As groselhas são despretensiosas e frutíferas, crescem bem e dão frutos por si só, de modo que os jardineiros prestam pouca atenção a ela e não apreciam seus frutos. Enquanto isso, na Rússia, a cultura era cultivada nos jardins reais, e a geléia de groselha ainda é chamada de "real". A partir de frutos maduros, é obtido um vinho extraordinariamente saboroso, que é tratado apenas para os convidados mais queridos. O cultivo de uma colheita em um local de jardim exige o cumprimento de algumas regras de cuidado; nesse caso, será possível desfrutar plenamente de frutos saudáveis.
História crescente da groselha
A terra natal das groselhas selvagens é o norte da África e a Europa Ocidental. Esta baga, ao contrário das uvas, não era conhecida pelos antigos romanos e egípcios, no entanto, também tem uma história longa e complicada. No Kievan Rus, as groselhas já eram cultivadas no século XI, até o século XIV, eram distribuídas ativamente nos jardins da realeza e do mosteiro. Mas eram arbustos semi-selvagens com bagas pequenas e azedas. Eles foram chamados de "bersen", que é traduzido do tártaro como "cachorro rosa".
Os franceses cultivavam groselhas. Isso é mencionado nos salmos da igreja do século XIII. A primeira descrição da cultura foi dada pelo médico e botânico francês Jean Ruelle em 1536, e a primeira ilustração botânica data de 1548. Seu autor é um cientista alemão, um dos "pais da botânica", Leonart Fuchs.
O nome moderno para groselhas apareceu devido a seus espinhos e semelhança nesse sentido com um arbusto de espinhos. Segundo o Evangelho, uma coroa de espinhos foi colocada na cabeça de Jesus durante sua repreensão. Em vários países europeus, as groselhas foram chamadas de "Cristo dos Espinhos" (Krisdohre), "a baga dos Espinhos de Cristo" (Kristólbeere). A raiz do "kryzh" no russo antigo também estava diretamente relacionada à cruz.
Criação de variedades de frutos grandes engajados nos britânicos. Eles conseguiram aumentar o peso das bagas 4 vezes. No século XVII, quase todas as variedades conhecidas eram de seleção inglesa. Os botânicos russos também se interessaram por groselhas culturais; mudas européias começaram a ser importadas para o nosso país e substituídas por arbustos de frutos pequenos e improdutivos. Mas no início do século 20, uma doença terrível foi introduzida dos EUA na Europa - oídio, que destruiu todas as plantas culturais instáveis. Portanto, as primeiras variedades inglesas que deram bagas maiores e mais saborosas que as modernas não chegaram até nós. Todo o trabalho de criação começou de novo.
Variedades que podem ser encontradas em jardins modernos
As variedades mais antigas que chegaram até nós são criadas em meados do século passado. Cerca de 50 variedades estão listadas no Registro Estadual. Cada um é adaptado a certas condições climáticas, tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Russo
Esta é uma das variedades mais antigas e foi listada no Registro do Estado em 1959 para todas as regiões, exceto o Ural. O arbusto é caracterizado por um crescimento poderoso. Nos anos 50, eles já eram capazes de desenvolver variedades resistentes ao oídio, o russo é um deles. Além disso, no inverno, a groselha tolera diferenças de temperatura; no verão, produz regularmente boas colheitas sem polinizadores - até 10 kg de um arbusto. As bagas são grandes, pesam 4-6 g, e em plena maturação ficam vermelhas escuras. O sabor é agridoce, muito agradável. Da variedade de groselha Russky, são obtidas sobremesas e tarugos de inverno de alta qualidade.
Amarelo russo
Um clone da variedade Russky entrou no teste de variedade em 1964. É mais resistente ao inverno, portanto, é recomendado para cultivo nas regiões Noroeste e Ural. O arbusto pode ficar com oídio, mas com muito cuidado é mais produtivo. As bagas são grandes - 5-7 g, em maturação técnica, verde, maturação, pintadas na cor dourada. A polpa também é saborosa e mais macia que a do russo. Quando cultivados em escala industrial, são colhidos até 140 centavos por hectare.
