A erva-doce é pouco conhecida pelos jardineiros russos. Externamente, é muito semelhante ao endro usual, mas o sabor é muito diferente e seu aroma não é tão pronunciado. No entanto, este tempero popular nos países do Mediterrâneo é muito saudável. Portanto, é perfeitamente possível ocupar um lugar na horta para um exotismo incomum.
Como é a erva-doce?
Erva-doce e endro familiares aos jardineiros russos pertencem à mesma família Umbrella. Externamente, eles são extremamente semelhantes, mas a semelhança termina aí. O aroma da erva-doce verde lembra mais o anis, o sabor é picante, com leves notas de doçura, o mato é poderoso (altura de 90 a 100 cm). O conteúdo de vitaminas, minerais e outras substâncias saudáveis erva-doce excede significativamente o endro.
O berço desta cultura é o Mediterrâneo (norte da África, sudeste e Europa Ocidental). Algumas espécies são encontradas na Ásia Ocidental, América do Sul e Nova Zelândia. Na natureza, cresce como uma erva daninha, quase sobre pedras nuas.
Suas propriedades curativas são conhecidas desde a antiguidade. Eruditos egípcios, gregos e árabes estavam bem cientes deles. A planta é mencionada em seus escritos por Hipócrates, Plínio, Avicena. E na Idade Média, o funcho foi creditado com uma capacidade sobrenatural de expulsar espíritos malignos. Um monte de verduras deve ser pendurado acima da porta da frente.
Em geral, o funcho é uma cultura perene, mas o clima na maior parte da Rússia permite que seja cultivado apenas como planta anual. A cultura acostumada ao clima tropical não tolerará os invernos Ural e Siberiano, mesmo que forneça abrigo.
Existem duas variedades: raiz e vegetais (também conhecidos como italiano ou florentino). O primeiro é caracterizado pela presença de um poderoso rizoma com um diâmetro superior a 1 cm, em forma semelhante a um eixo. O segundo pecíolo foliar na base do caule forma pequenas "cabeças de repolho" semelhantes às lâmpadas. Os jardineiros costumam cultivar erva-doce vegetal. Comestíveis todas as partes da planta - e verduras, frutas e "cabeças de repolho".
O caule de erva-doce é ereto, oco, redondo, ramificando-se intensamente mais perto do ápice. A altura da planta varia de 0,9 ma 2 m.As folhas se assemelham ao endro (pinhão fortemente dissecado) em forma, mas diferem na cor - no funcho são ligeiramente mais leves, com um tom azulado ou branco prateado. É especialmente claramente visível nas folhas superiores.
As plantas com flores ocorrem em julho-agosto. As flores são pequenas, amarelas ou verde-amarelas, coletadas em inflorescências, guarda-chuvas. Seu diâmetro varia de 3-4 cm a 12-15 cm e os frutos de cor verde-oliva ou verde-acinzentado amadurecem em meados de setembro. Amadurecendo, eles se dividiram em dois e desmoronaram rapidamente. Eles também têm um sabor característico de anis e um sabor adocicado leve.
A primeira vez que a planta floresce na próxima temporada após o plantio no solo, os jardineiros russos geralmente não observam esse fenômeno. Consequentemente, é impossível coletar independentemente sementes de erva-doce.
Para que serve uma planta e como usá-la
De acordo com o conteúdo de vitaminas e minerais, a erva-doce está muito à frente do endro usual. Particularmente dignas de nota são as vitaminas dos grupos B, A, C, cálcio, magnésio, potássio, selênio, cobre, cromo e ferro.
Todas as partes da erva-doce são amplamente utilizadas na medicina popular. É com base nisso que a conhecida água de endro é preparada por todos, que é usada como diurético, antiespasmódico e desinfetante. Sua ação é muito leve, sendo recomendada mesmo para bebês com cólicas, inchaço e cólicas no intestino.
O óleo essencial de erva-doce normaliza o estado do trato gastrointestinal, ajuda a remover as toxinas do corpo. Também é indicado para eliminar os efeitos de comer demais e melhorar o apetite. Na aromaterapia, é usado para aliviar o estresse crônico, para se livrar da ansiedade sem causa. Essa ferramenta também ajuda a normalizar o estado do sistema nervoso com frequentes ataques de agressão e simplesmente melhora o humor.
A tintura de folhas de erva-doce tem efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. É usado externamente no tratamento de doenças fúngicas, cicatrização de feridas, úlceras, dermatites e outros problemas de pele.
