Transplante de morango no jardim: recomendações e nuances

Pin
Send
Share
Send

A necessidade de transplante de morango é causada pela peculiaridade de seu desenvolvimento: o envelhecimento dos arbustos hiberna pior e reduz significativamente o rendimento. A seleção adequada do local e época do ano para o transplante desempenha um papel significativo no desenvolvimento subsequente da cultura. É tão importante quanto fertilizar e proteger contra doenças e pragas.

Para que serve um transplante de morango?

Um transplante é necessário para obter uma rica colheita de frutas doces e perfumadas. Tendo plantações de morango de diferentes idades no jardim, você pode fornecer uma colheita estável a cada ano.

Um transplante é necessário para obter uma boa colheita anual de morango maduro.

Os morangos produzem frutos em um local por 3-4 anos, depois o número de bagas é reduzido e seu tamanho é notavelmente reduzido. O solo está esgotado, doenças e pragas estão se acumulando. Os morangos removíveis que dão frutos desde o verão até o início do tempo frio constante consomem nutrientes do solo mais rapidamente e requerem transplantes ainda mais frequentes. Para essas variedades, um transplante anual é ideal.

Este procedimento pode ser realizado durante toda a estação de crescimento, mas as plantas com raízes enraízam-se ainda mais. Também é necessário recuperar os arbustos após a colheita das bagas. Portanto, os morangos são transplantados duas a três semanas antes da floração ou duas semanas após a frutificação.

Que arbustos são usados ​​para transplantar

Os mais frutíferos são arbustos jovens que crescem em um local por pelo menos dois anos. Jardineiros experientes aplicam um transplante em um novo local para bigode enraizado ou arbustos partidos.

Os arbustos de morango jovens (bienais) são mais férteis

Para que o solo descanse, depois de cavar arbustos velhos por dois a três anos, são plantadas hortaliças.

Idealmente, não é necessário dar frutos aos arbustos que se propõem a propagar, rompendo os pedúnculos. O arbusto uterino deve ser forte, com um grande número de pedúnculos, frutífero.

Vídeo: como escolher um arbusto para transplantar

Métodos de transplante

Obter brotos é bem fácil:

  • use camadas vegetativas - bigodes,
  • plantas adultas são divididas em divisões.

A reprodução por sementes é bastante trabalhosa, as mudas resultantes nem sempre herdam caracteres varietais das plantas uterinas.

Bigode de enraizamento

Os brotos vegetativos dos morangos são chamados de bigode. Eles criam raízes com bastante facilidade, formando novas correspondentes à variedade de plantas. Um arbusto pode dar até 15 brotos com rosetas. O procedimento é realizado da seguinte maneira:

  1. Escolha um bigode saudável com botões de raiz.
  2. Eles são colocados no chão a uma distância de 20 a 30 cm do arbusto uterino e espremidos um pouco no chão.
  3. Ou o bigode é enraizado imediatamente em vasos com solo nutritivo.
  4. Em 2-2,5 meses, as mudas crescerão, que poderão ser transplantadas diretamente com um pedaço de terra, o que acelerará a sobrevivência dos brotos.

O bigode de morango pode ser enraizado imediatamente em vasos com solo nutritivo

Divisão Bush

Na maioria das vezes, ao dividir o mato, os morangos são propagados, dando poucos bigodes ou nem dando. Este método também é usado após um grande ataque de plantas no inverno. As plantas adultas são divididas em chifres, a partir de um arbusto, dependendo da idade, tamanho e rendimento, você pode obter até 10 mudas. Arbustos muito velhos não são adequados para esse método, eles produzem mudas fracas e você mal pode esperar pela colheita.

Normalmente transplante em um dia nublado:

  1. Escolha arbustos de morango com menos de três anos.
  2. O local é bem iluminado, fechado de ventos fortes.
  3. Eles cavam a terra um mês antes do transplante, fertilizam com húmus (1 kg por 10 m²). Se o solo for ácido, é aplicada cal (de 350 a 500 g por 1 m² de solo médio-pesado, dependendo da acidez do solo).
  4. Na véspera da aterrissagem, os cumes são derramados com água.
  5. Os arbustos são escavados no chão, as raízes são lavadas em um balde de água corrente.

    As raízes do arbusto uterino devem ser lavadas com água

  6. Divida delicadamente as raízes com uma faca ou mãos em várias partes.

    Raízes de morango são cortadas com uma faca em pedaços.

  7. Cavar buracos a uma profundidade de 30 cm, faça um nó na parte inferior.
  8. Segurando a muda com uma mão, a segunda endireita as raízes no buraco. Depois borrifam a saída com terra e pressionam-na com as mãos, para que não haja vazios no buraco.
  9. A distância entre as plantas seguidas não é inferior a 30 cm e entre as fileiras - 50-70 cm.

