O melão é uma cultura de países quentes, mas também é cultivada no centro da Rússia e até no norte. É verdade que, em campo aberto, a obtenção de uma colheita normal de deliciosas frutas depende do clima e talvez não todos os anos; portanto, os melões são frequentemente plantados em uma estufa. O surgimento de estufas de policarbonato deu um novo impulso a essa direção, e agora não há nada para surpreender alguém com uma boa colheita de frutas perfumadas em regiões não características das cabaças.
Variedades de melão para a estufa
Obviamente, não será possível cultivar melões “reais”, grandes, com um aroma que deixa alguém louco na estufa: para isso, os frutos devem se aquecer sob o sol quente. Os melões com efeito de estufa geralmente não são grandes, mas isso não os impede de serem saborosos e perfumados. A maioria das variedades destinadas ao cultivo ao ar livre pode ser usada para estufas, mas existem exemplos específicos projetados especificamente para estufas.
De qualquer forma, nas regiões centrais, não tente plantar melões maduros tardios. A escolha deve ser limitada a variedades precoces ou, em casos extremos, a maturação média. Os primeiros melões maduros estão prontos para serem colhidos em estufas de policarbonato no meio do verão.
É desejável que a variedade seja regionalizada para uma região específica, mas não existem muitos exemplos de variedades de melão para zonas climáticas não quentes. Por exemplo, o Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa recomenda apenas a variedade Princess Svetlana para solo protegido na região central. Ele tem uma estação de crescimento de cerca de três meses, os frutos de uma característica incomum para os melões são quase brancos, redondos, pesando cerca de 1,5 kg. A polpa é alaranjada, suculenta, de excelente sabor, com um aroma característico e brilhante. Os melões são armazenados por até 20 dias, bem transportados por longas distâncias.
Além dessa variedade, os residentes de verão são cultivados em estufas e outras variedades e híbridos modernos.
- Titovka é uma das variedades mais precoces; a colheita está pronta 55-70 dias após a emergência. Os frutos são levemente alongados, dependendo das condições, tanto amostras pequenas quanto frutas com peso de até 3,5 kg podem crescer, a cor da casca é laranja. A polpa é branca, carnuda, de bom gosto. Resiste a doenças em um grau moderado.
- Krinichanka também é uma variedade super precoce: os primeiros frutos estão prontos 70 dias após o surgimento. São ligeiramente ovais, pesando cerca de 2 kg, amarelo-laranja. Pasta com alto teor de açúcar e cor - de esverdeada a creme. Um dos poucos representantes de melão, capaz de crescer em sombra parcial.
- O ouro cita F1 é um híbrido maduro precoce, os frutos amadurecem um pouco mais tarde que os de Krinichanka, são redondos, bonitos, pesando cerca de 1 kg, com casca amarela. A polpa é suculenta, aromática, agradável, muito doce. O híbrido é caracterizado por alta produtividade e resistência a doenças.
- Nadezhda é uma variedade de amadurecimento precoce resistente ao frio, com uma estação de crescimento de cerca de 70 dias. Os frutos são ovais, com nervuras, de cor amarelo limão, pesando cerca de 1 kg. A polpa é macia, laranja clara, aromática. Dor é média.
- O moscovita é ainda mais resistente ao frio do que Nadezhda, o tempo de amadurecimento é aproximadamente o mesmo. Os melões são pequenos, de 0,5 a 1,5 kg, levemente ovais, com polpa alaranjada. O sabor é variável: as amostras mais maduras são muito doces, coletadas um pouco antes do tempo e têm um teor médio de açúcar, mas o aroma original de limão ou laranja. A desvantagem é que a colheita deve ser colhida a tempo, caso contrário, os frutos perdem muito em qualidade.
- Agricultor coletivo - uma variedade conhecida por todos. Crescido desde 1943, tanto em campo aberto como em estufas, em quase todas as regiões onde o melão só pode ser cultivado. Uma variedade de maturação a médio prazo (77 a 95 dias), resistente aos caprichos do clima. Os frutos são macios, redondos, pequenos (0,7-1,3 kg), amarelo escuro ou laranja. A polpa é branca, densa, semi-crocante, suculenta. O sabor é excelente, o aroma não é muito forte. Os frutos são bem armazenados e transportados.