Urais
Groselha precoce, dividida em zonas para o Volga Médio. O arbusto se assemelha a uvas apenas em folhas grandes e esculpidas. O restante são groselhas comuns com pequenas bagas verdes (2,4 g). A produtividade é quase 10 vezes menor que a do amarelo russo - 16 c / ha. No entanto, as uvas Urais são famosas por outras vantagens - possuem um aroma refrescante de frutas, alto teor de vitamina C, dureza de brotação no inverno e excelente resistência a doenças e pragas.
Northerner
A variedade foi criada para as regiões da Sibéria Ocidental e do Volga Médio. Seus brotos poderosos não têm medo de geada e não sofrem de oídio. As bagas são coloridas de verde e amarelo, grandes (até 8 g), mas não são tão abundantes nos galhos quanto as variedades russa e amarela russa; portanto, o rendimento é muito menor - 60 c / ha. Mas as bagas são muito saborosas, receberam a classificação mais alta de especialistas - 5 pontos. Infelizmente, o aroma está ausente.
Kubanets
Criado no final do século passado para o sul da Rússia. Se todas as variedades anteriores são vigorosas, mas compactas, isso, pelo contrário, é baixo e extenso. Como convém à groselha do sul, o arbusto Kubanets tem brotos grossos, folhas grandes e bagas doces com um peso médio de 5,6 g.O rendimento é impressionante - até 160 kg / ha, mas a pontuação de degustação não é alta - 4,4 pontos.
Mar Negro
A variedade foi criada especificamente para a região de Moscou. Obtido pela mistura de pólen de quatro variedades: Data, Brasil, Green Bottle e Maurer Seedling. O resultado foi uma groselha vigorosa com bagas maduras quase pretas. Foi possível combinar a aparência exótica com alta resistência ao gelo, oídio e minhocas. Bagas pequenas - até 3 g, mas os brotos estão espalhados com elas, então o rendimento é alto - até 148 kg / ha. O sabor é estimado em 4,3 pontos.
Folk
Ao contrário do nome, a variedade não foi criada para todo o povo, mas apenas para a Sibéria Ocidental. Foi nessa região que se espalhou, o que não é surpreendente - a variedade não tem medo de geadas, secas e calor, é resistente a pragas e doenças. As bagas são vermelhas escuras, médias (3,2 g), mas com um sabor muito bom de sobremesa. A pontuação da prova é de 4,8, mas o rendimento é baixo - não superior a 48 kg / ha.
Como cultivar groselhas
Groselhas são uma cultura despretensiosa. É fácil cultivá-lo, especialmente as variedades resistentes a doenças e pragas. As dificuldades podem ser podadas, já que quase todas as variedades de groselha têm espigas e são muito altas, o que significa que elas ativamente produzem brotos poderosos de substituição. Os arbustos sem cortar espessam e ficam soltos.
Lugar de groselha e desembarque
As groselhas crescem bem em áreas ensolaradas, mas também produzem bons rendimentos em sombra parcial. Por causa dos espinhos, esse arbusto é tradicionalmente plantado longe dos caminhos, por exemplo, sob uma cerca ou no jardim, entre peras e macieiras. A distância mínima para outros arbustos, árvores e edifícios é de 2 metros. Groselhas podem ser plantadas em uma encosta, mas não em um local pantanoso ou onde o derretimento e a água da chuva estagnam. Atolamento do pescoço da raiz leva à morte da planta.
Os melhores antecessores são as colheitas anuais. Não plante groselhas depois de framboesas, groselhas e outras culturas de frutos e bagas que cresçam neste local há muitos anos - as terras sob elas foram esgotadas e acumularam doenças. Além disso, não coloque groselhas nas proximidades de árvores e arbustos que produzem crescimento. As raízes de outra planta subirão no centro do arbusto de groselha, e será impossível tirá-las dali.
Plantação de groselha:
- Cavar um buraco de 50 cm de profundidade e largura. Coloque o solo superficial (na baioneta de uma pá) para um lado e o fundo para o outro.
