No clima do cinturão do meio, o cultivo de vegetais tem várias dificuldades. No campo aberto, até mesmo o cultivo de mudas de primavera muitas vezes requer o uso de pelo menos uma estufa simples.
O desejo de receber duas safras por safra, e ainda mais a colheita durante o ano todo, requer a construção de um viveiro no local com aquecimento.
Por que aquecer o viveiro?
Tal pergunta pode parecer retórica, no entanto, ao tomar a decisão de investir no aquecimento da estufa, o proprietário deve saber com firmeza quais resultados ele persegue e quais vantagens serão dadas pelas forças e meios investidos.
- O fator mais importante é a possibilidade mantendo a temperatura e a umidade ideais no viveiro. Um tal microclima artificial permite acelerar significativamente o tempo de crescimento das plântulas e plantas adultas, aumenta a germinação das sementes e protege as plântulas dos efeitos nocivos do ambiente.
- Estufa de aquecimento permite que você cresça culturas de plantas, independentemente da latitude do local e temporada, mesmo nas piores geadas. A estufa permite aumentar a estação de floração de colheitas ornamentais, e cultivar plantas tropicais até frágeis.
- Ao usar o aquecimento, o dono do viveiro pode facilmente regular a frequência das colheitas e até o seu número.
- Factores acima, além disso, melhorar significativamente a porção de rentabilidade e aumenta o ganho se a estufa é usado orientado comercialmente.
Ao longo da história da exploração destes edifícios do jardim foi inventado muitas maneiras de aquecimento que podem ser classificados de acordo com vários critérios. Este artigo não será considerada um método natural de aquecimento por meio de energia solar, porque este método não requer o uso de meios técnicos sofisticados.
O principal problema com este método de aquecimento, é a escolha certa do local para a construção de estufas, usando a forma mais optimizada da carcaça e o uso de luz e pigmentos reflectora de calor ou de materiais no lugar de radiação menos solar.
O resto do jardineiro espera-se que o número de horas de sol é suficiente para manter a temperatura óptima na estufa.
Outras formas de manter a temperatura ideal no viveiro são mais complexas.
Método biológico
A forma mais simples e, provavelmente, a mais antiga e favorita dos agricultores de vegetais de aquecer a estufa é biológica, ou seja, aquecimento utilizando calor gerado por materiais biológicos durante a decomposição. Este método atrai proprietários de terra não apenas pela sua simplicidade, mas também pelo seu baixo preço.
Além disso, ao utilizar este método, mais uma meta é alcançada: a fertilização do solo com a composição mineral ocorre. Como as substâncias biologicamente ativas mais frequentemente são as combinações mais diferentes de resíduos de plantas e estrume, que têm a capacidade de liberar calor em uma reação com o ar.
Legumes também produzem bons resultados. Então, serragem por 14 dias é capaz de aquecer o solo a 20 ° C, a madeira que foi latida até 120 dias mantém o calor na faixa de + 20-25 ˚С.
Aquecimento do viveiro com o uso de meios técnicos é mais intensivo em energia, mas também mais prático,já que elimina a necessidade de uma mudança constante de misturas biológicas na estrutura, e também fornece indicadores muito mais estáveis, tão necessários para o cultivo rico.
Os métodos de aquecimento tecnológico podem ser divididos em várias subespécies, dependendo das fontes de energia utilizadas.
Estamos nos aquecendo com eletricidade
A energia elétrica está atualmente disponível em quase todos os cantos do país. Seu custo pode ser maior do que o custo de outras fontes de energia, mas em seu favor dizer facilidade de uso, alta eficiência, a possibilidade de usar fontes econômicas de calor.
- A maneira mais simples de aquecer um viveiro de eletricidade - usando um aquecedor de ventilador. A seu favor, eles dizem conveniência, simplicidade e baixo custo. Não requer qualquer conversão da estufa - basta levar o cabo elétrico e colocar o dispositivo de aquecimento no local ideal. Nesse caso, o movimento do ar não permite que a umidade se acumule nas paredes e o próprio calor é distribuído uniformemente.
