Syngonium - liana em casa com folhas decorativas

Pin
Send
Share
Send

O Syngonium é uma trepadeira perene perene da família Aroid. Esta planta semi-epifítica é comum na América Central e do Sul. Longos, com ramos laterais raros, os caules se espalham pelo chão ou envolvem um suporte vertical. Eles são densamente cobertos com belas folhas grandes. Foi pela folhagem que o syngonium se apaixonou pelos cultivadores de flores. Com ele, você pode trazer um pedaço de floresta tropical para a sala, purificar o ar e encher a sala com cores verdes brilhantes. Embora os habitantes dos trópicos precisem de cuidados mais cuidadosos, seguindo algumas regras simples, é possível criar facilmente um ambiente confortável.

Descrição da planta

O Syngonium é um perene semi-epifítico. Seu caule flexível de cor verde brilhante se espalha no chão ou se apega ao suporte com raízes aéreas. A altura dos brotos pode ser de 1,5 a 2 m, na natureza existem trepadeiras de 10 a 20 m de comprimento e largura de até 6 cm. Em uma cultura, a espessura do caule é geralmente de 1-2 cm. O crescimento anual é de cerca de 30 cm e 6-7 folhas jovens. . As folhas de pecíolo crescem ao longo de todo o comprimento das hastes nos nós convexos. Logo abaixo dos nós existem raízes aéreas. Sua principal tarefa é a fixação, apenas uma raiz em cada pacote é destinada à nutrição.

Toda a placa em forma de coração ou palmate dividida em 3 a 5 segmentos é pintada na cor verde brilhante. As veias de alívio estão localizadas não apenas no centro, mas também como uma borda em torno da borda. Folhetos lisos ou coloridos podem ter uma superfície brilhante, coriácea ou aveludada.










As flores de Syngonium só podem ser vistas em plantas na natureza. Eles florescem até o final da primavera e são densas espigas cremosas meio escondidas por um véu vermelho ou rosado. As flores não têm cheiro. O Syngonium é caracterizado pela polinização cruzada. Primeiro, as flores femininas amadurecem, o pólen as poliniza pelas inflorescências vizinhas. Quando amadurecem as flores masculinas, as mulheres não são mais suscetíveis ao pólen. A colcha fecha um pouco mais densa e, saindo, os insetos coletam pólen sobre si mesmos. Mais tarde, eles espalharam pólen para inflorescências vizinhas.

Como resultado dessa polinização complexa, os frutos amadurecem na forma de bagas cilíndricas ou ovóides com uma borda arredondada. Seu comprimento é de 0,5-1 cm e sua largura é de 3-6 mm. Bagas suculentas e perfumadas atraem macacos e outros animais que os espalham por longas distâncias.

Se a membrana estiver danificada, o suco leitoso é secretado. Seu contato com a pele danificada e as mucosas causa irritação e queimação; portanto, todo o trabalho com a videira é melhor realizado com luvas de proteção. Como as plantas são venenosas, elas devem ser isoladas do contato com crianças e animais.

Tipos de syngonium

O gênero syngonium é representado por 20 espécies de plantas, mas apenas algumas são adequadas para o crescimento interno.

Legado de Syngonium. Na natureza, videiras com ramificações intensivas e brotos flexíveis são encontradas na América Central. Os brotos são cobertos com grandes folhas pecioladas de até 13 cm de comprimento, e nas videiras jovens quase sempre têm a forma de uma lança, e as plantas mais velhas são cobertas com folhas de palmito dissecadas em 11 lóbulos. Cada um possui um pecíolo muito longo (até 60 cm). Variedades:

  • Borboleta branca - uma videira densamente frondosa de crescimento rápido;
  • Pixie - uma planta anã variegada;
  • Seta - brotos grandes com um padrão heterogêneo ao longo das veias;
  • Néon - quase toda a superfície da folha é desprovida de cor verde, e veias ou manchas rosa são visíveis em um ponto brilhante;
  • Panda - em uma placa verde escura, existem muitas manchas amareladas.
Syngonium com folhas de legião

O Syngonium é em forma de orelha (em forma de orelha). As brotações de escalada de até 1,8 m de comprimento não excedem 2-2,5 cm de espessura, e raízes aéreas e grandes folhas de peciolato crescem em entrenós próximos. Uma placa de folha verde brilhante é anexada ao pecíolo com até 40 cm de comprimento e cada folheto possui um par de processos semelhantes aos ouvidos das orelhas, mais próximos da base. O comprimento da folha é de 6 a 20 cm.

Syngonium auricular (auricular)

Sindônio de Wendland. O berço de uma trepadeira grande é a Costa Rica. As hastes são cobertas com folhagem tripartida com uma superfície aveludada e macia. Folhas verde-escuras crescem até 10 cm de comprimento em pecíolos de 20 a 30 cm de tamanho.

