Pepinos pertencem às colheitas anuais de abóbora trepadeira. Suas hastes longas e suculentas, com mais de dois metros de comprimento, se estendem ao longo da superfície da terra e sobem nos suportes, agarrando-se a tudo com bigode. Essa importante característica fisiológica deve ser considerada ao cultivar vegetais.
Liga de pepino: por que esse procedimento é necessário
Pepinos podem ser deixados para crescer livremente e não amarrados. Eles podem se espalhar pelo chão, espalhando seus chicotes em direções diferentes.
Mas crescer em um suporte tem várias vantagens:
- uma planta fixada em um suporte é melhor iluminada pelo sol e soprada pelo ar, as flores são mais polinizadas e mais frutos são formados;
- com a liga adequada, o risco de danos a várias doenças que ocorrem quando caules, folhas e frutas entram em contato com o solo úmido é reduzido;
- as plantações tornam-se compactas, pois cada planta ocupa menos espaço;
- a produtividade aumenta, porque os cílios que crescem para cima são mais longos e formam uma quantidade maior de ovário;
- o cuidado com essa cama é muito facilitado (é mais fácil remover ervas daninhas, molhar, soltar etc.);
- as frutas ficam no ar e não caem no chão, tornando-as mais visíveis e fáceis de coletar.
Ao executar o trabalho, é recomendável seguir as seguintes regras:
- os dispositivos de suporte são instalados com antecedência para não danificar o sistema raiz;
- os brotos começam a amarrar quando atingem um comprimento de 0,2-0,3 m (abaixo de 4-5 folhas);
- não é necessário apertar a haste com muita força no suporte, porque o cabo pode transmiti-la ou cortá-la;
- quando os rebentos crescem até a borda superior do suporte (mais de 2 m), eles precisam ser beliscados;
- os rebentos laterais que cresceram e se projetam para os lados são removidos, deixando o rebento principal e vários galhos fortes.
O suporte deve ser forte o suficiente para suportar toda a massa de caules, folhagem e frutos em crescimento.
No começo da minha atividade de jardinagem, quando não tinha experiência suficiente, simplesmente plantei pepinos nos buracos no chão. Seus cílios se espalharam em torno do metro por dois metros e foi difícil se aproximar da planta. Eu tive que varrer um monte de folhas para ir até o mato. Caso contrário, era impossível regá-lo. A busca por frutas se transformou em uma emocionante busca. É raro quando era possível coletar pequenos pepinos puros, mas não se sabia de onde vinham as enormes gemas.
Vídeo: por que os pepinos precisam de uma liga
Os principais métodos de cílios de pepino em liga
Existem várias maneiras pelas quais você pode pegar cílios de pepino no chão e direcionar o crescimento deles. Cada um deles tem prós e contras. Ao escolher um método de pepino em liga, deve-se levar em consideração as características do local, o nível de iluminação, a umidade do solo e outros fatores.
As opções mais usadas para fixar brotos de pepino no suporte:
- a liga é vertical;
- a liga é horizontal.
É melhor não amarrar as hastes com cordas ou barbantes finos, pois elas podem danificar as fotos durante fortes rajadas de vento. Ao cultivar em campo aberto, recomenda-se o uso de tiras largas de tecido (2-3 cm).
Liga de pepino
Na maioria das vezes, os jardineiros usam fixação vertical de cílios de pepino.
A essência do método é a seguinte:
- Instale um suporte em forma de U. Você pode dirigir duas colunas das extremidades das camas, puxar uma corda grossa e forte ou arame por cima. Porém, mais confiável será uma estrutura rígida (na forma de uma barra horizontal) com uma travessa de um tubo ou barra.
- O número necessário de cordas (tiras de tecido) igual ao número de buchas de pepino está amarrado à guia horizontal.
- As extremidades penduradas são amarradas às hastes com um leve aperto, para que a planta não fique suspensa livremente no ar.
- À medida que a filmagem cresce, você precisa apontar para cima e enrolar a coroa ao redor da corda.
Vídeo: construímos uma treliça para a liga vertical de cílios de pepino
Existem várias modificações neste método:
- liga de linha única - para cada uma das linhas localizadas a uma distância de 30 a 35 cm uma da outra, é feita uma estrutura de suporte individual;
- liga de linha dupla - os suportes são instalados para duas linhas adjacentes, as cordas para os cílios são colocadas em ângulo e não estritamente na vertical;
- liga individual - cada chicote é enviado em um suporte separado (coluna, haste, etc.), como para tomates ou pimentões.
O esquema vertical de pepinos em crescimento permite colocar um grande número de arbustos em uma pequena área. A amarração vertical é conveniente para variedades com uma capacidade não muito pronunciada de ramificar lateralmente ou ao formar uma cultura em uma haste.
Liga de pepino
Se forem cultivadas variedades arbustivas de pepinos, variedades com numerosos galhos, é mais aconselhável usar chicotes horizontais.
Essa construção é construída de maneira muito simples:
- Eles cavam duas colunas de blocos de madeira ou tubos de metal nas extremidades dos canteiros de pepinos.
- Entre os suportes instalados, estique um fio ou corda forte em várias linhas a uma distância de 25 a 30 cm um do outro.
- As hastes são primeiro fixadas à corda inferior (são amarradas ou são usados colchetes especiais); depois, à medida que os cílios crescem, eles passam para níveis mais altos. Nesse caso, a sessão pode envolver-se livremente em torno de uma corda.
