Briofillum é uma planta perene suculenta que pertence à família Crassulaceae. Ele se espalhou por todo o mundo na África do Sul e Madagascar. O gênero é muito diversificado e famoso por suas propriedades curativas. Popularmente, a planta é mais conhecida como Kalanchoe briophillum. Esta planta é muito tenaz e despretensiosa, decora a casa com lindas flores e vegetação brilhante. Os floristas o amam por um tratamento fácil e boa aparência.
Descrição botânica
Várias décadas atrás, o gênero Briofillum foi separado de Kalanchoe e agora é um representante independente da família Crassulaceae com 25 espécies. A planta tem um caule ramificado e atinge uma altura de 50 a 150 cm, que endurece gradualmente na parte inferior e fica com uma tonalidade marrom clara. O restante dos brotos é caracterizado por uma cor verde-avermelhada.
As plantas são suculentas e se distinguem pela folhagem carnuda e suculenta em um pecíolo curto. Lâminas de folhas ovadas com margem serrilhada. Na maioria das vezes, a folhagem é pintada em verde escuro, mas existem variedades acinzentadas ou variegadas.
A planta briofillum é chamada vivípara por sua capacidade de formar brotos com plantas jovens nas bordas das folhas. Os bebês amadurecidos já têm suas próprias raízes aéreas e caem do menor tremor. Quando exposto ao solo úmido, o bryophyllum jovem começa a crescer imediatamente.
Uma planta adulta a partir dos dois anos de idade forma uma inflorescência densa na forma de uma panícula. O período de floração cai em fevereiro ou março. Os botões são pequenos, brancos, rosa ou vermelhos. Cada flor tem a forma de um sino em miniatura com um tubo alongado. Depois que as inflorescências murcham, os pequenos caules cobertos por quatro folhetos permanecem nos caules.
Propriedades curativas
Briofillum tem propriedades curativas. Eles são mais pronunciados no cirrus bryophyllum. O suco obtido de brotos e folhas jovens tem propriedades bactericidas. É usado para curar feridas e combater a inflamação. Os medicamentos à base dele ajudam a limpar feridas de bactérias patogênicas e tecidos mortos. Pomadas especiais lubrificam úlceras e fístulas, bem como suturas após intervenções cirúrgicas.
Na prática odontológica, o suco de bryophyllum é usado para tratar a gengivite e a periodontite. Em oftalmologia, para o tratamento de lesões da córnea.
O briofillum é usado na homeopatia, com sua ajuda no combate a doenças do trato gastrointestinal. Muitas vezes, o suco de bryophyllum trata resfriados. Na fase inicial, a planta é capaz de substituir antibióticos. O suco é instilado nas passagens nasais e a garganta é lubrificada.
É conhecido o uso de extratos da bryophyllum em cosmetologia. O uso regular de cremes e extratos ajuda a restaurar a elasticidade da pele e retardar o processo de envelhecimento.
Variedades populares
No gênero bryophyllum, existem espécimes muito interessantes e diferentes. Eles certamente interessarão jardineiros.
Cirrus bryophyllum. Uma planta perene perene que cresce até 1,5 m. As folhas azuladas são presas em pecíolos curtos a uma haste ramificada e carnuda. No início da primavera, uma inflorescência de panícula com pequenas flores rosadas se forma no topo do mato. O comprimento de cada botão é de 2-3 cm.
Briofilum de Degremon - uma planta com folhas largas e triangulares que cobrem densamente o caule. No topo das folhas, as placas são planas, verde escuro. A superfície inferior da folha é coberta com traços marrons. Durante a floração, grandes flores rosa-púrpura se formam. Cada botão tem a forma de um tubo alongado em um pedúnculo arqueado. A inflorescência se assemelha a um punhado de campainhas brilhantes.
Bouvard Briofillum. A planta é distinguida por brotos finos e longos (cerca de 1 m), nos quais são formadas folhas estreitas e carnudas. A filmagem é pintada em verde escuro, cor de pântano e é muito flexível; portanto, essa espécie é frequentemente cultivada em vasos pendurados.
Briofillum tubular. A planta é uma brotação nua e carnuda, coberta de espirais de folhas. As crianças crescem no topo das folhas manchadas.
Briofillum Fedchenko. A planta é distinguida por folhas planas e arredondadas, de cor verde brilhante. As hastes se ramificam muito fortemente, então o Kalanchoe forma um arbusto denso. Flores amarelo-laranja se reúnem em uma densa inflorescência sobre um chapéu verde do mato.
Métodos de criação
Para quem já tem um bryophyllum, a reprodução desta planta não causa dificuldades. Os métodos mais convenientes são:
- estacas;
- torcendo crianças.
Basta que as crianças se encontrem em solo úmido e imediatamente começam a crescer, porque pequenas raízes aparecem na folha de sua mãe. As estacas cortadas podem ser primeiro colocadas em água e após o aparecimento das raízes plantadas no solo. Você pode plantar imediatamente uma parte cortada no solo. Para acelerar a formação de raízes, você pode regar o solo com um estimulante especial. Briofillum é notável por sua capacidade de sobrevivência, muitas vezes por acaso uma folha caída se enraíza e forma uma planta jovem.
Briofillums podem ser propagados semeando sementes. Para fazer isso, na primavera, as sementes são semeadas em solo úmido e leve e deixadas na luz. Muito em breve, os primeiros brotos aparecem, e no inverno a planta é tão forte que começa a florescer.
Regras de cuidados
Briofillum é uma planta muito tenaz e despretensiosa, então os cultivadores iniciantes adoram. Para o plantio, uma mistura de solo com os seguintes componentes é selecionada:
- Solo argiloso com 20% de argila;
- 20% de composto;
- 40% das terras foliares;
- 20% de areia.
Argila expandida ou lascas de tijolo são colocadas no fundo da panela para garantir uma boa drenagem.
Para manter o arbusto de tamanho compacto e uma folhagem exuberante, é necessário colocá-lo na janela sul ou leste, onde a planta receberá luz suficiente. A temperatura ambiente é ótima para o bryophyllum, mas no inverno é recomendável colocá-lo em um local fresco com uma temperatura de + 15 ° C. Essa diminuição provoca a formação de botões de flores.
O Bryophyllum deve ser regado com cuidado para que a água não fique estagnada nas raízes. Esta planta suculenta tolerará facilmente uma leve seca. No inverno, geralmente o suficiente para umedecer o solo uma vez por semana. Molhe o solo com cuidado para que o líquido não se acumule nas folhas. O excesso de umidade nos brotos leva à formação de fungos e danos à folhagem. Pela mesma razão, o briofillum não é pulverizado.
Desde o início da primavera até o final do outono, Kalanchoe deve ser alimentado regularmente. Complexos minerais para plantas com flores são adicionados duas vezes por mês.
Briofillum se estende ao longo do tempo, e a parte inferior das hastes é exposta. Usando a poda, você pode estimular a aparência de novos processos basais. Após 3-4 anos, recomenda-se rejuvenescer a planta, que gradualmente perde sua atratividade.
Os principais problemas do bryophyllum são mofo e podridão. Eles se desenvolvem em solo úmido ou alagado. Às vezes, nas axilas das folhas, uma crosta, uma cochonilha ou pulgão se instalam. O processamento de pragas de sabão ou inseticidas químicos salva pragas.