Os europeus viram essa bela liana com folhas esculpidas na floresta tropical da América do Sul e imediatamente a batizaram de monstro, monstro. Então ela entrou em nossas casas com esse nome, adicionando simultaneamente a letra "e" a ele.
Como cuidar e reproduzir Monstera em casa, descreveremos a seguir.
Monstera na natureza - descrição da planta
Monstera é uma grande planta tropical, liana verde, família Aroid. Seu habitat nativo é a parte equatorial da América, para ser mais preciso - Brasil e México. Mais tarde, ela foi trazida para a Índia e se estabeleceu com sucesso lá.
Uma monstera pode crescer até 20 metros de comprimento, agarrada às árvores. Ao longo do tronco da trepadeira, você pode ver as raízes aéreas descendentes. As folhas do monstera são grandes, de até 90 centímetros, geralmente pinadas e perfuradas. Monstera floresce na espiga, formando uma baga completamente comestível.
Note-se que em algumas espécies de folhas de monstros são venenosas, portanto, uma pessoa que comeu um pedaço de uma planta pode sofrer queimaduras nas membranas mucosas ou envenenamento.
A descoberta do monstera pelos europeus está intimamente relacionada à lenda das plantas assassinas. Naqueles tempos distantes, as pessoas viam esqueletos de animais e pessoas nas florestas, permeados pelas raízes aéreas dessa trepadeira gigante. E a imaginação pintou uma imagem de como uma planta mata todos os seres vivos com seus tentáculos, embora, na realidade, as raízes brotassem através dos restos esqueletizados. Talvez seja por isso que ela foi chamada de monstro (monstrum), traduzida do latim, significa monstro.
No século XVIII, a planta mudou-se para a Europa e começou a conquistar o coração das pessoas e um lugar em suas casas. Então, junto com as colônias britânicas, chegou à Índia e se espalhou para o leste.
Agora Monstera é uma planta de casa favorita. A variedade de espécies permite escolher uma videira tropical de quase qualquer tamanho: para uma pequena sala ou sala de estar, ou para uma estufa.
Para crescer com sucesso em uma sala, ela precisa de luz difusa, alta umidade e apoio ao crescimento.
Muitas vezes, nas lojas, eles nos vendem um monstro como um filodendro e vice-versa. De fato, as plantas jovens são muito difíceis de distinguir uma da outra, e até 1763 era um gênero Philodendron. Ambas as espécies são aróides, são trepadeiras com folhas de cirro, florescem da mesma forma, mas ainda há uma diferença. O filodendro cortado secreta suco leitoso de cor vermelha, laranja e amarela, às vezes o suco é incolor, mas, quando exposto ao ar, fica marrom.
Tipos e variedades com nomes
Dependendo da sala em que você deseja cultivar uma videira tropical, você pode adquirir diferentes tipos. Para estufas altas e espaçosas, as seguintes variedades são adequadas: Adanson, oblíqua e deliciosa. Para a casa, escolha videiras mais compactas: uma delicada, seu tipo de monstro - Alba, Borzig, fino.
Monstera é delicioso. O segundo nome é atraente. O tipo mais popular para cultivo interno. Em tenra idade, suas folhas são inteiras, em forma de coração e, em um adulto, as plantas crescem até 60 cm de diâmetro e são fortemente dissecadas. Em condições internas, o monstera delicado não cresce acima de três metros, e em estufas e na natureza - 12 metros. Com os devidos cuidados, floresce com uma espiga grande, cujo comprimento é de 25 centímetros e a largura de 20 centímetros. Após a polinização, aparece uma fruta que amadurece por vários meses e tem gosto de abacaxi.
Monstera variegate, também conhecido como Monstera Alba. Uma variedade de deliciosos, mas com folhas brancas variadas. Cresce lentamente, aumenta a demanda por luz e nutrição. Os espécimes holandeses vendidos geralmente perdem sua diversidade e se tornam monstros comuns de iguarias.
Monstera Borzig. Muito comum no México, folhas de penas de tamanho médio, com até 30 cm de diâmetro, bom para um quarto. Comparado a um monstro gourmet, possui caules mais finos e cresce bem. Quase todas as plantas holandesas da variedade Borzig.
Monstera Adanson (perfurada, cheia de buracos). Uma videira de oito metros com folhas ovóides de 25 a 55 centímetros de comprimento e 20 a 40 centímetros de largura. A placa da folha é fechada com orifícios ovais e redondos, desiguais, expandindo-se para o pecíolo. Raramente floresce na sala, com uma orelha estreita de até 12 centímetros de comprimento.
