Plum Stanley - qualidade testada pelo tempo

Pin
Send
Share
Send

A ameixa é uma das frutas mais amadas, presente em quase todos os jardins amadores. Apesar do surgimento de novas e novas variedades, muitas vezes as variedades de ameixas conhecidas e testadas pelo tempo ainda vêm em primeiro lugar. A ameixa Stanley pertence a essas variedades, cuja qualidade resiste ao teste do tempo.

Stanley Plum Variety Descrição

Stanley é uma variedade de maturação média-tardia, que em muitos países do mundo é usada principalmente para a fabricação de ameixas secas.

Histórico de notas

A ameixa de Stanley - uma das variedades de ameixa doméstica (Prunus domestica) - é conhecida há muito tempo. Ela apareceu nos Estados Unidos em 1912 na cidade de Genebra (Nova York), graças ao trabalho de seleção de Richard Wellington. Seus "pais" são a ameixa francesa D'agen e o grão-duque americano. Pertence à ameixa-húngara. A nova variedade tem sido amplamente utilizada desde 1926. Agora, esta ameixa é uma das mais comuns do mundo. Na União Soviética, ela entrou no teste estadual de variedades em 1977 e, desde 1985, foi introduzida no Registro Estadual sob o nome Stanley, embora seja mais correto chamar essa variedade de Stanley. É recomendado para cultivo no norte do Cáucaso (no território do território de Krasnodar e na República da Adygea).

Ameixa Stanley em vídeo

Stanley Plum Descrição

As árvores de Stanley são de tamanho médio (uma média de 3-3,5 m), com uma bela coroa elíptica arredondada. A estrutura da coroa é rara.

Apesar da rara coroa de ameixa, Stanley é muito frutífera

O caule e os galhos principais são retos, cobertos por uma casca cinza escura com ligeira rachadura na superfície. Brotos jovens são pintados de vermelho com um tom de roxo e equipados com alguns espinhos. As folhas de forma arredondada têm uma ponta pontiaguda, seus tamanhos não são muito grandes (5-7,5 cm de comprimento). Sua cor é verde brilhante e, na parte inferior da folha, há um leve pêlo. Os brotos vegetativos são muito pequenos (2-3 mm) e têm uma forma cônica.

A ameixa floresce com flores bastante grandes (de até 3 cm de diâmetro) com pétalas brancas sobre um pedúnculo longo não tratado. As árvores florescem em abril (em 10 números).

Ameixa floresce geralmente em abril com grandes flores brancas

A madeira de frutas é representada por brotos do ano anterior e ramos de buquê. As dimensões das ameixas são bastante grandes (o peso de 1 fruta é de 30 a 50 gramas). A forma da fruta se assemelha a um ovo com uma base alongada e um topo arredondado. A cor principal da fruta é verde e a cor tegumentar é roxo escuro. A pele fina tem uma estrutura bastante frouxa e um pequeno número de pontos subcutâneos acastanhados. A pele é coberta com um revestimento de cera denso. O osso elíptico de tamanho médio está firmemente preso à polpa e não se separa muito bem dela.

As frutas grandes são cobertas com uma espessa camada de cera

A polpa aromática, pintada em amarelo, é caracterizada por alta densidade e uma estrutura granular-fibrosa. Apesar da quantidade relativamente baixa de suco, as frutas são muito saborosas - doces com leve acidez, o que é explicado pelo alto teor de açúcares (13,8%) e vitamina C (8,9 mg / 100 g). As ameixas frescas recebem uma classificação de 4.7-4.8 pontos dos provadores.

Vantagens e desvantagens

A popularidade da ameixa de Stanley entre os jardineiros se deve a muitas vantagens:

  • colheitas anuais abundantes (até 55-62 kg por 1 árvore);
  • excelente sabor, resistência ao transporte e versatilidade no uso de frutas;
  • auto-fertilidade;
  • alta resistência ao inverno (até -34 sobreC)
  • boa resistência à sharka e à polistigmose, média à kleasterosporiose (manchas nos buracos).

