Adiantum é uma das samambaias mais comuns cultivadas em casa. Verdes grossos de folhas verdes claras, introduzindo um toque de "floresta de primavera" e a relativa despretensão nos cuidados - é isso que quase todos os amantes de plantas de interior apreciam.
Origem e distribuição
O Adiantum, ou o venus do cabelo, é justamente uma das samambaias mais elegantes. Segundo a lenda, ele apareceu dos cabelos de Vênus jogados ao chão - a deusa do amor e da beleza.
Esta planta pertence à família pteris (samambaias), uma das mais antigas da Terra. Seus ancestrais apareceram 400 milhões de anos atrás, no Paleozóico, mas alguns deles ainda são encontrados no continente sul-americano, representando árvores gigantes como samambaias. Uma variedade de espécies é amplamente representada no globo, especialmente nas zonas subtropicais e tropicais.
O Adiantum pode ser encontrado na Europa Ocidental e no sopé das montanhas do norte da África e da Ásia Central. Na Rússia, essa planta se sente bem na península da Criméia e no Cáucaso.
Na maioria das vezes, pode ser vista em locais sombreados ao longo de rios, lagos, córregos - onde a umidade penetra no solo nutriente.
A samambaia é uma planta herbácea rasteira e espalhada, com folhas bonitas, como se esculpidas. Sua característica distintiva é a repulsão de água: ao molhar, flui para jatos sem molhar a chapa. Por causa dessa propriedade incomum, a samambaia recebeu o nome de Adiantum (do grego "a" - não "diaino" - umedecer).
Esta samambaia arejada e delicada não é tão gentil: é resistente o suficiente e exigente em casa.
Variedade de espécies
O gênero tem cerca de duzentas espécies. Geralmente, o cabelo venéreo é cultivado como planta de casa, que fica ótima ao ar livre apenas na primavera e no verão. No entanto, algumas das espécies selvagens de adiantum podem ser plantadas em campo aberto. Mas lembre-se de que no inverno eles ainda precisam oferecer condições mais benignas (mova a planta para um local fresco e protegido de correntes de ar). Portanto, os tipos de atendimento mais populares e práticos são:
- Adiantum transparente: samambaia com folhas cirros amplamente ovais desbotadas em verde, côncavas abaixo. Os esporos em forma de ferradura são distribuídos no topo da folha.
- O Adiantum é macio: com brotos de raiz curtos e folhas de formas variadas (lóbulos largos, em forma de cunha em pecíolos de cor preta). Se sente bem em uma sala fria, usada para decoração. Na natureza, vive na zona tropical do continente americano, nas Grandes e Pequenas Antilhas.
- Adiantum finamente pubescente, ou finamente peludo. Folhas lanceoladas, esculpidas, de ambos os lados, em estacas fortes e pequenas com cerdas. Disputas são frequentes. Cultivado como planta de casa. Pode ser encontrada em estado selvagem nas montanhas do continente africano, na parte norte da Península Hindustã, nos planaltos montanhosos da Austrália, em Madagascar.
- Adiantum beautiful, ou Adiantum formosum, é uma samambaia com uma raiz fina rasteira e folhas ovais verde-escuras. O pecíolo desta espécie possui uma superfície áspera. Os esporos concentram-se predominantemente na parte superior da placa da folha. Ele vive nas ilhas do Oceano Pacífico.
- O adiantum em forma de cunha (Adiantum cuneatum) é semelhante ao anterior, mas possui esporos em forma de rim nos recessos ao longo da borda da folha. Pode ser encontrada no continente sul-americano.
- Adiantum Venus cabelo. Muito popular entre samambaias de interior. Até 70 cm de altura, samambaia com um rizoma longo rastejante em escamas escuras e estreitas. As folhas são divididas em segmentos, muito finos, nos pecíolos semelhantes aos cabelos femininos. Os soruses brilham através do corpo magro da folha. Dentro de casa cresceu com um estrondo. Amplamente distribuído na costa do Mar Mediterrâneo (nas montanhas), na Europa, na cordilheira da Crimeia, no continente americano, em vários planaltos asiáticos.