- Geralmente, brotos centrais longos são tecidos em torno das cordas superiores, e os ramos laterais ocupam as camadas inferiores.
- Cílios muito longos são encurtados para que não pendurem e não ocultem outras plantas.
Uma variação desse método é a treliça, quando os arbustos são plantados entre duas fileiras de cordas e crescem no meio do sistema de suporte.
As gavinhas apegadas precisam ser periodicamente corrigidas e a fuga deve crescer na direção certa, porque ele não será capaz de escolher o caminho certo por conta própria.
Vídeo: liga vertical e horizontal de cílios de pepino
Grade para liga e outros métodos
Na popa das duas maneiras principais, alguns produtores de vegetais praticam o uso de outras opções originais e às vezes incomuns para amarrar os cílios dos pepinos.
Uso da grade
Em lojas especializadas em jardinagem, é possível encontrar à venda uma malha grossa de plástico resistente, projetada para o cultivo de plantas de escalada e tecelagem.
É esticado entre dois postes verticais. Para que o material não ceda sob o peso da massa vegetativa verde, é adicionalmente fixado aos suportes intermediários após 1-1,5 m. Agarrando-se às células com antenas, os pepinos vagam livremente pela grade. Você pode construir uma estrutura semelhante de ripas finas de madeira ou shtaketin, bem como fios ou hastes de metal.
Você não pode pegar uma malha com uma malha fina, a planta não poderá subir nela.
Vídeo: pepinos em uma grade
Pirâmide
Plantar na forma de uma pirâmide implica as seguintes ações:
- Os pepinos plantam em círculo com um diâmetro de cerca de 1,5-1,8 m, no centro do qual está instalado um poste alto de metal ou madeira.
- Um pequeno pino está preso perto de cada arbusto.
- Em seguida, as hastes são amarradas com cordas à coluna central em um ângulo de cerca de 65-70 °, formando uma pirâmide.
Como opção deste método, você pode usar vários paus ou hastes longas presas ao redor do perímetro entre as plantas e conectadas em um ponto central pelas extremidades superiores. Cordas em várias camadas se estendem entre os suportes intermediários. Como resultado, toda a estrutura lembra um pouco uma cabana. A construção parece bastante incomum.
Vídeo: pirâmide de pepino
Barris
Em áreas com uma área pequena, para economizar espaço ao plantar pepinos, você pode usar barris cheios de mistura nutritiva do solo. Ao mesmo tempo, os cílios dos pepinos ficam pendurados ao longo das bordas, decorando assim o recipiente.
Para pepinos de frutos pequenos, uma plantadeira suspensa pode ser usada como tanque de desembarque, cujos chicotes cairão livremente.
Meu bom amigo cultiva pepinos em barris há vários anos, a cerca de um metro do hozblok. Parte das hastes está em voo livre e trava, cobrindo os lados de metal dos barris. Outra parte das cordas tece no telhado do edifício. Acontece uma varanda verde, além da qual você nem consegue ver os prédios mais perto da queda.
Vídeo: pepinos em um barril
Liga de Arco
Entre arcos de plástico ou metal (para estufas), cordas ou arames de suporte são esticados horizontalmente em vários níveis, ao longo dos quais as videiras de pepino se enrolam.
Treliça natural
Os arbustos de pepino podem ser simplesmente plantados ao longo de cercas e cercas, que atuam como treliças. Os cílios amarrados com barbante ou barbante estão presos a eles.
Alguns engenhosos residentes de verão envolvem pepinos em torno de todos os tipos de escadas, arcos, paredes e outras estruturas usadas no projeto paisagístico. A planta de escalada pode ser liberada no suporte acabado ou na estrutura comprada na loja.
Galeria de fotos: Métodos incomuns de liga de pepino
- Pepinos são até amarrados a rodas de bicicleta
- Pepinos trançam com sucesso as paredes dos mandris
- Arcos trançados por cílios de pepino parecem muito impressionantes
- A peruca de pepino será um lugar favorito para as crianças brincarem
Como cultivar pepinos em campo aberto sem uma liga
Em princípio, os cílios de pepino não podem ser amarrados, esta planta de abóbora cresce com sucesso no chão. Ao cultivar brotos, eles tentam espalhar uniformemente as hastes no jardim para que não se obstruam e não se apeguem ao bigode. As variedades polinizadas por abelhas, que produzem um grande número de brotos laterais frutíferos, beliscam necessariamente:
- o caule principal é encurtado após 4-5 folhas;
- as paredes laterais apareciam já apertadas sobre a segunda folha.
O procedimento de pinçamento causará aumento da formação de inflorescências femininas com um ovário. Novos híbridos varietais não precisam ser brotados.
Se você não podar as hastes, o arbusto crescerá incontrolavelmente, aumentando a massa verde. A produtividade será extremamente fraca e a fábrica será esgotada antes do tempo.
Quando meus pepinos cresceram em um leito de terra, troquei os galhos periodicamente para que houvesse pequenos pontos de terra livre que pudessem ser usados para abordar plantas para irrigação ou cobertura. Às vezes, ela simplesmente pegava uma tesoura e cortava as partes mais grossas dos desembarques.
Amarrar pepinos é a técnica agrícola mais importante, que permite obter uma colheita rica. Existem tantos métodos que todo jardineiro é livre para escolher o mais adequado para ele. Suporte para cílios de pepino pode ser um trabalho arquitetônico de paisagismo.