A estufa na parcela de terra expande grandemente as possibilidades para o jardineiro. Mas não sempre é possível alocar para isto uma plataforma livre.
Portanto, muitas vezes uma estufa murada está localizada diretamente na parede da casa. Tal construção salva não só o lugar, mas também o tempo, porque a sua criação e manutenção requer muito menos tempo do que no caso de uma estufa em separado.
Como colocar uma estufa de parede
O único local adequado para instalar uma estufa de parede é parede sul da casa. Quando colocadas perto de paredes voltadas para o outro lado do mundo, as plantas não serão capazes de receber energia solar suficiente ao longo do dia. Além disso, um viveiro sombreado não terá tempo para aquecer até a temperatura desejada.
É inadmissível ter uma estufa murada perto de estruturas inadequadas. Cria uma certa carga na parede e, se não for feita de tijolo ou pedra, todo o edifício pode ser destruído.
Fig.1 Localização de uma estufa murada
Nas imediações da estufa não deve haver árvores e arbustos altos. Suas coroas criarão um sombreamento inaceitável.A mesma regra preocupações e trepadeiras, capaz de trançar toda a estrutura e bloquear a luz do sol.
Trabalho preparatório
Antes de anexar uma estufa à sua casa, você precisa fazer algum trabalho preparatório, cuja descrição e fotos são apresentadas neste capítulo. Uma etapa preparatória importante é a os desenhos desenvolvidos, na qual a futura estufa de um estágio será construída. No desenho, as dimensões da estrutura devem ser indicadas, incluindo suas dimensões. comprimento e altura. Ambas estas medições Não exceda as dimensões dessa casa, para o qual é planejado para anexar uma estufa.
Determinado com as dimensões gerais da estufa, é necessário levar em conta as características das culturas que estão planejadas para crescer nela. Culturas altas e curvas requerem mais espaço. Por conseguinte, A altura da estufa deve fornecer algum espaço livre.
Além disso, antes de iniciar a construção, vale a pena participar da preparação da fundação. Na maioria das vezes para tais propósitos fundação rasa. A seqüência de ações para organizar uma fundação desse tipo será a seguinte:
- No perímetro das futuras escavações da estufa profundidade da trincheira de 40-50 cm de largura - 25-30 cm.
- De tábuas, folhas de cartão ou aglomerado a fôrma é montada.
- Na trincheira está localizado malha de reforço para fortalecer a estrutura.
- Instalado postes de apoio.
- Enche argamassa de betão.
Fig.2 Preparação da fundação de correia rasa
Depois de 5-7 dias a solução solidifica completamente e o trabalho adicional pode ser iniciado.
Estufa de parede com as próprias mãos: instruções de montagem
A montagem da estufa em si consiste em várias etapas.
- Criando um esqueleto.
Para fazer isso, primeiro, as chaminés internas da estrutura são fixadas na parede da casa. Melhor seção transversal dos wireframes - 20 × 40 ou 40 × 40 mm. Na parede, os tubos são fixados em suportes ou com grampos. Se o material da parede permitir, você poderá fazer furos nos tubos e fixá-los com buchas.Fig.3 Estufa única com as próprias mãos: desenho de esqueletoIMPORTANTE
Da saliência do telhado até o topo da estufa murada deve permanecer não menos de 40 cm. Caso contrário, a estufa pode ser danificada pelo aumento de gelo. - Instalado tubos horizontais transversaisindo da parede para os suportes externos.Eles podem ser fixados com conexões roscadas ou com solda.
- Montado vigas inclinadas dos mesmos tubos de perfil. Se o tubo tiver uma seção transversal retangular, ele deverá ser instalado na borda, o que proporcionará maior rigidez da estrutura. A inclinação das vigas pode ser arbitrária, mas não menos de 30 graus, para garantir a fácil coleta de neve. As vigas devem se estender além da borda externa do quadro a 20-25 cm.
- Se a largura da estufa for maior que dois metros, instalação de suportes adicionais. Para esses propósitos, uma seção transversal mais barata 20 × 20 mm.
Completando a montagem do quadro, é necessário pintar todas as estruturas metálicasIsso protege o metal contra corrosão. - Dispositivo de cobertura. Como material de cobertura em estufas deste tipo, é melhor usar policarbonato de favo de mel ou um filme forte.
No caso do policarbonato, ele pode ser fixado de duas maneiras:- na cola;
- com a ajuda de parafusos para telhados.
Se o tamanho das folhas existentes não permite cobrir completamente toda a área do telhado da estufa, então é melhor tirar proveito das juntas perfil de conexão especial para policarbonato celular.Na ausência de tais articulações podem ser coladas impermeabilização de coberturas flexíveis.
- Formado parede longa exterior. O procedimento aqui será o mesmo de quando você constrói um telhado.
- Instalado paredes laterais.
- Em uma das paredes laterais, porta para a estufa. A maneira mais fácil é usar a moldura da porta pronta, que é muitas vezes deixada após os reparos no apartamento. Se tal não estiver disponível, ou não se encaixa em altura, a semelhança da caixa pode ser feita pelas próprias mãos.
Para isso, dois pilares e uma travessa estão instalados. É melhor instalar esses pilares mesmo no estágio de despejo da fundação. Na verdade, a porta, que será equipada com uma estufa de uma única vez, pode ser feita à mão a partir dos restos de policarbonato celular. Para isso, pedaços de material de tamanho adequado são pendurados em um quadro retangular, e as dobradiças das portas estão presas aos postes de apoio.
Fig.4 Fixação de juntas de policarbonato
Uma opção mais barata organização da entrada - pendurando a tela de polietileno denso. Neste caso, as dimensões da folha devem exceder as dimensões da entrada a 40-50 cm ambos nas laterais e verticalmente. Uma reserva de filme é necessária para fechar a abertura com mais força.
Fig.5 Estufa de parede pré-fabricada anexada à casa com as próprias mãos - foto
Após a conclusão de todo o trabalho deve ser feito selagem completa da estrutura resultante. Se houver pelo menos pequenas aberturas, a estufa não será capaz de armazenar calor com segurança e quando as plantas congelarem, elas podem morrer.
Como selante, você pode usar compostos de vedação à base de silicone. Selante de betume adequado e de cobertura.
Ao instalar uma estufa murada, deve ser entendido que dentro dela o ar terá umidade aumentada. Isto é pode afetar adversamente a condição da parede, perto da qual uma estufa é instalada. Portanto, não será supérfluo nos meses quentes de verão desmontá-lo para secar as paredes. Para remover um esqueleto do grande sentido não está presente, é bastante remover as paredes da estufa.
A variante com uma estufa murada é interessante na medida em que tal O design é muito fácil de montar. A carga principal é transferida para uma parede sólida da casa, o que possibilita a utilização quadro menos estável. Além disso, ao lado da parede, a estufa adquire proteção contra o vento, o que evita o resfriamento no tempo ventoso. Neste caso, a montagem não causa dificuldades, mesmo com apenas habilidades básicas no trabalho de construção.