Quando seco, o funcho faz parte de muitas taxas de expectorante. Eles são prescritos para bronquite, pneumonia, laringite e outras doenças respiratórias.
Uma decocção de verduras é recomendada para mulheres que amamentam um bebê. Está cientificamente comprovado que tem um efeito positivo na lactação. E para as mulheres grávidas, esse remédio ajuda a se livrar dos ataques de enjoos matinais e a recuperar o apetite. Também é útil para problemas com gengivas e halitose.
Folhas e sementes de erva-doce são amplamente utilizadas na culinária. É quase parte integrante da culinária mediterrânea. Eles são adicionados a saladas (mesmo frutas), sopas, carnes e pratos de peixe. Erva-doce também é adequada para conservas domésticas. Pode ser incluído nas receitas de tomate em conserva, pepino, chucrute. "Patetas" também são comidos. Eles são cozidos ou assados inteiros, usados como acompanhamento. As sementes são adicionadas ao recheio de vários produtos de confeitaria e à massa de pão, usada para dar sabor a bebidas alcoólicas.
Existem contra-indicações. É estritamente proibido o uso de erva-doce com epilepsia. E se você o comer de forma moderada, é bem possível causar dores de estômago e intestinos. Há também uma reação alérgica. Erva-doce deve ser usada com cautela para aqueles que sofrem de crises freqüentes de diarréia.
Vídeo: Benefícios de saúde de erva-doce
Descrição das variedades comuns
Não existem tantas variedades e híbridos de erva-doce. A maioria deles pertence à variedade vegetal. Mas também existem variedades decorativas que são amplamente usadas no paisagismo. Eles se destacam com um tom incomum de folhas.
Variedades de erva-doce cultivadas por jardineiros:
- O aroma. Uma variedade de maturação média, as verduras podem ser cortadas 75 a 85 dias após o plantio. Produtividade - 2-3 kg de massa verde do mato.
- Luzhnovsky Semko. Uma planta bastante compacta, não superior a 0,5-0,6 m de altura. As "cabeças" são brancas como a neve, bastante densas, com pequenos vazios. O peso médio é de 200-220 g.
- Revendedor. Variedade de período de maturação médio, um dos menores (altura até 0,5 m). "Cabeças" pesando 100-120 g e são formadas mesmo em longas horas de luz do dia.
- Corveta Uma das novidades da seleção. Variedade tardia, o amadurecimento das "cabeças" leva de 120 a 125 dias. São pintadas na cor branco-esverdeada, atingem um peso de 250 a 380 g. A altura da planta é de cerca de 60 cm, mas pode-se obter de 1,2 a 1,2 kg de massa verde. O rendimento das "cabeças" é de até 2,7 kg / m².
- Soprano. A variedade é meio tarde (período de vegetação - 110-115 dias), as "cabeças" são brancas ou esverdeadas, muito perfumadas, densas. A altura do arbusto é de cerca de 1,5-1,8 m, a planta é poderosa, intensamente ramificada. O peso médio de uma "cabeça" alongada é de 100 g. A colheita de 1 m² é de cerca de 3-4 kg de vegetação e até 2,4 kg de "cabeça".
- O líder. A variedade é precoce, o amadurecimento técnico ocorre 1,5 meses após o plantio. O arbusto é poderoso, com cerca de 170-180 cm de altura, densamente frondoso. As folhas são grandes. Nos verdes, as folhas são colhidas antes da floração.
- Outono bonito. Outra variedade madura, pronta para ser cortada em 38 a 40 dias. O arbusto cresce rapidamente, com cerca de 150-180 cm de altura, e os verduras são muito macios, com um aroma leve.
- Rudy F1. A planta é híbrida, não funcionará para coletar sementes viáveis, mesmo que seja cultivada como perene. As "cabeças" são grandes (até 300 g), cor de salada pálida, formato esférico quase regular.
- Bronze gigante As folhas recém-florescidas são fundidas em cobre. Mude gradualmente para um marrom esverdeado.
- Purpureum. As folhas jovens são roxas com um tom de bronze. Com o tempo, muda para cinza-prata.