Monstera é oblíqua. Ele também tem os nomes: Monstera Expilate e Crescent Monstera. Habitante das florestas tropicais do Brasil e da Guiana. As folhas são ovais, longas e estreitas, que, devido ao ar seco da sala, podem se tornar muito pequenas, o que faz com que a planta pareça cuidada. O melhor lugar para crescer é uma estufa molhada. É aí que os entrenós se tornam curtos e as folhas crescem até 25 centímetros de comprimento e 15 cm de largura.
Monstera é magro. Liana pequena com folhas a céu aberto. Cresce muito lentamente e até um adulto não excede 150 centímetros. A folha se desdobra inteira, em forma de coração, mas acaba se tornando aberta. Em uma planta ao mesmo tempo, as folhas podem estar em diferentes estágios: inteiros e dissecados, diferentes em comprimento e largura. Parece muito impressionante, despretensioso, mas raramente encontrado à venda.
Galeria de fotos - Monster Grades
- Monstera color - espiga com manta branca
- Folhas variadas têm partes brancas em uma placa de folha
- Monstera precisa de suporte
- Ao comprar um monstro, lembre-se de que ele cresce tanto quanto em largura. Ela precisa de muito espaço livre
- Em países quentes, você pode cultivar monstros na rua
- Monstera oblíqua com seus orifícios ovais
- Monstera deliciosa (petiscos) é mais comum na floricultura de interior
- Variedades muito raras de monstera - folhas amarelas
Condições da casa - tabela
Parâmetro | Primavera - verão | Outono - inverno |
Temperatura | Até 28 graus de calor | De preferência até 20 graus |
Umidade | Requer pulverização constante | |
Iluminação | Janela norte, leste, oeste ou na parte de trás da sala com uma janela sul | |
Rega | Frequente, mantendo o solo úmido | Moderado, especialmente a baixas temperaturas |
Como a terra natal da liana é um trópico úmido, para o cultivo bem-sucedido e a máxima decoratividade, é necessário criar exatamente essas condições: umidade, luz ambiente e calor e, com os devidos cuidados, o monstera viverá com você por várias décadas.
Aterragem e transplante monstera
Nem sempre é possível tirar um broto de monstro de conhecidos, então você deve comprá-lo em uma loja. As instâncias podem ser diferentes: desde pequenas estacas enraizadas recentemente até plantas adultas de 2 metros. Portanto, após uma compra, vale a pena abordar um monstera individualmente.
As plantas jovens se desenvolvem muito rapidamente, esvaziam toda a quantidade de solo literalmente em um ano; portanto, a cada primavera, elas precisam ser replantadas com um vaso de reposição para um vaso maior.
As plantas adultas são transplantadas a cada 2-3 anos e, a cada primavera, o solo superficial é certamente alterado, o que é facilmente removido à mão.
Grandes videiras sob o teto geralmente são plantadas em vasos e banheiras de flores grandes; portanto, uma vez a cada 5 anos, eles não são fáceis de transplantar. Mas, muitas vezes, esses monstros antigos se tornam feios devido ao caule nu, à presença de um grande número de raízes aéreas e de algumas folhas no topo. Nesse caso, o monstera deve ser rejuvenescido: cortar toda a parte aérea, cortar em estacas para que cada peça tenha uma raiz de ar e imediatamente colocar em recipientes separados.
Pote
A escolha do tamanho do vaso e de seu material depende da planta. Quanto mais monstera, mais capacidade de pouso escolhe mais e, de preferência, mais pesada. Portanto, eles costumam usar não plástico, mas argila ou madeira. Para um pedúnculo pequeno com duas ou três folhas, é usado um vaso com um volume de pelo menos cinco litros e, para monstros delicados adultos, com cerca de 15 a 20 litros. É importante não plantar imediatamente um caule pequeno em uma panela de grande volume, pois a acidificação do solo é possível.
Solo
Use o solo nutriente de uma reação levemente ácida, você pode prepará-lo assim:
- 2 partes de relva, 1 parte de turfa, 1 parte de vermicomposto ou composto, 1 parte de seixos de rios ou argila expandida pequena, 1 parte de casca de pinheiro
- 2 partes de terra, 1 parte de húmus foliar, 1 parte de biohumus, 1 parte de vermiculita, 1 parte de substrato de coco
- 2 partes de solo pronto para palmeiras ou filodendros, 1 parte de biohumus, 1 parte de vermiculita, 1 parte de fibra de coco ou casca de pinheiro
Se você decidir usar areia, não se esqueça de levar uma grande.