Obviamente, a ameixa tem suas fraquezas:

  • taxas médias de maturidade precoce (começam a dar frutos aos 4-5 anos);
  • baixa resistência à seca;
  • exatidão na fertilidade do solo;
  • suscetibilidade a doenças fúngicas;
  • tendência a ser afetada por pulgões.

Regras da Stanley Plum Planting

O sucesso do cultivo da ameixa de Stanley depende em grande parte da escolha correta do local e do plantio adequado. As datas de plantio dependem das condições climáticas: a primavera é considerada um período de plantio adequado para áreas com clima quente e início do outono - para áreas mais frias.

Seleção de assento

As ameixas são originárias da Ásia e, portanto, são quentes e fotófilas. A ameixa de Stanley pode crescer com sombras leves, mas é preferível uma área bem iluminada.

A ameixeira não tolera rascunhos agudos. Ele deve ser protegido do vento frio por uma cerca viva ou outra barreira para que a árvore não seja obscurecida.

Áreas reduzidas do dreno não se encaixam - o ar frio desce e a umidade estagnada se acumula, fazendo com que o colo da raiz aqueça e apodreça. O nível da água subterrânea não deve estar a menos de 1,5-2 m da superfície da terra. Se for impossível encontrar um local que atenda a essas condições, é necessário plantar uma ameixa em uma colina artificial (altura não inferior a 0,6-0,7 m, diâmetro 2 m). O local ideal para a ameixa de Stanley é a parte superior das encostas de colinas suaves localizadas na direção sudeste ou sudoeste.

Ao plantar uma ameixeira, é necessário observar a distância das árvores e edifícios mais próximos de 3-4 m para garantir a área necessária para a nutrição das árvores (9 a 10 m).2).

Preparação do poço de aterrissagem

Stanley faz certas exigências no solo: deve ser leve e fértil. A ameixa cresce melhor em barro rico em nutrientes e barro arenoso. Se o solo não for adequado, você poderá compensar suas deficiências aplicando fertilizantes. Prepare o solo 5-6 meses antes do plantio. A terra liberada das ervas daninhas é profundamente escavada, introduzindo fertilizantes orgânicos e minerais.

Um poço é preparado pelo menos 2-3 semanas antes do plantio. As dimensões do poço devem corresponder ao sistema radicular da pia (profundidade 0,5-0,6 m, largura 0,7-0,9 m). O solo superficial (18-20 cm) deve ser dobrado em uma pilha separada. Estrume semi-maduro, turfa, húmus ou composto, 0,2 kg de superfosfato e 70-80 g de nitrato de potássio são adicionados a este solo (proporção 2: 1) (1 litro de cinza de madeira pode ser substituído).

Não se esqueça de deixar de lado o solo superficial - ele servirá como base da mistura de nutrientes para reabastecer o poço

Stanley não gosta de solo ácido, portanto, com alta acidez, você precisa adicionar 600-700 g de farinha de dolomita ou um pote de litro de casca de ovo moída à mistura de nutrientes.

A mistura é derramada no poço, formando um cone. Se ainda houver muito tempo antes do plantio da árvore, você precisará cobrir o buraco com um pedaço de ardósia ou material de cobertura para que os fertilizantes não sejam lavados pela chuva.

Procedimento de desembarque

A tecnologia de plantar uma muda de ameixa Stanley é praticamente diferente da tecnologia de plantar outras árvores frutíferas. O desembarque é mais fácil de fazer juntos.

As mudas devem ser selecionadas cuidadosamente, verificando a flexibilidade dos galhos e raízes, o desenvolvimento do sistema radicular, a ausência de danos e a presença de um local de vacinação.

