No mundo, existem cerca de 120 espécies de amoreira (amora).
Esta árvore é comum no Japão, Índia, China e Ásia Central, e seus frutos e folhas foram usados com sucesso na medicina, porque eles têm propriedades medicinais.
- Todas as nuances do plantio correto de amoreira
- Características de cuidados para amoreira
- Aparar e moldar a coroa de amoreira
- Todas as formas de reprodução de amora em casa
- Métodos de combate a doenças e pragas
Todas as nuances do plantio correto de amoreira
Mogul cresce mais de 10 metros de altura. Uma árvore pode ter flores masculinas ou femininas, embora haja árvores que tenham ambas ao mesmo tempo. Para o cultivo da amora existem dois métodos de reprodução: mudas e sementes.
As sementes são plantadas no final do outono ou na primavera, mas em ambos os casos elas são pré-tratadas com uma solução especial, que é especificamente para sementes.
Se você decidir plantar uma amoreira no outono, então é melhor fazer isso até o final de outubro. Para plantar no período de primavera, você deve primeiro mergulhar as sementes em água fria (por um dia) e depois colocá-las em água morna por mais 24 horas.
O local para o plantio deve ser ensolarado e depois de encontrar um desses locais no seu território, você pode proceder à preparação de sulcos para sementes. Os sulcos são bem regados com água, misturados com fertilizantes para culturas de frutas e bagas.
Uma vez que as sementes são muito pequenas, é melhor semeá-las com menos frequência, aprofundando-as no solo 3-5 cm Após a sementeira, regue abundantemente as ranhuras e utilize a cobertura morta para evitar a secagem do solo. Se a plantação se executar no outono, então além disso é necessário aquecer as camas.
Para um bom crescimento, as mudas de amoreira são fertilizadas com fertilizantes.
No outono, com os devidos cuidados, os brotos serão fortes e grandes. Então eles estão sentados para que eles tenham mais espaço para o desenvolvimento. A distância entre as plantas é de 3-5 m.
A amoreira começa a dar frutos 3-5 anos após o plantio, o que depende em grande parte da variedade da planta e das características do cuidado. O sistema radicular da amoreira é muito poderoso e pode resistir a um inverno frio ou ao calor do verão.
Você também pode plantar uma amoreira com a ajuda de mudas.As mudas compradas são plantadas na primavera em um local ensolarado. Neste ponto, uma cova é escavada, após o que o composto é adicionado a ela.
O solo no local selecionado é abundantemente regado com água diluída com fertilizante para enraizar as mudas. Então tudo está coberto de terra. Depois de outra rega, o solo ao redor da muda é coberto com palha.
Para a amoreira crescer bem cuidada e não muito grande, a coroa deve ser cortada e modelada.
Em tempo de chuva, é necessário regar a planta com a maior frequência possível, removendo periodicamente as ervas daninhas. Este tipo de amoreira não precisa da formação da copa, o que facilita muito o cuidado da árvore, mas os galhos secos ainda precisam ser removidos.
Características de cuidados para amoreira
A amoreira é despretensiosa para cuidar, mas, durante o crescimento intensivo, precisa de rega abundante.Igualmente importante é a fertilização da amoreira, que é realizada com água diluída com pasta fermentada.
A terra que envolve a amoreira deve ser regularmente solta e limpa de ervas daninhas. A amoreira tem a capacidade de crescer até 35 metros de altura. Para que uma árvore alta não estrague seu jardim, ela deve ser podada.
Como mencionado anteriormente, a amoreira pode ser combinada de uma só vez com dois artigos, mas se a amoreira não der fruto, significa que é macho.
À medida que o inverno se aproxima, você precisa pensar em como cobrir a amoreira para o inverno e proteger a árvore do congelamento. Você pode fazer isso com um spunbond ou com patas de abeto.A vantagem da primeira opção é a compatibilidade com o meio ambiente, a força e o baixo preço.
Aparar e moldar a coroa de amoreira
As altas propriedades decorativas da amoreira podem ser obtidas aparando uma árvore, o que é absolutamente seguro para a amoreira. Este procedimento é realizado desde o início até o meio do inverno, durante todo o resto da planta.
Árvores velhas são cortadas apenas se necessário, porque neste momento pode haver fluxo de seiva. Se as estacas não podem ser evitadas - cauterize as feridas de um poker em brasa. No verão, os galhos infectados e danificados são removidos.
Para formar a árvore, deixe o fuste a 1,0 m, a esta altura todos os rebentos laterais são cortados e a coroa é formada em forma de taça ou vassoura até 4 m de altura.
Para a árvore não cresce em altura, encurte a parte central a cada dois anos em 1/3 do comprimento (desde que a coroa seja formada na forma de uma tigela).
Ao formar a "vassoura" faça o seguinte: sem selecionar um tiro central, corte na mesma altura, deixando 3 brotos fortes.
O bicho-da-seda pode ser formado e em forma de "choro". Para fazer isso, corte os galhos nos botões inferior e lateral. Não prejudica as propriedades decorativas, mas a colheita será menor.
Agora que descobrimos como você pode decorar sua amoreira, a pergunta é: "Precisamos cortar a amoreira?" Nossa resposta é definitivamente necessária.
Poda rejuvenesce a planta, especialmente quando moer bagas e reduzir o rendimento. Nesse caso, os galhos são encurtados para o mesmo comprimento, afinando a coroa.
Os ramos mais antigos são cortados. Brotos indesejados que são formados no caule, encurtam no primeiro ano, e no segundo - eles são removidos.
Todas as formas de reprodução de amora em casa
Você pode propagar a amoreira de várias maneiras: sementes, estacas verdes, estacas semi- envelhecidas, estacas lenhadas e enxerto superior.