O solo pronto deve ser poroso e nutritivo.
Como transplantar uma planta adulta
Ao replantar uma planta com substituição do solo, proceda da seguinte sequência:
- Regamos o monstro meia hora antes do transplante.
- Selecionamos o pote do tamanho certo.
- No fundo, despejamos 4-5 centímetros de drenagem - argila expandida.
- Coloque delicadamente uma colher entre o solo e a parede, remova as raízes. Se a panela for feita de plástico macio, você poderá esmagar as paredes.
- Viramos o pote com o monstro de lado e puxamos um pedaço de terra, segurando a planta.
- Sacuda cuidadosamente a terra velha sobre o pano de oliva previamente colocado no chão ou na mesa.
- Você pode lavar as raízes em um balde de água.
- Despeje o solo preparado em uma pequena camada em uma panela nova e coloque o monstera para que as raízes toquem no solo. A planta é constantemente apoiada à mão, não deixe ir.
- Adormecemos com o solo fresco, pressionando-o levemente.
- Regamos o monstro e novamente derramamos a terra onde o solo se assentou.
Um transplante de uma planta adulta com um grande caroço de terra é melhor realizado em conjunto.
Vídeo - transplantar em uma panela maior
Monstera no interior
É muito importante entender que uma videira enorme e pesada cresce a partir de um pequeno arbusto compacto vendido em uma loja, e cresce em largura. Muitas vezes, para reduzir a quantidade de espaço ocupado, eles colocam suportes nele.
Na natureza, o monstera sobe na árvore, nos quartos não há sentido em plantar galhos, é melhor usar tubos especiais embrulhados em fibra de coco.
Mas a melhor opção é fazer o suporte a partir de um tubo de plástico com uma seção transversal de 2-3 cm. Uma espessa camada de musgo esfagno é enrolada nele, o que retém perfeitamente a umidade e será uma fonte adicional de água para as raízes aéreas do monstera.
Um pedaço de malha grossa de plástico de 1 * 1 cm é enrolado em um pedaço de musgo e fixado com arame ou linha de pesca.
Você pode fazer um suporte com um tubo de plástico de grande diâmetro, fazer muitos furos para as raízes ao lado e despejar musgo dentro do palito. Para uma boa estabilidade, esse suporte deve ser instalado na cruz e fixado em uma panela mesmo antes de plantar a planta.
Monstera é frequentemente instalado em suportes, colocados sobre uma mesa ou mesa.
Galeria de fotos - uma planta no interior
- As amostras grandes são melhor colocadas em um suporte de roda
- Monstera precisa de forte apoio
- Melhor colocar o monstera em um local bem iluminado
- As raízes aéreas da planta são melhor baixadas em um pote de água para nutrição adicional.
- Você pode usar o suporte de madeira original
- monstros pequenos são frequentemente colocados em cima da mesa
Como cuidar de um monstro em casa
Monstera é bastante despretensiosa ao sair, apenas formas variadas exigem melhores condições de detenção.
Rega e alimentação
Apesar do monstera adorar alta umidade, muitas vezes não deve ser regado. O solo na panela deve secar de cima. Devido a um ligeiro revestimento de cera, as folhas evaporar não muito umidade. Ao hibernar, os monstros na varanda isolada são regados após a maior parte do coma de terra ter secado.
É aconselhável usar água morna, sedimentada ou da chuva.
Com o transplante anual de plantas jovens em solo fértil, monstera não pode ser alimentado, mas as plantas adultas, nas quais o solo não muda, precisam muito de substâncias minerais e orgânicas. Use na estação quente fertilizantes orgânicos e minerais líquidos 2 vezes por mês.
Plantas velhas muito grandes são adicionalmente pulverizadas com fertilizantes nas folhas, espalhando-as de acordo com as instruções no rótulo.
No inverno, um monstro pode continuar sendo alimentado apenas se for mantido em uma sala quente e houver luz suficiente para isso, novas folhas são tão grandes quanto as do verão. Se as folhas ficarem menores e mais claras, a planta deve ser reorganizada mais perto da fonte de luz ou iluminada com lâmpadas.