Procedimento de desembarque:

  1. 2-3 dias antes do plantio, o sistema radicular das mudas é imerso em um balde de água a uma temperatura de 20 a 25 graus com a adição de permanganato de potássio ou um estimulador de crescimento radicular (Epina, Kornevin, humato de potássio).
  2. O mais tardar 3-4 horas antes do plantio, as raízes são mergulhadas em uma mistura de barro, na qual é aconselhável adicionar esterco de vaca fresco. O locutor deve ter uma consistência de creme de leite e não escorrer pelas raízes.
  3. Um balde de água é derramado no poço de aterrissagem e a estaca de apoio é martelada, de modo que seja aproximadamente igual à altura da muda.
  4. Uma árvore com raízes endireitadas é colocada em uma cova e cuidadosamente coberta com o solo, preenchendo todos os espaços vazios entre as raízes. A terra precisa ser camada por camada compactada pelas mãos.
  5. O pescoço da raiz de uma árvore plantada deve subir de 5 a 6 cm acima da superfície do solo.
  6. A muda é amarrada com uma tira macia de tecido ao pino e regada com 2-3 baldes de água. Derramar não deve estar na raiz, mas em sulcos de anel, corte a 25 cm do tronco. Assim que a água é completamente absorvida pelo solo, a superfície do círculo do tronco é coberta com turfa seca, serragem ou palha.
  7. Quando o solo se deposita após a rega, a árvore precisa ser amarrada novamente, já completamente, ao pino. Os rebentos são encurtados em um terço do comprimento.

Ameixa plantando em vídeo

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Ameixa Stanley não requer cuidados especiais. Ela precisa de rega padrão suficiente, cobertura e poda. O círculo do tronco deve estar limpo, livre de ervas daninhas e solto regularmente. Não plante flores ou vegetais embaixo da árvore.

Rega

Stanley ama solo úmido, mas não tolera excesso de umidade. Portanto, a rega deve ser regular, mas moderada. O solo deve estar saturado com água a uma profundidade de 0,4-0,45 m - é nesse horizonte que se localiza a maior parte das raízes. Para árvores com mais de 5 anos, basta regar por semana com 1 balde de água nas primeiras horas da manhã e depois do pôr do sol. Durante a formação do ovário e de 1,5 a 2 semanas antes do amadurecimento do fruto, a rega é acelerada 3 vezes. É útil realizar a irrigação. Se isso não der certo, é possível regar ao longo de ranhuras concêntricas (a externa deve ser feita ao longo do perímetro da projeção da coroa).

A autora gostaria de compartilhar sua experiência no cultivo de ameixas de Stanley. Deve-se dizer que a ameixa é muito temperamental em relação à rega. Se o solo secar até o início da formação do ovário, eles poderão cair em massa. O autor apressadamente saturou a árvore com umidade, despejando-a sob a raiz. É aconselhável usar água não muito fria. Resultados muito bons foram obtidos com o afrouxamento regular do solo e a remoção de ervas daninhas. Você também precisa aplicar fertilizantes periodicamente - os orgânicos podem simplesmente ser espalhados na superfície do solo do círculo do tronco e interferir levemente no forcado. E é necessário remover a raiz - pelo menos 4 vezes durante o verão.

Para aspersão de árvores, você pode fazer a instalação sozinho

Top vestir

Os nutrientes introduzidos no poço de plantio por um longo tempo garantem o desenvolvimento de mudas de ameixa, de modo que a cobertura começa a partir de 2-3 anos após o plantio.

Ao escolher fertilizantes, lembre-se de que a ameixa não tolera cloro; portanto, todos os fertilizantes minerais que contêm cloro devem ser excluídos.

A primeira alimentação é realizada na primavera, após a espera do descongelamento do solo. Adubo ou outros fertilizantes orgânicos (10 kg / m2) numa mistura com adubo complexo (175 g de Azofoski ou Nitroammofoski) ou com a adição de sulfato de potássio (65-70 g), ureia (20-30 g), superfosfato (0,1 kg). Os compostos de potássio podem ser substituídos por 0,5 kg de cinza de madeira. A dose de fertilizantes deve ser aumentada 1,5 vezes quando a árvore atinge a idade de 5 anos.

Ameixas de alimentação de primavera - vídeo

Antes da floração, é necessário alimentar a árvore com uréia e nitrato de potássio (40-45 g de cada fertilizante) sob a raiz ou pulverizar a árvore com a mesma quantidade de fertilizante diluída em 10 litros de água. Você pode usar uma solução de esterco fresco (1:10) ou fezes de pássaros (1:15) com a adição de sais de potássio.

