O arranjo da estufa na parcela de terra expande muito o campo de atividade para jardineiros. Devido à capacidade de capturar e conservar a energia da radiação solar, A temperatura do ar e do solo na estufa será muito maior do que a temperatura da rua.
Portanto, é possível não apenas iniciar o jardim e as obras de jardinagem muito antes, mas também prolongar a colheita e as verduras frescas no outono. Além disso, se houver uma fundação sólida, uma estrutura confiável e uma fonte de calor, esse viveiro poderá ser operado mesmo no inverno.
Estufas de policarbonato com as próprias mãos: vantagens
Para materiais tradicionais para criar uma seção de solo fechado incluem uma variedade de filmes e vidro. No entanto, Os filmes são caracterizados por baixa resistência, e o vidro tem uma massa grande e é facilmente moldado.
Portanto, nos últimos anos, um número crescente de jardineiros usando policarbonato celular para a criação de tais estruturas.
Policarbonato tem tal dignidadecomo:
- alta resistência mecânica devido à sua construção. Numerosos reforços localizados dentro do painel ocupam a maior parte da carga.Portanto, a estufa pode ser construída sem instalar um quadro especialmente robusto. Para o quadro de suporte, você pode usar qualquer material improvisado - tubos de metal e plástico, perfis, vigas de madeira, etc .;
- altas qualidades de isolamento térmico, alcançado devido à camada de ar dentro do painel;
- excelente transmissão de luz, porque através do plástico penetra livremente quase todo o espectro da luz solar. Isso significa o fluxo de uma grande quantidade de energia para a estrutura e um aumento na temperatura;
- custo relativamente baixo. Mesmo levando em conta o fato de que o preço do policarbonato é mais alto do que o preço do filme, a operação de uma estufa a partir desse material é muito mais barata. Isto é devido à durabilidade e falta de necessidade de manutenção contínua;
- auto-montagem. Devido à extrema simplicidade de se trabalhar com um policarbonato muito leve, para criar uma estufa, não será necessária nenhuma habilidade especial e uma ferramenta especial. Além disso, esse recurso alivia o jardineiro da necessidade de usar apenas estufas de tamanhos e formas padrão, como acontece com os modelos comprados.
- estufas caseiras feitas de policarbonato pode ser atualizado a qualquer momento pelo próprio proprietário. Aumente o tamanho, faça janelas adicionais, conserte ou substitua a fundação, todos estes trabalhos podem ser levados a cabo até mesmo se houver plantas em camas fechadas.
Então, como fazer (construir) e instalar corretamente uma estufa de policarbonato no local (casa de verão) com suas próprias mãos, considere um plano de trabalho dividido em fases, esquemas, desenhos e fotos.
Dimensões ideais
Os tamanhos ideais (padrão) de estufas de policarbonato são afetados por três fatores principais.
- Dimensões do material.
- Altura das plantas
- Conveniência e economia de operação.
Como regra, existem folhas de policarbonato de favo de mel medindo 6 × 2,1 m. Com base nessas dimensões, o tamanho ideal da estufa é calculado. Portanto, para uma versão de empena retangular, será conveniente cortar a folha em quatro partes iguais. Por conseguinte, a altura das paredes laterais e o comprimento de cada declive serão de 1,5 m.
O comprimento da estufa consiste na soma das larguras de cada elemento, igual a 2,1 m. Na área do jardim, é mais razoável usar estufas 4.2 ou 6.3 m, ie.arranjado a partir de dois ou três pedaços de policarbonato.
Construções mais curtas construídas apenas a partir de uma folha serão é difícil fornecer o grau necessário de força. No longo prazo, no entanto, Problemas com aquecimento adicional na estação fria.
Para estufas em arco os tamanhos mais ideais são 1,9 m de altura e 3,8 m de largura. São essas dimensões que serão obtidas se a folha de seis metros de policarbonato estiver dobrada no semicírculo.
A altura resultante do edifício permitirá o crescimento irrestrito de plantas de quase qualquer tamanho. Ao mesmo tempo, haverá uma oferta de espaço livre para cuidar dos plantios.
Para organizar camas dentro da estufa é melhor ao longo, proporcionando um deslocamento das paredes de 15 cm, o que permitirá a construção do arco 3 linhas de 60 cm de largura. A largura dos corredores é de 70 cm.
Você pode alterar a proporção da largura das camas e passagens, se desejar. No entanto, com camas muito largas, cuidar delas pode ser problemático. Um aumento na largura dos corredores levará a uma perda de espaço útil.
Colocação no site
O lugar mais ideal para instalar uma estufa - Lugar plano aberto em uma área cercada. A cerca economizará de rajadas de vento e a falta de sombreamento garantirá um nível suficiente de calor solar.
Como corretamente colocar uma estufa de policarbonato nos lados do mundo? As extremidades da estrutura devem olhar para o leste e oeste. Com essa orientação, a melhor iluminação será fornecida.
