Características de cuidados para oxalis ou ácido em casa

Pin
Send
Share
Send

Oxalis ou Oxalis é uma planta da família ácida. Este nome surgiu devido ao fato de que as folhas durante a mastigação gosto azedoporque eles estão saturados com ácido oxálico e vitaminas.

Outro nome familiar a muitos produtores de flores - "Butterfly" ou "Madame Butterfly", surgiu por causa da forma característica das folhas, semelhante às asas da borboleta.

Nos países europeus, o oxalis era chamado de "Trevo da Felicidade" e lá eles acreditam que pode trazer boa sorte para a casa. Mas isso acontecerá se a flor mudar de dono no último dia do ano de saída.

Em condições naturais ocorre ao redor 800 variedades oxálico. Eles crescem em terrenos tropicais em todos os continentes, no sul da Europa, na América do Sul e na África.

Na foto você pode ver várias variedades de ácido caseiro:

Atendimento domiciliar

Cuidar de um ácido em casa é muito simples, mas porque pode ser cultivado até mesmo por iniciantes.

O vídeo descreve em detalhes como cuidar do ácido em casa:

Cuidados pós-tratamento

Idealmente, adquirir oxalis é melhor como tubérculos ou brotos, que depois são plantados no pote por conta própria.Se não houver tal opção, a seleção na loja terá que ser abordada com o máximo cuidado. Muitas vezes são simples derramado, por causa do que a compra depois de um tempo morre.

Você precisa comprar uma planta, que deixa aparência fresca, saudável e não ceder. A terra não deve estar molhada, com um odor desagradável.

Como cuidar de um ácido? No apartamento ou no escritório, os oxalis são colocados em uma fonte de luz dispersa e gradualmente acostumados a brilhar. Depois de 2-3 semanas Ele é transplantado para uma nova panela, retirando delicadamente o substrato antigo dos tubérculos.

Aparar

Para formar uma coroa exuberante e oxalis de floração longa é necessário cortar completamente todas as folhas velhas. No entanto, isso deve ser feito no outono ou na primavera, dependendo se é possível criar as condições adequadas para o estado de descanso.

Se no inverno a flor estiver na sala a + 12-14 graus, então é melhor cortá-la no outono, antes do início do descanso. Se o ar estiver quente, então neste caso as folhas são podadas após o inverno.

REFERÊNCIA!Se você cortar brotos no outono e colocar os oxalis em uma sala quente, ele imediatamente vai crescendo e libera novas folhas jovens.

Rega

Na primavera e no verão, quando há crescimento e floração, a rega é realizada em abundância, assim que a camada superior da terra seca. Rega excessiva é prejudicial para o sistema de tubérculos - para permitir a estagnação da água no solo não pode.

No outono e no inverno, quando a flor está em um estado de repouso, a água raramente é despejada, no entanto, impedindo que o coma de terra seque completamente. Assim que os primeiros brotos aparecem, o volume de água retorna gradualmente ao normal.

Aterragem

Para o plantio de oxalis em casa é usado primer universal para flores, que podem ser compradas na loja.

No entanto, é melhor fazer mistura nutritiva sozinho, misturando 2 medidas de húmus decíduo, 2 medidas de solo de jardim e 1 medida de areia e turfa. Ou você pode tomar 2 medidas de terra relvada e 1 medida de terra e areia.

Atenção por favor! Um solo levemente ácido é necessário para a planta, não crescerá em solo contendo calcário. Se for muito nutritivo, muitas folhas e algumas flores se formarão.

No jardim, os oxalis podem ser plantados ao lado de árvores e arbustos, como parte de composições em canteiros de flores. É melhor usar variedades resistentes à geada - eles não terão que ser escavados do solo para o inverno durante o inverno.

O plantio é realizado em poços rasos (até 10 cm) nos quais os tubérculos são colocados, polvilhados com terra e regados.

Transplante

O transplante é realizado após o inverno. Oxalis jovens devem ser transplantados todos os anos, o adulto - uma vez em 2-3 anos. O pote é selecionado de tal forma que é 2-3 cm mais largo que o anterior.

É melhor não comprar um recipiente redondo, ou seja, retangular - nele os tubérculos a partir dos quais o sistema radicular é formado serão colocados de uma forma mais natural. Que o arbusto parecia mais magnífico, é possível plantar em uma panela de uma só vez vários tubérculos.

IMPORTANTE! O fundo é necessariamente uma camada espessa de drenagem de argila expandida ou migalhas de tijolos quebrados.

Crescendo de sementes em casa

As sementes são compradas em uma loja especializada ou coletadas independentemente após a floração.

Para o plantio, é melhor usar mistura de perlita e turfa molhada. As sementes são pequenas e são simplesmente colocadas na superfície do solo, não adormecendo por cima. A terra é suavemente pulverizada do nebulizador. O recipiente deve ser coberto com polietileno para criar o efeito da estufa e colocado sob luz solar indireta.

No primeiro ano após o plantio, o principal crescimento vai para o sistema dos tubérculos, apenas pequenas rosetas são formadas acima do solo. No segundo ano, o oxalis começa a lançar ativamente brotos.

Reprodução

Dependendo da variedade da flor, ela pode ser multiplicada estacas ou tubérculos.