    Arbustos separados plantados de acordo com o esquema 30 a 50 cm

  10. Aplique uma aterrissagem de uma linha, duas linhas e carpete, ou seja, sólida.
  11. Os brotos plantados precisam ser regados e o solo deve ser polvilhado com cinzas ou turfa.

Quando é melhor transplantar morangos

Para o transplante, mudas jovens e saudáveis ​​são colhidas com brotos de raiz ou com um sistema radicular já desenvolvido, mas sem flores, uma vez que é menos provável que uma planta com raízes enraíze em um novo local. Nos arbustos, não deve haver vestígios de danos causados ​​por pragas e doenças.

Os melhores precursores de morangos são legumes, cebola, alho, cenoura e ervas. Você não deve plantar morangos nas camas onde batatas, tomates, pimentões, repolhos cresceram antes dele.

Transplante de morango na primavera

A melhor época para transplantar morangos é a primavera:

  • ainda há muita umidade no solo;
  • as plantas jovens durante o verão têm tempo para criar raízes, desenvolver o sistema radicular e também colocar botões de flores para o próximo verão.

Na primavera, os morangos são plantados no final de abril ou início de maio, com o solo a ser preparado no outono. Eles cavam um terreno para plantar em uma pá de baioneta, selecionam cuidadosamente as raízes das ervas daninhas, adicionam estrume apodrecido, composto ou húmus. O húmus, dependendo do cultivo do solo, pode precisar de até 10 kg por 1 m². m

Na primavera, os morangos são plantados no final de abril ou no início de maio.

No início, você precisa de rega regular para fornecer umidade às mudas. Umidade excessiva não é permitida, pois causa o desenvolvimento de mofo e podridão. Para impedir o desenvolvimento de doenças, o solo ao redor das mudas é polvilhado com cinzas.

Vídeo: transplante de morango na primavera

Além da prevenção de doenças, a cinza é uma fonte de potássio para as plantas.

Transplante de morango no outono

Você pode plantar morangos no início do outono, no final de agosto e no início de setembro. As vantagens indubitáveis ​​da plantação de outono:

  • adequado para o final da temporada de verão e, consequentemente, a disponibilidade de tempo livre para trabalhar;
  • chuvas frequentes durante este período, o que reduz a rega.

Os arbustos com as maiores bagas são marcados com antecedência no verão. As mudas são colhidas de plantas-mãe saudáveis, com dois anos de idade, que produzem as bagas mais doces e dão frutos em abundância. Muitos jardineiros plantam morangos no final de agosto ou início de setembro: as plantas precisam ter tempo para se enraizar bem antes do início do tempo frio estável (as mudas param de se desenvolver a temperaturas abaixo de 5 ° C). O solo é preparado o mais tardar 15 dias antes do plantio.

Vídeo: transplante de morango no outono

O transplante de morango é melhor realizado em tempo nublado ou à noite a uma temperatura não superior a 20 ° C: para plantas jovens, os raios abrasadores do sol são destrutivos.

Quais regras devem ser seguidas

Para que as plantas cresçam bem e dêem uma colheita rica posteriormente, é necessário conhecer certas regras:

  • as mudas devem ter pelo menos três folhas e um comprimento de raiz de cerca de cinco centímetros;
  • se as raízes tiverem mais de cinco centímetros, deverão ser aparadas para facilitar o plantio. Não há necessidade de poupá-las - as raízes dobradas no solo não proporcionam um desenvolvimento normal das mudas, o que acabará por levar a uma perda de produtividade;
  • o solo deve ser derramado com água antes do procedimento, o plantio é realizado "na lama";
  • em uma muda plantada corretamente, o ponto de crescimento (o chamado coração) deve estar nivelado com o solo. Se o plantio for bem feito, a planta se eleva acima do canteiro e pode secar. Mudas enterradas durante o plantio podem brotar e apodrecer.

    Para uma muda plantada corretamente, o ponto de crescimento deve estar nivelado com o solo.

Cuidados com o morango após o transplante

Os arbustos plantados podem ser cobertos com feno, estrume podre, grama recém cortada, serragem ou filme. A cobertura do solo mantém o solo solto e úmido e acelera o amadurecimento das bagas. No primeiro ano, as mudas geralmente não precisam de cobertura adicional.

Os morangos são cultivados em um só lugar por 3-4 anos. Durante esse período, ele absorve muitos nutrientes do solo, aumenta o número de pragas e doenças. Portanto, o jardineiro tem que mudar periodicamente o local de cultivo deste caprichoso, mas um fruto tão delicioso. Uma parcela é preparada com antecedência para o plantio de plantas jovens, e os canteiros vazios são fertilizados e plantados com hortaliças.

Pin
Send
Share
Send