Floração
Na maioria das vezes, monstros delicados florescem nos quartos. Mas, para isso, é necessário criar condições ideais para o crescimento.
Monstera flor - uma orelha com um pericarpo branco ou creme.
Após a floração, o véu da flor cai e a espiga fica verde. Amadurece de 8 a 10 meses. Em países exóticos, deliciosas frutas monstera são vendidas nos mercados locais.
É muito perigoso comer uma fruta verde, pois pode ser envenenada, e a baga madura de uma trepadeira exótica tem gosto de abacaxi. Também é desejável comê-lo com um garfo, picando grãos individuais, como uma espiga de milho comum.
Os frutos do próprio monstera dirão sobre amadurecimento: as escamas verdes cairão.
Período de descanso
Na natureza, o monstera não tem um período de descanso específico. No entanto, em apartamentos, especialmente nas partes norte do país, onde a luz do dia é acentuadamente reduzida no outono e no inverno e o brilho do sol diminui, a temperatura do monstera deve ser reduzida. É ideal mantê-lo entre 18 e 20 graus, enquanto reduz a quantidade de água. Isso é feito para que as folhas novas não apareçam com muita frequência e não se estiquem, porque com a falta de iluminação elas se tornam menores e os internódios aumentam. Se você tiver um inverno ensolarado ou um monstro estiver na estufa, onde a mesma temperatura e duração do dia são mantidas durante todo o ano, sair no inverno não é diferente do verão.
Formação de coroas
Obter um arbusto exuberante de monstros de uma fuga não vai funcionar. Cresce teimosamente para cima e, se não houver suporte, se espalha pela superfície. Se a liana cresceu e a parte inferior do caule está vazia, você pode cortar a coroa com uma raiz aérea e enraizar, e o tronco restante pode dar novos brotos laterais.
Se você plantar várias mudas de monstera em uma panela de uma só vez, uma videira mais magnífica crescerá do que o normal. Mas ela também precisa de apoio e uma liga guia.
Na natureza, o monstera se apega às árvores com raízes aéreas e cortes de folhas.Além disso, as raízes aéreas absorvem a umidade do ar e nutrem adicionalmente a videira e, quando atingem o solo, crescem nela.
Nos quartos, recomenda-se que as raízes aéreas sejam amarradas com musgo úmido ou enviadas a um suporte com o solo (se usado) ou a uma garrafa de água.
- As raízes aéreas de Meonstera não podem ser cortadas
- Você pode colocá-los em garrafas de água, mas não é outono esteticamente agradável
- As raízes aéreas da Monstera direto para o pote
Nunca corte raízes aéreas.
Monster Care Mistakes - Table
Os erros de cuidados mais comuns levam ao aparecimento de folhas inteiras, esmagamento e amarelecimento.
Assinar | O problema | Tratamento |
Folhas pequenas, sem ranhuras | Falta de luz | As folhas recém-abertas estão sempre inteiras, mas se com o tempo os furos e os buracos não aparecerem, reorganize a monstera em um local mais brilhante. |
Amarelecimento maciço das folhas com perda simultânea de turgor (elasticidade) | Estouro, possível deterioração da raiz | Para afrouxar a planta, no inverno para transferir para uma sala quente. Quando as hastes murcham, a coroa e os galhos devem ser novamente enraizados. |
Folhas gradualmente amareladas da ponta | Escassez de energia | Alimente com fertilizante líquido. |
Amarelecimento das folhas e aparência de manchas secas, | Coma em excesso de terra | Toque o chão em uma panela. Se estiver muito seco, aumente a frequência da rega. |
Manchas marrons ao longo de toda a borda da folha em plantas antigas | Deficiência de potássio | Transplante uma planta ou alimento com fertilizantes à base de potássio. |
Folhas transparentes que ficam posteriormente marrons | Queimadura solar | Proteger da luz solar direta. |
Monstera não cresce, folhas caem | Falta de luz | Encontrado frequentemente no inverno nas janelas do norte. Reorganize para outra janela mais clara ou ilumine com lâmpadas. |
As folhas ficam marrons, lembram papel | Falta de umidade no ar | Pulverize as plantas com mais frequência ou instale um umidificador. |
"Chorando" de folhas | Excesso, excesso de umidade no ar | Nas extremidades das folhas, as gotas de água se acumulam em tempo nublado antes da chuva, bem como após rega pesada. |