Sementes
Esse método é o mais simples. Você precisa levar frutas vermelhas e maduras da sua variedade favorita, colocá-las em uma tigela e levar o recipiente para um lugar ensolarado antes que a fermentação comece. Então as sementes da amoreira são bem lavadas e drenam a água com conchas vazias.
O material de sementes é passado através de uma peneira fina em uma tigela com água limpa para liberá-lo da polpa. Em seguida, as sementes podem ser secas e dobradas em um saco de papel para armazenamento em local seco até a primavera.
Por 1,5 meses antes da época de plantio, as sementes úmidas devem ser colocadas na prateleira superior do refrigerador. Isso é feito para estratificação.
As sementes de amoreira são semeadas em solo fértil em abril ou maio a uma profundidade de 1 cm, o local é claro e ensolarado. Novo plantio requer rega frequente.
Estacas verdes
Este tipo de reprodução é bom para usar no verão. Em junho, da parte do meio de um broto saudável do ano atual, as estacas são cortadas. Eles devem ter 2-3 gomos. As folhas inferiores são removidas.
Estacas são plantadas a uma profundidade de 3 cm em uma estufa, sob um filme leve. Sob ele é criada uma alta umidade, o que ajudará as mudas a se enraizarem rápida e qualitativamente.
Eles devem ser regularmente regados e freqüentemente ventilados, e a primeira fertilização é realizada um mês após o plantio, com o uso de fertilizantes minerais. Para estacas de enraizamento precisa de um mês.
Estacas semi-lignificadas
A reprodução é realizada em julho por estacas com madeira bronzeada. A preparação antes do plantio e os cuidados subsequentes são os mesmos que quando se propagam com estacas verdes. O enraizamento é feito após 1,5 meses.
Estacas Odrevesnevshimi
Para este tipo de reprodução, use brotos lignificados de uma planta saudável. Tire-os da parte externa da coroa iluminada.
Colheita de estacas é realizada durante o outono do outono.As folhas das estacas são removidas e depois tratadas com um estimulador de raízes.
Depois disso, as estacas são plantadas no solo de modo que sua parte aérea é de 5 cm, neste ponto elas crescem até os dois anos de idade. Mudas fortes são plantadas em um lugar permanente.
Enxertia superior
Se nas espécies anteriores de reprodução tudo era relativamente simples, então apenas jardineiros experientes sabem como plantar amoreira.
Métodos de combate a doenças e pragas
Como outras árvores frutíferas, amoreira muitas vezes sofre de várias doenças e pragas. Mau tempo condições, cuidados inadequados, falta ou excesso de fertilizantes provoca as doenças subjacentes da amoreira. Em geral, estas são doenças virais, fúngicas e bacterianas.
Mais frequentemente do que não, a amoreira sofre de oídio, manchas de folhas marrons, bacterioses e castanho encaracolado.
Oídio é causada por um fungo e afeta a amoreira.O principal e principal sintoma é a placa branca da cárie. O fungo apanha folhas e brotos. O aparecimento de oídio é devido ao excesso de tempero ou espessamento do plantio de árvores.
Nos primeiros sinais de oídio, amoreira pulverizado com um fungicida sistêmico. Prevenção de queda é a coleta e queima de folhas.
Cilindrosporiose (manchas marrons), também é causada por um fungo. Nas folhas há manchas vermelhas, e quando a lesão é forte no local, formam-se pequenos buracos. As folhas se tornam gradualmente amarelas.
O método de luta é muito simples. Recolha e queime as folhas caídas. Para prevenção, você pode tratar plantas com solução Silita. A pulverização é realizada antes dos botões incharem.
Bacteriose afeta os rebentos jovens da amoreira. Aparecem manchas de formas irregulares, que eventualmente ficam pretas. Folhas danificadas torcem e gradualmente caem. Brotos marrons de formato alongado aparecem nos ramos. Eles causam deformação de brotos.
Contra esta doença, você pode aplicar Fitoflavina ou Gamair.
Encaracolado reduz o rendimento de amoreira. Esta é uma infecção viral que é transmitida por insetos.Os tecidos entre as veias estão enrugados. As folhas são dobradas e o crescimento das brotações varia: o seu número aumenta, mas elas se tornam fracas o suficiente. As folhas perdem a cor e quebram. O tratamento, infelizmente, não existe.
A colheita de amora pode diminuir e por causa de pragas. Os hóspedes indesejados mais frequentes são a borboleta branca americana, o ácaro-aranha e o verme Comstock.
Borboleta americana branca põe ovos nas folhas da amoreira. O ninho é feito de teias de aranha, no interior são larvas. Com o tempo, a lagarta come folhas, o que é fácil de perceber.
Combater este problema é simples: você precisa encontrar ninhos com larvas e queimá-los. As lagartas são destruídas por preparações químicas (por exemplo, clorofos).
Ácaro aranha pode ser determinado a partir da teia de aranha no topo da folha. O carrapato se alimenta das substâncias benéficas da árvore através das folhas, que gradualmente caem.
Durante a estação de crescimento é necessário destruir todas as ervas daninhas em torno da tensão, soltar o solo. Então você deve pulverizar a cultura solução tiofos.
Verme Comstock instala-se em ramos e folhas de uma amora, sugando-se de um suco de árvore de amoreira.Isso leva a uma diminuição na imunidade da planta. Destrua a praga pode ser por meios químicos por pulverização.
Esperamos que depois de ler este artigo de perguntas você se torne menos e será capaz de cultivar uma amoreira saudável em seu jardim. Com o cuidado adequado dela, ela irá deliciá-lo com colheita abundante e decorativa.