Este aquecimento é fácil de fazer pelas próprias mãos. Como um sinal negativo, deve-se notar o efeito nocivo sobre as plantas, que estarão nas imediações do ventilador.
- Aquecimento por cabo com eletricidade também é fácil de usar e uma boa distribuição de calor combinada com a capacidade de controlar automaticamente a temperatura. No entanto, a sua instalação está longe de ser uma empresa simples e apenas o proprietário, possuindo certos conhecimentos e habilidades especiais, será capaz de lidar com isso. Ou tem que usar o trabalho assalariado.
- Estufa quente com a ajuda de painéis infravermelhos É bastante simples de organizar e reduzirá significativamente os custos devido à alta eficiência desses dispositivos. Além disso, a popularidade dos painéis infravermelhos é facilitada pela capacidade de aumentar a porcentagem de germinação de plantas confirmada pelos estudos. Uma importante exploração a longo prazo de tais fontes de calor é de até 10 anos.
Aquecimento de água
Como o nome indica, este método de aquecimento do viveiro usa água.Um exemplo disso é que estufa interior tubo que circula a água como o líquido de arrefecimento previsto.
Em que o aquecimento de água pode ser realizada de várias maneiras - usando as caldeiras de combustível sólido (trabalhando em carvão, madeira, turfa, a produção de resíduos de madeira, etc.), caldeiras a gás e caldeira operando em combustível líquido.
Em alguns casos, a estufa pode ser conectado ao sistema de aquecimento central de uma casa residencial. Vantagens deste tipo de estufa de aquecimento é bastante. Entre eles estão a relativa simplicidade do circuito de aquecimento, suficiente disponibilidade de materiais, o uso de disponíveis e baratos no combustível localidade.
O hospedeiro pode fazer esse aquecimento de forma independente. As desvantagens são a complexidade do controle de temperatura ao usar caldeiras de combustível sólido. As caldeiras a gás fornecem as melhores características para manter o ambiente ideal.
Ar quente
Neste caso, como já o nome sugere, como um portador de calor actos de ar aquecido.
- Muitas vezes usado agora, na prática, o aquecimento usando um catalíticos queimadores de gás que aquecem o ar na estufa durante a combustão de gás natural ou garrafas.Cilindros são usados nos casos em que o aquecimento é necessário por um curto período, por exemplo, em casos de congelamento.
- Outro tipo de aquecimento de ar é semelhante ao aquecimento de água, apenas neste caso são colocadas mangas de polietileno perfuradas a partir da caldeira de combustível, através das quais o ar quente aquece o solo para a estufa.
- E, finalmente, o aquecimento do viveiro com a ajuda de um velho tipo forno burzhuyki. Apesar da primitividade, este método não deve ser cancelado. Seu baixo preço, simplicidade e eficiência falam por si.
Aquecendo o viveiro com as próprias mãos
- Aquecimento biológico. Por seu dispositivo, considera-se ideal o uso de esterco de cavalo e vaca, uma vez que possuem as características mais longas para a liberação de calor. Usam-se frequentemente misturas de vegetais - 75% das folhas caídas são misturadas com estrume, ou 30% da turfa decomposta é adicionada a 70% do estrume e depois é tratada com uma solução de ureia numa concentração de 0,6%. Na primavera, antes que a mistura biológica seja colocada no viveiro, ela precisa ser aquecida. Para fazer isso, é pá e umedecido com água ou verbasco.
Às vezes, para acelerar o processo, use pedras incandescentes.Depois de alguns dias, o processo de evolução do calor começa, como evidenciado pelo aumento da temperatura para 50-60 ° C. Depois disso, uma camada fértil com uma baioneta baioneta é removida na estufa no lugar dos leitos. Então o estrume, ou mistura, é empilhado. Se for usado esterco de vaca, uma camada de mato com uma espessura de até 10 cm deve ser colocada sobre a serragem, isso aumentará a aeração. O centro está cheio de esterco quente e nas bordas - mais frio. O estrume é importado a uma taxa de 0,3-0,4 metros cúbicos por 1 metro quadrado de área.
