A uva Amur em condições naturais é ótima nas florestas da região de Amur. Liana alta despretensiosa criou raízes em hortas em muitas regiões. Uma videira decorativa com belas folhas e frutas comestíveis tolera bem o inverno frio. O vinho é feito de suas bagas, as sementes são ricas em óleo. As uvas Amur deliciam anualmente a colheita, sem exigir muito cuidado.
A história do cultivo de uvas Amur
Vitis Amuretis, uma antiga variedade de uva, cresce em estado selvagem na China, Coréia e Extremo Oriente em uma floresta densa, nas encostas das montanhas, nos vales dos rios. As trepadeiras de até 30 metros de comprimento são capazes de trançar árvores e, chegando a seus picos, fornecem à planta iluminação suficiente. A uva que sobrevive em condições adversas é caracterizada por alta resistência ao gelo e é capaz de suportar quedas de temperatura de -40 ° C.
O alto rendimento das uvas Amur e sua resistência atraíram a atenção dos criadores. Para o cultivo nas regiões do norte, I.V. Michurin criou híbridos com as cultivares: Korinka Michurina, Preto do Norte, Azul do Norte e outros. A partir dos anos 50 do século XX, um trabalho ativo foi realizado sobre a hibridação intraespecífica de Vitis Amuretis pelo cientista de seleção Volgograd A. I. Potapenko. Ele criou variedades com bom gosto, resistência abrangente a doenças e cuidados despretensiosos: Amursky Potapenko 1 (2,3,4,5), Triumph, Amursky Breakthrough, Neretinsky. O criador Ural F.I. Shatilov desenvolveu uma coleção de variedades baseadas em uvas Amur que podem suportar as condições climáticas mais severas; elas são cultivadas há muito tempo nas regiões do norte.
As variedades de uvas selvagens prestam-se ao cultivo, se adequadamente manejadas. O sabor das bagas depende das condições de cultivo; com poda competente, as bagas das uvas Amur serão maiores e mais doces.
Vídeo: uvas são cultivadas nos Urais
Descrição da casta Amur
Esta planta é dióica; pelo menos uma planta masculina deve ser plantada em duas plantas femininas no local. Nas uvas bravas, também são encontradas formas bissexuais.
Se você plantar apenas plantas femininas, elas produzirão uma colheita. Os frutos serão pequenos, sem sementes.
A planta floresce no início de maio. Flores amareladas indefinidas coletadas em um pincel têm um aroma agradável e atraem abelhas. As uvas florescem abundantemente, várias inflorescências podem se formar de uma só vez.
Os cachos de formato levemente cônico, com bagas frouxamente arranjadas, atingem 15 cm de comprimento e as uvas são pequenas, de cor preta com um tom azulado. A pele é densa, a polpa é clara e tem um sabor agridoce. Bagas podem ser consumidas, o vinho é feito delas. O sabor da fruta é afetado pela composição do solo, sua acidez e umidade. As sementes de uva contêm muito óleo.
A espessura da videira pode estar com a mão de uma pessoa. Sua casca é marrom escura, descascando por tiras. As folhas são geralmente de cinco lóbulos, grandes, de cor verde escuro. No outono eles coram. As uvas crescem muito rapidamente, em um ano o crescimento pode ser de 3 metros. A planta de frutificação começará de 6 a 8 anos.
A estação de crescimento das uvas é curta e começa em t = 5 ° C (do início ou meados de maio). Em agosto, o crescimento dos brotos termina, a colheita é removida no início de setembro.
As uvas podem suportar geadas até -40 ° C, suas raízes não congelam mesmo em invernos sem neve. Bagas após a primeira geada se tornam mais doces.
Recentemente, os cientistas descobriram que as uvas Amur são uma planta curativa valiosa. O calo, um influxo de tecido de crescimento no final das estacas, contém uma grande quantidade do resveratrol antioxidante natural.
Características da casta Amur
É uma variedade de alto rendimento, de um hectare você pode coletar até 80 toneladas de frutas. Não é cultivado para cultivo industrial, embora, como grau técnico, se justifique, produz um bom vinho.
- A principal vantagem da variedade é sua alta resistência ao gelo. Sem abrigo, uma videira adulta pode suportar geadas até -40 ° C; os cachos não têm medo das primeiras geadas no outono. As uvas são ótimas em diferentes condições climáticas.