- Na camada do solo, despeje um balde de húmus ou composto e um copo de cinza de madeira, misture e preencha esse buraco com esta mistura fértil.
- Agora, no centro do poço, faça um buraco no tamanho das raízes de groselha, abaixe as mudas, espalhe as raízes e polvilhe-as com o solo. O pescoço da raiz deve estar no nível do solo ou ligeiramente elevado.
- Faça um sulco de irrigação ao redor do perímetro da coroa, água e cobertura morta.
Vídeo: como plantar groselhas, brevemente sobre como cuidar delas
Rega e alimentação
A groselha é uma cultura tolerante à seca, mas em verões quentes com chuvas raras, ela precisa ser regada duas vezes por estação: na primavera, durante o período de crescimento ativo das folhas e após a floração, quando as bagas são derramadas. Despeje água para que o colo da raiz permaneça seco, ou seja, no sulco ao redor da periferia da coroa.
Os fertilizantes introduzidos durante o plantio duram 2 anos. A partir do terceiro ano, use alimentação complexa para culturas de frutos silvestres, por exemplo, Agrícola, Mestre, Florovit, Agrovita. Fertilizantes para cobertura de primavera e outono são vendidos nas lojas. Você pode fazer com composto ou húmus. Na primavera ou no final do outono, espalhe um balde sob o arbusto e misture com o solo da camada superior.
Tratamento de doenças
A doença mais comum da groselha é o oídio. Se você não lutar, um revestimento branco das folhas passará para os frutos, que, por sua vez, ficarão pretos, desintegrarão e apodrecerão. Além disso, a safra será prejudicada não apenas pela atual, mas também pelo próximo ano. Nos brotos afetados, os botões de flores não são depositados ou não amadurecem; no inverno, a maioria dos arbustos congela. A luta contra o oídio não é tão difícil. Em qualquer loja de jardinagem, eles vendem muitos medicamentos: Topázio, Hom, mistura de Bordeaux, Skor, etc. As groselhas devem ser tratadas antes da brotação e depois repetidas em intervalos de 10 dias 2-3 vezes. Se depois disso no verão os sinais da doença ainda aparecerem, repita o tratamento após a colheita.
Remédio popular para oídio é água quente. A rega é necessária antes da abertura dos brotos, quando o solo ainda não derreteu completamente. Ferva água, despeje em um regador de metal e regue os arbustos. Ao derramar e transportar para o local, a temperatura cai para o nível desejado - aproximadamente para + 70 ... + 80⁰C.
Controle de pragas
A mais comum e praticamente a única praga de groselha é uma bomba de fogo. A borboleta cinza na envergadura não excede 3 cm e as larvas ficam em botões e ovários. É fácil combater uma praga sem produtos químicos. Bagas afetadas não podem ser esquecidas. Eles adquirem uma cor escura e geralmente são tecidos juntos por uma teia de aranha. É suficiente coletar esses ninhos e queimar para reduzir bastante a população de insetos. Pupas do inverno da árvore do fogo sob o mato, na camada superior do solo. Destruí-los na terra também é fácil. No final do outono, desenterre o solo sob a groselha a uma profundidade de 5 a 7 cm, para que as pragas congele, ou, inversamente, coloque a cobertura com uma camada de 10 cm.
Às vezes, um ácaro se assemelha à groselha. Folhas amareladas e deformadas sinalizam sua presença. Para controlar a praga, use acaricidas: Actellik (2 ml por 2 L de água), Aktar (2 g por 10 L), etc. Repita o tratamento a cada 10 dias, observe o período de espera.
Formação de arbusto de groselha
Arbusto de groselha é formado a partir de brotos de diferentes idades, o mais antigo não deve ter mais de 5 anos. A partir do ano de plantio, as mudas jovens darão muitos brotos de substituição, dos quais anualmente deixam apenas 3-4 dos mais fortes. No mato de 5 anos, além do excesso de crescimento jovem, corte também brotos velhos e lignificados.
Além disso, realize regularmente a poda sanitária, removendo galhos secos, doentes, quebrados, que crescem dentro e para baixo do mato. No verão, corte os topos afetados pelo oídio. Assim, você elimina os focos de infecção e provoca o crescimento de ramos laterais saudáveis.