A variegação desaparece | Falta de luz | Em um monstro de cor branco-esverdeado, as folhas verdes puras podem aparecer devido à falta de luz; portanto, essas variedades são plantadas apenas em locais bem iluminados. |
Monstera Doenças e pragas - tabela
Pragas | Descrição do produto | Tratamento |
Escudo | Pequenos insetos marrons de forma arredondada na forma de um escudo lembram um crescimento de 1-2 mm nas folhas e caules. Uma folha afetada por uma crosta, fica pálida e seca. | As folhas são limpas com uma esponja e sabão, as pragas são removidas com uma agulha. Com uma derrota severa, eles fazem uma solução de actara (8 gramas por 10 litros de água) e pulverizam o monstera. |
Tripes | Inseto pequeno, com 1-2 mm de comprimento, magro, saltando muito bem e vivendo em pequenos grupos. Uma folha afetada por tripes é coberta com manchas translúcidas prateadas, excremento preto é visível na parte de trás. | Use phytoverm, atuar, decis. Dilua de acordo com as instruções e realize pelo menos 2 pulverizações após 5-7 dias. |
Ácaro aranha | Uma pequena aranha, trançada com uma teia de aranha, sugando sucos de uma planta. A folha é coberta com pequenas manchas amarelas. | Com uma lesão pequena e um tamanho pequeno da planta, é melhor tomar banho com água e sabão (cobrindo o solo com sabão), uma planta grande geralmente é tratada com medicamentos anti-ácaros: Appolo, Antikleshch, Vermitek. |
Mealybug | Os insetos brancos desgrenhados, que se acumulam maciçamente nos pecíolos das folhas, são muito semelhantes ao algodão. As folhas dobram, a planta murcha. | Os vermes são removidos com um cotonete ou um disco embebido em álcool; a planta é processada pela Aktara. |
As doenças de monstros praticamente não são afetadas. Os principais motivos para a deterioração da planta estão associados a violações de cuidados: ar seco e solo, falta de luz ou excesso de umidade. Com muito cuidado, o monstera não fica doente, mas as pragas não o ignoram.
Galeria de fotos - doenças e pragas, erros nos cuidados
- Mealybug em uma planta parece algodão branco
- Folha danificada de ácaro
- Tripes danificados monstera folha
- Retire o escudo com uma agulha e limpe a folha com água e sabão.
- É melhor pulverizar tripes imediatamente com um fitoverm
- Se chover do lado de fora, os monstros da sala podem chorar - para que a planta se livre do excesso de umidade
- As folhas Monstera são frequentemente revestidas com um revestimento de cortiça - isso é bastante normal
- Manchas escuras na folha e na borda indicam ar seco e rega irregular
- Se o monstro é freqüentemente exagerado, a folha fica amarela e depois seca
- Com falta de luz, as folhas são menores, o monstera não cresce
- Com a rega insuficiente, as folhas frequentemente murcham, mas às vezes em solo frio e úmido as raízes podem apodrecer
Reprodução
Monstera ganhou popularidade não apenas por sua aparência espetacular, mas também por sua reprodução simples e fácil.
Estacas
É mais fácil propagar a videira por estacas, e não importa de onde ela vem: se é o topo da planta com folhas, ou parte do caule com uma folha e raiz aérea, ou brotamento lateral - a tecnologia de enraizamento é a mesma:
- Polvilhe as estacas com carvão em pó ou levemente seco.
- Uma camada de drenagem e solo para o monstera é derramada em uma panela pequena.
- As estacas apicais são colocadas verticalmente no chão, aprofundadas em alguns centímetros, e as estacas curtas com uma raiz de ar e uma folha podem ser colocadas planas e presas ao deslocamento por um suporte.
- Regue a planta e cubra-a com uma tampa de uma bolsa transparente, criando um microclima úmido no interior.
- Coloque a panela em um local quente e claro, mas sem luz solar direta.
- Regue regularmente de manhã e à noite em pequenas porções de água morna e sedimentada.
Ao propagar com estacas apicais, nas quais não existem raízes, é melhor usar um copo de água em vez de terra, onde colocar uma pastilha de carvão ativado e diminuir o corte propriamente dito. Somente após o aparecimento de três raízes é que pode ser transplantado para um local permanente.
Vídeo - plantando monstera enraizado na água
A propagação de folhas de monstera sem um pedaço de caule geralmente não produz o resultado desejado, mas mesmo ele pode criar raízes se for colocado na água.