- Uma estação de crescimento curta permite que os rebentos jovens da videira amadurecem antes da geada.
- A cultura é resistente a doenças e pragas.
- A casca espessa de uvas facilita o transporte para o local de processamento.
- Bagas podem ser consumidas frescas e processadas.
- Altas taxas de crescimento facilitam a formação de uma cobertura de uvas. É frequentemente usado por paisagistas para criar pérgulas, mascarar paredes e cercas.
Oídio, míldio, não tem tempo para se desenvolver na planta devido ao curto período de crescimento. As uvas Amur têm resistência média à filoxera. A praga pode danificar o sistema radicular da planta.
Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Amursky
Esta casta é despretensiosa. Realizar atividades agrícolas simples não levará muito tempo e as uvas agradecerão por uma boa colheita.
Reprodução
Na natureza, as uvas são facilmente propagadas por camadas e sementes, formando matas impenetráveis. Em casa, cultivar uma planta a partir de sementes é impraticável, elas têm baixa germinação e é difícil obter mudas de alta qualidade. Para propagação, são utilizadas estacas e camadas. As estacas lignificadas não criam raízes bem, então elas usam estacas verdes.
Enraizamento por estacas
As mudas são melhor colhidas durante a floração, quando a planta possui muitos elementos que contribuem para o enraizamento. Eles são cortados durante a manhã em um dia nublado. Um corte direto é feito no nó inferior. A parte aérea é encurtada acima do nó superior, a placa da folha é cortada em 3/4. Todos os enteados são removidos, os rins permanecem nos seios nasais.
O broto pode ser cortado em um talo se, quando dobrado, a fibra (a camada superior do galho) começar a rachar.
Galhos cortados são colocados em um recipiente de água e colocados em um local fresco. Quando o calo é formado e as raízes aparecem, o caule é plantado em um recipiente com terra para crescer. Você pode enraizar diretamente as mudas na mistura do solo, composta em partes iguais de húmus, areia e solo do jardim.
Camadas
É muito simples propagar uvas por camadas. Para isso, sulcos de até 12 cm de profundidade são arrancados na base do mato, preenchidos com 1/3 do solo fértil. As videiras são colocadas em ranhuras, fixadas com pregos de madeira e cobertas com terra. Recomenda-se que esta operação seja realizada na primavera, no início de maio.
Vídeo: uma maneira interessante de cultivar mudas a partir de estacas
Aterragem
As uvas preferem solos pobres, soltos e levemente ácidos. Em solos arenosos, a planta é plantada em uma vala; em solos argilosos pesados com ocorrência próxima de água subterrânea, as uvas são plantadas em cordilheiras. A altura da crista deve ser de pelo menos 80 cm; é aconselhável colocar uma ranhura de drenagem 25 x 25 cm próxima a ela.
Galeria de fotos: plantando uvas corretamente
- Você pode plantar uvas na parede sul da casa
- Se a água subterrânea estiver longe da superfície, você poderá plantar as uvas em uma vala
- O tubo de drenagem permitirá regar a planta "sob a raiz"
Escolhemos um local ensolarado e bem aquecido para o pouso. Você pode plantar uvas no lado sul e sudeste da casa.
Escavamos um buraco de 70 x 70 x 70 cm, colocamos a drenagem no fundo - uma camada de tijolo, cascalho, entulho e areia com uma camada de pelo menos 10 cm. Para facilitar a rega de uma planta jovem, é aconselhável colocar uma garrafa de plástico com um fundo cortado ou um tubo de drenagem no buraco. Para o inverno, eles são cobertos com polietileno.
Despejamos uma camada de terra na drenagem, fazemos uma colina e nela colocamos cuidadosamente as mudas em ângulo. A parte superior do sistema radicular deve estar 30 cm abaixo do nível do solo. Encha cuidadosamente a planta com terra e regue-a.
Vídeo: plantio de mudas de uva
Poda
Beliscar e podar oportunamente é necessário se quisermos melhorar a qualidade das bagas de uvas selvagens. No primeiro ano formar um arbusto em forma de coração, deixando dois brotos principais. Os enteados devem ser comprimidos depois da segunda folha. No início de agosto, remova os topos subdesenvolvidos de brotos jovens. Em outubro, corte os brotos, deixando 3-4 brotos.