Galeria de fotos: variedades de erva-doce populares entre os jardineiros
- Aroma de funcho - Uma variedade comum de amadurecimento médio
- A compactação do arbusto de erva-doce Luzhnikovsky Semko não afeta a produtividade
- Udalets de funcho formam “cabeças”, mesmo em condições de horário diurno mais longo do que o habitual para a cultura
- Funcho Corvette - uma das mais recentes conquistas dos criadores
- Funcho Soprano se destaca com uma forma incomum de "cabeça de repolho"
- Colheita de erva-doce verde O Líder precisa ser cortado antes da floração
- Funcho Outono bonito - uma das primeiras variedades
- Erva-doce Rudi F1 tem uma "cabeça de repolho" muito apresentável
- Funcho Giant Bronze não apenas traz colheitas, mas também decora o local
- Erva-doce Purpureum parece muito impressionante e é amplamente utilizado em paisagismo
Condições necessárias para o cultivo
A erva-doce é merecidamente considerada bastante exigente nas condições de cultivo. Na Rússia, onde o clima é radicalmente diferente do mediterrâneo que ele conhece, seus "desejos" devem ser atendidos definitivamente se houver um desejo de colher.
O leito de erva-doce deve estar localizado em um local bem aquecido pelo sol. Na sombra e sombra parcial, as “cabeças” praticamente não se formam, os verdes ficam grosseiros, o aroma fica fracamente expresso. A erva-doce adora calor, mas não tolera calor extremo e seca muito bem. Portanto, é aconselhável construir uma cobertura sobre o canteiro do jardim a partir de qualquer material de cobertura de cor branca, que proteja as plantações da luz solar direta. Paradoxalmente, a planta não precisa de uma longa luz do dia.
Nas bordas, é desejável limitar o leito aos lençóis de ardósia escavados a uma profundidade de 20 a 25 cm - com deficiência de umidade, o funcho forma raízes longas que podem alcançar os leitos vizinhos e privar a água das culturas cultivadas ali.
Bons vizinhos para erva-doce são pepinos e couve. Todas essas plantas precisam de rega abundante. Além disso, com seu aroma, a erva-doce repele muitas pragas, sem pepinos e couve, e atrai insetos polinizadores. Mas espinafre, sementes de cominho, feijão, pimentão localizado nas proximidades influenciam negativamente a cultura, inibindo seu crescimento e desenvolvimento. Quaisquer plantas altas (como milho) criam uma sombra indesejada.
É melhor plantar erva-doce onde os vegetais que antes exigiam grandes doses de fertilizantes orgânicos (batata, repolho, pepino) eram cultivados. Se um novo canteiro estiver sendo preparado, no outono ele será cuidadosamente desenterrado, limpo de detritos vegetais, húmus ou composto apodrecido (8-10 kg por metro linear). O estrume fresco é estritamente excluído. Dos fertilizantes minerais, apenas fósforo e potássio (10-15 g por metro linear) são necessários. Em seguida, a cama é coberta com um filme e deixada até a primavera.
Solo arenoso claro, assim como solo argiloso pesado, não é adequado para a planta. A melhor opção é chernozem, sierozem ou barro com uma reação levemente alcalina. Para neutralizar o solo ácido, são introduzidas cal reduzida, farinha de dolomita, giz triturado e cinzas peneiradas.
O substrato no qual a erva-doce é plantada deve estar bem umedecido. Nesse sentido, as planícies são adequadas, onde a água de derretimento permanece por muito tempo. Mas na maioria das vezes não há sol suficiente. Portanto, cerca de uma semana antes do procedimento, você precisa realizar a irrigação com carregamento de água.
A temperatura ideal para a germinação de sementes de erva-doce é de pelo menos 20 ° C. Eles não vão morrer a 10 ° C, mas as mudas nesse caso terão que esperar pelo menos um mês. É importante seguir o padrão de plantio e fornecer água suficiente às plantas. Caso contrário, é provável que o funcho vegetal vá para a "flecha".
No mesmo local, a erva-doce pode ser plantada por 3-4 anos. Então o solo está esgotado, isso afeta negativamente o rendimento.
Cultivo de mudas de erva-doce e plantio de sementes no solo
O verão na maior parte da Rússia é bastante curto e imprevisível em termos de clima. E a estação de crescimento de algumas variedades de erva-doce (especialmente vegetais) é de 4 meses ou mais. Portanto, para que a cultura amadureça, é aconselhável cultivá-la com mudas.