- Adiantum pterygoid é considerada uma das espécies mais bonitas deste gênero. Graciosa planta perene com folhas de pinheiro duplo em forma de leque. Tem sido cultivada em conservatórios, estufas.
- Adiantum Ruddy: nativo dos trópicos da América do Sul. Possui folhas rasteiras longas (45 cm) com segmentos dentários característicos, cada um dos quais não ultrapassa um centímetro. Pecíolos são marrom escuro ou quase preto. Adiantum Ruddy é popular na floricultura de interior, várias variedades são cultivadas em casa:
- Victoria Elegans;
- Fragrantissima (aka fragrância);
- Fritz Lithii;
- Gracilimum.
Galeria de fotos: a variedade de adiantums
- As folhas do adiantum transparente atingem 40 cm, o que permite aos floristas usá-las com sucesso em flores cortadas
- Adiantum suave - o proprietário de folhas longas (cerca de 70 cm) e largas (40-50 cm)
- O adiantum de cabelos rasos possui rizomas marrons rastejantes que permitem "viver" em superfícies verticais
- Adiantum é bonito, não muito caprichoso, para que possa crescer totalmente em salas quentes e frias
- Comparada ao belo adiantum, a variedade em forma de cunha tem tamanhos de folha um pouco maiores: até 45 cm de comprimento e 25 cm de largura
- Nos cabelos venenosos, os esporos se formam na parte superior das folhas em forma de leque
- Adiantum pusiforme possui uma propriedade antitussígena, expectorante e adstringente, sendo, portanto, valorizada na medicina popular
Vênus em casa: requisitos mínimos
Todo o encanto do adiantum é sua despretensão, não é muito caprichoso, mas exige, no entanto, pelo menos condições mínimas (a propósito, são iguais para todas as estações).
Tabela: Condições de Adiantum
Condições | Cuidado |
Iluminação | Janelas voltadas para norte, noroeste |
Umidade | Necessariamente alto. Coloque a drenagem, a turfa na panela; mantenha-os umedecidos |
Rega | O solo deve estar sempre um pouco úmido, também não deve ser enchido demais. No verão, irrigue todos os dias, no inverno - 1 vez por semana |
Solo | Uma mistura de partes iguais de turfa, relva, areia e húmus é ideal. A drenagem pode ser adicionada por cima. |
Fertilizantes | Durante o crescimento, eles alimentam fertilizantes com samambaias a cada 2 semanas. |
Transplante e aterrissagem adiantada
Ao plantar uma flor, vale a pena dar preferência a uma panela de barro: ela passa melhor o ar necessário pelas raízes. A drenagem é derramada em 1/3 da panela e depois é coberta com solo especial destinado a samambaias. Como regra, essa mistura consiste em partes idênticas de grama ou húmus decíduo, turfa e arenito fino.
A flor crescida é transplantada principalmente após 2-3 anos após o plantio, de preferência na primavera. De acordo com as observações de jardineiros experientes, o adiantum cresce melhor em pratos apertados: as raízes são apertadas, não crescem muito, estimulando o crescimento das folhas. Ao transplantar, as raízes apodrecidas devem ser removidas com cuidado, sem ferir as saudáveis.
Vídeo: aterrissagem passo a passo do cabelo venere
Tome cuidado corretamente
Esta linda samambaia não tolera luz solar direta. A luz solar intensa a baixa umidade é a principal causa de queimaduras nas folhas. Idealmente - sombra parcial e, no período quente, o local mais relevante para o adiantum é uma galeria protegida da luz solar direta. A temperatura deve ser mantida 150-200. No verão, não superior a 220. O Adiantum também sofre intolerância a correntes de ar e fumaça de tabaco. Bem, se a umidade é sempre normal, caso contrário, as pontas das folhas começam a ficar amarelas.
Rega sazonal e cobertura
As samambaias preferem regar regularmente, mas a planta também não deve ser derramada. No inverno, devido ao aquecimento na maioria das plantas domésticas, as folhas começam a secar, para que você possa derramar um pouco de água na panela.
A melhor maneira de regar é com água macia, de preferência derreter ou chover, se possível.