O mesmo curativo é repetido no final de junho, usando nitrofosco em vez de sulfato de potássio. Você pode usar infusão de ervas (de preferência urtigas ou dentes de leão) ou fertilizantes complexos Ideal ou Berry.

Após a colheita, o solo é enriquecido com 60-70 gramas de uma mistura de superfosfato e sulfato de potássio (cada um deve ser tomado igualmente). Eles são espalhados em uma forma seca em um círculo próximo ao tronco, ligeiramente intervindo com um forcado e irrigado. Produtos orgânicos (composto, húmus) contribuem não mais que uma vez em 2-3 anos.

Como cozinhar infusão de ervas - vídeo

Se houver um atraso na árvore em crescimento, você precisará pulverizar a árvore com uma solução de fermento a cada 7 a 10 dias. Um quilo de fermento fresco é derramado em 10 litros de água quente e deixado por 4-5 horas (você pode pegar um saco de fermento seco e 50 g de açúcar, despejar um copo de água quente e despejar em um balde de água após 3-4 horas).

Preparações de inverno

A ameixeira tem alta resistência ao inverno, e seus botões de flores toleram bem as geadas, mas em antecipação a geadas severas, é melhor preparar a árvore com antecedência:

  • após a queda das folhas, o círculo próximo ao caule deve ser completamente limpo de qualquer resíduo vegetal e afrouxado a uma profundidade de 8 a 10 cm;
  • água abundantemente para garantir a "recarga da umidade" do solo (ele deve se molhar a uma profundidade de cerca de 1 m). Este procedimento não é realizado com fortes chuvas de outono;
  • o tronco e os ramos principais precisam ser clareados com uma solução de cal hidratada, na qual são adicionados sulfato de cobre e cola de papelaria;
  • embrulhe o tronco com estopa, amarre com galhos de abeto ou isole-o de outra maneira (é aconselhável não usar materiais pretos);
  • mulch a terra ao redor do tronco com uma camada de serragem ou turfa (7-10 cm).

Poda de poda e modelagem de coroas

A ameixa Stanley é formada naturalmente de forma bastante compacta, a coroa não engrossa. Portanto, a formação deve ser feita antes de entrar na frutificação total e, em seguida, manter a forma apenas com a ajuda de restos sanitários e antienvelhecimento.

O melhor momento para a poda é a primavera, quando a árvore ainda está "dormindo". A melhor maneira de formar a ameixa Stanley é uma coroa de camada esparsa, criada na seguinte ordem:

  1. No segundo ano após o plantio, são selecionados 3-4 dos brotos mais desenvolvidos, localizados aproximadamente na mesma altura e espaçados em intervalos iguais (quando vistos ao redor do tronco). Eles devem ser encurtados em 1/4 do comprimento. O condutor central é cortado de modo que seja 12-15 cm mais alto que o mais longo dos rebentos principais. Todos os outros ramos são cortados.
  2. No ano seguinte, o segundo nível de 3-4 filiais é formado da mesma maneira. Em cada ramo principal, restam 3-4 botões de crescimento, localizados uniformemente ao longo do comprimento do ramo. Certifique-se de que os ramos que se desenvolvem a partir deles cresçam para cima. Se forem encontrados brotos direcionados para dentro da coroa ou para baixo, eles serão removidos imediatamente.
  3. No terceiro ano após o plantio, um terceiro nível de 2-3 ramos é formado. Todas as camadas devem estar subordinadas (as partes superiores das ramificações das camadas inferiores não devem ser mais altas que as ramificações das camadas superiores). Com formação adequada, a coroa deve ter a forma de uma pirâmide.

A poda sanitária (remoção de galhos secos, doentes e congelados) pode ser realizada na primavera e no verão. No verão, também é realizado o afinamento da coroa - se houver folhagem, os lugares espessados ​​são mais visíveis. Você também deve remover regularmente as raízes.