Se o monstera tiver raízes aéreas poderosas, tente propagá-lo por camadas, para fazer isso, coloque as raízes selecionadas em uma garrafa de água e aguarde até que se tornem fibrosas. Quando as raízes atingem o esplendor, é feito um corte no caule sob a raiz e o caule é separado. A fatia é polvilhada com carvão vegetal e plantada no solo monstera.
De qualquer forma, a melhor época para estacas é a primavera e o início do verão.
Cultivo de sementes
Essa é uma lição bastante longa, mas às vezes é interessante ver como uma videira enorme cresce a partir de uma pequena semente. Então ela se torna como um membro da família.
As sementes são necessárias frescas e geralmente não são encontradas nas lojas; é mais fácil encontrá-las em locais especiais dedicados a plantas exóticas.
A semeadura é realizada em vasos com drenagem e solo para monstera. A uma temperatura de 20-25 graus, emerge dentro de um mês. Durante esse período de espera, a umidade do solo e do ar deve ser mantida constantemente, portanto é melhor cobrir a panela com um saco transparente.
Nos primeiros seis meses, a monstera terá folhas juvenis, ou seja, sem cortes e ovais inerentes à variedade plantada.
Os monstros jovens requerem o mesmo cuidado que os adultos: calor, umidade, luz ambiente. Durante 2 anos, uma videira cultivada a partir de sementes pode crescer com nove folhas, será muito resistente e adaptada às suas condições.
Vídeo - crescendo monstera a partir de sementes
Para ter uma aparência espetacular no interior de uma monstera, você precisa escolher um suporte bonito, limpar periodicamente as folhas do pó e pulverizar com spray especial.
Lembre-se de que ela adora o espaço e é melhor colocar outra flor de interior em um pequeno canto do que empurrar uma videira enorme.
Comentários de Florist
Meu monstro tem 4 anos. Crescendo rápido. É verdade que muitas vezes eu não alimento, compro cobertura em uma loja para plantas que não florescem, pulverizo regularmente as folhas com água. Mas muitas vezes regada, mas ela estava doente com isso. Então fiquei confuso, entrei em pânico, olhei atentamente, ao regar, muitos pequenos insetos subiam no topo do solo. A flor desapareceu diante dos nossos olhos, as folhas estavam caindo, algumas estavam ficando amarelas, em geral, aqui estava. Só por precaução, arranquei uma folha saudável da água para crescer de uma nova maneira. Mas havia uma saída. A água deve ser regada não mais do que uma vez por semana no inverno com água estabilizada e, no verão, deve ser determinada pelo solo, se estiver levemente úmido, não rego, se estiver seco, será necessário moderar a água. A rega adequada para essas plantas, assim como para o resto, é muito importante. Este é o primeiro. Em segundo lugar, borrifei o solo com areia em uma camada muito densa, com cerca de 1 cm de altura, para que o solo não fosse visível. Assim, consegui me livrar de insetos irritantes que acabavam em solo úmido. E o transplante para outro solo não produziu efeito, embora eu definitivamente não os tivesse no novo solo e lavei as raízes, mas, no entanto, muitos desses mesmos insetos atacaram a flor imediatamente. Areia e rega muito moderada ajudaram. Agora ela se afastou completamente da doença, regularmente dá novos rebentos. Foi assim que consegui reanimar meu lindo monstro! Agora esta planta me agrada com sua beleza, dá conforto à minha casa. Obrigado por sua atenção, teremos prazer em ajudá-lo com seus conselhos.