Criando uma seção do solo fechado, não se esqueça das camas abertas habituais. Para eles, é necessário deixar uma quantidade suficiente de espaço desocupado no site. Mais detalhes sobre as regras para a localização de estufas no site podem ser lidos seguindo o link.
Elaboração do projeto e desenho
Ao construir uma estufa de policarbonato celular com suas próprias mãos, determine o tamanho que a estufa terá, então fazer desenhos e projetos estufas (daqui em diante fotos). Os seguintes elementos devem ser refletidos no desenho:
- arcos laterais e intermediários;
- prateleiras verticais;
- elementos de fixação à fundação;
- reforços horizontais;
- folha de janela;
- porta.
Além disso, Para cada elemento no desenho, especifique as dimensões exatas. Isso não apenas simplificará o trabalho posterior, mas também permitirá determinar com mais precisão a quantidade necessária de material.
Tecnologia de construção de uma estufa arqueada com armação de tubos de polipropileno
Como coletar (fazer) uma estufa de policarbonato em si, a instrução em que a produção e montagem à mão, o desenho de uma estufa com dimensões, é descrita passo a passo, são considerados nesta parte do artigo.
Todo o trabalho deve ser dividido em várias etapas.
Etapa 1. Fundação da fundação
Como as estufas feitas de policarbonato celular são, na maioria das vezes, de tamanho considerável, Recomenda-se construir fundações confiáveis. Se for planejado operar a estufa por mais de um ano, a opção ideal é criar fundação de correia rasa.
O procedimento para fazer isso será o seguinte:
- O perímetro da estrutura é delineado.
- Cavando uma profundidade de vala de 40 e uma largura de 25 cm.
- A cofragem é feita de placas ou material de chapa grossa (fibra, aglomerado, madeira compensada).
- Uma almofada de areia de 5-10 cm de espessura é derramada.
- O reforço é colocado de um fio de metal ou de uma malha de plástico ou aço.
- A solução concreta é derramada.
Na fase de construção da fundação vale a pena Imediatamente coloque os elementos de suporte para a fixação do quadro. Na maioria das vezes, cantos de metal ou tubos de corte são usados para esses fins. A distância entre os elementos de suporte é de 1 m.
Tempo médio de cura da fundação - 5-7 dias. Então você pode prosseguir com mais trabalho.
Estágio 2. Montando o quadro
O quadro de estufas para policarbonato é formado à mão da seguinte forma:
- Os cruzamentos PPR são montados nos elementos de suporte na fundação, aos quais os elementos do reforçador horizontal inferior são soldados;
- completando a formação da rigidez da costela inferior, às cruzes são soldados os elementos dos semi-arcos do rolamento. O comprimento de cada elemento é 1 m;
- semelhante à borda inferior, um enrijecedor intermediário é formado;
- soldou os elementos do meio dos arcos de suporte e cria um segundo enrijecedor intermediário;
- Na parte superior da estrutura resultante, da mesma maneira, um elemento de nervura longitudinal é criado a partir das peças de tubos de plástico e cruzamentos;
- na parte central das extremidades, dois suportes verticais são acionados. Um par desses racks servirá como moldura da porta.Portanto, a distância entre esses posts deve ser de 80 cm;
- end stiffeners horizontais são instalados.
Método de solda tubos de polipropileno permite-lhe alcançar força máxima da carcaça para a estufa. No entanto, na ausência de eletricidade no setor ou, se necessário, para ter uma estrutura flexível, use montagem em parafusos auto-roscantes ou com braçadeiras.
Além dos tubos PPR, O quadro pode ser feito com base em um perfil de tubo de metal, perfil galvanizado ou um feixe de madeira. Opção com tubo de perfil de metal Dá a estrutura do quadro a força máxima. No entanto, em vista da impossibilidade de dobrar o tubo do metal, todos os elementos retos do quadro devem ser colocados em um ângulo entre si.
Como resultado, o policarbonato nesta estrutura deve ser fixado apenas pontualmente e em locais de fixação, o painel de plástico rapidamente colapsa.
Perfil galvanizado é conveniente para apertar parafusos auto-roscantes. Mas por causa da resistência extremamente baixa à corrosão, tais estruturas de estufas de policarbonato, montadas com suas próprias mãos, raramente suportam mais de uma ou duas temporadas operação.
Bandido de madeiracom conveniente para instalação e bastante forte, mas como o perfil galvanizado, A árvore na atmosfera da estufa não durará muito. Vários aumentam a durabilidade da estrutura de madeira pode ser tratando-a com impregnações especiais de impermeabilização.
Etapa 3. Fixação de painéis de policarbonato
Existe duas maneiras principais de instalar painéis de policarbonato celular: seco e molhado. Neste último caso, as folhas são simplesmente coladas na base. No entanto, no que diz respeito às estufas arqueadas com uma moldura feita de tubos de polipropileno, O método seco mais comumente usado, ou seja, fixadores com parafusos e arruelas auto-roscantes.