Tubérculos são obtidos por transplante de uma planta adulta, separando nitidamente os nódulos jovens de adultos. Depois disso, eles são plantados em 5-10 peças em uma panela, ligeiramente recobrindo com um substrato.

Antes da formação das raízes do recipiente deve ser mantida em condições de + 5-10 graus, a irrigação não é abundante. O ciclo de desenvolvimento completo com este método leva de 1 a 1,5 meses.

Você também pode se propagar com anexos. Eles são cortados em plantas adultas e depois colocados em um copo com água ou areia molhada.

O processo de formação das raízes leva 2-2,5 semanas. Então eles são plantados em copos descartáveis ​​com terra, e depois de crescer eles se transferem para grandes vasos.

Temperatura

Ele prefere condições legais, mas será normal crescer mesmo em altas taxas. No verão, a temperatura ideal está na faixa de + 20-25 graus, no inverno - não menos que +7 graus.

No inverno, a flor tem um período de descanso bem definido, por isso é melhor para este período para transferi-lo para uma sala com ar + 12-15 graus. Com o advento de novos brotos, ele é devolvido a um lugar quente.

Qualquer época do ano é importante Cuidado com rascunhos e mudanças súbitas de temperatura.

Iluminação

Uma flor é colocada dentro de casa luz brilhante mas difusa. As janelas orientais ou ocidentais são as melhores para isso, mas você também pode colocar a flor no sul, das 11h às 17h, cobrindo-a com papel ou pano.

Por algum tempo a planta pode estar na penumbra, mas uma longa permanência afetará negativamente a forma e a cor das folhas. O contato direto com a luz solar causa queimaduras.

ATENÇÃO!Durante o resto (outono-inverno), a intensidade da iluminação não é reduzida.

Benefício e dano

Da sala acídica pode fazer tempero, que é adicionado a sopas, a vegetais, cereais ou carne.

Na medicina popular, todas as partes do gado azedo são usadas - flores, pedúnculos e folhas. Eles são coletados durante a primavera ou início do verão, e depois secos a uma temperatura de + 40-50 graus.

Caldos cozidos são prescritos para o tratamento de escorbuto, estômago e doenças do fígado. Serve excelente anti-séptico. Suco pode ser usado no tratamento da sarna.

Ao mesmo tempo, ingerir grandes quantidades é prejudicial - o ácido oxálico acumulado pode afetar negativamente os rins e o sistema urinário. Ainda não pode ser usado para pessoas com doenças articulares.

Doenças e pragas

Ao crescer em uma sala, às vezes, os produtores se perguntam por quemurcha as folhas dos oxalis? Primeiro de tudo, é necessário verificar o estado do solo, se estiver seco - para produzir rega.

Se as folhas próximas aos okalas começarem a descer e murcharem no outono, isso pode ser a preparação de uma flor para um período de descanso. Todos os brotos podem ser cortados, e o pote deve ser movido para um local com temperatura de + 12-14 graus. Depois do inverno, eles voltarão a crescer.

Também pode haver uma situação em que na primavera Oxalis não cresce e novos brotos não aparecem nele. Pode haver várias razões para isso. Se um transplante é feito, é aconselhável certificar-se de que o novo contêiner não é escolhido muito grande.

Idealmente, deve ser apenas mais 2-3 cm. Além disso, a terra não deve estar muito molhada. Se o transplante não foi feito, então talvez os tubérculos enchessem o contêiner inteiro, e eles estão apertados, ou o solo está esgotado e sua substituição é necessária.

Importante! Oksalis é resistente a danos causados ​​por pragas, mas se as condições de tratamento forem perturbadas, ácaros, pulgões ou sarna.

Ao infectarum ácaro Existem teias de aranha esbranquiçadas. Para combatê-lo, você precisa lavar a planta com uma solução de esponja e sabão.

Com derrotabainha nas folhas aparecerão protuberâncias marrons, que são as conchas desses insetos. Para combatê-los, você deve mecanicamente limpá-los com uma escova macia com uma solução de sabão e, em seguida, se necessário, tratá-los com produtos químicos.

Quando pulgões Pequenos insetos brancos aparecem nos ramos, que deixam para trás uma camada branca pegajosa. Lutar contra eles é feito com a ajuda de inseticidas.

Cuidados de inverno

O cuidado da musselina no inverno tem características. No inverno, a planta tem um tempo de descanso. Se for cultivado em casa numa panela, é necessário cortar todos os brotos e transferi-lo para um local fresco com uma temperatura de + 12-15 graus.

Quando cultivada no jardim, no outono todos os tubérculos são escavados, lavados e depois da secagem são armazenados em uma sala fria. Você pode separar imediatamente filhos de tubérculos de adultos. Na primavera, quando a terra já se aqueceu o suficiente, eles são plantados no canteiro de flores.

Oxalis ou oxalis é uma planta perene, que muitas donas de casa conhecem como uma "borboleta". Ele precisa de luz difusa saturada e rega regular.A reprodução ocorre por sementes ou tubérculos. No inverno, um período de descanso bem definido, durante o qual os brotos devem ser cortados e movidos para um local fresco.

Pin
Send
Share
Send