As melhores melancias são trazidas das regiões sul, mas você pode obter uma boa colheita dessa enorme baga listrada nas condições da região de Moscou; plantar melancias mesmo na região de Leningrado. Acontece que isso não é difícil, você só precisa conhecer o básico da criação de melão e fazer um pouco de trabalho. As operações básicas são familiares para todo jardineiro, e apenas verões muito frios podem ser um obstáculo.
Descrição da planta
Melancia pertence à família das abóboras, é uma planta anual. A maioria das variedades tem uma haste longa e rasteira, que se estende até dois metros. As folhas são de cor verde escura, grandes, com forte dissecção. De acordo com a classificação biológica, a fruta é uma baga muito grande, geralmente de forma esférica. Em algumas variedades, não é uma bola, mas uma baga alongada em forma de torpedo. O peso do feto é significativo: pode variar de 500 a 20 kg. Casca de melancia tem vários tons de verde; na maioria das vezes é coberto por faixas escuras ou claras, mas também pode ser monofônico. A polpa é suculenta, na maioria dos casos vermelha ou rosa escura, mas existem variedades com um núcleo laranja ou amarelo. Geralmente existem muitas sementes, são grandes, com 1-2 cm de comprimento, achatadas, duras, pretas ou marrons.
Como a melancia cresce
A parte principal da cultura da melancia é obtida na zona subtropical, muito menos em um clima temperado. Na Rússia, a melancia é cultivada principalmente na região do Baixo Volga e no norte do Cáucaso, mas os jardineiros amadores promovem a cultura muito ao norte. Melancia vem do continente africano. Esta cultura tolera calor e seca, precisa de calor e luz solar intensa. No entanto, a melancia normalmente tolera o resfriamento a curto prazo, é pouco exigente para a composição do solo. As raízes são capazes de sugar água de profundidades consideráveis, de modo que a melancia é capaz de crescer em condições de deficiência de umidade. Ao mesmo tempo, responde bem à irrigação artificial, que, em combinação com o plantio em solos argilosos de areia clara, produz frutos de alta qualidade.
Aplicação
A melancia é boa para pessoas de qualquer idade. Em seu suco, prevalecem açúcares simples digeríveis - glicose e frutose, além disso, pelo conteúdo deste último, ele é um dos campeões entre as plantas cultivadas. Melancia contém vários ácidos orgânicos, incluindo ácido fólico, que é de grande importância para o corpo humano. A melancia ajuda a regular o metabolismo da gordura, que determina seu uso na medicina e na nutrição, contém sais de ferro e outros oligoelementos. Existe até o conceito de uma dieta de melancia.
A melancia é usada principalmente fresca, como uma maravilhosa sobremesa de verão. Pode ser consumido em uma quantidade quase ilimitada, embora os médicos alertem contra excessos na presença de certas doenças. Ao mesmo tempo, durante a colheita maciça, as melancias também são permitidas em várias colheitas. O suco pode ser preparado a partir deles e, com a lenta evaporação deste último, o mel pode ser obtido. A melancia cristalizada deliciosa é conhecida. Há muitos amantes de melancias salgadas e enlatadas: pequenas frutas são consumidas para tais preparações, incluindo as não muito maduras.
Variedades
Todas as variedades conhecidas de melancia são convencionalmente divididas em maturação precoce, intermediária e tardia. Se falamos sobre nosso país, então as variedades posteriores (por exemplo, Primavera, Ícaro, Holodok) fazem sentido plantar apenas nas regiões mais ao sul; na Rússia central, apenas as variedades precoces, como Victoria, Skorik e Ogonyok, têm tempo para amadurecer completamente. Variedades de maturação média (Lezhebok, Ataman, etc.) ocupam uma posição intermediária. Entre as variedades "clássicas" de melancia, as mais populares são as seguintes.
- Spark é uma variedade madura madura extremamente popular, conhecida desde os dias da URSS. Os frutos são pequenos (cerca de 2 kg), as sementes são muito pequenas e a polpa tem um excelente sabor delicado. A casca é fina, sua cor é verde-preta com um padrão borrado. A variedade é capaz de amadurecer completamente nas regiões da Terra Negra Central, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.
- O frio é uma das variedades mais famosas de melancias maduras tardias. As frutas são armazenadas por mais de 3 meses, a variedade é muito produtiva, tem um ótimo sabor. O frio apareceu no início dos anos 90, destina-se ao plantio nas regiões norte do Cáucaso e Baixo Volga. O mato é muito poderoso, com cílios longos (até 5 metros), resistentes a doenças. A fruta é um pouco alongada, pesando cerca de 4 kg, verde escuro com listras quase pretas. A melancia não pode ser chamada de corpo magro, mas é bem transportada e armazenada. A carne de uma melancia é vermelha brilhante, muito doce, macia.
