Cultivar uvas é uma atividade bastante interessante e útil. As uvas deixaram de ser uma planta delicada do sul - hoje muitas variedades são divididas em zonas e crescem e dão frutos com sucesso não apenas na Rússia central, mas também na Sibéria e além dos Urais. E todo jardineiro que decide cultivar uma muda dessa videira se transforma em viticultor e aprende uma nova ciência para si.
Preciso amarrar as uvas
Ao cultivar uvas em jovens viticultores, surge a questão: deve ser amarrada. Existe apenas uma resposta correta. A videira cresce muito rapidamente e se apega às antenas para tudo o que estiver no caminho - para a videira vizinha, folhas e para si mesma. 3e no verão, trepadeiras não amarradas podem se entrelaçar, de modo que será difícil processar as plantas, se necessário, e a colheita não será uma tarefa fácil.
A liga adequada ajuda a distribuir as trepadeiras na treliça, de modo que cada uma receba luz solar e ar suficientes e, durante a floração, nada impede a polinização completa. Em uma vinha caótica e não regulamentada, devido à ventilação insuficiente, muitas doenças surgem e a iluminação insuficiente leva a uma perda parcial de rendimento. Os cachos com esse cultivo não se desenvolvem com força total, e as bagas são menores e perdem o sabor. Além disso, a liga segura as trepadeiras na treliça durante ventos fortes. Amarrando as uvas, o jardineiro distribui uniformemente as trepadeiras na treliça, mantendo-as no mesmo plano. Como resultado, os brotos não se misturam, e cada um deles, recebendo sua porção de luz e calor, desenvolve-se bem, produz frutos e consegue se preparar para o inverno.
Quando amarrar as uvas
As uvas são amarradas na primavera - uma liga seca e no verão - uma liga verde. A primeira vez que o procedimento é realizado após a remoção do abrigo. Brotos no inverno inspecionam e removem peças congeladas ou danificadas. A liga seca é muito importante antes da brotação. O fato é que a colheita de videiras pode danificar os rins, que neste momento são bastante delicados e vulneráveis.
A liga verde é realizada no verão em várias etapas. Os brotos são amarrados à treliça à medida que crescem, e isso deve ser feito várias vezes durante o verão. A primeira liga verde é realizada quando brotos jovens crescem de 40 a 50 cm e as videiras jovens precisam ser amarradas com muito cuidado - apesar de flexíveis, elas quebram com facilidade.
Vídeo: liga verde de várias maneiras
Tipos de Treliça
No ano do plantio, uma muda de uva jovem é amarrada a uma estaca. Isso é suficiente, pois no primeiro ano as forças da planta são direcionadas para o enraizamento e as videiras crescem um pouco. O crescimento ativo dos brotos começa no segundo ano e não há necessidade de ficar sem liga. Para o bom desenvolvimento do mato, você precisará de uma treliça.
A construção da treliça é simples e até mesmo um jardineiro inexperiente geralmente lida com essa tarefa. O mais simples é uma treliça de plano único. Tudo o que é necessário para ela são postes de metal ou madeira com 2,5 m de comprimento e um fio galvanizado ou revestido com polímero. O segundo é preferível, pois não apenas não enferruja, mas também não superaquece ao sol.
Os pilares são cavados ao longo da vinha a uma distância não superior a 3 metros um do outro, colocando-os no centro da cordilheira. Os parafusos são aparafusados em postes a uma distância de 0,5 m do solo e acima de cada meio metro. Em seguida, entre os postes, três ou quatro linhas de arame são puxadas, prendendo-o aos parafusos.
Para instalar uma treliça de dois planos, os postes são cavados ao longo das bordas da vinha e, em seguida, tudo acontece de acordo com o cenário descrito. Em vez de um par de pilares, às vezes um é feito com ripas transversais e o fio é preso às extremidades dessas barras transversais. Ao cultivar uvas nessas treliças, as videiras são enviadas dos dois lados, o que possibilita o cultivo de mais brotos em uma planta.
Métodos de liga de uvas
Diferentes materiais são usados para a garrafagem de uvas - cordéis, cordões, fios e vários ganchos. Cada método tem seus apoiadores e oponentes. A fita de nylon com 4-5 cm de largura, cortada em meia-calça, continua sendo o melhor material. Essas ligas são fáceis de prender e não prendem a videira quando ela cresce, pois o nylon é esticado. Além disso, este material é forte o suficiente e não rasga até o final do verão.
Tipos de suportes para videiras
Produtores experientes, especialmente se suas colheitas são cultivadas em escala industrial, estão constantemente procurando uma maneira rápida de ajardinar. Você pode entendê-las, porque quando você não possui 2 a 3 arbustos de uvas, mas 100 ou mais, levará muito tempo para dar um nó. E aqui tudo é usado - ganchos caseiros e anéis de arame, preparados nas longas noites de inverno, todos os tipos de cambrices, clipes e até um grampeador.
Galeria de fotos: maneiras de montar a vinha
- Um gancho de plástico segura de forma segura a parte aérea da uva
- A partir de pedaços pré-preparados de fio macio, é obtida uma fixação rápida
- Os cambrics de fábrica são fáceis de usar e confiáveis o suficiente.