A germinação das sementes é mantida por três anos. São semeadas de maneira que as mudas das variedades radiculares sejam transferidas para um local permanente na primeira quinzena de maio e as hortaliças na última década de junho. Em um plantio anterior, devido à falta de calor, as plantas podem se esticar, "cabeças" não se formam. Devido à alta concentração de óleos essenciais, as sementes de erva-doce germinam por um longo período de tempo. Levará cerca de 20 dias para esperar as mudas; isso é normal para a cultura. Em geral, o cultivo de mudas dura aproximadamente 9 a 10 semanas.
As mudas são cultivadas de acordo com o seguinte algoritmo:
- As sementes são embebidas por 4-6 horas em água à temperatura ambiente, uma solução de qualquer permanganato bioestimulante ou de potássio (rosa pálido), embrulhado em um pano úmido. Para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas, você pode gravá-las por 15 a 20 minutos em uma solução de um fungicida de origem biológica (Alirin-B, Ridomil-Gold, Baikal-EM). Então eles são secos para um estado solto.
- O transplante de erva-doce não tolera muito bem, portanto, é aconselhável semear imediatamente 3-4 peças em vasos de turfa, aprofundando em 1,5 a 2 cm, preenchendo solo universal para mudas ou uma mistura de húmus com lascas de turfa e areia (2: 2: 1 ) O substrato deve ser desinfetado e regado abundantemente. Após o plantio, as sementes são regadas novamente, cubra os recipientes com filme ou vidro. Até o surgimento, eles são mantidos em local escuro a uma temperatura de 20 a 23 ° C. A “estufa” é ventilada diariamente por 5 a 10 minutos, para que a condensação não se acumule.
- Assim que as sementes germinam, o funcho é transferido para o parapeito da janela, voltado para o sudeste ou sudoeste. As mudas são protegidas da luz solar direta. Ela não precisa de iluminação adicional. O cuidado com as mudas consiste na rega regular, assim que a camada superior do solo secar, afrouxando cuidadosamente o solo. Após duas semanas, eles podem ser alimentados com uma solução de qualquer fertilizante complexo para mudas.
- 7-10 dias antes do plantio, as mudas são pulverizadas com uma solução a 1% de uréia ou outro fertilizante contendo nitrogênio (isso afeta positivamente a imunidade das plantas) e começam a endurecer, levando-o ao ar livre e prolongando gradualmente o tempo gasto na rua.
Vídeo: como cultivar mudas de erva-doce
Cerca de uma semana antes do plantio das mudas, o solo do canteiro precisa ser bem afrouxado e nivelado. Ao mesmo tempo, o superfosfato simples é adicionado na mesma dosagem que no outono. O fósforo é especialmente necessário para variedades vegetais.
As mudas de erva-doce estão prontas para o plantio no solo após 45-50 dias. O intervalo entre as plantas é de cerca de 40 cm, entre linhas - de 50 a 60 cm. Se os vasos forem turfa, não será necessário removê-los dos tanques. A erva-doce é enterrada no chão até as primeiras folhas do cotilédone. Em seguida, o plantio deve ser abundantemente regado. Até que as mudas se enraízem e comecem a crescer, elas são especialmente protegidas da luz solar direta.
Ao plantar sementes diretamente no solo, elas são plantadas o mais uniformemente possível, com sulcos com um intervalo de 50 a 60 cm entre elas. No topo eles são cobertos com migalhas de turfa ou húmus (uma espessura de camada de 1,5-2 cm) e regados. Até que as sementes germinem, a cama é apertada com filme plástico ou material de cobertura preto. O melhor momento para o procedimento é a primeira quinzena de maio.
7-10 dias após a emergência, eles são afinados, deixando 20-25 cm entre as plantas adjacentes, se for erva-doce vegetal e 10-15 cm, se for raiz. As mudas "extras" não são retiradas, mas cortadas com uma tesoura.
Em regiões com clima quente, onde a erva-doce pode ser cultivada como perene, a semeadura de sementes é praticada no outono, no final de julho ou em agosto. Em outubro, o plantio definitivamente precisará ser “isolado” ao adormecer com uma camada de húmus, turfa, agulhas, serragem com uma espessura de pelo menos 10 cm.
Nuances importantes do cuidado da colheita
Erva-doce é bastante exigente em seus cuidados. A principal coisa que é necessária para o desenvolvimento normal das plantas é a rega adequada.
Trabalhar no jardim
A erva-doce não gosta de "concorrentes"; portanto, o solo do jardim deve ser eliminado regularmente. Cada vez, cerca de meia hora após a rega, deve ser cuidadosamente afrouxado a uma profundidade de 3-5 cm.