Galina//domfloris.ru/komnatnie-rasteniya/adiantum-ili-venerin-volos-komnatnyy-paporotnik.html
Esta planta também prefere alta umidade: é necessário pulverizar periodicamente as folhas do frasco de spray com água limpa. Os fertilizantes devem ser aplicados no verão e na primavera. Você pode obter curativos de samambaia em lojas especializadas.
Floração
Adiantum não floresce. Isso se deve ao fato de que, nos tempos antigos, quando as primeiras samambaias apareceram, não havia plantas e insetos polinizantes. A reprodução ocorre por esporos, como em todas as samambaias. As disputas voam por grandes distâncias, por isso a área de distribuição de samambaias é bastante ampla.
Período de descanso
No inverno, um período adormecido ocorre, como em muitas plantas. Neste momento, a rega é reduzida para 1 vez por semana.
Doenças e Pragas
Com toda a relativa despretensão das samambaias, adiantums (se não for observada água, luz e alimentação) podem ferir e ser danificados pelos insetos das flores. Um dos primeiros sinais de doenças capilares venéreas são as pontas secas ou amareladas (escurecimento) de suas folhas esculpidas; além disso, a planta reduz artificialmente as folhas ou começa a secar.
Nunca mantenha o adiantum em um rascunho!
Uma planta é afetada por pragas se:
- uma teia de aranha característica aparece na parte de trás das folhas, os cachos das folhas (ácaro);
- no tronco e nas folhas, você pode ver pequenos insetos esverdeados com asas (pulgões);
- colônias de pequenos insetos marrons aparecem no tronco (escama de inseto);
- nas folhas um revestimento branco, semelhante à farinha, a planta fica escorregadia e pegajosa (cochonilha).
As causas de pragas e doenças, bem como as formas de se livrar delas, podem ser encontradas na tabela abaixo.
Tabela: Prevenção de doenças das samambaias
Doenças e Pragas | Razões | Medidas preventivas |
As folhas ficam amarelas | Baixa umidade | Aumente a umidade: pulverize, despeje a água em uma panela |
Folhas murchas | Rega errada | Tornar a rega mais regular |
Blacken dicas | Projecto, hipotermia vegetal | Alterar local |
A folha fica pálida | Luz solar direta | Coloque a planta em sombra parcial |
Ácaro aranha | O ar da sala está muito seco | Lave as folhas, aumente a umidade: pulverize, adicione a drenagem na panela, umedeça |
Pulgões | Excesso de ar seco | Trate com Fitoverm, Derris, Detis |
Escudo | Ar seco | |
Mealybug | Estouro | Limpe as folhas, polvilhe com Actara, Actelik, Fitoverm |
Vídeo: sobre os cuidados incorretos do adiantum em primeira mão
Reprodução
O Adiantum se propaga principalmente dividindo a raiz. Remova todas as raízes podres / secas para que a planta cresça bem e não doa. Deve-se tomar cuidado para não danificar a planta, o colo da raiz, para garantir um fluxo adequado de ar, e não plantar muito fundo no solo.
Em um pequeno orifício, transplante parte do adiantum com a raiz, polvilhe com terra, sem pressionar fortemente, não se esqueça de umedecer. Ao escolher um local para plantas transplantadas, dê preferência à sombra parcial. E o mais importante, lembre-se de regar. Após uma semana, o adiantum deve ser alimentado com fertilizante especial.
Você pode cultivar um adiantum a partir de esporos. Mas o processo é bastante demorado:
- Os esporos escuros maduros na parte de trás da folha devem ser recolhidos em um saco de linho ou em um pedaço de papel.
- Despeje as sementes aleatoriamente em uma panela preparada com o solo, ligeiramente polvilhando com o solo.
- Hidratar.
- Cubra com plástico ou vidro.
- À medida que o solo seca, deve ser umedecido.
- A temperatura deve permanecer 200-220C.
- Após 2-3 semanas, os primeiros rebentos aparecerão na forma de pequenos rebentos.
- Espere até que cresçam, criando todas as condições necessárias, desbaste e plântulas.
Todos os tipos de adiantamento interno são despretensiosos, se você seguir requisitos simples: temperatura certa, umidade moderada e sombra parcial. Se esses componentes forem mantidos em equilíbrio, essa samambaia encantará seus proprietários por muito tempo com uma folhagem exuberante de cor verde esmeralda.