Além das variedades acima, os melões Amber, Solar, Original, Canary, Gallia, Ozhen e outros podem ser recomendados para cultivo em estufas de policarbonato.
Comentários de Grade
Nosso agricultor coletivo amadurece, mas tem um gosto melhor no sul ... Ela se sente melhor em campo aberto ou em uma cordilheira alta sob um abrigo temporário de filmes.
Julia//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1231&start=840
"Princesa Svetlana" - muito cedo madura.
Algam//otzovik.com/review_5757083.html
O melhor grau de melão "Titovka" 5+ Muito cedo, saboroso, perfumado, doce, suculento. Colheita.
Amira//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=1821.0
Nossa variedade Krinichanka cresce melhor, é precoce, adequada para regiões não-meridionais.
Elena//greenforum.com.ua/showthread.php?p=126926
Pelo que plantou, o melão mais precoce acabou sendo o ouro cita, o mais doce - iroquois, o maior - Alina.
Fedor//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1231&start=585
Seleção e preparação da estufa
O melão exige muito calor e luz, que devem ser considerados na escolha de uma estufa. É nesse sentido que a estufa de policarbonato é a melhor opção para solo protegido. O policarbonato é um plástico duro e incolor com uma transmitância de luz muito alta (acima de 90%). É leve, retém o calor perfeitamente, é facilmente processado, como resultado das estufas de policarbonato de vários tamanhos e formas. Entre os materiais modernos para estufas, ele é considerado o melhor por direito. A desvantagem de tais estufas é uma - um preço alto. Na indústria de efeito estufa, o policarbonato celular é usado principalmente: as paredes são feitas de chapas finas paralelas umas às outras e conectadas por jumpers.
O melão parece uma planta pequena, mas requer uma área considerável de nutrição. Nos melões comuns, as plantas estão localizadas a uma distância considerável uma da outra, o que o jardineiro não pode permitir na estufa. É necessário realizar um pouso compactado, e os cílios das plantas devem ser dispostos verticalmente, amarrados a treliças.
Nesse sentido, a escolha de estufas se limita a opções altas: é desejável que a altura da estufa seja de pelo menos dois metros. Imediatamente após o preparo dos canteiros, é necessário equipar suportes fortes aos quais os brotos serão amarrados e, depois, os frutos que crescem. Pode ser qualquer coluna vertical forte com fileiras de arame grosso esticadas entre elas a cada meio metro de altura. Para que a treliça não perturbe a estufa, elas são equipadas ao longo das paredes laterais. Assim, os canteiros de melão estão localizados a menos de 50 cm das paredes.
Apesar das excelentes propriedades de transmissão de luz e retenção de calor do policarbonato, é aconselhável comprar equipamentos de aquecimento e lâmpadas para obter uma safra garantida na faixa do meio ou na Sibéria. Talvez não seja necessário aquecer a estufa, principalmente ao cultivar variedades precoces de melão plantadas com mudas pré-cultivadas. Mas se você semeia, as mudas ainda podem cair em clima frio, e até a estufa terá que ser aquecida por um tempo. Em caso de tempo nublado, a iluminação adicional com phytolamps não será prejudicial.
Naturalmente, no outono, todo o lixo, incluindo restos de plantas, deve ser removido da estufa e, possivelmente, uma mudança no solo deve ser feita se for usada por vários anos, e ainda mais se forem observadas doenças de plantas graves na estufa.
Aterragem
Na grande maioria das fontes literárias, são dadas dicas para cultivar melão através de mudas, embora, é claro, quase ninguém faça isso no sul. Parece que a possibilidade de semear diretamente as sementes em estufa também não é considerada em vão: as variedades de melão precoce e intermediário terão tempo para dar uma boa colheita em uma estufa de policarbonato e sem plantio de mudas.
Seleção e preparação do solo
A composição do melão do solo tem altas demandas: não cresce em lugar algum. Ótimo - barro médio com acidez neutra, mas em nenhum caso argila, ele deve ser corrigido com a introdução de uma quantidade suficiente de areia (balde de pelo menos 1 m)2) Os solos ácidos são necessariamente conhecidos por qualquer material alcalino (giz, limão cortado, farinha de dolomita). É bom que os pepinos cresçam na estufa antes dos melões, e os tomates ou qualquer melão cresçam mal.
