Processamento de uvas com sulfato de ferro: controle de doenças e medidas preventivas

Pin
Send
Share
Send

O mercado moderno está repleto de novos remédios contra pragas de culturas hortícolas. Mas há também os antigos, comprovados como o sulfato de ferro, que é usado para processar uvas para a prevenção e controle de doenças das culturas.

Sulfato de ferro: prós e contras de uso

FeSO4, um composto inorgânico, um sal de ferro do ácido sulfúrico, parece grânulos ou pó de cor verde claro, às vezes com uma tonalidade cinza (marrom).

Os cristais de sulfato de ferro são de cor verde claro, às vezes com uma tonalidade cinza ou marrom.

Como agente inseticida, o vitríolo tem várias vantagens:

  • baixo custo significativo, o que é especialmente importante no processamento de grandes áreas do solo;
  • baixa toxicidade, menor que a do sulfato de cobre, oxicoma e outros agentes similares;
  • ampla gama de aplicações.

No entanto, a droga também tem desvantagens:

  • alta higroscopicidade, devido à qual o sulfato de ferro deve ser armazenado em um recipiente à prova d'água bem fechado;
  • oxidação rápida da solução, o que requer seu uso imediato após a preparação;
  • período de ação protetora no máximo duas semanas;
  • fácil lavabilidade pela chuva;
  • alta acidez e, como resultado, uma alta probabilidade de queimaduras de folhas e brotos, que começam a florescer. A pulverização é possível apenas na primavera ou no outono, quando não há vegetação e crescimento jovem nos arbustos da videira;
  • incompatibilidade com cal e compostos organofosforados.

O sulfato de ferro deve ser armazenado em um recipiente resistente à umidade: plástico ou vidro

Uso de vitríolo na viticultura

As uvas são uma colheita de frutas muito popular nos jardins do sul e centro da Rússia, mas as variedades mais doces e frutíferas são mais freqüentemente afetadas por doenças fúngicas. O tratamento com sulfato de ferro evita a propagação de infecções, protege os arbustos da clorose e impede o crescimento de musgos e líquenes.

Videiras saudáveis ​​e ricas em colheita são mais fáceis de cultivar se a parcela for tratada com sulfato de ferro em tempo hábil.

Controle de Doenças da Uva

Uma solução de 4-5% de sulfato de ferro (400-500 g do medicamento por 10 l) ajuda a curar doenças como:

  • oídio (oídio). Afeta folhas, inflorescências e frutos subsequentes. É especialmente comum em regiões com invernos amenos e no início da primavera quente. Quando severamente danificado, o micélio do fungo cobre as folhas e os cachos com um revestimento cinza, as bagas estouram e se transformam em carne. A doença reduz significativamente a produtividade;

    Bagas de oídio explodem e transformam a carne para fora

  • míldio (míldio). O primeiro sinal de uma doença é o aparecimento de manchas amarelas, avermelhadas ou marrons nas folhas. No verso, é visível um revestimento esbranquiçado macio de micélio. Bagas doentes amolecem e adquirem um tom lilás. Com danos extensos, o arbusto pode perder toda a folhagem e produtividade;

    As bagas de uvas afetadas pelo oídio perdem completamente sua apresentação

  • antracnose. As partes verdes da planta são mais suscetíveis à doença. Manchas marrons nas folhas e brotos aumentam rapidamente, os tecidos secam e se tornam quebradiços. Bagas afetadas são deformadas e se desfazem, não tendo tempo para amadurecer.

    Quando a antracnose, as áreas afetadas da planta secam e morrem

Devido à falta de ferro, as plantas desenvolvem clorose. Seus sinais:

  • branqueamento, amarelecimento e redução do tamanho das folhas, mantendo a cor verde das veias;
  • deformação e queda de brotos, flores;
  • secagem de brotos.

A clorose se desenvolve em uma planta devido à falta de ferro

Quando aparecem sinais da doença, os próprios arbustos e o solo são tratados com uma solução de sulfato de ferro à taxa de 50 grânulos por 10 litros de água. É completamente seguro para plantas e não causará queimaduras. Pulverize 1 vez em 5-7 dias para restaurar a suculenta cor verde das folhas.

Para limpar a casca dos musgos no início da primavera, você precisa tratar os arbustos com uma solução a 3% de sulfato de ferro - para proteger contra pragas do inverno. Deve ser pulverizado com cuidado, tentando garantir que a solução entre nas fendas do córtex, onde parasitas e esporos de fungos patogênicos podem encontrar refúgio.

Inibição do crescimento renal na primavera

O clima mudou nos últimos anos e, no meio da primavera, os riscos de geadas de retorno são altos. Se você pulverizar os arbustos com uma solução de sulfato de ferro a 3-4%, 5-7 dias após a remoção dos abrigos de inverno, uma fina película protetora se formará na superfície da planta. Isso interromperá o crescimento dos rins por 10 a 14 dias e ajudará a evitar a morte da planta no caso de um repentino estalo frio.

Para que as estacas cresçam melhor, antes de plantar no solo, elas podem ser tratadas com uma solução a 0,5% de sulfato de ferro. Assim, a planta interrompe o crescimento da parte aérea, mas o sistema radicular está se desenvolvendo intensamente. O arbusto será mais resistente a doenças e mudanças climáticas.

Em regiões com clima quente, onde não há necessidade de retardar o crescimento dos rins na primavera, são realizadas pulverizações combinadas: o sulfato de cobre é usado na primavera e o sulfato de ferro no outono. É importante escolher um dia seco e sem vento para o processamento, quando nenhuma chuva é esperada no dia seguinte, para que o produto não lave a planta.

Tratamento preventivo de outono

Depois que as folhas caem, é hora de cobrir os arbustos para o inverno. Mas primeiro, recomenda-se que as videiras e o solo sejam cuidadosamente tratados com uma solução de sulfato de ferro a 3-5%. Isso reduzirá significativamente o risco de doença no próximo ano, devido à morte de pragas no inverno e esporos de fungos.

A eficácia do processamento do outono será anulada se você não remover os restos de plantas das linhas de plantio caídas: folhas caídas, cachos. Neles, patógenos prejudiciais hibernam com segurança e, na primavera, danos ao mato são inevitáveis.

Precauções para trabalhar com sulfato de ferro

Embora o sulfato de ferro não seja considerado uma substância tóxica, o tratamento das plantas é realizado com a observância de medidas de proteção:

  • não deve derramar, dissipar o pó para evitar entrar no trato respiratório;
  • é necessário o uso de luvas de borracha, bandagem de gaze, respirador, além de roupas e óculos de proteção para evitar danos à pele e às mucosas;
  • após o tratamento, lave bem as mãos e o rosto, lave a boca.

Prepare a composição em um recipiente não metálico, vidro ou plástico e monitore cuidadosamente se todos os cristais estão dissolvidos.

Mantenha o pó fora do alcance de crianças e animais e use a solução no dia da preparação.

O sulfato de ferro continua sendo um remédio necessário contra pragas de uvas, apesar do surgimento de novos medicamentos. O uso oportuno da composição, em estrita conformidade com as instruções, fornecerá seus resultados no final da temporada. O rendimento de videiras saudáveis ​​e fortes é muito maior.

Pin
Send
Share
Send