Depois de alguns dias, quando o esterco se deposita, outra porção deve ser adicionada, que deve ser polvilhada com uma fina camada de cal hidratada, o que aumentará a reação de liberação de calor e ao mesmo tempo evitará o aparecimento de fungos. Em seguida, o solo fértil é devolvido ao local sob a forma de uma camada de 20 a 25 cm de espessura e, após vários dias no solo, é possível plantar as plantas.
- Com aquecimento do forno Em primeiro lugar, é necessário determinar o local onde este aquecedor e a chaminé estarão localizados, tendo em conta as medidas de segurança contra incêndios. Além disso, deve-se notar que as plantas não devem estar localizadas nas imediações do forno, porque O calor irradiado pode afetá-los fatalmente.Ao instalar o forno, use materiais de isolamento térmico no local de construção da fundação e das paredes adjacentes da estufa. O cano da chaminé é geralmente removido de tal forma que seu comprimento na estufa era máximo. Isso permite o melhor uso da transferência de calor. Escusado será dizer que os produtos de combustão não devem cair nas instalações da estufa, e na própria sala deve considerar medidas para manter a umidade ideal e acesso de ar fresco.
- Decidindo aquecer a estufa com a ajuda da eletricidadeEm primeiro lugar, é necessário trabalhar na colocação de um cabo de alimentação separado para a construção, que possa suportar uma carga igual à potência total dos elementos de aquecimento utilizados.
Ao mesmo tempo, é necessário usar um isolamento seguro e levar o cabo para um comutador de pacotes separado. Ao instalar elementos de aquecimento (ventiladores, painéis infravermelhos, aquecedores de ar, etc.) em um viveiro, deve-se levar em conta suas características especificadas nas fichas técnicas - potência, área de aquecimento, direção de radiação,Também deve ser levado em conta que, se for tomada a decisão de usar um cabo como elemento de aquecimento, o trabalho na estufa já construída será bastante trabalhoso, porquePara colocar o cabo que você precisa remover a camada superior do solo fértil, crie a almofada necessária para o cabo e, em seguida, retornar o solo para o local.
- Aquecimento de água ou ar A estufa também pode exigir mão-de-obra substancial. Quando instalado, é necessário construir um local para a caldeira, bem como o sistema real de circulação de água ou ar. Antes de iniciar o trabalho, é necessário criar um esquema de aquecimento para refletir a localização e a inclinação necessária do sistema de circulação, se necessário, incluir uma bomba no circuito de aquecimento de água se não houver possibilidade de circulação natural.
Como uma solução mais fácil, você pode usar o aquecimento da estufa existente. Neste caso, um tanque de água é montado no fogão, ao qual circulam tubos com água quente circulante ao longo deles.
- Aquecimento a gás Organizar isto é bastante simples, se usar cilindros de gás. Nesse caso, é necessário levar em conta a explosão e o risco de incêndio de tal sistema, violando as regras para o manuseio de equipamentos a gás. Portanto, ao postar mangueiras de gás em um viveiro, você deve verificar cuidadosamente todas as juntas e conexões.Se você quiser usar gás da rodovia, você terá que obter as licenças apropriadas dos serviços de monitoramento. Tal como no caso de aparelhos de aquecimento el�trico, quando se colocam aparelhos de aquecimento que funcionam com g� natural num viveiro, as suas caracter�ticas t�nicas, isto � a �ea de aquecimento, a direc�o do fluxo de ar aquecido, devem ser tidas em conta.
Como pode ser visto acima, aquecer o viveiro pode ser organizado de várias maneiras. Neste caso, é necessário levar em conta a duração do período em que será necessário manter o calor, o tamanho e a construção da sala, a disponibilidade e o custo das fontes de energia. Só depois disso, vale a pena tomar uma decisão final sobre a aplicação deste ou daquele esquema.
Fotos
Você pode olhar para sistemas de aquecimento para estufas e estufas nas seguintes fotos: