Com o início do tempo frio, caquis brilhantes e suculentos atingem a maturação máxima. É simplesmente impossível passar por ela na loja! Obviamente, o caqui é saboroso e em espécie, mas se você experimentar um pouco na cozinha, pode criar muitos espaços em branco interessantes para o inverno.
Mousse de caqui
Ingredientes
- caqui - 1 pc .;
- gelatina - 15 g;
- suco de limão.
Corte caquis em baías com água fria e adicione suco de limão. Isso ajudará a remover a viscosidade. Ferva a fruta por 5 minutos no mesmo líquido. Diluimos a gelatina como está escrito nas instruções: por cerca de uma hora, ela inchará.
Moer caquis cozidos no liquidificador e adicionar a mistura de gelatina. Bata novamente até a sobremesa começar a clarear. Despeje em copos e envie para a geladeira por 5 minutos. Mousse está pronto!
Geléia de caqui
Ingredientes
- 1 kg de caqui;
- 70 ml de água;
- 1 limão ou laranja;
- especiarias: baunilha, canela, anis, pimenta rosa.
A geléia de caqui clássica é feita sem açúcar. É importante usar especiarias naturais, não em pó. Ao limpar a fruta, é necessário remover não apenas o caule, mas também a pele.
Passe a polpa através de um moedor de carne. Em uma panela com fundo grosso, misture água e suco de cítrico espremido na hora. Depois de ferver, jogue temperos, raspas e mantenha tudo em chamas por 15 minutos. Adicione o caqui e cozinhe por mais 20 minutos. Para que o tratamento não grude nas paredes, durante o cozimento, ele precisa ser mexido o tempo todo.
É necessário armazenar o atolamento acabado na geladeira, colocando-o em frascos de vidro com uma tampa bem parafusada.
Caqui seco
Nesta receita, o principal é escolher as frutas certas: elas devem estar bem maduras e não sólidas. A presença de um cabo com cauda é importante.
Com frutas lavadas, corte cuidadosamente a casca. Nós conectamos os frutos pelas caudas com um fio forte. Garantimos que os frutos não se tocam, caso contrário, existe o risco de que eles se deteriorem. Penduramos caquis em suportes de madeira e aguardamos a aparência de um revestimento branco. Este é um processo normal e natural - é assim que o açúcar se destaca. Por dois meses, massageie periodicamente o caqui com a mão, para que o açúcar não comece a endurecer.
A fruta murcha é melhor armazenada em um saco de papel ou recipiente de madeira com tampa.
Caquis secos
A secagem dos caquis é feita inteiramente e usando uma tecnologia especial. Nos velhos tempos, isso era feito ao ar livre, em clima quente e seco. As frutas não devem ficar na superfície, mas devem estar no limbo. Antes do procedimento, as frutas não precisam ser lavadas - isso pode provocar processos de decomposição. Para pendurar, prepare uma corda forte, linha de pesca ou fio dental.
Enrolamos rabos de cavalo com um fio e amarramos na corda com um nó. Para proteger contra insetos, cobrimos caqui com gaze.
Secar ao sol pode demorar 1,5 meses. Quanto mais luz houver, mais rápido será o processo.
Os caquis secos são armazenados da mesma maneira que os caquis secos.
Geléia de caqui com gengibre e abóbora
Ingredientes
- 300 g de abóbora;
- vários frutos de caqui;
- 1 xícara de açúcar;
- uma fatia de raiz de gengibre fresco;
- 100 ml de água.
Trituramos abóbora e caqui em uma mistura de gengibre ralado e descascado. Combinamos tudo com água e açúcar e cozinhe em fogo médio por uma hora. Para fazer isso, você pode usar o fogão lento.
O atolamento pronto deve ser armazenado em frascos de vidro em local fresco.
Compota de caqui
Ingredientes
- 1 kg de caqui;
- 1 litro de água;
- 1 xícara de açúcar.
Mesmo uma dona de casa iniciante pode lidar com a versão clássica desta receita.
De água e açúcar em fogo baixo, cozinhe a calda. Cortamos o caqui em pedaços arbitrários e o enviamos para a panela junto com o suco que se destacou. Cozinhe por alguns minutos e depois esfrie a bebida. É muito útil para o trato gastrointestinal.
Suco de caqui sem açúcar
Ingredientes
- quantidade igual de caquis e peras.
As frutas são descascadas e descascadas e passadas por um espremedor. Misture o suco, ferva e despeje em potes limpos. Nós esterilizamos por 20 minutos, enrolamos com tampas de metal e colocamos em armazenamento na adega ou despensa.
Suco de maçã e caqui sem açúcar
Por analogia com a receita anterior, o suco de caqui é preparado com a adição de maçãs. Eles precisam ser descascados e passados por um moedor de carne - para você obter suco com polpa. Então você precisa misturá-lo com suco de caqui, ferver e enrolar em frascos esterilizados.
Caqui Congelado
Se o fruto do caqui ainda não tiver tido tempo de amadurecer completamente, a polpa azeda se ligará à boca. Durante o congelamento, essa propriedade desagradável desaparece completamente e a fruta se torna mais doce.
Para congelar meus caquis e secá-los com papel toalha. Cada fruta é embrulhada em um saco separado e enviada ao congelador por 12 horas.
Você também pode fazer isso: corte a fruta em 6 partes e remova as sementes. Cubra o fundo do recipiente com celofane e coloque fatias de frutas. Colocamos no congelamento.
Para fazer qualquer sobremesa doce, o purê de caqui congelado é útil. Cortamos a polpa de frutas no liquidificador e congelamos em formas de gelo.
Vinho de caqui caseiro
Ingredientes
- 3 kg de caqui;
- 2,5 litros de água;
- 600 g de açúcar granulado;
- uma pitada de ácido cítrico;
- fermento ou fermento para vinho.
Trituramos os pedaços de caqui junto com a casca e os colocamos em um recipiente não metálico com um pescoço largo. Mexa o açúcar em água fria e despeje o caqui na calda resultante. Adicione o fermento e misture bem. Cubra com gaze e retire por 3 dias em um local escuro. Depois de algum tempo, uma espuma e um cheiro característico aparecerão. Este é um processo natural.
Nós filtramos o mosto através de várias camadas de gaze. Adicione o açúcar e o ácido cítrico ao suco puro. Misture e limpe em um quarto escuro. O vinho caseiro de caqui pode fermentar por um a dois meses.