- Um clipe simples prende a videira ao fio
- Um clipe torcido é uma excelente opção de montagem para fotos horizontais e verticais
- A fita de malha agarra a trepadeira e o arame e é presa com um grampeador - fácil, rápido e simples
Existem várias maneiras de amarrar nós. A escolha depende do método da liga e do material - por exemplo, é mais conveniente prender a videira horizontalmente, envolvendo-a na treliça com alumínio ou arame isolado. Ao amarrar brotos inclinados e verticais com barbante ou fita de malha, vários nós e loops são usados.
Liga verde e seca
Durante a liga seca, as trepadeiras de inverno são amarradas aos primeiro e segundo fios de treliça. Eles são sempre direcionados horizontal ou obliquamente. Isso se deve ao fato de que novos brotos vão dos brotos localizados nessas videiras, mas apenas os brotos superiores acordam em um arranjo vertical, o resto não se desenvolve. A videira, direcionada horizontalmente ao longo do fio esticado, é amarrada o suficiente para suportar as rajadas de vento.
Com um arranjo horizontal, é necessário torcer cuidadosamente o fio ao redor da videira e só depois amarrá-lo. Esse método corrigirá a fuga de maneira confiável, e a necessidade de inúmeras montagens desaparecerá por si só. Basta amarrar a videira em dois lugares.
À medida que os rebentos crescem, eles realizam uma liga verde. Os galhos jovens são amarrados verticalmente ao fio, colocando-os a uma distância suficiente um do outro. Para evitar que as videiras se danifiquem, é necessário prender bem. Se as uvas foram amarradas à treliça corretamente, como resultado, cada videira receberá a porção necessária de luz, calor e espaço para crescimento e desenvolvimento.
Liga com um arbusto em forma de leque
Existem muitas maneiras de formar um arbusto de uva. Para a Rússia central, onde as plantas precisam ser cobertas para o inverno, o formato de leque é uma opção clássica. Formada de acordo com esse esquema, a bucha consiste em mangas que emergem da base da planta. Localizados no mesmo plano, mas em ângulos diferentes, os brotos são facilmente removidos da treliça, empilhados em uma vala e protegidos pelo inverno.
No ano de plantio, até o final da estação de cultivo, permanecem 2-4 videiras nas mudas de uva jovens. Durante a primeira poda na primavera do segundo ano, restam dois brotos fortes - as mangas e encurtam para 2-4 brotos. Se restarem 4 rins, dois deles serão cegos. No outono, duas mangas com dois brotos devem permanecer. Na primavera do terceiro ano, dois brotos são novamente deixados nas videiras no inverno. As videiras são amarradas à treliça horizontalmente, e os brotos que emergem dos brotos são amarrados verticalmente. O arbusto de uvas formado e amarrado dessa maneira se assemelha a um leque. Daí o nome da formação - fã.
Eu tenho oito uvas crescendo no meu site, embora apenas duas variedades. O fato é que eu cresci a partir de estacas que cortei na cabana de um amigo. Esta foi a minha primeira experiência de enraizamento, mas todos criaram raízes. Distribuí-o para amigos, tive que plantar o resto em casa - não sei vender, mas minha mão não se levanta para jogá-lo fora. Meu marido fez uma boa treliça, com pouco mais de dois metros de altura. Formo arbustos com um ventilador, amarro-os com algo - com fios macios e listras de malha. Tudo fica bem, as videiras não são feridas, a única coisa que leva muito tempo e também no outono, você precisa relaxar tudo - ao mesmo tempo. E como todo jardineiro está procurando seu próprio caminho, eu também encontrei. As orquídeas crescem em minha casa e uma vez que prendedores de roupa e clipes especiais foram comprados para prender um caule de flor a um palito. Lembrei-me deles quando tricotava as uvas e decidi tentar. Os brotos, que eu dirijo horizontalmente, estão perfeitamente presos ao arame com esses prendedores de roupa. Eu tive que comprá-lo - é bom que eles sejam baratos, mas minhas 10 peças não foram suficientes para tudo. O próprio prendedor de roupa parece fraco, mas devido aos dentes fechados com um “caranguejo”, ele segura a videira de maneira confiável e, o que é mais importante, não a aperta durante o crescimento. A coisa mais agradável aconteceu no outono. Os prendedores de roupa são fáceis e simples de remover e o que é surpreendente - eles pareciam novos - nem as chuvas nem o calor os afetaram. Não sei quando as uvas crescerão, provavelmente essas pequenas travas não funcionarão, mas enquanto os arbustos são jovens e os brotos são relativamente finos - está tudo bem.
Todo o trabalho relacionado ao cultivo de uvas, do plantio ao abrigo durante o inverno, é agradável e não oneroso. Com a aparente complexidade, cuidar dessa cultura está além do alcance de um jardineiro iniciante. A única coisa necessária é tentar aprender o máximo possível sobre o plantio e o cuidado com as uvas. Não há ninharias - tudo é importante e, mesmo uma operação tão simples como a liga, você precisa fazer o que é certo.