• Ani •//irecommend.ru/content/vtoraya-zhizn-monstery-ili-kak-mne-udalos-reanimirovat-moyu-krasavitsu-monsteru
No começo, eu queria chamar uma crítica - "Uma flor para os preguiçosos". Mas então me lembrei de como era difícil transplantar esse arbusto pesado, como é preciso arrastá-lo para o banheiro todo mês ou levar uma tigela de água e uma esponja macia para lavar as folhas do tamanho de uma boa pá. Mas meu arbusto mais velho tem apenas três anos. O que acontecerá em 5 a 10 anos? E o monstro precisa de muito espaço, o que aumenta, que em largura - peitoris estreitos de janelas e apartamentos pequenos não são para ela. E você deve periodicamente entrar em uma panela grande e em todos os tipos de suportes. Então, se você prefere viver com flores sem problemas - não pegue o monstro. Embora ela seja uma representante digna de plantas exóticas. Não é tão bonito, mas original. Às vezes, o monstro chora, prevendo tempo chuvoso ou com neve. Também é interessante quanto tempo as folhas jovens são dobradas em um tubo antes de abrir. Eu comprei o primeiro monstro por um preço barato em Auchan - ela tinha 5 folhas pequenas sem cortes característicos e parecia um pequeno buquê de bardana jovem)))) Mas então a liana começou a mostrar sua essência - não era muito bonito se esticar para cima. Fiquei on-line, descobrindo como fazer o monstro parecer um arbusto exuberante. Eles aconselharam cortar várias estacas e, tendo as enraizado na água, as plantaram em um monte. Eu fiz isso O fato de vários galhos terem sido removidos agora é quase imperceptível: Monstera é uma foto linda E esse monstro (o mesmo grupo) é um ano e meio mais novo que sua mãe. Monstera photo gourmet Está na minha geladeira na cozinha. Está um pouco escuro, quente e um pouco seco, mas não reflete - cresce por si só, fica verde, bem, exceto talvez não tão rápido quanto a mãe. Mas decora a cozinha. Ele limpa o ar (eu tento acreditar nele, mas, francamente, não sinto o efeito real))) E a mamãe monstro está de pé na minha janela sudeste, o sol brilha por meio dia - e também é bom, não há queimaduras . Mas precisa ser girado periodicamente - sempre puxa ativamente as folhas em direção à luz, pode bater um dia, é muito. A este respeito, a planta não é caprichosa - cresce sob quaisquer condições. Somente a rega não deve ser esquecida, afinal, um monstro tão suculento precisa de muita água. Rego todos os dias, mas não pântano em uma panela, é claro. Alimento com fertilizante líquido universal durante todo o ano. O solo também é universal, comprado. Transplantei a mãe monstro uma vez. Atormentado. É pesado, as folhas são grandes, é melhor fazer isso com um assistente.
Mona liza//irecommend.ru/content/pri-vsei-kazhushcheisya-neprikhotlivosti-tsvetochek-ne-dlya-lenivykh
... Durante muito tempo, eu estava procurando exatamente a forma variada deste monstro, para que na infância eu tivesse uma aparência espetacular - e porque eu amo a cor pintada em cores variadas das flores. E a encontrou) A diferença está apenas na coloração das folhas. O resto é como um monstro verde comum: cresce lentamente, gosta de tomar banho (eu tomo um banho quente periódico para todas as cores), fica em um local moderadamente iluminado - sua costa variada, com falta de luz, a cor pode sofrer. Rego-o a cada 4-5 dias, pulverizo-o, sento-me em uma panela média. Adoro suas folhas brilhantes e pintadas. Não mastigue, não belisque, nem cheire, recomendo) Uma planta boa, forte e quase sem problemas.
sulvelu//irecommend.ru/content/moya-variegatnaya-malyshka
Nós crescemos Monstera por um longo tempo, quase 9 anos. No início era uma flor comum, com menos de 1 m de altura, as folhas não eram muito grandes, crescia lentamente. Mas então nós o reorganizamos em um jardim de inverno em nossa casa - um quarto com grandes janelas para o sul e oeste, há muito sol por lá, lugares também. E a monstera começou a crescer.As folhas ficaram maiores em diâmetro, uma nova folha apareceu uma vez a cada 2-3 meses. Agora, o tamanho médio das folhas é de 90 x 80 cm.A altura da vinha a partir do nível do solo é de 3,5 metros, e se a videira for esticada em uma linha reta, será de pelo menos 5 metros ... Observo que cuido do monstro como qualquer outra flor - eu regularmente a rego e algumas Uma vez por ano, meu marido traz uma escada e eu limpo as folhas do pó. NUNCA podo raízes aéreas, elas não devem ser tocadas. Quando eles crescem o suficiente, eu apenas os envio para a panela e eles criam raízes. Mesmo no jardim de inverno, temos constantemente um umidificador. Isso é tudo, e agora o mais interessante. Monstera está LEVANDO conosco !!! Um belo dia, ALGO apareceu. Não era uma folha, mas uma espécie de rolo bege, semelhante a uma banana muito grande, depois de alguns dias ficou claro - esta é uma flor! Ele abriu, por dentro, um caroço, semelhante a uma grande espiga de milho descascada. Alguns dias depois, a flor bege caiu e o caroço permaneceu. Comecei a procurar informações e descobri que era fruto do monstera e de casa (sério? !) Monstera não dá frutos. A fruta amadurece dentro de um ano e é comestível, é impossível comer frutas verdes, pode ser uma queima da membrana mucosa, você precisa esperar até que amadureça. Decidimos esperar. Quase um ano se passou, novas folhas apareceram e a fruta ainda estava pendurada. E então uma noite ouço um rugido, corro - e as frutas caem! Bem, eu acho que está na hora. A casca verde foi facilmente descascada, por baixo de uma carne leve. A fruta é realmente muito semelhante em estrutura ao milho: no centro há um núcleo duro e não comestível, ao redor é uma carne clara como sementes de milho e, em cima, uma casca verde. A fruta tem gosto de abacaxi com um leve sabor de manga. Muito saboroso! Algum tempo depois que a primeira fruta caiu, mais duas flores e, consequentemente, duas frutas apareceram no monstro. Depois mais dois. Mais recentemente, apenas um mês atrás, duas frutas amadureceram e nós as comemos, agora mais duas estão amadurecendo.
