Vassoura - um símbolo florescente de purificação e bem-estar

Pin
Send
Share
Send

A vassoura é um arbusto exuberante que agrada à floração abundante no início da primavera. A planta pertence à família das leguminosas. Seus matagais perfumados podem ser encontrados na Sibéria Ocidental, bem como em certas regiões da Europa e da África. Eles são adequados para o cultivo no jardim ou dentro de casa. Na mitologia celta, a erva-de-vassoura está associada ao bem-estar e a livrar-se de tudo o que é desnecessário. Um mês inteiro é dedicado à planta, quando você deve fazer um balanço e se livrar dos maus hábitos. Para uma pessoa moderna, a casa das vassouras é uma maravilhosa decoração do jardim, uma boa planta de mel e remédios.

Descrição botânica

A vassoura é um arbusto alto e extenso ou uma árvore baixa. Sem poda, a planta atinge 0,5-3 m de altura. Hastes lisas e lignificadas são cobertas com casca verde brilhante. Em algumas variedades, manchas de prata e curta pubescência estão presentes no córtex. Os galhos jovens mantêm a flexibilidade por um longo tempo e podem cair no chão sob o peso de folhagem e flores.

Espécies decíduas e sempre-verdes estão presentes no gênero. Todas as plantas têm folhas alternativas pecíolo. A chapa verde brilhante é dividida em 3 lâminas com lóbulos ovais. Frações de folhas apicais são frequentemente combinadas em uma. O comprimento da folha em miniatura não excede 3-4 cm.







A floração começa em maio-junho e dura cerca de um mês. Existem variedades de floração precoce em que os botões aparecem antes das folhas. Nos seios da folha, pequenas inflorescências racemose são formadas ao longo de toda a extensão da brotação. Os botões esponjosos característicos exalam um aroma agradável. As flores podem ser pintadas em amarelo brilhante, creme, branco ou rosa. O comprimento do cálice tubular ou em forma de sino com pétalas macias é de 2 a 3 cm. Uma pequena coluna com estames e ovário está localizada sob as pétalas.

Após a polinização, os frutos amadurecem - vagens com pequenos grãos achatados. Amadurecendo, a própria vagem racha e o feijão se espalha pela superfície do solo.

É importante lembrar que todas as partes da planta contêm um alcalóide, que em grandes doses leva à perturbação do sistema respiratório. Deve limitar o acesso de animais e crianças à planta e também lavar bem as mãos depois de cuidar dela.

Variedade de espécies

O gênero da casa de vassouras possui cerca de 50 espécies de plantas.

Vassoura russa. Um arbusto de até 1,5 m de altura consiste em galhos verticais ou ligeiramente curvados. Os brotos são cobertos com pequenas folhas ovais ou lanceoladas, verde-acinzentadas. Todas as folhas são coroadas com espinhos. Nos seios da folha, 3-5 grandes flores amarelas estão localizadas.

Vassoura russa

Vassoura de coroa. Variedade decídua e resistente ao gelo. Uma planta com um esfregão de brotos finos e flexíveis forma um arbusto com até 3 m de altura e as hastes jovens são cobertas com uma casca pubescente avermelhada. As pétalas amarelas claras são coletadas em um copo estreito de até 2 cm de comprimento.

  • vassoura burkwoody - flores escarlates delimitadas por uma estreita faixa amarela;
  • Andreanus Splendens - as pétalas são cobertas com manchas amarelo-vermelhas;
  • Lena vassoura - nas pétalas escarlate há uma faixa longitudinal dourada escura.
Coronet vassoura

Creeper assustador. Esta variedade alpina é de brotos espalhados no chão com cerca de 20 cm de altura e não mais de 80 cm de largura, e as hastes com nervuras verdes são pubescentes e podem criar raízes ao longo de todo o seu comprimento. A folhagem verde escura oval ou lanceolada tem 8-20 mm de comprimento. As placas inferiores da folha são cobertas com uma pilha grossa. Inflorescências paniculadas frouxas estão localizadas nas axilas das folhas. O comprimento da corola amarela é de 15 mm. A floração ocorre em abril e maio, e em junho os grãos amadurecem. A espécie é resistente a pequenas geadas, mas congela em invernos rigorosos.

Trepadeira rastejante

A vassoura é cedo. A variedade resistente ao gelo forma arbustos de 1 a 1,5 m de altura.Em maio, brotos em arco são densamente cobertos por flores amarelas brilhantes que exalam um odor intenso e pungente. O comprimento da folhagem verde lanceolada é de cerca de 2 cm.

Vassoura precoce

Muito popular é a variedade decorativa da vassoura inicial, o Ruby Boscop. Brotos eretos e ramificados formam um arbusto esférico com até 1,5 m de altura.A folhagem oblonga-lanceolada é pintada em tons de verde claro. As pétalas têm uma cor rubi por fora e rosa e roxo por dentro.