Syngonium Wendland

Propagação de plantas

Em casa, o syngonium é propagado vegetativamente. Para isso, são utilizados cortes apicais ou processos laterais. Eles são cortados ao longo do ano, mas devido às horas diurnas mais longas, as estacas de primavera e verão desenvolvem uma ordem de magnitude mais rapidamente. Um segmento do caule com 2-3 entrenós e raízes aéreas é cortado. O enraizamento é realizado em água quente com carvão ativado ou em solo composto de areia, esfagno e turfa. Recomenda-se que o corte antes do plantio seja tratado com um estimulador de crescimento radicular. As hastes antes do enraizamento são cobertas com um filme para reduzir a evaporação. A temperatura ideal do solo e do ar é de + 25 ... + 27 ° C. Após o enraizamento, o abrigo é removido e as mudas são cultivadas como plantas adultas.

Aterragem e atendimento domiciliar

O syngonium é plantado em vasos pequenos com orifícios de drenagem. Para obter um crescimento mais magnífico, 2-3 brotos são plantados imediatamente em uma panela. Você pode usar o syngonium como uma planta de ampel, permitindo que os brotos pendurem livremente da panela ou forme uma espécie de árvore. Neste último caso, ao pousar, um forte suporte é inserido no chão. Nele, a liana vai subir.

As plantas jovens são transplantadas na primavera todos os anos, aumentando gradualmente a frequência. O syngonium adulto é transplantado quando as raízes começam a aparecer pelos orifícios de drenagem. Argila expandida ou fragmentos são necessariamente despejados no fundo da panela. O solo deve estar solto e fértil com uma reação neutra ou levemente ácida. Pode ser composto de solo de folha e relva, areia e turfa. Para não danificar as raízes finas, o transplante é realizado por transbordo.

O tratamento com Syngonium é simples. Muitos cultivadores de flores adoram esta planta de rápido crescimento por sua natureza e vitalidade caprichosas. Ele precisa de uma longa luz do dia e luz difusa. Você pode colocar a panela no parapeito da janela leste ou oeste, mas proteja o crescimento do sol do meio-dia.

A temperatura ideal do ar durante todo o ano é de + 22 ... + 25 ° C. No inverno, o arrefecimento é permitido até + 18 ° C, não é necessário fornecê-lo.

O Syngonium precisa de alta umidade e rega regular. Para que as folhas não comecem a secar, elas são pulverizadas diariamente com água morna e bem mantida. As plantas são regadas com frequência suficiente para que o solo seque apenas a 2-3 cm da superfície. Para irrigação, tomar água bem purificada à temperatura ambiente. Com a rega regular, a planta tolera o ar seco mais facilmente.

O Syngonium é fertilizado de abril a outubro duas vezes por mês. Para fazer isso, use complexos minerais especiais para plantas decorativas e decíduas. A cobertura superior bem diluída é aplicada ao solo a uma distância dos caules.

Liana se ramifica fracamente, mas você ainda pode dar alguma forma. O Syngonium tolera bem a poda. Aperte as hastes pela primeira vez após o aparecimento da sexta folha. Processos muito longos são reduzidos para o comprimento necessário. Após o corte, brotos laterais jovens podem aparecer mesmo na base do antigo talo nu.

O syngonium tem boa imunidade, portanto, não é suscetível a doenças de plantas. Com cuidados inadequados prolongados, oídio pode se desenvolver. Às vezes, um ácaro, escutelo ou cochonilha se deposita nas folhas. Os primeiros socorros para a planta são um banho quente (até 45 ° C). Em seguida, execute a pulverização com um inseticida químico ("Actellik", "Fitoverm").

Benefício, Sinais e Superstição

Para apartamentos urbanos, o syngonium é simplesmente uma planta indispensável. Ajusta efetivamente o espaço. A coroa também purifica o ar, absorvendo o vapor de xileno, formaldeído e outras substâncias perigosas. A flor otimiza a umidade da sala e a satura com oxigênio.

Dizem que o syngonium na casa de uma pessoa doente restaura a saúde do proprietário e luta mesmo com doenças terríveis e incuráveis. Fortalece o personagem, ajuda a livrar-se de maus hábitos e também estimula o desenvolvimento físico e mental. No quarto, uma liana protege o sono do proprietário e o salva de pesadelos.

Alguns sinais são chamados syngonium husbandegon. Isso significa que os homens da casa não se dão bem com esta planta e as donas de casa enfrentam a solidão. No entanto, não há justificativa para essas superstições. Muitas mulheres solteiras há muito encontram a felicidade no casamento, embora seus peitoris ainda sejam adornados com um belo homem tropical.

Pin
Send
Share
Send