vergo//irecommend.ru/content/moya-monstera-plodonosit
Olá pessoal, gostei desta planta com suas folhas incrivelmente esculpidas, comprei uma cópia pequena no shopping e tentei plantá-la em diferentes vasos. No começo, plantei 20 litros em uma panela de barro, mas aparentemente o monstro não gostou. Ela cresceu mal, começou a definhar.Pensou-se que o motivo era que ficava a 1,5 m da janela sul e de rega excessiva: as paredes muito grossas da panela e o substrato não secavam por muito tempo.Eu olhei para ela uma nova panela de plástico com o mesmo volume da anterior e a movi para a janela 1 m , o sol começou a cair sobre ela regularmente. Quando transplantei, fiz 3 de um monstro, e tive que sair por seis meses. E pegue a monstera e atropele! Especialmente um dos brotos.Quando cheguei, encontrei uma planta muito grande. Meu grande erro foi não ter comprado um suporte para ele e a planta foi deixada por conta própria.Depois de resolver a omissão, comprei um graveto com fibra de coco com 1,5 m de comprimento. Mas, por mais que tentasse, não conseguia dar uma aparência normal, extorquindo um dos troncos com um diâmetro de 3 cm. Pareceu-me que a única saída era renovar a planta de uma maneira nova, cortando os três rebentos em estacas. Descobriu-se 7 peças. O caule mais destacado: pecíolo com 65cm de comprimento, placa de folha com mais de 40cm. E mais um cresceu como resultado de um experimento de um segmento do tronco. Basta colocar um pedaço, como me pareceu, com pontos de crescimento em cima do substrato e borrifar levemente com terra. Fiz isso com dois enfeites, mas o segundo ainda está mentindo. Agora, eu tenho 8 monstros em uma panela, organizados em círculo ao redor do suporte. E todas as folhas são diferentes: comuns, esculpidas, esculpidas com buracos. vista superior da vista superior Dizem que tem raízes fracas, nada parecido - um nódulo de terra, 20l brotou.No momento, vejo que depois de 2 meses apenas uma das estacas cresceu. enquanto apenas um talo partiu na estrada, apenas um talo partiu; eu não sei se 8 peças se dão bem em uma panela? Alguém já teve uma experiência semelhante? Eu rego uma vez a cada 10-14 dias com uma dose mínima de fertilizante. Às vezes, limpo as folhas com um pano úmido. A parte superior do substrato é fortemente oxidada para colocar o linho de cuco sobre o musgo, dando-lhe uma aparência mais estética. O vaso com a planta é insuportável, tive que comprar um suporte móvel para mobilidade. Você pode impedir que a planta cresça ajustando o tamanho do vaso - não mais que 3 litros.
Marina Petrova//irecommend.ru/content/zhivut-moi-krasotki-na-yuzhnoi-storone-u-menya-8-monster
Muitas pessoas, tendo visto esta linda e original trepadeira em escritórios e lojas, se apaixonam por ela e adquirem uma planta dessas para um apartamento. Mas o monstro de rápido crescimento está crescendo e fica lotado. Portanto, antes de decidir cultivar um monstro em uma sala de estar, avalie suas dimensões, quão harmoniosamente ele se encaixa no interior e se você pode cuidar de uma videira pesada de vários metros.