Vídeo: groselhas de poda na primavera
Groselha groselha, características de cultivo
Groselhas no caule são obtidas de duas maneiras:
- Um arbusto comum é formado em um tronco. Para isso, as groselhas adultas são cortadas no nível do solo. Dos brotos crescentes, o mais forte é selecionado e o restante é removido. Para salvar-se da poda constante do excesso de brotos de substituição, o chão é coberto com material de cobertura. Na parte aérea, escolhida para cultivo em uma forma padrão, remova todos os botões a uma altura de 60 cm acima do solo. Da parte superior restante forma uma coroa.
- Os caules de groselha são inoculados em groselhas douradas ou outros estoques que não produzem brotos.
A groselha-tronco é instável, pois consiste em um tronco longo e fino e uma cobertura de brotos em seu ápice. Um suporte, por exemplo, reforço ou um tubo de metal ao qual a planta está ligada, é necessariamente instalado nas proximidades. Outra diferença: as groselhas comuns no inverno são completamente cobertas de neve, e os rebentos do padrão estão localizados acima da cobertura de neve. Por esse motivo, você precisa escolher variedades resistentes ao gelo.
O restante do cuidado com as groselhas padrão não é diferente do habitual. Ele precisa da mesma fertilização e rega, prevenção de doenças e pragas. Não é necessário formar um arbusto, mas uma coroa, mas de acordo com os mesmos princípios: os galhos devem estar localizados uniformemente, em direções diferentes, para não se obscurecerem. Os crescimentos anuais são reduzidos para estimular a ramificação, ou seja, o crescimento de ramificações de segunda ordem.
Vídeo: groselha e groselha em uma haste sem vacinação
Métodos de propagação de groselha
Groselhas são muito fáceis de propagar vegetativamente, por sementes e hoje de uma maneira clonal na moda em laboratório. A propagação do tubo de ensaio é praticada por grandes empresas que vendem mudas. Para um jardineiro amador, essa é uma maneira muito cara e duvidosa. Qual é o sentido de gastar dinheiro em soluções de equipamentos e nutrientes, se você puder apenas cavar um galho e conseguir um novo arbusto? Mas há naturalistas que estão tentando propagar groselhas de todas as formas existentes:
- Fazer o enraizamento de camadas horizontais é a maneira mais fácil e comum. Muitas vezes, as groselhas se reproduzem por conta própria, especialmente se o arbusto estiver espalhado e os galhos caírem no chão. Mas é melhor ajudar: na primavera, selecione uma sessão lignificada, localizada horizontalmente, aperte-a no chão e encha-a com todo o comprimento do solo úmido. Somente a ponta deve permanecer na superfície. Na próxima primavera, cave um galho e divida-o em mudas.
- Reprodução do arbusto antigo com brotos verticais. Corte o arbusto inteiro. Quando os brotos jovens de substituição atingirem 15 cm, cubra-os até a metade com solo úmido. À medida que cresce, repita o hilling 2-3 vezes. No outono, pegue o chão - cada broto deve estar enraizado. Pode ser separado e plantado em outro local.
- Os cortes nos dois métodos anteriores parecem trabalhosos e ineficazes, a taxa de sobrevivência é baixa, às vezes não excede 10%. Corte as estacas em julho. Todos devem ter 5-7 internodes. Cavar 2 cm no solo solto e úmido, criar condições de estufa: umidade - 90%, temperatura - + 27 +C. As estacas enraizadas dão novas folhas jovens; as que não enraizaram apodrecem ou secam.
- Ao dividir o mato, as groselhas são propagadas quando transplantadas para outro local. Cavar o arbusto inteiro e dividir em brotos separados com raízes.
- Semear é um método interessante, mas ineficaz. As mudas não repetem as propriedades maternas; elas são produzidas dois anos depois das mudas obtidas de estacas e brotos. Mas o método é muito simples. No outono, antes do início do tempo frio, faça uma pequena cama no jardim. Plante sementes de groselha a uma profundidade de 0,5 cm.No inverno, cubra com endro ou talos de framboesa. Proteja-se no início da primavera, espere as mudas e, quando elas aparecerem, regue e proteja-as das ervas daninhas.