Sob a escavação de outono, recomenda-se adicionar meio balde de húmus, 12-15 g de uréia, 20-25 g de superfosfato e 10-12 g de sulfato de potássio por 1 m2. Os fertilizantes de potássio podem ser substituídos por uma lata de litro de cinza de madeira. Se o jardineiro tiver turfa suficiente à sua disposição, você poderá preparar o solo para o leito de melão misturando-o com areia na proporção de 3: 1 e, ao formar o leito, adicione cerca de 250 g de giz e 30-40 g de azofoska a cada metro quadrado.
Muitas vezes, na estufa ao longo das paredes, eles constroem cumes de 15 a 20 cm de altura, nos quais é realizada a semeadura em fila única de sementes de melão. Outra abordagem permite preparar uma cama quente, mas requer trabalho físico. Consiste no seguinte.
- Remova a camada superior do solo com uma altura de 20 a 25 cm, dobrando-a lado a lado, e a primeira drenagem (pedra britada, argila expandida, pequenos galhos de árvores) é colocada no poço resultante, depois a grama ou o feno.
- Despeje húmus com uma camada de 5-6 cm, em cima da qual - serragem ou folhas caídas. Em seguida, o solo removido é devolvido ao local (se necessário, adicionando giz e azofoska).
- A cama acabada é derramada com água morna e coberta com um filme preto.
Depois de alguns dias, o jardim esquenta e as sementes podem ser semeadas mais cedo do que o normal.
Preparando o material de plantio
As sementes para semeadura podem ser compradas na loja ou você pode coletar seu melão favorito, adquirido para alimentação. Mas a segunda maneira pode levar a um resultado imprevisível: pode ser um melão de amadurecimento tardio ou um híbrido, tirando sementes das quais não faz sentido.
As sementes de melão são armazenadas por um período muito longo, elas não precisam ser compradas anualmente; além disso, as sementes frescas fornecem uma grande quantidade de cevada, ou seja, flores masculinas. É melhor usar sementes com idades entre 3-6 anos. No entanto, se eles estão mentindo há muito tempo, vale a pena, no inverno, verificar se há germinação de uma maneira que o jardineiro sabe ao mergulhar uma dúzia e colocá-los em um pano molhado pela bateria. Se depois de meia semana mais da metade eclodir, você poderá plantá-las.
Sementes confiáveis podem ser semeadas mesmo sem preparação, até secas: em solo úmido e quente, elas definitivamente brotam.
Mas, se houver tempo, é melhor prepará-los antecipadamente para a semeadura. Primeiro, livre-se das amostras mais leves e vazias, despejando as sementes em uma jarra de água salgada (3-5 g de sal por 100 ml de água). As sementes ruins surgirão em alguns minutos, as boas se afogarão. O número de flores femininas pode ser aumentado aquecendo as sementes a uma temperatura de 50 ° C por 2-3 horas.
Para a desinfecção, as sementes são conservadas em conserva por 20 a 30 minutos em uma solução rosa de permanganato de potássio e depois lavadas com água limpa. Você pode tratá-los com estimulantes do crescimento ou com uma solução de ácido bórico, mas isso é completamente opcional. Mas o endurecimento definitivamente não será supérfluo: após duas horas de imersão em água morna (30-35 ° C), as sementes em um pano úmido mantêm a noite na geladeira. É melhor que o ciclo "calor - frio" seja repetido algumas vezes.
Se houver necessidade de um surgimento mais rápido de mudas, as sementes podem até ser germinadas antes do aparecimento de raízes microscópicas e somente então as semear no jardim. Mas todas essas são várias opções que você não pode cumprir: é extremamente desejável apenas desinfetar as sementes e, se o produtor não inspirar confiança.
