Para a reprodução doméstica, as plantas mais diversas e exóticas nos chegam dos territórios ultramarinos. Em particular, tal refere-se ao ciclâmen Cycloth, uma descrição que já faz você pensar em sua criação em casa. Vamos nos familiarizar com este incrível representante da flora e conhecer seus requisitos básicos para o crescimento.
- Descrição botânica
- Escolha de um lugar em um quarto
- Iluminação
- Temperatura e umidade
- Substrato para cultivo
- Aterrissar em casa
- Sementes
- Ao dividir o tubérculo
- Características do cuidado para o ciclâmen
- Como regar uma flor
- Adubação adicional
- Plantas de poda
- Transplante correto
- Principais doenças e pragas
Descrição botânica
O ciclame foi apelidado de uma planta herbácea da família Mersin, embora alguns estudiosos a refiram a outra família - o Primrose.
Na natureza, a flor vive no Irã, no nordeste da África e no Mediterrâneo, mas na maioria das vezes pode ser encontrada na Turquia.
Algumas espécies utilizadas como plantas de interior são utilizadas com sucesso no tratamento da sinusite, mas em qualquer caso, vale a pena observar as medidas de segurança, uma vez que há risco de queima da mucosa.
Esta é uma das poucas plantas (em altura atinge 10-15 cm), florescendo no período de outono-inverno. Suas folhas são de até 15 cm de comprimento e têm uma forma em forma de coração com uma cor verde escura (pode atingir quase uma tonalidade prateada, que depende da variedade particular).
Também neles você pode ver um padrão de prata ou branco fino. As chapas de placa em pecioles carnudos localizam-se.
Em casa, você pode observar o florescimento do ciclâmen das Cíclades de novembro a março, e as flores parecem muito elegantes: têm pétalas curvas de rosa, vermelho, branco (ou de duas cores), com uma base de cores vivas. Em dias ensolarados, eles exalam uma fragrância agradável e pouco perceptível.
Na mudança na cor das pétalas, no tamanho das flores e na forma das folhas, há um certo padrão: pétalas de rosa pálido e folhas em forma de rim são mais típicas das plantas da Síria e do sul da Turquia.
Se falamos de flores trazidas da parte oriental desses países, elas serão maiores e as placas das folhas serão muito mais estreitas.
Além disso, para esta espécie é caracterizada por um tubérculo com raízes crescendo apenas a partir de baixo.
Escolha de um lugar em um quarto
Como qualquer outra planta, o esqueleto do Cyclamen requer alguma atenção, e ao mantê-lo em casa é importante levar em consideração vários parâmetros básicos: iluminação, temperatura, umidade do ar e composição do solo.
Iluminação
Apesar do fato de que o Cyclamen é uma planta que adora a luz, a luz solar direta em suas folhas ameaça o aparecimento de queimaduras nelas.
Portanto, é melhor colocá-lo de encaixe nas janelas do lado oeste ou leste da casa. Em caso de emergência é possível colocar potes com uma fábrica e em janelas do sul, só neste caso é necessário cobri-los.
Temperatura e umidade
Cultivando Cycloth em sua casa, é importante fornecer-lhe o melhor regime de temperatura. No inverno, a temperatura pode ser reduzida para +11 ... +14 ° C, mas no verão será melhor se os indicadores de temperatura se mantiverem em +18 ... +25 ° C. Os valores mais confortáveis para um crescimento e floração suficientes são + 11 ... +14 ° C.
Antes da formação dos botões, o ciclâmen deve ser regularmente pulverizado, mas assim que eles aparecem, este procedimento é terminado, caso contrário, o seu decaimento pode ocorrer. A água também pode ser adicionada ao palete, mas apenas se estiver cheia de turfa, argila ou pedrinhas.
Substrato para cultivo
A composição da mistura do solo também desempenha um papel importante no sucesso do cultivo da flor. Portanto, a fim de obter floração oportuna e abundante, é tão importante preparar o substrato certo.
A opção ideal é uma mistura de terra folha e grama (em proporções iguais) com a adição de cal picado, pedra britada calcária ou gesso antigo. Além disso, não se deve esquecer da drenagem, já que as plantas geralmente sofrem até de um pequeno excesso de umidade.
Aterrissar em casa
O plantio de cíclame em casa pode ser feito de duas maneiras: por sementes e dividindo o tubérculo. Ambos os processos não podem ser chamados de muito complicados, mas para obter o melhor resultado, deve-se abordar corretamente a preparação do material de plantio e lembrar algumas nuances do próprio pouso.
Sementes
Todo material de semente deve ter uma estrutura completa, e não é necessário comprá-lo, porque se você tem um ciclâmen florido, então você pode coletar as sementes dele.
Quando a planta polinizada forma uma caixa no tempo (ela amadurece por cerca de 4 meses), resta extrair as sementes e plantá-las em um substrato preparado. A principal coisa - o recipiente não deve ser muito profundo e não é necessário derramar muita mistura de terra.
Sulcos sob as sementes também são feitos pequenos - não maiores que 1 cm, entre sementes individuais deixam uma folga de 3 cm, o material de sementes é preenchido com uma pequena quantidade de solo e é muito importante controlar o nível de umidade do solo. Os primeiros tiros aparecerão em um mês.
Ao dividir o tubérculo
A reprodução do Cyclamen cyclamus com a ajuda de tubérculos é possível, mas em casa é indesejável. Este procedimento é realizado durante o período de descanso da planta e exigirá algum conhecimento especial de você.
Antes de dividir o bulbo, é extraído do solo e completamente seco, após o que é cortado em várias partes (para o início, é melhor usar apenas dois). É muito importante que cada peça obtida contenha um rim.