Métodos de criação

A vassoura de propagação pode ser o método de semear, enraizar estacas ou estacas. A propagação de sementes é bastante eficaz. Muitas vezes, ao redor do arbusto, você pode observar uma abundante semeadura. As sementes devem ser coletadas no outono a partir de vagens maduras. Em março, eles são embebidos em água morna por 2 dias e depois semeados em areia úmida e turfa. Alguns jardineiros observam que, para uma melhor germinação, é necessária uma estratificação a frio de dois meses. Cada semente é enterrada de 0,5 a 1 cm e é recomendável colocá-las imediatamente a uma distância de 4-6 cm uma da outra. O recipiente é colocado em uma sala com luz ambiente a uma temperatura de + 18 ... + 21 ° C. As mudas cultivadas com 2-3 folhas reais mergulham em vasos separados. Para formar arbustos exuberantes, as plantas devem ser beliscadas periodicamente. No início do verão, outro transplante é realizado em um recipiente maior. Em campo aberto, a vassoura é transplantada no terceiro ano de vida. O sistema radicular não tolera danos, portanto, com todos os transplantes, é importante manter completamente o antigo pedaço de terra.

As estacas são realizadas no verão, após a floração. As estacas são cortadas de galhos semi-lignificados com 2-3 folhas. A chapa está encurtada pela metade. O enraizamento é realizado em solo de turfa arenosa a uma temperatura de + 18 ... + 21 ° C. As plantas precisam de luz difusa. Para reduzir a perda de umidade, recomenda-se cobrir as mudas com uma tampa transparente. Após 1-1,5 meses, as raízes se formam na vassoura e no abrigo. Estacas são cultivadas dentro de casa na próxima primavera.

Para propagar a vassoura, as camadas devem usar apenas uma planta adulta. Os ramos inferiores são pressionados no chão e polvilhados com uma pequena camada de solo. Na próxima primavera, as camadas terão raízes e crescerão o suficiente. Pode ser separado e cuidadosamente transplantado para um novo local.

Recursos de desembarque

A vassoura é uma planta bastante resistente, mas deve ser transplantada com muito cuidado. Danos ou secura excessiva do rizoma levam à morte de todo o arbusto. Uma planta com mais de 3 anos não é transplantada, pois morrerá. O solo da vassoura deve estar solto e moderadamente fértil. O uso de substratos com uma reação levemente ácida ou neutra é ideal. Você pode levar uma mistura de turfa, composto, solo de relva e areia de rio. Ao cavar uma horta antes de plantar, você deve fazer imediatamente um complexo de fertilizantes minerais.

O material de drenagem (seixos ou fragmentos de tijolo vermelho) é derramado no fundo do furo. A planta é colocada de modo que o pescoço da raiz esteja localizado na superfície. Nos plantios em grupo, a distância deve ser respeitada dependendo da variedade selecionada. Em média, a distância deve ser de 30 a 50 cm.

Cuidados com a vassoura

Não é nada difícil cuidar da vassoura, especialmente se o local escolhido for corretamente. A planta prefere luz difusa brilhante. Deve ser plantada em locais onde o sol aparece de manhã e à noite e durante o dia uma pequena sombra se forma. Cópias internas são exibidas em salas com orientação leste ou oeste das janelas. Para que as plantas de jardim se desenvolvam bem, elas precisam ser protegidas de correntes de ar e fortes rajadas de vento. Variedades que adoram o calor são cultivadas em recipientes, que são colocados no jardim durante o verão e levados para salas frescas no inverno. Todas as variedades precisam fornecer um resfriamento no inverno a + 10 ... + 15 ° C.

A vassoura é resistente à seca, mas pode tolerar raras inundações do solo. Na natureza, pode ser encontrada em planícies de inundação de rios onde ocorrem inundações na primavera. Inundações regulares do solo são contra-indicadas para vassouras, bem como ocorrência próxima de águas subterrâneas. Os arbustos são regados apenas durante um período de seca prolongada ou em clima muito quente.

Para que a coroa se desenvolva melhor e a floração seja abundante, é necessário fertilizar os arbustos periodicamente. Para fazer isso, use grama ou esterco húmus, diluído em água. Para a temporada é suficiente realizar 2-3 curativos.

A vassoura é resistente à maioria das doenças e pragas das plantas. Os rebentos raramente são afetados pelo oídio, que pode ser eliminado com uma solução de sulfato de cobre. Às vezes, uma mariposa perfura-se em folhetos. É removido por pulverização com uma solução de clorofos.

Use

A vassoura é boa em plantações individuais e em grupo. Suas cascatas de flores reviverão o local ainda não muito brilhante da primavera. No mato de vassouras, vale a pena colocar vários pedregulhos grandes, para que a planta pareça mais organicamente. Parece bonito perto das árvores coníferas, bem como nas proximidades de urze, lírios do vale, lavanda, antenas. Se você planta os arbustos em uma fileira, obtém uma ótima cobertura.

Pin
Send
Share
Send