Com o qual é possível e impossível plantar melões nas proximidades
Se a lista de culturas desejáveis e indesejáveis em campo aberto for substancial, então a escolha para a estufa é pequena: é improvável que elas plantem, por exemplo, rabanete! Perto do melão, você pode plantar feijão e ervas aromáticas, será bom na companhia de pimentão com berinjela. É bom plantar ervas aromáticas: embora não precisem de uma estufa, elas repelirão insetos nocivos que periodicamente voam para a estufa com seus cheiros.
Mas os conselhos sobre o plantio conjunto de melão e pepino levantam algumas dúvidas. Em primeiro lugar, essas culturas têm requisitos completamente diferentes para a umidade do ar e do solo. Em segundo lugar, os pepinos estão relacionados ao melão e, em alguns casos, podem até ficar polinizados, o que prejudica a qualidade da fruta. Não plante batatas ao lado de melão, causando a murcha.
Os melões são frequentemente plantados misturados com melancias. Ambas as culturas têm as mesmas condições de cultivo, são notavelmente adjacentes uma à outra. É verdade que tanto o melão quanto a melancia exigem muito espaço, o que deve ser levado em consideração ao plantar.
A distância entre plantas, padrão de plantio
Além dos cuidados usuais (rega, cobertura, etc.), os melões também exigem a formação constante de arbustos, precisam de acesso gratuito. Isso também precisa ser considerado ao escolher um padrão de pouso, exceto que ele precisa de muito espaço. Mas na estufa você precisa economizar cada centímetro, para que o pouso em minúsculas, popular em campo aberto, com uma distância mínima de 60 x 90 cm, seja um desperdício demais aqui.
É mais conveniente colocar melões ao longo das paredes laterais da estufa, onde a 40-50 cm da parede, cavam um leito estreito (e de preferência um pente) e semeiam sementes em uma fileira com uma distância entre os orifícios de pelo menos 40 cm.
Tempo de pouso
Para a semeadura de melão, é necessário que o solo a uma profundidade de 10 a 12 cm seja aquecido a pelo menos 15 sobreC. A temperatura noturna deve ter o mesmo valor mínimo e a temperatura diurna deve ser de pelo menos 20 sobreC. Em condições mais frias, a mordiscada das sementes será muito atrasada e a temperaturas abaixo de 10 sobreCom eles geralmente podem desaparecer.
Conseqüentemente, dependendo da região, do clima atual e da qualidade da estufa, as datas de semeadura começam em diferentes datas em maio. Em condições favoráveis, na faixa do meio, a semeadura em uma estufa de policarbonato é possível imediatamente após as férias do primeiro de maio.
Plantação adequada de melão na estufa
A técnica de semeadura em estufa não é diferente da semeadura em solo desprotegido: é comum à maioria das culturas similares. É feito assim:
- Nos locais designados, eles fazem pequenos furos com uma colher onde são aplicados fertilizantes locais (meio copo de cinzas e uma pitada de uréia), misturam bem e despejam cuidadosamente com água morna.
- A uma profundidade de cerca de 3 cm, 2-3 sementes preparadas (ou 4-5 secas) são colocadas em cada poço a distâncias de 2-3 cm uma da outra, os brotos extras após o crescimento serem removidos.
- Preencha os buracos com o solo e pressione levemente.
Ao contrário do campo aberto, não é necessário cobrir os brotos da estufa com um vão de extensão, a menos que, é claro, se espere um resfriamento. O surgimento de mudas pode ser esperado em 7 a 10 dias. Imediatamente depois disso, abra a janela e abaixe a temperatura por alguns dias para 16-18 sobreC. O calor noturno é especialmente assustador para as mudas, das quais elas se estendem rapidamente.
Cuidados com as plantas
O cuidado com o melão consiste em eventos bem conhecidos: rega, cultivo e alimentação.Além disso, as plantas precisam ser formadas para que possam alimentar o maior número possível de frutas e levá-las à comercialização.
Umidade e rega
Regar melões na estufa é realizada com pouca frequência: no início - uma vez por semana, mas em abundância. É importante que a água esteja quente e aquecida ao sol. Eles tentam realizar a rega sob a raiz, sem molhar os caules e, especialmente, o colo da raiz. A queda das folhas indica falta de umidade, deve ser adicionada. Porém, com o excesso de água, aumenta o risco de doenças e morte de plantas. Enquanto os chicotes permitem, após a rega, o cultivo raso é realizado com a remoção de ervas daninhas. Com o advento dos rebentos laterais, os arbustos batem levemente.