Fig. Fixação de policarbonato na estrutura de metal
Para garantir que o parafuso não danifique o painel de plástico, ele é pré-fabricado nos orifícios certos. Você pode fazer isso com uma broca convencional. A distância mínima até a borda da lâmina é de 36 mm. A perfuração só é possível entre os enrijecedores no painel de policarbonato.
O diâmetro dos orifícios perfurados deve ser 2-3 mm maior que o diâmetro dos parafusos de fixação. Caso contrário, com expansão térmica, o material pode ser danificado pela rosca do parafuso.
A distância entre os fixadores depende da espessura do policarbonato de favo de mel. Por exemplo, para folhas com espessura de 8-10 mm, mais frequentemente usado para estufas, Os fixadores devem ter 40-50 cm de distância. Para amostras mais espessas, a distância pode ser aumentada para 60-80 cm.
Além dos parafusos auto-roscantes, o elemento de fixação inclui anilhas térmicas com uma cobertura. Sua finalidade é manter um contato firme entre o policarbonato e a carcaça, mesmo com a expansão térmica. Fixação rígida sem poços termométricos levará à destruição rápida do material.
Entre si, folhas de policarbonato são unidas por perfis integrais ou divididos. Esses perfis permitem juntas seladas entre painéis, e também mantê-los estacionários em relação uns aos outros.
Fig. Perfis para policarbonato
Perfis finais são usados para selar as extremidades. Na sua ausência, as bordas das chapas de policarbonato pode ser selado com selante de silicone. Se isso não for feito, a água penetrará nas cavidades do policarbonato e poderá levar à sua deterioração.
Construções alternativas
Além de arqueado, com base em policarbonato celular pode ser coletado e outros tipos de estufas.
1. Estufa retangular feita de policarbonato
A forma da estufa na forma de um retângulo regular é selecionada apenas para desenhos de tamanho pequeno. Com a ajuda deles, você pode isolar uma cama de jardim separada na primavera. Aumentar o tamanho de uma estufa desta forma é indesejável, porque telhado plano de uma estufa feita de policarbonato não pode suportar a neve acumulada. Além disso, estufas retangulares mal resistir às rajadas do vento.
2. Estufa única de policarbonato com as próprias mãos
Esta estrutura é quase não diferente do design com um telhado plano. A diferença é apenas na altura das paredes. A parede traseira é feita muito mais alta que a frente.
Estufas One-run estão convenientemente localizados nas proximidades da parede sul da casa. Neste caso, a inclinação do telhado será ideal para obter o máximo de energia solar.
3. Com efeito de estufa
Use um telhado de duas águas para uma estufa feita de policarbonato, construída por próprias mãos, é razoável naqueles casos quando as plantas crescidas precisarão de um máximo de espaço livre. Tal construção permite que você organize paredes retas, aumentando o volume interno (em comparação com o arqueado).
A desvantagem de tal estrutura é um projeto mais complicado, exigindo a criação de um sistema de caibros.
4. estufa pré-fabricada
A versão pré-fabricada da estufa é conveniente porque nos meses quentes geralmente pode ser removida do local, liberando espaço. Além disso, qPara estufas pré-fabricadas, não é necessário criar fundações sérias, a fim de preservar a possibilidade de uso da terra.
A instalação de tais estufas não deve incluir soldagem, Todos os fixadores devem ser instalados em conexões roscadas ou em grampos.
Como fazer uma janela, janela e porta
Qualquer estufa deve ter um sistema de ventilação eficaz. Isso reduzirá o nível de umidade e regulará a temperatura. O quarto da estufa do policarbonato é ventilado através das janelas e das janelas.
Para equipar as janelas ou a janela, no quadro da estufa é necessário fornecer lugares apropriados. As janelas são mais frequentemente localizadas em paredes verticais e janelas - acima da porta da frente no final.
Para criar uma caixa de janela, os mesmos materiais de construção são usados para toda a estrutura da estufa. A maneira mais fácil de organizar uma janela, cortando dois andaimes horizontais adicionais entre os suportes verticais.
Estruturalmente a porta da estufa, a janela e a folha da janela podem diferir somente no tamanho.A maneira mais fácil é tirá-los dos restos de policarbonato, fixando o material em uma armação leve e equipando-o com alças de luz. Se necessário, a porta pode ser feita em uma versão mais séria, instalando uma moldura de porta de madeira completa.
Conclusão
Policarbonato celular fornece um amplo campo para o projeto de estufas de vários tipos. Uma pequena massa de tais estruturas é combinada com sucesso com bom isolamento térmico e facilidade de ereção. Qualquer mestre da casa poderá construir uma estufa mesmo sem ajudantes e com o orçamento mais modesto.