Variedades de vegetais 2-3 vezes durante a temporada de batata, construindo na base do caule um monte de terra com 5 a 7 cm de altura. Isso contribui para a formação de "cabeças" da forma correta em uma bela cor branca.
Se o cultivo de erva-doce for uma planta perene e exclusivamente para a massa verde, recomenda-se cortar os talos de flores à medida que se formam, para que o arbusto não desperdice força neles.
Rega
A erva-doce é uma planta muito higrófila. Se estiver frio lá fora, é regado a cada 4-5 dias, gastando 15 litros por 1 m². Em calor extremo e com seca prolongada, o solo terá que ser umedecido diariamente ou até duas vezes por dia. O melhor método é a irrigação por gotejamento ou aspersão, que permite que você molhe uniformemente o substrato.
Quanto mais leve o solo, mais frequentemente será necessário realizar o procedimento. O Mulch ajudará a reter a umidade no solo. Ela economizará o tempo do jardineiro para capinar.
Aplicação de fertilizantes
Erva-doce prefere fertilizantes orgânicos. A primeira vez que as mudas são alimentadas 12 a 15 dias após o plantio no solo, depois uma vez a cada três semanas. A planta é regada com infusão de estrume de vaca, fezes de pássaros, verduras de urtiga ou dente de leão. A matéria-prima é derramada com água morna, insistida por 3-4 dias em um recipiente sob uma tampa fechada. Antes do uso, ele é filtrado, diluído com água na proporção de 1: 8 (se for lixo, em seguida, o dobro) e adicione uma colher de sopa de superfosfato simples a 10 litros. Você também pode usar a infusão de cinzas de madeira e fertilizantes adquiridos à base de vermicomposto.
Preparações de inverno
O funcho não sobreviverá ao inverno na maioria das regiões russas. Portanto, como planta perene, é cultivada apenas no clima subtropical do sul (Mar Negro, Crimeia, Cáucaso). Para preparar a erva-doce para o frio, em meados de outubro, todas as hastes disponíveis são cortadas ao nível do solo sem deixar "tocos", o solo nas raízes é suavemente afrouxado. Como fertilizante, as cinzas peneiradas da madeira podem ser espalhadas pela cama. Contém as plantas necessárias nesta época do ano, fósforo e potássio.
Em seguida, a cama é coberta com húmus, migalhas de turfa, serragem, folhas de folhas e agulhas. É necessário criar uma camada com cerca de 10 cm de espessura.É indesejável usar palha. Os ratos habitam frequentemente. Se o inverno for prometido especialmente rigoroso, você pode jogar uma cama com galhos de pinheiro ou apertar com estopa, qualquer material de cobertura que permita a passagem do ar. Assim que a neve cai, eles a jogam por cima, formando um monte de neve.
Vídeo: Dicas sobre cuidados com funcho
Erva-doce em casa
Algumas variedades de erva-doce podem muito bem ser cultivadas em casa como culturas em vasos. Em "cativeiro" a planta raramente excede 0,5 m de altura, mas "cabeças" são formadas apesar disso, se você não perturbar as raízes. É desejável selecionar um recipiente para ele, volumétrico, com um diâmetro de 25 a 30 cm. É necessário um grande orifício de drenagem.
Para o cultivo de erva-doce, o solo universal para plantas de interior com a adição de grama fértil (3: 1) é bastante adequado. Para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas, um pouco de giz triturado ou carvão ativado é adicionado à mistura final.
As sementes são semeadas em vasos de 3-4 peças. Uma camada de drenagem de 2 a 3 cm de espessura é necessária no fundo do tanque, e elas agem da mesma maneira que no cultivo de mudas. Os verdes podem ser cortados quando a altura do arbusto atinge 30 a 35 cm, em média, são gastos de 2,5 a 3 meses no amadurecimento das "cabeças".
A erva-doce não gosta da luz solar direta, assim como o calor intenso; portanto, um vaso com uma planta é colocado no peitoril da janela de uma janela voltada para o leste ou oeste. No verão, pode ser retirado para o ar fresco.
O cuidado das plantas consiste em regar e adubar regularmente. Os fertilizantes são aplicados a cada 2-2,5 semanas, usando qualquer produto de biohumus nas lojas. A erva-doce é regada assim que o solo superficial seca de 1,5 a 2 cm de profundidade. Em calor extremo, você pode pulverizar adicionalmente a planta ou aumentar a umidade do ar de outras maneiras.