- Suga baby - uma variedade que foi incluída no Registro Estadual há pouco tempo, destina-se à região da Terra Negra Central, mas pode ser cultivada no norte, pois tolera facilmente o resfriamento, inclusive na primavera. Uma variedade de maturação ultra-precoce. O mato e as folhas são de tamanho médio, os frutos são redondos e bastante pequenos: a maior parte dos espécimes atinge uma massa de 1 kg e apenas alguns crescem para 4 kg. A fruta é de pernas finas, listrada, fora da habitual cor verde escura. A polpa é de cor vermelho escuro, com sementes muito pequenas. As qualidades de sabor são caracterizadas como excelentes. Como "Suga baby" é traduzido como "Sugar Baby", na rede você pode encontrar uma descrição da variedade sob os dois nomes, o que pode causar alguma confusão. Assim, descrevendo o "Sugar Baby", eles indicam que é recomendado para condições climáticas severas, incluindo o cultivo na Sibéria, pois é extremamente resistente a baixas temperaturas. No entanto, a variedade com esse nome (russo) está ausente no Registro Estadual, mas, ao mesmo tempo, a parte principal da descrição corresponde aos nomes russo e inglês. Variedade de finalidade universal: boa não apenas fresca, mas também em decapagem. Transfere facilmente o transporte.
- Crimson Suite é uma das variedades da moda cultivadas na maioria dos países europeus, de origem francesa. Melancia amadurecimento ultra-precoce, mas em seu segmento - um dos maiores. Os frutos esféricos pesam em média 10 kg e podem crescer ainda mais. Coloração - melancia clássica, listrada (listras mais claras sobre fundo verde escuro), polpa de cor vermelho escuro, sem estrias, muito doce e saborosa, crocante. Os frutos são transportáveis, bem armazenados e as próprias plantas são resistentes à seca e a doenças.
Galeria de fotos: Variedades populares de melancia
- O Spark é uma variedade precoce bem merecida que cresce em quase todas as regiões
- O Chill chega às prateleiras em setembro e pode agradá-lo por vários meses.
- Bebê açucarado amadurece muito rapidamente, por isso é plantado em quase todas as regiões
- Suíte carmesim - uma das maiores frutas entre as primeiras variedades
Além das listadas nesta lista, nos últimos anos, várias variedades exóticas foram usadas, que não se encaixam na imagem usual de uma baga listrada com um interior vermelho cheio de numerosas sementes. Por exemplo, existe uma melancia preta muito cara e escassa. A variedade Densuke é cultivada no Japão. Por fora, é absolutamente preto, brilhante, sem listras, pesa 5-7 kg, e por dentro contém a carne vermelha brilhante de aparência usual. É verdade que os gourmets que o provaram descrevem o sabor não apenas como doce, mas como magnífico. Ao mesmo tempo, na Rússia existem variedades domésticas, muito baratas, que se parecem com o Densuke. Por exemplo, o Príncipe Negro ou o Excelente Negro. Talvez não sejam tão saborosos, mas não custam tanto no mercado.
Nos últimos anos, melancias com carne amarela entraram em moda. Estas são plantas híbridas; externamente, não são diferentes das melancias tradicionais, mas por dentro são amarelas. Eles quase não têm sementes (e às vezes nem um pouco), o sabor é muito diferente do habitual. A polpa pode conter sabores de manga, limão, abacaxi e outras frutas do sul. Assim, por exemplo, há cerca de dez anos, a melancia de Lunniy foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa. Como todas as outras melancias amarelas, é caracterizada por amadurecimento precoce. O mato é de tamanho médio, o fruto é elíptico, pequeno: sua massa é de 2 a 3 kg. O exterior é listrado, mas a polpa é de cor amarela clara, delicada, de excelente sabor. Capaz de armazenamento curto (cerca de um mês).
Já em meados do século passado, foram criadas variedades de melancias com uma completa falta de sementes. Como regra, essas melancias são mais doces, a forma da maioria das variedades é oblonga e a massa é relativamente pequena (cerca de 4 kg).
Uma pergunta razoável: como plantar melancias sem sementes? Para isso, as sementes são obtidas por cruzamento especial com outras variedades, mas esse procedimento leva ao fato de que o cultivo de melancia sem sementes é um pouco mais difícil do que o habitual.
