Uvas Timur: descrição da variedade com características e críticas

Pin
Send
Share
Send

A cada verão, o morador sonha em cultivar uvas precoces e saborosas em sua trama, caracterizadas por colheitas estáveis, resistência e resistência. Timur refere-se precisamente a essas variedades de uvas antigas e comprovadas e permanece sempre promissor, apesar do surgimento de híbridos mais modernos.

História do cultivo de castas Timur

Desde 1936, em VNIIViV eles. I.I. Potapenko está realizando trabalhos de melhoramento para criar variedades de uvas resistentes a complexos que possam tolerar o clima severo da zona norte. A seleção de seleção a longo prazo nos permitiu identificar mais de 40 formas híbridas de uvas que diferem em características extraordinárias. Entre eles está a bem conhecida casta Timur, cuja criação foi trabalhada por uma equipe de criadores liderada por I.A. Kostrikina.

O nome original dessa variedade foi indicado pelas primeiras letras do par parental: FV-2-5, onde F é a uva da Moldávia Frumoasa Albe, que na tradução da Moldávia significa "White Beauty" e V - Delight, um híbrido da seleção da NII. Mais tarde, a variedade foi renomeada para Timur (em turco significa "ferro"). O nome em si é sinônimo de resistência e resistência da variedade.

Timur é sem precedentes imune a doenças e geadas de fungos, ele tem muitas virtudes herdadas de seus "pais". No entanto, o híbrido os ultrapassou em grande parte e é uma das variedades de referência.

A variedade recebeu sua continuação em uma nova forma híbrida, atuando como um material cruzado com o Delight Red. Então Timur rosa apareceu, com arbustos e escovas mais poderosos, maior acúmulo de açúcar, boa transportabilidade, mas com um período de maturação mais longo e menor resistência a doenças. Portanto, apesar da deliciosa cor rosa e do sabor incomparável das bagas, jardineiros experientes preferem o "pai" - Timur branco. Embora, você deva admitir, seus agrupamentos serão um adorno até da mesa mais festiva.

O rosa Timur tem uma cor rosa deliciosa.

Descrição das castas Timur

As uvas Timur pertencem a uma variedade de uva de mesa muito precoce, com um período de maturação de 105 a 115 dias. Os cachos com peso entre 400 e 800 g são cobertos com bagas com uma tonalidade amarela, emitindo um brilho âmbar quando maduros. As bagas do híbrido têm formato de mamilo, atingem um peso de 6 a 8 g. Apesar da pele fina e rasgada, sua carne é bastante densa e crocante. O sabor inebriante de moscatel dá um refinamento especial à variedade. A Timur está à frente das plantas-mãe no acúmulo de açúcar (25%).

Molhos de Timur podem atingir pesos de até 800 g

As flores de uva verde clara coletadas no mato são bissexuais, o que contribui para a colheita estável de Timur devido à capacidade de auto-polinização. Folha enrugada de cor verde saturada, com cinco lóbulos e serrilhada nas bordas. A variedade é resistente a doenças fúngicas comuns do oídio e oídio, resistência ao gelo -25 ° C.

Vídeo: casta Timur

Características das castas Timur

Timur se apaixonou por residentes de verão pela facilidade de reprodução. As estacas de uva enraízam bem e qualquer material é adequado para enxertia.

Os estoques de forte crescimento contribuem para obter uma safra maior e uma melhor qualidade dos cachos, mas aumentam o período de amadurecimento das bagas de Timur em quase uma semana.

Os arbustos da variedade em si são de crescimento fraco, portanto são plantados longe dos arbustos de videira de alta vitalidade, para não afogar Timur com seus brotos vigorosos.

Ramos de madeira perene são frutíferos, em cada broto até 3 grupos de forma cônica regular. As bagas não estragam por muito tempo no mato após o amadurecimento. A rápida disponibilidade para a frutificação (no 2º ano após o plantio) é outra vantagem dessa variedade.

Se o número de cachos for normalizado, é possível atingir um peso de até 2 kg. A videira também pode servir como decoração do projeto paisagístico do território, arcos de tranças, mandris, outros elementos da casa.

Nas regiões do norte, Timur é cultivado como uma cultura de cobertura.

Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Timur

Uvas podem ser plantadas no outono e na primavera. O lado sul ou sudoeste sob as paredes dos edifícios será o melhor lugar para essa variedade. Utilizam-se raízes próprias (propagadas por estacas) ou mudas enxertadas. Você pode obter material de plantio a partir de sementes, mas esse método de reprodução é usado raramente em algumas dificuldades: o processo é muito longo e demorado.

De que solo a uva gosta?

Para o plantio de mudas de Timur, é mais adequado o solo argiloso ou argiloso, que é suficientemente fértil, quente e com uso intenso de água. Em outros casos, será necessário o cultivo do solo. Afinal, a variedade também requer uma certa acidez (pH 5,5-7,0). Portanto, eles tentam saturar o solo leve e pesado com fertilizantes orgânicos e, se necessário, com cal. Além disso, para aumentar a capacidade de umidade do solo leve, é feita argila.

Em solos pesados ​​e pobres, as uvas Timur perdem o sabor, contêm menos açúcar e tornam-se azedas!

Que mudas são melhores para o plantio?

De acordo com jardineiros experientes, as plantas anuais se enraízam mais rapidamente e se adaptam ao novo ambiente, que é importante para a região central da Rússia. Eles também podem ser encontrados à venda com mais freqüência do que mudas de dois anos de idade. A opção mais barata é plantar as mudas imediatamente em um local permanente, mas a entrada dessa videira na fase de frutificação começará alguns anos depois.

As próprias mudas têm funcionado bem em áreas com clima não muito rigoroso, cultivadas em solo nutritivo. Para cultivar variedades em áreas com invernos rigorosos com pouca neve, é melhor plantar mudas enxertadas em estoques resistentes ao gelo e à filoxera.

O que devo procurar ao escolher mudas para o plantio?

  1. Em que condição está o sistema radicular das mudas? Deve estar intacto, não seco, sem sinais de doença, com várias raízes do calcâneo (pelo menos 3) com um diâmetro superior a 2 mm.
  2. Preste atenção à altura da muda! Deve ter pelo menos 0,4 m.
  3. Quantos olhos existem no crescimento jovem? A videira normalmente amadurecida tem 4-5 olhos.
  4. Se as mudas já tiverem folhas, não deverão ser pequenas e danificadas.

Plantação de uvas

Cavando um buraco para o plantio de uvas, separe a camada superior e inferior do solo, dobrando o solo em diferentes montões. Para fertilizantes, use 2 baldes de resíduos de plantas apodrecidos ou estrume, 200-250 g de fertilizantes de fosfato de potássio.

Uma camada de drenagem é colocada no fundo do poço, que pode ser pedra britada fina, argila expandida, tijolos quebrados (pelo menos 15 cm). Tendo recuado zo cm da suposta localização da muda, eles dirigem em um tubo (60-100 mm de diâmetro). Mais tarde, se tornará uma maneira conveniente de fertilizar e regar a sarça. O primeiro terço do poço em forma de colina é preenchido com uma parte do solo retirada da camada superior, mais fértil, e misturada com fertilizantes minerais e 1 balde de matéria orgânica. O monte é regado com água (20 l) e aguarde até que seja completamente absorvido. Depois disso, as raízes das mudas são distribuídas uniformemente sobre o monte e enviadas para baixo, deixando 2 a 4 olhos na superfície. O morro é coberto com a segunda metade da camada superior do solo misturada com a matéria orgânica restante. E, finalmente, eles finalmente enchem o buraco com solo da camada inferior menos nutritiva do buraco cavado, compactam bem o solo ao seu redor e mais uma vez regam abundantemente. Assim, o solo fértil estará a uma profundidade suficiente para o sistema radicular das uvas, exigido pela Timur.

Preparação de um poço de aterrissagem para uvas

Preste atenção! Se a muda tiver menos de 40 cm, durante o plantio, sua parte superior estará abaixo do nível do solo. Nesse caso, o poço não está cheio até o topo, esperando o crescimento dos brotos.

O tamanho da cava em solos médios e leves é de 60x60 cm, em solos leves e pesados ​​- 80x80 cm. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 1 me entre as fileiras - de 1,5 a 2,5 m.

