Para qualquer produtor, mudar a aparência das flores que estão sendo cultivadas é um motivo sério para pensar sobre sua saúde.
É assim com a orquídea, havia gotas pegajosas nas folhas - imediatamente procuramos a causa.
Deve-se notar que tal fenômeno não indica necessariamente a necessidade de tratamento da planta, mas esta possibilidade não pode ser excluída.
- As gotas pegajosas da orquídea são prejudiciais?
- As causas do aparecimento de gotas na flor
- Gotas pegajosas em folhas de orquídeas, como corrigir o problema
- Ações preventivas
As gotas pegajosas da orquídea são prejudiciais?
Gotas pegajosas em folhas ou brotos jovens de orquídeas podem ser uma conseqüência do processo natural de formação de néctar de flores e, neste caso, não representam qualquer ameaça para a planta. No entanto, isso não significa que não há motivo para preocupação, porque se a orquídea tiver folhas pegajosas e cair constantemente sobre elas - é hora de descobrir as outras possíveis causas desse fenômeno, e elas, deve-se dizer, são muitas.
As causas do aparecimento de gotas na flor
Suponha que você já tenha notado gotas pegajosas na orquídea, e agora resta apenas descobrir o que fazer a respeito. Com base no motivo de sua aparição, um plano apropriado para outras ações está sendo desenvolvido.
Por exemplo, isso pode ser um fenômeno bastante natural - o resultado da formação do néctar da flor (o açúcar é simplesmente processado dentro da planta). Neste caso, gotas pegajosas e doces atraem vários insetos polinizadores para a planta, embora a possibilidade de aparecimento de pragas de flores na orquídea não seja descartada. Quanto a este último, a maioria deles não tem tempo para causar sérios danos, porque eles imediatamente furar.
Para seu próprio conforto, para ter certeza de que há gotas "boas" na orquídea, inspecione cuidadosamente toda a planta para detectar a presença de cortadores de folhas ou vermes ciganas.
Além disso, a base para o aparecimento de gotículas pode ser o acúmulo de água na superfície do substrato ou no palete e transbordamento da planta, e como fatores adicionais, muitas vezes há iluminação muito brilhante e uma temperatura baixa na sala.
Portanto, se a sua orquídea não tiver apenas gotas pegajosas nas folhas, mas também manchas inteiras, retire imediatamente a panela do peitoril da janela, seque a camada superior do solo e tente garantir uma boa drenagem.
Outra causa comum do problema das folhas "chorosas" da orquídea é quantidade excessiva de fertilizante, introduzido no chão. Em combinação com abundante rega, formam uma camada pegajosa na superfície da folha, o que contribui para o desenvolvimento de lesões e o aparecimento de manchas. Em alguns casos, para resolver o problema, você tem que substituir completamente o substrato, porque só assim você pode evitar a podridão e morte do pedúnculo ou roseta.
Quando uma planta é infectada com uma sarna, pulgão, ácaro ou cuteleiro eles podem ser facilmente vistos a olho nu na superfície das gotas. Na presença de pragas, inspecionando a planta e gotículas na folha, você pode notar neles um monte de pequenos pontos - os insetos caíram em gotículas e sentar lá, porque eles não podem sair da massa pegajosa. Eles também são facilmente vistos na superfície de uma placa de folha onde não há líquido.
Se a sua orquídea foi afetada pelo oídioentão, a doença começa a se manifestar com as abundantes gotas nas folhas, após as quais geralmente se transforma no estágio de formação de um depósito branco com impregnações cinza em toda a superfície da planta.
Flores internas são plantas muito mal-humoradas, então se você notar gotas pegajosas nas folhas de sua orquídea, você deve pensar sobre o que você fará imediatamente.
Em primeiro lugar, rever o regime de atendimento, verifique a temperatura e umidade no quarto com flores.
Se você não fizer nada a tempo, pode levar à morte da orquídea, à morte de seus pedúnculos e raízes aéreas.
Gotas pegajosas em folhas de orquídeas, como corrigir o problema
Agora você sabe por que uma orquídea está chorando, mas você ainda precisa entender como corrigir o problema corretamente. Algumas recomendações já foram dadas acima, mas vamos agora discutir essa questão em detalhes. Claro, primeiro você terá que inspecionar cuidadosamente a planta, verificar o solo para a presença ou ausência de transbordamento, se necessário, remover o recipiente da orquídea longe da luz solar.
Nesse caso, quando você fornecer plantas com cuidado apropriado, mas o problema persistir, cobertura pegajosa sobre as folhas de orquídeas - conseqüência da doença, infecção da flor com pragas. Agora eu tenho que comprar inseticidas orquídeas especiais e tratado através da remoção dos insetos e ácaros escala.
No entanto, as seguintes ações são muito eficazes no tratamento de orquídeas:
- irrigações de substituição para imersão cores numa bacia com uma periodicidade de duas vezes por mês (em um quentes e limpos recipientes de água diluído alguns comprimidos a partir de uma infecção fúngica, e, em seguida, mergulhadas numa solução orquídea (em conjunto com pote) para o nível da porção de tronco, deixando como 20 minutos) ;
- reduzindo o número de regar a planta no inverno,especialmente se a orquídea já se tornou folhas pegajosas de baixo para cima ou de cima (com alta umidade, infecções de plantas e parasitas que aparecem como manchas pegajosas se desenvolverão mais rapidamente);
- Pulverização de orquídeas com água morna e clara, na qual algumas gotas de um agente antifúngico especial devem ser adicionadas;
- coleta manual de pragas de insetos durante sua colonização em massa em uma planta;
Ações preventivas
Mesmo sabendo porque as gotas pegajosas aparecem nas folhas em uma orquídea, e tendo convencido-se da sua segurança relativa, é necessário tentar proteger a fábrica tanto quanto possível do desenvolvimento de doenças mais sérias.Naturalmente, a primeira e mais importante medida preventiva será a conformidade com os requisitos para o cultivo de orquídeas. Este conceito inclui regularidade e dosagem de irrigação, adubação, conformidade com os requisitos de iluminação, temperatura e umidade nas instalações com uma orquídea.
Também é útil realizar inspeções regulares da planta e se você encontrar as primeiras gotas pegajosas na orquídea, tome imediatamente as medidas apropriadas, porque agora você sabe com certeza que isso nem sempre é um fenômeno inofensivo. Uma vez que esses sinais foram encontrados em uma planta, é melhor isolá-lo imediatamente e começar a procurar as causas e o tratamento subsequente para evitar infectar outras cores.
Além disso, preparações como "Actellik" e "Aktara" podem ser usadas para fins preventivos, o que, em doses apropriadas, contribuirá para o fortalecimento da imunidade das orquídeas.