Os híbridos sem sementes são, por exemplo, Imbar F1, Regus F1, Boston F1. Portanto, a melancia Boston F1 está incluída no Registro Estadual da Federação Russa e é recomendada para cultivo na região norte do Cáucaso. Refere-se a híbridos de maturação precoce, forma um arbusto de arbusto longo. O fruto é esférico, verde claro, com listras estreitas e pouco visíveis. O peso usual é de até 4 kg, os representantes individuais crescem até 10 kg, de pele fina. A polpa é saborosa, cor vermelho-rosa. Os frutos são bem transportados, mas armazenados no máximo duas semanas após a colheita.
Comentários de algumas variedades
No ano passado, decidi tentar, por "mimos", cultivar uma melancia no KALININGRAD! Eu escolhi o início da série "Spark" da empresa "Siberian Gardener". A germinação foi de 100%. Deixou apenas 2 peças., O mais ativo. Brotos mensais plantados em estufa. Eles se encaixam bem com tomates na vizinhança))) Não subindo, eu nem precisei remover o excesso))) Logo 2 melancias apareceram em cada planta. Ele passou a engatinhar e florescer ainda mais, mas eu belisquei a coisa toda, não teríamos tempo para amadurecer. No final de agosto, três melancias amadureceram. O quarto não teve tempo para amadurecer. Pequeno em tamanho, mas pesado. A polpa é vermelho-alaranjada. Suculento. Ossos pequenos! Em geral, estou encantado !!!
"Julia773"
//otzovik.com/review_5744757.html
Não fiz amizade com Chill por duas temporadas. Ele acenou com a mão, embora, se desse certo, você poderia salvá-lo até o Ano Novo. Mesmo que não exista um bom porão, então em uma varanda envidraçada fica até geadas leves. E que tipo de gosto Chill tem - melancia para todas as melancias.
"Alemão"
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=47904&st=1280
E eu gosto de Suga Baby ou Sugar Baby, as melancias não são muito grandes, mas muito doces e saborosas.
Ninyureva
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1991&start=945
A Suíte Carmesim é uma variedade de amadurecimento precoce para a Sibéria - exatamente isso !!!, fornecendo de forma estável, embora não sejam tão grandes melancias (atualmente os maiores de 4 kg), mas nos últimos anos, parece-me, havia até 6-7 kg - Eu não pesei, porque só comprei a balança no outono passado para pesagem diária do meu "campeão". Parece que o peso das melancias pode ser aumentado por uma pequena normalização.
Ukolova
//vinforum.ru/index.php?topic=349.0
Cultivo de mudas de melancia
No sul e na maioria das regiões da região do Baixo Volga, é possível cultivar melancias semeando diretamente sementes em terreno aberto, mas em regiões não suficientemente quentes para essa cultura, é necessária a preparação preliminar de mudas. Às vezes, as mudas precisam ser cultivadas no sul, se houver o desejo de obter os frutos das últimas variedades.
Plantio de sementes para mudas
Se as sementes foram compradas em uma loja especializada e o fabricante não estiver em dúvida, a preparação preliminar das sementes não é necessária. Mas, se as sementes são retiradas de uma melancia comprada para alimentação, é preciso ter cuidado. Em primeiro lugar, pode ser um híbrido e, em seguida, nada de bom resultará disso. Em segundo lugar, as sementes podem transmitir sinais ocultos de doenças, portanto devem ser desinfetadas pelo menos. Não é necessário verificar as sementes quanto à germinação: elas são adequadas por pelo menos 6 anos em uma melancia, mas escolher a maior vale a pena.
Para a desinfecção, as sementes são embebidas por 20 a 30 minutos em uma solução escura de permanganato de potássio e depois lavadas com água. Ao cultivar melancia na região central e no norte, é aconselhável endurecer as sementes (segure por cerca de 12 horas em um pano úmido na geladeira). Esta etapa também ajudará na prevenção contra a maioria das doenças. Se você não fizer isso, poderá apenas embeber as sementes antes do plantio, mas a imersão dará apenas uma vantagem de dois dias na velocidade de emergência das mudas, você pode semear e secar.
Com base no tempo possível para o plantio de mudas de 35 dias em campo aberto ou em estufa, acontece que você precisa plantar sementes para mudas em meados ou no final de abril (dependendo da região). Como as melancias estão transplantando dolorosamente, é melhor semear imediatamente as sementes em xícaras separadas, com capacidade de pelo menos 250 ml e profundidade de cerca de 10 cm (é melhor usar vasos de turfa). Como último recurso, é possível a semeadura preliminar na caixa geral, com o subsequente plantio cuidadoso em vasos. Solo - uma mistura de partes iguais de solo do jardim, areia, húmus e turfa ou uma mistura comprada em uma loja.