Doenças de plantas e pragas
Erva-doce naturalmente tem boa imunidade, por isso raramente sofre de doenças. E o cheiro apimentado inerente aos verdes afasta com bastante eficácia muitas pragas. Mas às vezes a infecção ainda não é evitada.
A melhor prevenção é o cuidado competente da planta. A rega oportuna e a cobertura são especialmente importantes. Também é necessário cumprir o padrão de pouso. Se as plantas no jardim estão localizadas de perto, as doenças se espalham muito mais rapidamente.
Das doenças do funcho, as mais perigosas são:
- Cercosporose. As folhas são cobertas com pequenas manchas amareladas, como se fossem manchas "quebradas". Gradualmente, eles escurecem, crescem, se fundem, o tecido afetado fica marrom e morre. Para prevenção, a cama é polvilhada com cinzas de madeira ou giz triturado, a água para irrigação é substituída periodicamente por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. Para lidar com a doença, qualquer fungicida é usado. Dos antigos remédios testados pelo tempo, o mais eficaz é uma solução a 2% de Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Mas você pode usar medicamentos modernos que contêm cobre - Kuprozan, Kaptan, Skor.
- Folhas de ferrugem. Tubérculos ou manchas marrom-avermelhadas aparecem na parte da frente da folha; o lado errado é apertado com uma camada contínua de placa de açafrão "desgrenhada". As medidas preventivas são as mesmas da cercosporose. Se a doença é notada em um estágio inicial, é bem possível lidar com remédios populares - uma solução de carbonato de sódio, enxofre coloidal, uma infusão de cebola ou alho, kefir diluído 1:10 com água ou soro de leite com iodo adicionado (gota por litro). Em casos graves, são usados fungicidas - Horus, Topázio, Oleokuprit, Rayek.
- Podridão da haste. Nas hastes, a partir da base, aparece um revestimento branco e macio, que lembra algodão, depois manchas verde-acastanhadas, escorrendo com muco lamacento, espalhadas neste local. Para a profilaxia, as plantas devem ser periodicamente polvilhadas com cinza de madeira ou enxofre coloidal. Após a detecção da doença, a placa é lavada com um pano macio umedecido em vodka, as áreas afetadas são desinfetadas lavando com uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio ou 2% de sulfato de cobre. Depois são polvilhados com giz triturado ou carvão ativado.
- Podridão da raiz. A doença é muito difícil de detectar a tempo. Parece que a planta está perdendo o tom e murcha sem motivo. Somente quando já foi longe, a base do caule escurece, torna-se viscosa ao toque, espalha um cheiro desagradável de putrefação. O molde pode aparecer no chão. É melhor cavar e destruir a planta imediatamente, eliminando assim a fonte da infecção. O solo deste local é desinfetado derramando uma solução a 5% de sulfato de cobre. Se a doença foi notada a tempo, a rega é drasticamente reduzida ao mínimo exigido, substituindo a água por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio, grânulos de Trichodermin e Gliocladin são introduzidos no solo.
Galeria de fotos: sintomas de doenças de funcho
- Quaisquer preparações contendo cobre são usadas para combater a cercosporose.
- A ferrugem das folhas é uma doença fúngica comum nas culturas hortícolas.
- A podridão da haste se espalha de baixo para cima.
- É extremamente difícil perceber a podridão das raízes a tempo e é possível lidar com isso apenas no estágio inicial do desenvolvimento.
A cultura é afetada pelas seguintes pragas:
- Pulgões. Pequenos insetos de cor preto-marrom ou verde-amarelo se apegam a folhas jovens, inflorescências. Eles se alimentam do suco das plantas, de modo que os tecidos afetados ficam amarelos, descoloridos e secos. Para prevenção, o funcho é pulverizado com infusões de cebola ou alho, folhas secas de tabaco, pimenta vermelha quente, casca de laranja. Esses mesmos remédios populares ajudarão a lidar com a praga se sua aparência for notada a tempo. Somente a frequência dos tratamentos precisa ser aumentada de uma vez a cada 7-10 dias para 3-4 vezes ao dia. Na ausência de efeito, são utilizados inseticidas de ação geral - Mospilan, Tanrek, INTA-Vir, Spark-Bio.