Com o advento dos frutos, a rega é aumentada primeiro, permitindo que eles cresçam até o tamanho de uma laranja, depois gradualmente reduzida e um mês antes da colheita ser interrompida por completo. Nesse modo, as frutas acumulam mais açúcar e aumentam a durabilidade.
A umidade do ar também é de grande importância: o melão é uma planta tolerante à seca, mas é impossível criar ar seco em uma estufa, mesmo ventilando-o sistematicamente. No entanto, a umidade relativa não deve exceder 60-70%, especialmente durante o amadurecimento das frutas.
Modo de temperatura
O problema com a temperatura na estufa é resolvido simplesmente. Talvez em maio você precise aquecer o ar usando qualquer dispositivo, mas no verão - pelo contrário, ventile. Durante a maior parte de sua vida, o melão adora uma temperatura de 25 a 30 sobreC. As exceções ocorrem alguns dias após o surgimento, quando você deve abaixar a temperatura para 16-18 sobreC, e o início da formação de frutos, quando 20-22 é suficiente sobreFeliz e 16-18 sobreCom a noite.
Iluminação
O melão é uma planta interessante: a luz do dia para o seu desenvolvimento precisa de muito, mas não muito. Ele se desenvolve mal com a falta de radiação solar, mas se comporta "incorretamente" se as horas do dia nos primeiros meses de desenvolvimento da planta excederem significativamente 12 horas. É por isso que o melão deve ser plantado o mais cedo possível, para que possa florescer antes dos dias mais longos.
Assim, o período de iluminação não deve ser prolongado e a intensidade pode valer a pena acrescentar se o tempo estiver nublado por um longo tempo durante o amadurecimento das frutas. Para isso, as estufas são equipadas com lâmpadas fluorescentes ou LED ou fito-lâmpadas especiais.
Top vestir
A reposição de melões em estufa é realizada com maior frequência do que em campo aberto. O número mínimo de coberturas é três: na fase de duas folhas reais, com o florescimento das primeiras flores e no início do crescimento dos frutos, quando atingem o tamanho de uma ameixa média. Os dois primeiros curativos são melhor executados com infusão de verbasco com adição de cinzas de madeira e o terceiro - somente com infusão de cinzas.
No entanto, se perceber que apenas uma fruta cresce em um arbusto e o restante parou de tamanho, deve-se adicionar uma cobertura. É melhor não usar fertilizantes minerais, especialmente um mês antes da colheita. Especialmente, deve-se limitar à introdução de fertilizantes nitrogenados: eles são necessários apenas antes de amarrar os melões.
Polinização
Em campo aberto, o melão é polinizado por insetos: formigas, abelhas, etc. Como não há muito ou pouco na estufa, o jardineiro deve assumir a responsabilidade pela polinização. O procedimento é simples, mas meticuloso. Portanto, se a rua estiver quente, você pode ventilar a estufa com a esperança de que as abelhas voem para as portas abertas. Especialmente quando eles voam de manhã, você pode até atraí-los com um pote aberto de xarope de açúcar. E, no entanto, devemos aprender a polinização artificial de flores.
Primeiro, um grande número de flores masculinas floresce nos melões, e somente após alguns dias as mulheres aparecem, abrindo pela manhã. É muito fácil distingui-los: os homens crescem com pedicelos finos, seus estames são claramente distinguíveis. Você pode usar o pincel, coletando pólen de várias flores masculinas pela manhã e movendo-o para dentro da fêmea. Você pode simplesmente pegar algumas flores masculinas, arrancar as pétalas e tocar os estames várias vezes na superfície interna das flores femininas.
Formação de arbustos: poda, beliscar, beliscar
O trabalho mais hábil em cuidar de melão é a formação de um arbusto, que inclui a poda sistemática ou beliscar brotos, a remoção de enteados e o excesso de frutas. Infelizmente, mesmo com a estrita observância de todas as regras da tecnologia agrícola, é impossível cultivar mais de 5-6 frutas no mato e, no caso de variedades de frutos grandes, apenas 2-3 cópias são amadurecidas.
