugem ou crosta, bem como danos causados ​​pelo pulgão da vesícula. Com a falta de potássio, as bordas das folhas podem ficar avermelhadas. A deficiência de magnésio causa avermelhamento do espaço intersticial.

Manchas marrons nas folhas da macieira

Tais sinais podem indicar infecção por filosticose (manchas marrons). Além disso, a deficiência de cobre é possível, mas isso é improvável se o jardineiro processa regularmente a coroa com soluções de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. Outra opção é queimar uma folha como resultado da irrigação em clima quente e ensolarado. Nesse caso, gotas de água nas folhas desempenham o papel de lentes que aumentam o efeito da luz solar.

As folhas da macieira ficam vermelhas e enrolam

Provavelmente, a macieira é afetada pelo pulgão da vesícula. Isso é fácil de verificar - basta virar a folha enrolada. Se não houver pulgões, talvez esse fenômeno seja consequência de uma deficiência de fósforo, magnésio ou manganês. E também o cano podia ser fortemente transmitido ao instalar um cinto de caça, o que limitava o poder da coroa.

Placa preta na macieira como lutar

Por via de regra, a placa preta é o excremento do fungo fuligem. Também pode ser sintomas de bacteriose ou câncer preto. Os modos de luta são descritos acima.

Por que as folhas não caíram na macieira no outono

Este fenômeno não é inofensivo - pode causar uma diminuição da resistência do inverno de uma árvore, produtividade e expectativa de vida. Pode haver vários motivos:

  • A árvore é superalimentada com nitrogênio na segunda metade do verão ou no outono. Isso causa uma nova onda de crescimento das folhas, que simplesmente não tem tempo para amadurecer.
  • Rega excessiva ou outono muito chuvoso. Deve-se lembrar que a irrigação antes do inverno é necessária uma vez, no final do outono. Mas o resto do outono após a colheita da árvore não precisa ser regado.
  • Variedade de maçã não regulamentada. Se você planta uma variedade do sul na faixa do meio, essa árvore não tem tempo para completar a vegetação no inverno.

Folhas de macieira fosco Primavera

Se apenas as folhas congelarem - tudo bem. Novos vão crescer. Significativamente pior se a madeira estiver danificada. Isso geralmente se manifesta no fato de que a árvore acordou tarde após o inverno, depois parecia restaurada, mas as folhas ficaram pequenas e voltaram a crescer mais tarde do que o normal na primavera. Os efeitos do congelamento ocorrem nos próximos 3-4 anos. Verifique o grau de dano cortando galhos fracos. As áreas escuras na seção indicam danos causados ​​pelo gelo nesses locais. As áreas afetadas não podem mais se recuperar, mas com os devidos cuidados, a árvore pode viver por mais 6-8 anos. Durante esse período, você pode cultivar uma nova macieira. Por cuidado adequado, entende-se poda antienvelhecimento, rega reforçada e cobertura da árvore.

Quais são os topos da macieira

Piões são brotos verticais altamente engordantes. As folhas nelas são sempre muito grandes, raramente localizadas. Nunca há frutos em tais brotos. As piões tiram comida de uma árvore, portanto, estão sujeitas a remoção. Eles aparecem depois de aparar demais a árvore. Se necessário, algumas piões podem ser produzidas com frutos. Para fazer isso, eles são reduzidos a dois a três rins. A partir do ramo de segunda ordem, um novo ramo de frutas pode ser formado. Tais galhos precisam ser dobrados para um nível horizontal, pois os verticais nunca dão frutos.

Piões são brotos verticais altamente engordantes

Tratamento de um buraco negro em uma macieira

Um buraco negro é formado em uma macieira como resultado de uma doença de câncer preto. Para seu tratamento, primeiro você precisa limpar completamente o oco da madeira morta e da casca. Para fazer isso, você pode precisar de várias ferramentas - uma faca, um formão, uma broca com um bico de arame, etc. Antes de começar a trabalhar sob uma árvore, espalhe um filme ou outro material adequado para coletar todo o lixo que é removido. Após a operação, eles devem ser queimados, pois são uma fonte de infecção.

Após a limpeza da cavidade, ela deve ser desinfetada com uma solução a 2% de sulfato de cobre e deixada secar por várias horas. A superfície do oco é coberta com uma camada de uma var de jardim, preparada com base em ingredientes naturais (cera de abelha, lanolina). Você não pode colocar uma vareta de jardim oca de vaselina ou com a presença de outros produtos refinados como parte de outros produtos. No final da operação, a cavidade é preenchida com espuma de montagem. Anteriormente, a argamassa de cimento e areia era usada para esses fins, mas os materiais modernos oferecem melhores resultados. Após 2-3 dias, o excesso de espuma é cortado com uma faca afiada.

Vídeo: super massa para o tratamento de fatias, feridas, cavidades

É seguro dizer que a maioria dos problemas associados a doenças ou pragas de macieiras recebe o jardineiro devido ao não cumprimento de medidas preventivas básicas. Outros problemas ocorrem devido à não conformidade com a tecnologia agrícola, seleção inadequada de variedades e escolha do local de plantio. Com uma abordagem sistemática adequada para cultivar uma macieira e cuidar dela, você sempre pode contar com um resultado decente.

Pin
Send
Share
Send