Antes da semeadura, o solo é levemente umedecido e as sementes são enterradas a uma profundidade de cerca de 3 cm, despejando uma camada de areia limpa de 0,5 a 1 cm.Você pode colocar 2-3 sementes em uma panela (depois remover mudas extras), semear em uma caixa comum após 3-4 ver
Cuidados com Mudas
É fácil cuidar de mudas. Imediatamente após a germinação, o “jardineiro” deve ser colocado ao sol e a temperatura baixada para cerca de 18 ° C, e após alguns dias retorne aos valores de 22 ° C durante o dia e 18 ° C à noite. No futuro, é necessário monitorar as condições do solo e da iluminação: o horário de verão deve durar pelo menos 12 horas, portanto, talvez, as mudas devam ser levemente destacadas. É necessário regar sob a raiz, mas um pouco: o solo deve estar um pouco úmido.
5-7 dias após as mudas estarem cortadas, elas devem ser afinadas: se a semeadura estiver em vasos, deixe uma de cada vez, se estiver na caixa - remova obviamente desnecessário. No dia seguinte ao desbaste, você pode dar cobertura: uma solução fraca de fertilizantes minerais complexos (de acordo com as instruções) ou infusão de cinzas.
Uma semana antes do plantio no solo, mudas de melancia são ensinadas a tomar ar fresco, levando periodicamente para a varanda. No momento do plantio no jardim, deve haver arbustos fortes com 4-5 folhas reais.
É possível colher mudas de melancia
No sentido clássico, colher uma melancia é inaceitável: o menor dano à raiz central leva ao fato de que o trabalho adicional não terá sentido: mesmo que as mudas não morram, você não precisa esperar por uma colheita normal. Mas se a semeadura foi feita em uma caixa comum, quando o primeiro folheto verdadeiro aparecer, você pode plantar melancias em vasos, retirando cada muda com um bom pedaço de terra e sem violar o sistema radicular. Isso só pode ser feito se você tiver muita experiência em jardinagem e se for absolutamente necessário: para que as mudas nem achem que foram manipuladas.
Vídeo: dicas para o cultivo de mudas de melancia
Cuidado exterior da melancia
A melancia é uma planta quente e fotófila, portanto, é plantada no início do calor real e em um leito solar. Apesar do arbusto adulto não parecer muito grande, a melancia precisa de muito espaço, o plantio não deve ser espessado: essa cultura adora o espaço.
Plantando melancias em campo aberto
A melancia é colocada em um local protegido dos ventos do norte; se possível - em uma pequena colina para que a água não fique estagnada, da qual as raízes podem apodrecer. Os melhores solos são barro leve ou barro arenoso com um ambiente quase neutro. É melhor plantá-las no local onde o alho, cebola, ervilha ou couve cresceram no ano passado. Não plante melancia após vegetais solanáceos. Como em qualquer jardim, o canteiro deve ser preparado no outono, cavando o solo com qualquer fertilizante, exceto o estrume fresco. Pouco antes de plantar mudas, o solo deve ser afrouxado adicionando uma lata de litro de cinza por metro quadrado. Ele gosta de melancia e magnésio, por isso é aconselhável fazer fertilizantes contendo magnésio em uma pequena dose (cerca de 5 g por 1 m2).
As melancias são plantadas quando as temperaturas diurnas são da ordem de 15 a 20 sobreC e noite - não inferior a 8 sobreC. A distância entre plantas em um campo grande pode suportar de 1,5 a 3 metros, mas no país, é claro, não há muito espaço. No entanto, os orifícios não podem estar mais próximos um do outro do que meio metro, mas é melhor usar um esquema de 100 x 70 cm.
Mudas de melancia são movidas para os canteiros da maneira usual:
- Em locais selecionados, eles fazem uma concha do buraco um pouco maior do que os vasos com mudas.
- Meio copo de cinza é trazido para os buracos cavados, misture bem com o solo e levemente regado.
- Cuidadosamente retirando mudas bem regadas (em nenhum caso danificando as raízes), plante-as, aprofundando-as levemente.
- Cada arbusto é derramado com água morna sob a raiz e, em seguida, areia limpa é derramada na cama com uma camada de cerca de 1 cm, colocando-a pelo menos em torno de cada planta.
Rega
Melancia tolera bem a seca e não requer rega pesada. Regue-o somente até que a fruta se forme, a umidade é especialmente necessária durante o período de rápido crescimento do aparato foliar. Antes da floração, o solo deve estar constantemente levemente úmido, mas não pantanoso. É necessário regar debaixo da raiz, é melhor à noite, a água a essa altura está esquentando ao sol. Após a rega, é necessário um afrouxamento superficial. É acompanhado por ervas daninhas, mas, à medida que o arbusto cresce, a própria melancia suprime as ervas daninhas, e as ervas daninhas podem ser esquecidas em breve.