No processo de formação de árvores, é necessário remover galhos espessados, brotos competitivos e longo crescimento em tempo hábil.

No outono, após a queda das folhas, brotos cortados de doenças e pragas são cortadas. Se o dreno estiver muito esticado, reduza o condutor central (máximo de 1/4 do comprimento).

Após a conclusão da formação, cresça regularmente galhos irregulares e as raízes devem ser removidas regularmente.

A poda antienvelhecimento é realizada a cada 6-7 anos no outono. Para isso, todos os galhos com mais de 3 anos são cortados em 2/3 do comprimento. Esse procedimento é melhor realizado em etapas durante um período de 2 a 3 anos (2 ramos por vez), para que a produtividade das árvores não sofra.

Poda antienvelhecimento da poda no vídeo

Doenças e pragas das ameixas e seu controle

A ameixa Stanley praticamente não fica doente com kleasterosporiose, polistigmose e tubarão. Doenças fúngicas, gammose, pulgões e outras pragas podem ser um problema.

Das doenças fúngicas, a podridão cinzenta ocorre com mais freqüência, o que afeta principalmente os frutos. Aparecem manchas marrons, cuja superfície é coberta por círculos concêntricos de tubérculos brancos. Evite a doença pulverizando as gemas com uma solução de Nitrafen ou sulfato de ferro ou cobre (1%). Os ovários devem ser pulverizados com mistura HOM, Oxychom ou Bordeaux. Após a colheita, o tratamento com Horus é recomendado (30 g por balde de água).

Frutos afetados pela podridão cinzenta tornam-se não comestíveis

A mistura HOM e Bordeaux ajudará a proteger contra outras doenças fúngicas - ferrugem e coccomicose.

A gomose, ou doença gengival, freqüentemente afeta a ameixa, especialmente após geadas severas, com danos no córtex ou cuidados inadequados.Para prevenção, é recomendável observar moderação ao fertilizar com fertilizantes nitrogenados e podar com cuidado (as feridas precisam ser desinfetadas). Rachaduras na casca são esfregadas com mingau de azeda de cavalo (3 vezes em 30 minutos).

Tabela: Controle de Pragas da Ameixa

O nome da pragaDescrição do produtoMedidas de controle
Pulgão ameixaPequenos insetos amarelo-esverdeados, marrons escuros ou pretos que se depositam em colônias na parte inferior da folha, especialmente em folhetos jovens no topo das folhas. As folhas afetadas enrolam e secam.
  1. Tratamentos químicos: antes das folhas florescerem com Nitrafen, antes da floração e depois com Karbofos ou Benzofosfato. Com uma derrota severa, Kinmix, Decis ou Inta-Vir serão necessários.
  2. Pulverização preventiva com infusão de ervas com odor de ervas (o efeito dura cerca de uma semana).
  3. Plantando em fileiras de cebola, alho, malmequeres, camomilas, endro, mostarda - eles atraem joaninhas comendo pulgões.
Borboleta lagarta de espinheiroLagartas amarelo-preto comem toda a camada superior de folhas jovens, brotos e flores. Lagartas fazem ninhos de folhas, prendendo-as com uma teia de aranha.
  1. Colete lagartas manualmente ou agite-as cedo no tecido.
  2. Tratamentos antes da floração e após a sua conclusão com os preparados Actellik, Ambush, Antio, Corsair.
Sawfly viscoso cerejaPragas escorregadias como lesmas pretas roem a carne das folhas, transformando-as em rendas secas.Tratamento no início da primavera de madeira e solo no círculo próximo ao tronco com soluções a 10% de Karbofos ou Tricloromethaphos. Você pode usar infusões de farmácia de camomila ou tabaco (três vezes por semana e depois repetir após 12 a 15 dias). 3 semanas antes da colheita, a pulverização é interrompida.
Traça de ameixaLagartas invadem o feto e comem a carne, poluindo-a com seus movimentos intestinais. Os frutos afetados escurecem e encolhem.
  1. No final da floração, a árvore é pulverizada com benzofosfato e karbofos, repetindo o tratamento após 2-3 semanas.
  2. No verão, eles são tratados com inseticidas: Fitoverm, Vermitek, Decis, Fufanon, Kinmiks ou infusões de tansy ou camomila.