Todas as partes apreendidas são tratadas com carvão triturado e secas novamente. Então todo o processo vai de acordo com o cenário padrão: cada processo é plantado em uma panela separada, aprofundando alguns centímetros.
Se você decidir comprar partes prontas do tubérculo, preste atenção nos rins: eles devem estar inteiros e sem danos. Tal tubérculo é tratado com um acelerador de crescimento e deixado por um tempo em um local claro.
Uma planta jovem deve ser regada periodicamente, mas não inundada, caso contrário pode começar a apodrecer.
A reprodução do cíclame dividindo um tubérculo é um processo problemático, especialmente para iniciantes, mas há uma chance. Como alternativa, as crianças serão adequadas para o papel do material de plantio (elas criam raízes muito mais rapidamente).
Características do cuidado para o ciclâmen
Regar, alimentar, podar e transplantar plantas em um novo substrato desempenham um papel significativo em seu crescimento. O cuidado adequado sempre garante o desenvolvimento harmonioso de qualquer flor, por isso é tão importante saber sobre todas as nuances possíveis.
Como regar uma flor
O ciclame, assim como muitos de seus híbridos, requer irrigação regular, mas medida, especialmente durante a estação de crescimento.A introdução do líquido geralmente é feita por imersão e, quando a água é regada de cima, é importante controlar esse processo para que a água não entre nas folhas e nos tubérculos.
Será mais correto derramar o líquido pela borda da panela. Durante o período de descanso da planta, a quantidade de umidade é reduzida, mas a terra não deve secar.
Adubação adicional
No processo de floração ativa e crescimento da planta, ela deve ser alimentada 1 vez em 2 semanas, usando um fertilizante mineral complexo para essa finalidade (geralmente a dosagem necessária é indicada na embalagem). Após a semeadura da planta (quando cultivada a partir de sementes), nos primeiros 6 meses, juntamente com as composições minerais, é necessário adicionar matéria orgânica.
Plantas de poda
Aparar Cyclamen para o Kosic quase não é necessário, mas para o seu crescimento e desenvolvimento normal, é necessário remover flores desbotadas e folhas murchas no devido tempo, e as bases dos pedicels, propensas à decomposição, também precisam ser removidas.
Transplante correto
O transplante do cíclame (não apenas o Cósmico) deve ser realizado regularmente: todos os anos ao mesmo tempo, antes do início do brotamento. Geralmente esse tempo cai no meio do verão, quando novas folhas começam gradualmente a crescer.
Não subestime a importância deste procedimento, porque há 12 meses de solo no vaso fortemente esgotados, o que degrada e sua estrutura. Quando o transplante você tem que substituir completamente o mix de idade solo com uma nova remoção, obrigatória de raízes apodrecidas e mortas.
Se você quiser fazer seus ciclâmen viveu um longo tempo e para agradá-lo por sua cor, é importante para preparar uma mistura de solo adequada, que muitas vezes é criado a partir de folha de terra, húmus, turfa e areia.
solo Folha precisa de um pouco mais do que o resto dos ingredientes são tomadas em proporções iguais. Se você não tem vontade de se envolver em auto preparação do substrato, que pode ser comprado na prateleira em qualquer loja da especialidade.
Tendo lidado com o novo solo e escolher a capacidade adequada para o desenvolvimento de seus ciclâmen no fundo da panela faça um pequeno furo e via a drenagem na forma de seixos ordinárias ou argila expandida, que irá proteger a planta de alagamentos.
Depois de despejar novo solo na panela, não o ram, e para melhorar a saúde do ciclâmen antes de colocá-lo em um novo recipiente, simplesmente remova (desparafuse) algumas folhas velhas. O procedimento de transplante requer a remoção cuidadosa da planta de um pote antigo e a mesma transferência precisa para uma nova.
A flor deve ser colocada exatamente no centro, e em algum momento ela é mantida em peso, para não danificar as raízes. Eles estão bem espalhados e só então começam a despejar o resto do solo (primeiro o substrato é preenchido apenas com o fundo).
Para proteger a planta de danos às radículas, eles, juntamente com a lâmpada, são removidos da panela velha com a preservação do coma terrestre.
Principais doenças e pragas
As pragas mais perigosas para o ciclone ciclone são o ciclâmen e os ácaros, que podem ser removidos com inseticidas comuns.Quanto às doenças, na maioria dos casos a planta é exposta a ataques de podridão cinzenta e húmida, bem como a efeitos de putrefacção no sistema radicular.
O sistema vascular e os tecidos do ciclâmen são afetados pela fusariose, e os vasos estão completamente entupidos por microrganismos nocivos que liberam substâncias tóxicas.
É por causa deles que a flor deixa de receber o alimento certo e perece rapidamente. Os fungos podem ser armazenados no solo ou no caule por um longo tempo, esperando por um momento adequado para penetrar no sistema radicular da planta.
Quando exposto à podridão úmida (uma doença perigosa de origem bacteriana), o cíclame seca e seca rapidamente, seguido pela decomposição do sistema radicular.
A infecção é selecionada para a planta através da água durante a irrigação ou através de outra planta infectada. O pior é lutar com a doença é inútil, por isso só resta destruir a flor infectada.
As disputas de podridão cinzenta caem no ciclâmen com a ajuda do vento e da água, especialmente se a temperatura na sala é muito baixa e o nível de umidade é alto.
Muitas vezes há casos de infecção por antracose de ciclâmen - um fungo que é capaz de permanecer no solo por um longo tempo e afetar a área de crescimento de hastes de flores e folhas de plantas.