Durante o derramamento e o amadurecimento das bagas de melancia, o solo, ao contrário, é ligeiramente seco: a essa altura, raízes poderosas se formam na melancia, penetrando a uma profundidade de um metro e obtendo umidade suficiente. As chuvas intensas que ocorrem na segunda metade do verão prejudicam a qualidade da colheita, tornando os frutos menos doces.
Top vestir
Melancias se alimentam moderadamente; deve-se ter cuidado especial no uso de fertilizantes nitrogenados; é melhor não usá-los, a menos que seja absolutamente necessário: o nitrogênio contido no fertilizante complexo será suficiente. A primeira vez que o curativo é introduzido uma semana e meia após o transplante de melancia no jardim, a segunda vez um mês depois. É melhor tomar infusões de verbasco, adicionando cinzas de madeira a elas e, se não estiverem lá - ammofosk ou azofosk (de acordo com as instruções da droga). Assim que as frutas forem amarradas, a alimentação deve ser interrompida: a melancia encontrará sua própria nutrição.
A formação do mato (beliscando brotos, aparando os cílios em excesso e interrompendo os enteados)
No processo de crescimento do mato, os cílios da melancia devem ser trocados periodicamente para que não se entrelaçam. Mas isso está longe de ser o mais difícil: é importante formar corretamente um arbusto, removendo o excesso de brotos de vez em quando. Ao formar uma planta de melancia, a tarefa principal é que ela não gaste sua energia no crescimento desnecessário de massa verde e direcione o máximo de nutrientes para a formação e amadurecimento da cultura. Além disso, algumas frutas precisam ser removidas, já que todas as amarradas não serão capazes de fornecer alimentos, nem mesmo nas terras mais férteis. Todas as operações de poda devem ser realizadas em um belo dia de sol, para que o corte ou pinça seque rapidamente.
O procedimento de formação depende da área em que a melancia é cultivada. Este trabalho é mais importante nas regiões do norte, onde o verão é curto e todos os dias quentes são importantes na questão do amadurecimento. Além disso, o curso do procedimento também depende do tipo de melancia: a formação de um arbusto é mais importante para variedades de frutos grandes. Todo o trabalho de racionamento da colheita deve ser feito quando as bagas crescem a partir de um ovo de galinha. Existem várias abordagens para criar uma planta de melancia com frutificação adequada.
- De acordo com a primeira opção, restam três a seis frutos no caule principal (dependendo do tamanho pretendido) e todos os ovários são removidos dos brotos laterais. Ao mesmo tempo, os rebentos laterais não podem crescer e beliscar sobre a quarta folha. O significado de deixar brotos curtos é fornecer alimento para o caule principal. Mas à medida que os frutos crescem, os rebentos laterais são gradualmente removidos, começando pelos mais próximos das raízes.
- Na versão oposta, pelo contrário, as frutas são cultivadas nos brotos laterais, deixando uma baga em cada uma (para arbustos poderosos - no máximo dois), e no total - de 4 a 6 amostras por arbusto. Três folhas são deixadas sobre as frutas, beliscar o restante dos brotos laterais. Os frutos formados no caule principal são removidos.
- A opção mais difícil é não deixar brotos laterais. Até cinco frutos são deixados no caule principal, mas de modo que entre eles haja 4-5 folhas. Acredita-se que a nutrição dessas folhas seja suficiente para a formação de frutos, principalmente se a variedade não implicar a possibilidade de obtenção de bagas muito grandes.
Como descobrir qual opção escolher? Parece que um residente de verão comum não faz sentido pensar nisso, mas lembre-se de algumas regras:
- não deixe mais que seis frutas no mato;
- em cada broto, deixe apenas uma baga no caso de variedades de frutos grandes e um máximo de duas no caso de frutos pequenos;
- depois que a melancia estiver fechada, deixe no máximo 4-5 folhas acima dela.
Mesmo quando a formação do mato parece completa e o crescimento ativo dos frutos e o aumento de sua massa começam, enteados aparecerão periodicamente a partir dos seios das folhas deixados - brotos laterais adicionais. Vale a pena fazer uma regra para inspecionar os cílios semanalmente e separar os enteados, não permitindo que eles aumentem de tamanho. É verdade que, neste momento, já não é desejável girar os cílios, portanto, isso deve ser feito com muito cuidado. À medida que a fruta cresce, deve-se colocar madeira compensada ou tábuas embaixo delas, para que não apodreçam no verão chuvoso, caídas no chão úmido.