Outono segundo ano em dois brotos, selecionamos uma videira poderosa, deixando 5-8 brotos sobre elas. Os demais brotos são removidos.
Ativado terceiro ano em cada broto eles deixam o broto mais poderoso, cortado em 5-6 brotos (flecha da fruta). No quarto ano, já teremos um arbusto adulto, pronto para a frutificação.
É aconselhável formar um poderoso padrão plurianual. A madeira velha armazena um suprimento de nutrientes e cria um esqueleto forte.
Vídeo: vinhas de poda
Rega
Plantas jovens com até dois anos de idade são regadas com clima quente e seco todos os dias; se estiver frio e chover, basta regar uma vez por semana. Plantas adultas não precisam de rega. A falta de umidade torna as frutas mais doces.
Top vestir
Plantas jovens nos dois primeiros anos não se alimentam. Depois, anualmente na primavera, aplique fertilizantes orgânicos (esterco de vaca, composto). Eles são dispostos em cumes ou ao redor do arbusto, sem cavar, 1 balde por arbusto.
No outono, a planta é pulverizada com uma solução de cinzas para preparar a planta para o inverno. Insista por dia 2 litros de cinza em 10 litros de água e depois filtre. Para pulverizar em 10 litros de água, adicione meio litro de infusão.
Você pode polvilhar as folhas da planta com cinzas para se livrar de lesmas. O consumo excessivo de cinzas pode levar à clorose devido a problemas com a absorção de nitrogênio pela planta.
Controle de pragas
Esta variedade é bastante resistente a pragas e doenças, medidas preventivas oportunas protegerão a planta.
- O tratamento com filoxera ajudará o tratamento com sulfato de ferro. Na primavera, depois de acordar, a planta é pulverizada com uma solução (300 g de FA em 10 l de água). Ao redor das trepadeiras são cavadas ranhuras com uma profundidade de 15 cm e uma solução é derramada (500 g LC por 10 l de água), as ranhuras são escavadas.
- Colher e queimar folhagens velhas e vinhas secas vai economizar com um carrapato. Os arbustos podem ser tratados com preparações contendo enxofre coloidal.
- Nas moscas-brancas, o uso de inseticidas - intavir, decis, ajudará.
Para não infectar o site com filoxera, compre mudas apenas de um vendedor confiável. Esta praga é pouco desenvolvida em solo argiloso pesado, a produção volátil de salsa é prejudicial para ela.
Preparações de inverno
No período de outubro a novembro, preparamos uma planta jovem para o inverno. Dobramos os brotos aparados no chão e cobrimos com um palmo, galhos de pinheiro, papelão ondulado. A videira adulta não precisa de abrigo. É recomendável que você preencha o buraco sob o arbusto com terra.
Comentários
Nossas frutas Amur em verões quentes com bagas muito doces, em chuvas mais ácidas. Mas ainda vamos comer de tudo. Depois que o vinho foi feito, gostei. Mas, na maioria das vezes, não se trata de vinho). A coisa mais deliciosa é quando eu esmago as bagas com sementes e as cascas com açúcar e em uma jarra. Não demora, voa com chá em dois dias. Um vizinho deu uma pernada. No segundo ano, o primeiro pincel foi feio, é verdadeiramente inábil.
Alexandr97 (Moscou)//www.forumhouse.ru/threads/39679/page-4
Muito sol, muita água (ele gosta de beber, especialmente no calor), se alimenta azedo, ele a respeita, esse é todo o segredo do sucesso Sim, não é nada complicado, relaxar as raízes na primavera, derramar fertilizantes e derramar bem. Por volta de junho, espalhei 2 colheres de sopa de ácido cítrico em um balde de 10 litros de água e despejei em volta do tronco. Você pode acidificar o solo com turfa, serragem, casca. Não me lembro onde, mas li em algum lugar que essa uva adora solo ácido.