Para reduzir o risco de saltos repentinos de temperatura, para melhorar a troca água-ar do sistema radicular da planta, não será supérfluo inchar as mudas ou plantar mulch com materiais orgânicos. Para a cobertura morta, não é recomendado o uso de agulhas de abeto, pois aumentam bastante a acidez do solo. Alguns jardineiros, após o plantio de mudas, imediatamente os cobrem com garrafas de plástico ou outro material de cobertura para proteger plantas delicadas das queimaduras solares.

No primeiro ano após o plantio, com desenvolvimento normal, as mudas têm 2 brotos de cerca de 1 m, com diâmetro de 6-7 mm. Se houver mais brotos, no outono seu número é normalizado para 2, fazendo a poda. Videiras crescentes amarradas, não permitindo tocar o chão.

Poda de uvas

Como outras variedades de uvas, o Timur precisa ser modelado e podado. No outono, não restam mais de 10 brotos em cada videira e abrigo para o inverno.

O melhor material de cobertura para o arbusto da uva são galhos de junco, galhos de abeto vermelho, folhas de ardósia antiga.

Na primavera, continuando a formação do mato, brotos jovens são removidos e restam 30 olhos. É uma carga de arbusto, com a qual a planta se desenvolverá normalmente e as bagas não perderão o sabor, que é ideal para a variedade.

Rega

O número de irrigações é regulado pelas condições climáticas. As próprias uvas sinalizam falta de umidade com suas folhas caídas. Acima de tudo, o arbusto da uva precisa ser regado durante a brotação, após a floração e quando os primeiros ovários aparecerem. A rega é feita manualmente com água morna e bem retida no tubo (se houver) ou no círculo do tronco.

Preste atenção! No momento da floração e amadurecimento das bagas, a rega é excluída. As flores podem desmoronar e as bagas podem rachar!

Prevenção de carrapatos

Apesar da resistência da variedade a doenças e pragas, é difícil proteger Timur dos danos causados ​​por carrapatos. No topo das folhas da videira, você pode ver protuberâncias características e abaixo - uma mecha de tonalidade cinza-amarelada, que, ao contrário do oídio, não é apagada. Portanto, as mudas devem ser compradas apenas em centros de jardinagem e viveiros especializados.

Combater um carrapato de uva é bastante difícil. Se forem detectados sinais de infecção no final da temporada, a videira pode ser tratada com produtos químicos contendo enxofre: Karbofos, Fufanon, Tiovit-Jet e outros (de acordo com as instruções). Ao mesmo tempo, tente capturar a parte inferior da folhagem onde o carrapato vive.

O canhão na parte inferior da folha da uva indica a presença de um carrapato

Comentários

Mais recentemente, repreendi essa variedade por pequenos grupos e pouca polinização. Mas quando eu tentei Timur maduro - é apenas um milagre! Uvas realmente doces e crocantes! Tenho dois arbustos crescendo e tudo é diferente: a força de crescimento e os aglomerados. Mas o sabor é o mesmo - ótimo! Eu vi um amigo de um viticultor - grupos de 500-800 gr. Provavelmente muitos decidem o estoque de madeira perene.

Anatoly

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=632

Timur é uma das minhas variedades favoritas. Embora os cachos não sejam muito grandes (uma média de 300 a 400 gramas), mas a carne precoce, doce e crocante e a baga longa. Após o amadurecimento, fica suspenso até o final do outono sem estragar, apenas as frutas ganham ainda mais açúcar e secam. 2 arbustos crescem.

Grygoryj

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=632

Para você, você pode plantar uma variedade de uva despretensiosa "Timur" - esta é uma variedade de mesa: cedo, bagas grandes, bagas nítidas e carnudas, aroma de noz-moscada, alto teor de açúcar, brotos amadurecem bem, reproduzem-se facilmente, são resistentes ao oídio, resistentes ao gelo.

agroinkom

//agro-forum.net/threads/129/

A casta Timur é testada pelo tempo e é cultivada em todas as regiões da antiga União, incluindo a do norte. Se você ainda não tem arbustos de uvas no local, nunca se arrependerá de escolher o Timur como o padrão de perfeição das uvas.

Pin
Send
Share
Send