Como cultivar uma melancia quadrada (tecnologia "japonesa")
Uma melancia quadrada (mais precisamente, cúbica) só é boa porque ocupa menos espaço ao armazenar ou transportar a colheita. Esse "milagre" não tem outras vantagens e não faz sentido tentar especificamente cultivá-lo. Mas os amantes de tais exóticos podem obter bagas quadradas com listras de qualquer variedade favorita. Para fazer isso, é necessário criar recipientes cúbicos de plástico transparente do tamanho apropriado.
O que significa o correspondente? A diagonal da face do cubo deve ser ligeiramente maior que o diâmetro da melancia proposta, que crescerá neste tanque. Em uma habitação muito apertada, a melancia não amadurece e, em uma espaçosa demais, não será muito "quadrada": apenas 6 lados achatados serão obtidos. Para que o cubo seja reutilizável, é claro que deve ser dobrável e, em uma das faces, é necessário fazer um furo com um diâmetro de 3-4 cm para escapar com a fruta. Além disso, você precisa de várias aberturas menores para ventilação, caso contrário, a baga neste cubo simplesmente apodrecerá.
Então tudo é muito simples. Assim que a melancia cresce do tamanho de uma maçã, é colocada em um molde e continua o cuidado normal, observando como se sente. Você pode precisar molhar um pouco mais, girar o cubo, mover as frutas enquanto ele é pequeno. Mas assim que ele crescer e começar a descansar contra a beira, ele assumirá a forma de um cubo. Obviamente, de maneira semelhante, é possível cultivar não apenas melancias cúbicas, mas também, por exemplo, piramidais.
Tratamento de doenças e pragas
A melancia é uma planta termofílica, mas o resto é completamente despretensioso. Com os devidos cuidados, raramente fica doente ou é atacado por pragas. Na maioria das vezes, em cabaças amadoras, nem mesmo a pulverização é necessária; em grandes fazendas, é claro, são realizados tratamentos preventivos. Para evitar possíveis doenças (podridão, manchas, oídio, antracnose), use, por exemplo, medicamentos conhecidos como Fundazol ou Decis, bem como o líquido tradicional de Bordeaux. Cada um deles é capaz de destruir certos patógenos e, se necessário, você deve estudar cuidadosamente as instruções.
Melancia tem poucas pragas. Os mais comuns - pulgões de cabaça, wireworms, vários carrapatos. Para espantar a maioria, basta pulverizar melancias com produtos à base de plantas de jardim ou com os mais simples produtos domésticos. Assim, contra pulgões também ajudam infusões de pó de tabaco ou cinzas de madeira (com pequenos aditivos de sabão em pó). Lagartas de aranha e comedoras de folhas são colhidas arrastando-a para iscas doces localizadas em pequenos buracos: infusões adocicadas de alho, mostarda, absinto, pimenta, pimenta e tampos de tomate.
Colheita e armazenamento
Quando a colheita se aproxima do estágio de amadurecimento, surge a pergunta: quando as melancias serão cortadas? Afinal, o fato é que as bagas totalmente amadurecidas são muito mal armazenadas e, se você quiser comer uma deliciosa melancia diretamente do jardim, terá que esperar até que fique tão saborosa quanto a variedade permitir. Mal armazenado e as melancias que ainda não atingiram o chamado primeiro estágio de maturidade.
Obviamente, até você cortar a melancia, você não saberá exatamente o que ela contém: às vezes até os mais experientes produtores de melão cometem erros. O corte é simples: se a cor da polpa e das sementes atender às características varietais, a melancia estará pronta. Uma amostra levemente imatura (a carne é mais clara que o normal) pode atingir a maturação total e coletar açúcar durante o armazenamento. Mas você não vai cortar as frutas no jardim!
Existem vários sinais de maturação:
- quando a melancia amadurece, a superfície fosca da casca se torna brilhante;
- a crosta deve ser firme e não perfurada por leve pressão com a unha;
- em uma melancia totalmente amadurecida, a haste fica seca;
- um bom sinal é uma mancha amarela no local em que a melancia estava em contato com o solo ou a ninhada;
- se você bater na melancia, os espécimes amadurecem em um som sonoro. Os tons silenciados estão totalmente amadurecidos e, inversamente, verdes (bem, distinguir entre eles não é tão difícil).
As mais maduras são as melancias maduras, mas também devem ser removidas corretamente. As bagas são cortadas com tesouras de podar ou com uma faca afiada, juntamente com um pedúnculo com cerca de 5 cm de comprimento.Quando transportadas para o armazenamento, as melancias devem repousar sobre uma maca macia e, no próprio armazenamento, também sobre uma maca, melhor que a palha, e apenas em uma camada. Durante o armazenamento, eles devem ser inspecionados periodicamente, descartando as instâncias que começam a se deteriorar. A melhor temperatura de armazenamento é de 6 a 8 ° C, a umidade não é superior a 85%. Mas mesmo as variedades mais leves raramente conseguem sobreviver por mais de três meses.
Melancia crescente em casa (em um balde)
Se a casa tiver um peitoril da janela ou varanda ensolarada, você poderá cultivar uma melancia sobre eles. É verdade que requer muito espaço livre e é quase impossível conseguir uma baga com peso superior a 1 kg. Todo o processo consiste nos mesmos estágios de sempre, apenas a partir de pequenos vasos de mudas, as plantas com um pedaço de terra são transferidas para um vaso grande, com um volume de pelo menos um balde e, de preferência, de 15 litros. Obviamente, você pode plantar imediatamente as sementes em um balde (sem esquecer de fazer orifícios de drenagem no fundo).
Em uma planta em casa, você pode deixar não mais que duas frutas, mas depois que elas forem plantadas com sucesso. E eles serão estabelecidos apenas sob a condição de polinização artificial.
O proprietário deve saber como as flores femininas diferem das flores masculinas, e o pólen de uma flor masculina (em um pedúnculo fino) deve ser polinizado independentemente por uma fêmea (com um pedúnculo grosso).
O resto - você precisa monitorar a temperatura, a umidade do solo e dar mais luz à melancia.
Melancias com efeito de estufa, o uso de redes
Na zona de clima frio, as melancias só podem ser cultivadas em estufa. As camas são preparadas com antecedência, introduzindo fertilizantes minerais e húmus. As mudas de melancia são plantadas quando as temperaturas noturnas na estufa não caem abaixo de 6 sobreCom isso no centro da Rússia acontece por volta do final de abril. Embora, é claro, na estufa você possa semear melancias e sementes, imediatamente no jardim.
Como você precisa economizar espaço na estufa, as melancias são plantadas um pouco mais espessas e as treliças são organizadas para guiar os cílios. Geralmente, as plantas são plantadas de acordo com um padrão de 50 x 70 cm, e as primeiras variedades plantam até duas plantas por cova, direcionando os brotos em direções diferentes. Se as janelas e portas da estufa são mantidas quase sempre fechadas, na hora certa pode não haver insetos voadores nela, não há vento lá, portanto é necessária a polinização artificial.
Se a melancia é cultivada em uma treliça, os frutos não caem no chão, mas estão a uma certa altura, para que caiam à medida que crescem. Nesse sentido, quando as bagas crescem até o tamanho de uma maçã, elas geralmente são colocadas em redes espaçosas de qualquer material firmemente amarrado à treliça. Nesse caso, os frutos não caem no chão e, portanto, não apodrecem. Além disso, quando estão na grade, são uniformemente iluminados por todos os lados, o que leva ao amadurecimento anterior.
Cultivo de barril, aplicação de filme
Nossos residentes de verão são experimentadores conhecidos e, em busca de economia de espaço, inventaram muitas maneiras únicas de cultivar hortaliças. Assim, muitos vegetais, flores e até morangos são cultivados em barris velhos e impróprios, com um volume de cerca de 200 litros. Você pode fazer isso com melancias. Vários detritos são depositados no fundo do barril, que atua como drenagem e, como se deteriora, também como fertilizante. Grama alta, húmus bom e solo fértil. Como o barril de metal se aquece bem ao sol, esse substrato sempre permanece quente.
Em um barril, você pode semear imediatamente ou plantar mudas (dependendo do clima), mas, em qualquer caso, primeiro você precisa cobrir a melancia com um material não tecido. Espaço suficiente no barril para duas plantas. Não há necessidade de uma treliça, e os cílios crescem, onde flores aparecem na superfície da terra e depois frutos. Cuidar de melancias é comum, mas você pode precisar de rega mais abundante.
Alguns moradores de verão, em vez de material não tecido, cobrem as mudas plantadas com filme plástico. Como medida temporária, essa abordagem pode ser usada, mas a exposição prolongada às melancias sob o filme pode levar à deterioração das raízes. O filme pode ser usado tanto em uma cama de jardim normal quanto em uma estufa, mas apenas por um curto período de tempo. Seu único uso verdadeiro é cobrir as culturas para criar um efeito estufa para o surgimento de brotos rápidos. No futuro, você pode fazer furos para as mudas e segurar o filme por mais algum tempo para que o chão não esfrie. Mas a manutenção a longo prazo em polietileno para melancias é fatal.