Yana (São Petersburgo)//www.forumhouse.ru/threads/39679/page-3
As bagas das uvas Amur são um pouco maiores que as bagas das uvas da menina, de diâmetro em centímetros, de cor azul, com sementes. Para o vinho, você pode usar, como um deleite - um prazer duvidoso. As uvas Amur têm variações, folhagem. Mas o sabor das bagas não muda.
Helga (Moscou)//www.forumhouse.ru/threads/39679/
No ano passado, na primavera, plantei mudas de uva Amur no meu terreno (2 unid.) .Eu cuidei, regei ... As mudas mal cresceram e atrofiaram durante todo o verão. Durante o inverno, ele os cobriu por precaução. Chegamos na primavera, mas eles ainda congelaram. Não é um traço ou broto. Eu cuspi então. E este local de gramado, onde as mudas cresciam, aparado 4 vezes com um cortador de grama. Então ele não veio por um mês (bem, ele não cortou o cabelo). Então ele veio e novamente decidiu cortar um terreno e um gramado bastante cobertos de vegetação. De repente eu vejo ... Bah! No local onde as mudas de uva cresceram - uma videira longa muito forte e já bem formada, com muitas folhas, cresce!
Alvik Moscow//www.forumhouse.ru/threads/39679/
Sob as uvas, você precisa de um poço bem drenado e isolado, com 40 cm de profundidade de cascalho ou cascalho fino e depois areia, feno com estrume podre ou húmus e terra. Na pátria histórica, as uvas crescem em pedras - marl -, portanto, é necessário cascalho ou cascalho. Cada camada é de 5-7 cm, o resto é terra. Ainda corretamente posicionada - a cerca é mais alta no norte e tudo está aberto ao sol do sul. À sombra, folhas e galhos serão frágeis e começarão a doer. A fertilização de fertilizantes para groselhas e arbustos frutíferos irá (ao plantar duas colheres de sopa no poço) e mergulhará as raízes na raiz ... No inverno, as uvas são pressionadas cuidadosamente no chão e sob cobertura. A neve cairá - adormecerá mais. As uvas hibernaram apenas no inverno passado, por isso ainda não fizeram nada - tinham medo de doenças e não há experiência.
Mila (Yakutia)//forum.ykt.ru/viewmsg.jsp?id=9790957
Cerca verde com uma deliciosa sobremesa! Uvas resistentes ao inverno que crescem sozinhas. Alto rendimento, bom gosto e vinho incrível!
Yulechka Beleza//irecommend.ru/content/zelenyi-zabor-s-vkusneishim-desertom-zimostoikii-vinograd-kotoryi-rastet-sam-po-sebe-vysokii
Pergunta sobre a uva Amur. A videira já é grande e poderosa. Frutado. Lohse já tem 4 anos. Eu costumava abrigar o tempo todo durante o inverno. Mas as dúvidas me atormentam. Uma videira tão grande não é tão fácil de remover da treliça e da cobertura. É possível não proteger esta uva durante o inverno? Ele é resistente ao gelo ... Se ele é um verdadeiro Amur, então sim, é resistente ao gelo, mas a resistência ao gelo e ao inverno não são a mesma coisa. Os amuretos podem acordar no final do inverno durante o degelo, que é intenso. Além disso, existe a probabilidade de as videiras secarem no inverno devido ao vento e à geada; é mais fácil embrulhar algo do vento sem remover as videiras da treliça. Mas apenas um experimento pode responder completamente à questão da resistência do inverno!
Residente de verão (região de Moscou)//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=43751&st=0&p=1101140&
As uvas Amur foram plantadas há três anos - no Jardim Botânico da Universidade Estadual de Moscou. Em nossos anos de estudante, comemos em setembro - perfumado, suculento. Eles até fizeram vinho. Arbustos poderosos (2 peças) acenaram, não cobri, não tirei as tapeçarias - sobrevivemos a este inverno frio sem problemas. Floresça profusamente no final de maio. O problema é que não há um único ovário. Li que Amur é dióico.
Listopad (Região de Moscou)//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=43751&st=0&p=1101140&
As uvas selvagens Amur podem ser cultivadas com sucesso em parcelas pessoais em regiões com diferentes condições climáticas. No sul, é improvável que ele se sinta confortável; na região de Moscou, no noroeste, nos Urais e na Sibéria, ele não apenas decorará o jardim, mas também o deliciará com deliciosas frutas.