- Tripes. Vagas manchas amareladas aparecem na frente, toques prateados finos por dentro. Se você olhar de perto, considere os pequenos "bastões" pretos - essas são as próprias pragas. Para a profilaxia, as plantas são pulverizadas com uma espuma de sabão doméstico ou verde, uma solução de enxofre coloidal. Para combater a praga, Confidor-Maxi, Almirante, Fury, Actaru são usados.
- Wireworm (larva de besouro quebra-nozes). Ele roe as raízes das plantas, como resultado de funcho morre, não recebendo nutrição suficiente. Para prevenção, qualquer siderata é plantada nos corredores, exceto o feijão. Especialmente a lagarta não gosta de mostarda. As armadilhas também são um bom efeito - recipientes escavados no chão cheios de pedaços de batatas cruas, cenouras e beterrabas. No caso de uma invasão em massa, são utilizados os preparados Bazudin, Provotox, Pochin.
- Lagartas de uma colher de borboleta. Lagartas se alimentam de vegetação e são capazes de comer plantas em questão de dias, deixando apenas caules nus. Para proteger contra adultos, eles usam bitoxibacilina, lepidocida, feromônio especial ou armadilhas caseiras. As borboletas são atraídas usando recipientes cheios de xarope de açúcar, diluídos em água, mel e geléia. Para combater lagartas, Decis, Actellik, Fufanon são usados.
Galeria de fotos: como as pragas perigosas procuram erva-doce
- Pulgões - uma das pragas de jardim mais ativas, ela também não recusará erva-doce
- Tripes comem sucos de plantas, como resultado, perdem sua cor
- Dificilmente existe um jardineiro que nunca tenha visto uma minhoca
- As lagartas de uma colher de borboleta podem literalmente em alguns dias devorar toda a vegetação do mato de erva-doce
Colheita e armazenamento
Os vegetais de erva-doce são cortados quando a altura da planta atinge 30-35 cm. Neste momento, seu aroma é mais pronunciado e as folhas ainda são bastante macias. As "cabeças" são consideradas maduras quando o diâmetro atinge 8 a 10 cm e, na maioria das vezes, são cortadas na própria superfície do solo. Mas se você deixar um "toco" com 2 a 3 cm de altura, em algumas semanas, verduras frescas começarão a crescer neste local. O melhor horário para o procedimento é de manhã cedo (até o orvalho secar) ou a noite após o pôr do sol.
Verduras frescas e "cabeças" por uma semana podem ser armazenadas na geladeira, em um compartimento especial para legumes e frutas, envolto em uma película aderente. A "vida útil" deste último pode ser prolongada por 6-8 semanas, enterrando-o em uma caixa de areia, que é colocada no porão, na adega e em outra sala com temperatura de 2-4 ° C, baixa umidade e boa ventilação. Primeiro, você precisa remover todas as folhas das “cabeças” e cortar o caule, deixando apenas um “pecíolo” de 8 a 10 cm de comprimento e também secá-lo por 2-3 dias ao ar livre.
As sementes de erva-doce são colhidas quando os guarda-chuvas das inflorescências mudam de cor de verde amarelado para marrom. Eles são cortados e pendurados para secar em uma sala com temperatura não superior a 30 ° C, proporcionando boa ventilação e colocando um jornal ou tecido por baixo. As sementes secas se derramam. Então eles precisam ser limpos de detritos de plantas. Armazene-os em sacos de papel ou de linho em um ambiente fresco, seco e escuro.
Da mesma forma, verduras de funcho secas. Não perde seu aroma característico por 1,5 a 2 anos e retém benefícios. Também pode ser congelado. Para fazer isso, as folhas são separadas dos caules, lavadas, secas, dispostas em bandejas de papel ou assadeiras e por 2-3 minutos enviadas ao freezer, incluídas no modo de congelamento por "choque". As folhas acabadas são dispostas em pequenas porções em sacos especiais com um fecho hermético. Descongelar e congelar novamente não funcionará - a erva-doce se transformará em uma lama viscosa apetitosa. Pode ser armazenado no congelador por 6-8 meses.
Vídeo: como preparar erva-doce para o inverno
O funcho é amplamente utilizado na culinária e na medicina tradicional. Você não pode chamá-la de planta fácil de cuidar, mas os esforços gastos pelo jardineiro são recompensados com a colheita recebida. Na maior parte do território da Rússia, é cultivada como uma colheita anual, portanto você não pode se preocupar com abrigo para o inverno. Os criadores criaram várias variedades, cada jardineiro pode escolher o mais adequado para si.