- A propagação microclonal é que uma pequena parte da planta é retirada, principalmente do broto apical, e colocada em um tubo de ensaio em uma solução nutritiva. As células começam a se dividir ativamente, uma muda cresce a partir de um pedaço de tecido. A principal vantagem do método é que, a partir de um ramo, é possível cultivar milhares de mudas que copiam completamente a planta mãe.
Vídeo: o método mais comum entre os jardineiros é a reprodução em camadas horizontais
Colheita e processamento
Colhidos em várias etapas à medida que amadurecem. Frutas de quase todas as variedades têm uma pele densa e toleram facilmente o transporte e o armazenamento. Frutos maduros podem ser mantidos na geladeira por até 4 dias e verdes - até 10. Groselhas são consumidas frescas, congeladas, secas, adicionadas a compotas de frutas, compotas e compotas. As frutas são adicionadas aos pratos de carne, os molhos são preparados a partir deles. Eles dizem que o vinho de groselha é ainda melhor do que o vinho de uva.
As bagas de groselha contêm monossacarídeos de fácil digestão, ácidos málico e cítrico, pectina, vitaminas C, A, B, P, além de oligoelementos cobre, fósforo, ferro, cálcio, magnésio, etc. Os médicos recomendam as groselhas em caso de distúrbios metabólicos, obesidade, bem como Laxante, diurético e colerético.
Vídeo: vinho de groselha
Gardeners comentários
O Negus Negro está crescendo, um arbusto muito poderoso; por baixo dele, você precisa cavar um buraco de 120cm por 40cm. O segredo de sua forte resistência às doenças é que ele é um híbrido interespecífico. É necessário podar esse arbusto anualmente, mas é muito difícil. Para cortá-lo, uso sempre uma jaqueta acolchoada para me proteger de seus espinhos. Acredita-se: aqueles que consomem sistematicamente os frutos desta groselha não sofrem de oncologia. Em geral, os frutos de qualquer groselha têm muito potássio, o que é muito útil para o coração.
Mandrake//www.forumhouse.ru/threads/14888/
Enfrentou tal problema - oídio. É necessário escaldar o mato com água fervente até que os botões se abram, bem como a groselha. Agora é tarde demais. Pode ser tratado com preparações contendo cobre. Eu uso IMUNOCITÓFITOS. Pequenos comprimidos de cor azul ou violeta. Muito conveniente de usar e seguro para abelhas. Eu dissolvo um comprimido em 2 litros de água e pulverizo cuidadosamente os arbustos. A droga, a propósito, é adequada para todas as plantas e para um número bastante grande de doenças. Anotação anexada a ele. Experimente, acho que tudo vai dar certo. E você pode comprá-lo em praticamente qualquer departamento de jardinagem.
Mel//www.forumhouse.ru/threads/14888/
De acordo com as regras, todos os arbustos de bagas devem ser plantados no outono, pois na primavera começam a crescer mais cedo e o solo ainda não está pronto para o plantio. Mas isso é pelas regras. De fato, também pode ser plantada na primavera. Bem, uma planta ficará um pouco doente com você, não vejo nada de errado nisso. A distância entre os arbustos de groselha é de 1,5 metros. Mais frequentemente, não é necessário plantar, os arbustos devem ser arejados e "respirar livremente" para que não haja feridas.
Tamara//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=971
E minha groselha favorita é grande russa, doce e você também pode escolher uma cor :) Existe uma forma escura (se o preto russo é inconfundível) e uma forma clara amarelo-russo.
Gatinho//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=971
Groselhas não exigem cuidados, dão frutos mesmo sem molhar e molhar. Algumas variedades precisam de processamento constante a partir do oídio e absolutamente todo mundo fica selvagem sem desbaste regular. O alto teor de nutrientes das bagas e uma enorme variedade de pratos são bons incentivos para prestar atenção à cultura e cultivar 2-3 arbustos de diferentes variedades em seu site.