Existem várias abordagens para a formação do mato, e elas variam em terreno aberto e na estufa. No entanto, um residente de verão comum não pode se aprofundar nos meandros dessa arte e na poda apenas em uma extensão mínima: as frutas extras na estufa sem cuidados diários (e poucos de nós podem visitar o local constantemente) simplesmente morrem.
Em geral, vale a pena saber que, quando cultivado em estufa, o melão costuma ser formado em uma haste. No entanto, este não deve ser o principal objetivo: nele, a maioria das variedades quase não forma ovários. Mesmo na fase de 5-6 folhas, belisque a planta jovem, removendo o ápice. Apenas alguns dias depois disso, vários brotos laterais começam a crescer, e aqui basicamente a colheita é formada sobre eles.
A planta não é capaz de alimentar todos os brotos laterais na estufa. Portanto, assim que o mais poderoso deles é determinado, os rebentos laterais restantes são cortados e deixados para trás são cuidados. Assim que atinge um comprimento de 35 a 40 cm, é facilmente amarrado à treliça com um fio macio. Tudo o que se formou perto do chão é cortado ou cortado. O rebento começa a crescer e a se ramificar, dando rebentos de terceira ordem, os mais frutíferos.
Em cada filmagem lateral, resta um ovário. Não restam mais de três folhas sobre os ovários, a ponta acima da última pitada. Se a sessão não for fértil, é removida quase totalmente. O tiro central (que, de fato, se tornou o principal) é cortado quando atinge o teto da estufa. Todos os brotos frutíferos estão amarrados à treliça, tentando direcioná-los verticalmente. Enteados emergindo das axilas das folhas se soltam enquanto ainda são jovens.
Vídeo: formação de arbustos de melão
À medida que o cultivo de frutas ganha rapidamente peso, elas podem cair e cair. Portanto, quando atingem o tamanho de um ovo de galinha grande, os melões são colocados em redes especiais ou em redes disponíveis, de tamanho adequado, que também estão ligadas à treliça.
Características do atendimento em várias regiões
A estufa de policarbonato é um espaço fechado; portanto, os cuidados com os melões dependem pouco da região; eles diferem principalmente em termos de semeadura e colheita, e também, às vezes, em regiões severas, é necessário aquecimento adicional.
Por exemplo, na região de Moscou e, mais ainda, nos Urais, na Sibéria e também na região noroeste, incluindo a região de Leningrado, é muito raro plantar sementes de melão, mesmo em estufa, preferindo plantar mudas. Vasos de turfa são usados para cultivar mudas.
Na região de Moscou, as mudas são plantadas em estufa sem aquecimento na primeira quinzena de maio. Colocando de 2 a 5 plantas por 1 m2. Para manter a umidade necessária do solo em ar relativamente seco, os canteiros são cobertos com serragem, neutralizando seu efeito acidificante com cinzas. Todos os brotos não férteis devem ser cortados, removidos e tudo o que estiver a menos de 30-40 cm do chão.
As condições climáticas da Bielorrússia são muito semelhantes às de Moscou; aqui também raramente as sementes são semeadas imediatamente no jardim.
Nos Urais, os melões são plantados em uma estufa junto com tomates e pepinos: você precisa cuidar de cada centímetro quadrado. Os melões são plantados com mudas em um monte de 5 a 6 cm de altura e, após 5-7 dias, são amarrados a uma treliça. Os arbustos são formados em um e em 2-3 caules. Toda semana, um pouco de uréia é adicionada à água para irrigação e cinzas a partir da segunda metade do verão.
Nas regiões do noroeste, eles preferem construir canteiros muito altos e até usar uma espessa camada de cobertura morta sobre eles. Certifique-se de ventilar as estufas para evitar o acúmulo de ar úmido, mas ainda assim realizar polinização artificial.
A maior parte do território da Ucrânia, com exceção do norte em si e do sul da Rússia, custa o cultivo de melões sem estufas e, se as estufas forem usadas aqui, apenas para o cultivo de mudas, as quais são realocadas para abrir terreno. De fato, sob o sol forte, os frutos amadurecem e se tornam mais doces!