Características do cultivo de melancias em várias regiões
Só é possível cultivar melancias sem problemas no sul, em outras regiões existem regras, mas todas elas visam principalmente criar condições quentes para essa baga.
Melancias no sul da Rússia
Nas regiões do sul (a partir de Volgogrado), as mudas são ocupadas apenas por amantes que desejam obter colheitas muito precoces.Na produção industrial, as melancias são semeadas imediatamente em campo aberto, a partir de meados da primavera. Eles são regados somente na primeira vez, antes do início da floração, e então o melão cresce de fato por si só.
Já a partir da região da Terra Negra Central, as opções são possíveis. Aqui, o cultivo é usado tanto através de mudas, como sem ela, e a semeadura no jardim é possível no início de maio. Geralmente não são necessárias estufas.
Pela primeira vez, muitos residentes de verão cobrem as plantações com filme. Algumas semeiam melancias imediatamente após o plantio de batatas em um lugar vazio. Desde a segunda quinzena de junho, elas não são mais regadas; a precipitação é geralmente suficiente.
Regiões centrais da Rússia, região dos Urais
Nas regiões centrais do país, e mais ainda nos Urais, as colheitas podem ser colhidas em campo aberto apenas por mudas. As mudas (de preferência em vasos de turfa) são plantadas no jardim no final da primavera, mas o cultivo em estufa também é freqüentemente usado, plantando mudas imediatamente após as férias de maio. Apenas as primeiras variedades são usadas: Ogonyok, Skorik, Sibiryak e, no caso de verões mal sucedidos em campo aberto, mesmo que não possam amadurecer e que possam ser usados apenas para salgar.
Ao plantar em estufas, muitas melancias alternativas com pepino, embora isso dificilmente possa ser considerado razoável: a melancia é um residente de regiões áridas e os pepinos precisam de ar úmido. Mas com ventilação oportuna e controle de temperatura competente, ambas as culturas podem trazer bons rendimentos.
Vídeo: cultivo de melancias em condições de estufa
Região Noroeste, Região de Leningrado
Mais recentemente, acreditava-se que não era realista cultivar melancias em campo aberto no noroeste do país, mas nos últimos anos tem havido crescentes relatos de que entusiastas conseguem fazer isso mesmo na Carélia e na região de Murmansk. É verdade que a sorte é variável e depende de como o verão acabou, e as frutas nunca são muito saborosas. Mas nas estufas, as melancias na região de Leningrado crescem há muito tempo e com bastante sucesso. Mas mesmo o cultivo em estufa envolve o uso de apenas variedades precoces e requer um esforço considerável. Entre os agrônomos, acredita-se que a fronteira tácita para o cultivo de melancias, mesmo em estufas, se estenda ao longo da linha São Petersburgo - Kirov: nas regiões mais ao norte, "o jogo não vale a pena".
Melancias no Extremo Oriente
O calor na região do Extremo Oriente é suficiente para o cultivo de melancias em campo aberto, existem até variedades por zona, por exemplo, Ogonyok, Ranniy Kuban, Skorik, embora seja possível amadurecer outras variedades, exceto as muito tardias. Semear diretamente no jardim é arriscado, então eles praticam o método de mudas.
A única diferença entre a tecnologia do Extremo Oriente e a tradicional é que na segunda metade do verão geralmente ocorrem chuvas longas e pesadas, como resultado das quais as melancias podem apodrecer. Eles lidam com isso de maneira simples: são plantados em cumes altos, dos quais o excesso de água flui. O tamanho dos cumes é conveniente para o uso. Nos chalés de verão, eles são feitos com cerca de um metro de largura, subindo acima dos sulcos a uma altura de 20 a 25 cm.
Ucrânia
A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, portanto o clima é muito dependente da região. E se no norte do país parece perto de Moscou, no sul é ideal para o cultivo de cabaças. No sul da Ucrânia, eles não conhecem o conceito de "mudas", as melancias são semeadas diretamente no campo ou no jardim no final de abril - início de maio, e os cuidados são mínimos. No norte, é possível semear no jardim (no final da primavera) e pré-cultivar mudas.
O cultivo de melancias nem sempre é uma loteria: com alguma experiência e boa sorte, frutas normais também podem ser obtidas no centro da Rússia. E já nas latitudes ao sul de Kursk ou Saratov, essa baga listrada é um residente tradicional nas camas de entusiastas de jardinagem. Você pode desfrutar de deliciosas frutas doces diretamente do jardim, com algum esforço, mas elas são pequenas: a tecnologia para o cultivo de cabaças está disponível para todos os residentes de verão.