Pragas de ameixa na foto

Colheita, armazenamento e uso de culturas

O amadurecimento dos frutos da ameixa de Stanley começa mais tarde - no início de setembro. A colheita amadurece em etapas - colete-a em 2-3 recepções.

Stanley produz - vídeo

A coleta deve ser feita em tempo seco. As ameixas maduras não devem ser superexpostas - elas ficam macias e desagradáveis ​​no sabor e depois se esfarelam. Para o transporte, você precisa coletar frutas juntamente com a haste 4-5 dias antes da maturação total. É melhor empilhar a colheita em caixas rasas, cestas ou caixas.

Comece a coletar do lado de fora dos ramos inferiores, movendo-se gradualmente para cima e para o centro. É aconselhável não lavar o revestimento de cera. As frutas que estão fora de alcance devem ser removidas usando uma escada - você não pode sacudir as ameixas. Além disso, não suba em uma árvore, pois Stanley não possui madeira muito forte.

Recomenda-se empilhar ameixas em caixas

Ameixas frescas não podem ser mantidas por muito tempo. Mesmo na geladeira, as frutas não ficam mais que 6-7 dias. Para um armazenamento mais prolongado, é possível preparar ameixas em lata Stenley (compota de frutas, conservas, marshmallows, licores e licores). Além disso, as ameixas dessa variedade são ótimas para congelar. As ameixas devem ser lavadas e secas e congeladas em sacos plásticos ou recipientes hermeticamente fechados. No congelador, as ameixas não devem ser mantidas por mais de 6 a 8 meses, caso contrário, elas se tornarão mais ácidas.

O principal produto obtido da ameixa de Stanley é a ameixa. Para fazer este excelente produto, você precisa suportar as frutas em uma solução de refrigerante por 30-40 segundos (dose de bicarbonato de sódio de 10-15 g / l a uma temperatura de 85-90 sobreC), depois enxágüe com água fria, seque e coloque em um forno semi-aberto (temperatura 50 sobreC) por 3-4 horas. Em seguida, as ameixas são resfriadas e colocadas novamente no forno. A secagem ocorre em duas etapas: cinco horas a uma temperatura de 70 a 75 graus e depois seca por 4 horas a uma temperatura de 90 ºС. O produto final é colocado em frascos ou sacos e colocado em local fresco para armazenamento.

As ameixas secas da Stanley são de alta qualidade

Todos os produtos obtidos da ameixa Stanley recebem as notas mais altas: ameixa congelada - 4,8 pontos, compota - 5 pontos, suco com polpa - 4,6 pontos, ameixas secas - 4,5 pontos.

Gardeners comentários

Stenley desembarque antecipado em 2014. foi a primeira colheita, gostei do sabor, aparência e tamanho da fruta. Eu tenho 5 peças disponíveis. O irmão adicionou mais 30 arbustos a 30 arbustos.

vasilich

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11058

A variedade Stanley foi recomendada para testes em diferentes regiões. No entanto, o tempo mostrou que sua resistência ao inverno é insuficiente. E o rendimento está longe de ser declarado. Talvez nas regiões do sul ele esteja mais confortável.

jardineiro

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=562&start=555

sobre a variedade Stanley - estou crescendo - uma variedade muito boa seria uma tolice

jack75

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=339487

Stanley - uma variedade que permite ao jardineiro apreciar os frutos da ameixa todos os anos.

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11058

Vitaly L

Na própria cidade de Moscou, Stanley cresce lindamente. Ramos da colheita se dobram na direção oposta.Este ano, um Stanley da Phytogenetics, com raízes, foi plantado na região de Vladimir.

Pergunta

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6222&start=210

Ameixa Stanley irá decorar qualquer jardim. Em condições climáticas adequadas e em solo fértil, deliciará grandes colheitas de frutas de alta qualidade, adequadas para processamento de qualquer tipo.

Pin
Send
Share
Send