Vídeo: operações básicas para o cultivo de melão em estufa
Doenças e pragas dos melões na estufa, a luta contra eles
A maioria das variedades e híbridos de melão raramente ficam doentes e são atacados por pragas; portanto, os jardineiros geralmente não prestam atenção à necessidade de combatê-los. Na maioria das vezes, os melões na estufa sofrem de oídio e antracnose, às vezes são superados por manchas.
- Oídio aparece primeiro nas folhas e depois se move. Parece farinha: pequenas manchas brancas. As folhas caem muito rapidamente e, se a doença for longe, os frutos se deteriorarão. Uma limpeza completa na estufa antes da semeadura é uma boa prevenção desta doença. Quando os sinais da doença aparecem, é usada a pulverização de plantas com preparações de enxofre.
- A antracnose se parece com grandes manchas amareladas em todas as partes da planta. Posteriormente, uma flor rosa suja começa a aparecer nos pontos. Especialmente perigosa é a infecção em condições de alta umidade; portanto, a ventilação freqüente da estufa permite que ela seja evitada. A doença é tratada com 1% de líquido Bordeaux.
- A mancha de azeitona se manifesta como manchas marrons nas folhas e úlceras nos brotos, às vezes as úlceras migram para os frutos. As medidas de prevenção e controle são as mesmas que no caso do oídio.
Os pulgões e os ácaros são as pragas mais comuns do melão. Eles sugam os sucos das folhas, enfraquecendo bastante as plantas. Prevenção - controle de plantas daninhas e rotação de culturas em casa de vegetação. Com uma invasão maciça de insetos, as plantas são pulverizadas com uma solução concentrada de sabão em pó ou Karbofos, de acordo com as instruções.
Tratamento preventivo
Se nos últimos anos nenhuma doença foi observada na estufa, a pulverização preventiva não é realizada; caso contrário, é possível usar formulações relativamente seguras. Na maioria dos casos, o tratamento de folhagem com infusão de cinzas de madeira com a adição de sabão em pó é suficiente. Os jardineiros que não evitam produtos químicos usam, em particular, uma solução de cloróxido de cobre (0,4%) a cada 10 a 12 dias.
O cloreto de cobre é um medicamento um pouco mais conveniente do que a mistura de Bordeaux. Mas mais seguro é o uso de produtos biológicos profiláticos, por exemplo, a Fitosporina. Resultados bastante bons são dados por soluções de Tsitovir ou Zircon, usadas no estágio de 3-4 folhas e quando os botões aparecem.
Colheita e armazenamento
Os primeiros melões nas estufas de policarbonato podem ser obtidos no início de julho, mas geralmente a colheita ocorre em agosto e setembro. Os melões que crescem nas redes são uniformemente acesos e, portanto, amadurecem alguns dias antes do que aqueles caídos no chão. Determinar o grau de maturidade de um melão é muito simples, não como uma melancia: eles devem ser pintados na cor característica da variedade e mais ou menos forte e agradável de cheirar. Se a fruta estiver quase madura, alcançará durante o armazenamento. Se você escolher obviamente melões verdes, precisará jogá-los fora.
Você não pode deixar melões nos arbustos e mais do que o esperado: muitas variedades estouram quando maduras. As frutas são cortadas com uma haste de comprimento conveniente. Eles são transportados para o armazém em uma maca macia, protegendo-os dos impactos. As primeiras variedades de melão, geralmente cultivadas em estufas, não são armazenadas por muito tempo, mas mesmo na data de vencimento, elas devem ser armazenadas corretamente, de preferência separadamente de outras frutas e ainda mais vegetais. A temperatura ideal é de 1-3 ° C, a umidade do ar não é superior a 80%.
O aparecimento de estufas de policarbonato simplificou bastante o cultivo de culturas que adoram o calor, incluindo melões. Essas estufas reduzem a complexidade de cuidar de plantas, mantêm melhor o calor e permitem a passagem de mais luz solar. Os melões nas estufas de policarbonato são cultivados com sucesso na maioria das regiões, inclusive no norte da região de Leningrado e na Sibéria.