Pleione - uma orquídea delicada com flores delicadas

Pin
Send
Share
Send

Orchid pleione - uma flor pequena, mas muito bonita. Uma planta frágil com flores grandes incentiva cuidar dela com apreensão especial, mas, na realidade, não causará muitos problemas. A orquídea é difundida nas regiões do sopé do leste da Ásia (Birmânia, China, Tailândia, Índia). Você pode encontrar o pleion em florestas montanhosas ou em penhascos rochosos a uma altitude de 600-4200 M. Infelizmente, hoje o gênero foi bastante reduzido, para que a planta seja protegida.

Descrição botânica

Pleione é uma planta perene em miniatura, com até 30 cm de altura, pertencente à família Orchidaceae. Em uma família numerosa, formas epifíticas e litofíticas podem ser encontradas. Na base há um pseudobulbo achatado de cor verde escuro. No processo de crescimento em uma haste curta e rasteira, novos pseudobulbos são formados, pressionados firmemente um contra o outro.

No início do período vegetativo, 1-2 folhas duras crescem sobre o bulbo. A chapa está pintada de verde escuro. Possui bordas lisas e uma forma oval ou lanceolada. O comprimento das folhas dobradas atinge 10-15 cm. Durante o período de dormência, as folhas caem e a lâmpada da mãe seca gradualmente. Em torno do velho pseudobulbo, várias crianças crescem anualmente.







No gênero pleion, existem plantas que florescem em março-abril ou setembro-outubro. No início do período de floração, um pedúnculo curto é formado a partir da base do pseudobulbo. Em uma haste vertical de até 15 cm de comprimento, 1-3 brotos estão localizados. O diâmetro das flores abertas é de 6 a 11 cm, cada flor permanece atraente por 3-4 semanas. As flores podem ser pintadas de branco, framboesa, creme e amarelo. As pétalas largas lanceoladas são abertas em forma de leque. O lábio tem a aparência de um tubo ou eixo com uma borda com franjas estendida.

Tipos de Playon

Existem cerca de 25 espécies na família pleion, cada uma das quais com vários híbridos e variedades decorativas. No total, existem até 150 variedades, portanto, antes de comprar um pleione, você deve estudar cuidadosamente a variedade.

Pleione Hooker. A planta é encontrada no Himalaia a uma altitude de até 4,2 km. De um bulbo em forma de pêra de até 2,5 cm de comprimento, duas folhas ovais são abertas. A borda das folhas é pontiaguda, seu comprimento é de 5 a 10 cm e o pedúnculo com 1-2 brotos cresce acima do pseudobulbo. As flores de diâmetro não excedem 5 cm.O lábio branco comprido é um tubo largo com um padrão marrom-amarelo na parte inferior. Mais claras na base das pétalas nas bordas são pintadas em lilás ou roxo. A planta floresce em maio e junho.

Pleione Hooker

Agachamento Pleione. Vista alpina com brotos verde-escuros e azulados. Na primavera, são formadas 1-2 folhas densas, com 5-15 cm de comprimento e imediatamente após a floração, as folhas começam a morrer. A floração ocorre em setembro-novembro. Da base do bulbo cresce um pedúnculo com 1-2 flores brancas como a neve. A superfície interna do lábio tubular é coberta com manchas vermelhas ou bordô.

Pleione squat

Pleione é cedo. A planta vive no alto das montanhas e possui pseudobulbos cilíndricos de até 3 cm de altura, e manchas avermelhadas são visíveis na superfície da base verde escura. A planta produz 1-2 folhas densas de forma lanceolada ou oval. Seu comprimento não excede 15 cm No início do outono, um caule de 10 cm de comprimento com um único botão é formado. Flores com um diâmetro de 6-9 cm, pintadas em roxo ou rosa e cobertas com manchas raras. O lábio é caracterizado por uma cor mais escura e pela presença de vieiras amarelas e brancas.

Pleione cedo

Pleione é graciosa. Uma planta baixa forma pequenos bulbos em forma de pêra. Acima deles, folhas delicadas de cor verde clara, com até 10 cm de comprimento, e apenas uma flor de branco, rosa, roxo ou lilás é formada em cada pedúnculo. O lábio é de cor mais clara, possui um sino largo e uma borda esculpida.

Pleione graceful

Pleione formosan (formosana). A planta atinge uma altura de 20 cm. 1-2 folhas ovais são formadas sobre um bulbo arredondado. Pétalas são lilás, creme ou amarelo. Um lábio mais claro é coberto com manchas alaranjadas. Esta orquídea é comum nas montanhas da China.

Pleosona formosana (formosana)

Playone é Bulbcode. A planta é resistente ao frio e pode ser cultivada em campo aberto. A altura da orquídea não excede 15 cm, 1-2 folhas largas, que quebram facilmente e um caule de flor com um único broto da base do bulbo. Grandes flores rosa e brancas têm um lábio longo com uma borda com franjas. Floresce em março e abril. As folhas amadurecem depois que as flores murcham.

Pleione Bulbcode

Métodos de criação

A reprodução da pleione é feita pelo método vegetativo. Para isso, no início da primavera, as lâmpadas fundidas são divididas em vários grupos. O procedimento é realizado após o surgimento de pequenos brotos, no final do período de dormência. É aconselhável deixar 2 pseudobulbos em cada dividendo, para que o processo de enraizamento seja mais fácil. A fatia é feita com uma lâmina afiada e desinfetada. O local do corte é polvilhado com carvão picado.

O plantio é realizado imediatamente em um substrato para orquídeas adultas. Você pode cultivar um pleione em vasos ou plantá-lo imediatamente no jardim. No cultivo em grupo, são mantidos 15 cm entre os divisores e o pseudobulbo não está completamente enterrado, deixando brotos jovens e um terço da lâmpada acima da superfície.

Regras de cuidados

Cuidar de um pleione em casa é bastante acessível para um cultivador iniciante ou inexperiente. Ela prefere quartos com luz intensa e difusa. É aconselhável escolher peitoris de janela orientais ou ocidentais, para que o sol do meio-dia não queime os brotos tenros.

Para plantar um pleion, use vasos rasos com orifícios grandes. No fundo, é importante alinhar uma espessa camada de material de drenagem (argila expandida, seixos). O solo para o plantio deve ser leve e respirável. Você pode fazer uma mistura de:

  • esfagno de musgo;
  • casca de pinheiro rasa;
  • carvão.

Após o plantio, as plantas precisam de temperaturas mais baixas, cerca de + 10 ... + 15 ° C. Todos os anos, no início da primavera, é necessário um transplante. É importante remover o máximo de solo velho possível e verificar as raízes quanto a doenças.

Muitas vezes, na foto, o pleion pode ser visto no canteiro de flores do jardim. E isso não é surpreendente. O morador da montanha tolera um clima frio, mas pode sofrer com o calor excessivo. Mesmo plantas de interior são recomendadas para o verão, para levar ao ar fresco. É aconselhável que a temperatura do ar não exceda +25 ° C. No inverno, durante a dormência, recomenda-se levar a orquídea adormecida para uma sala fria (0 ... +3 ° C). Mesmo depois que as folhas caem, é importante manter o pseudobulbo em uma sala iluminada, para que você não possa remover os vasos na despensa ou no porão.

Durante o período de vegetação ativa e floração, o pleione precisa de rega frequente e abundante. A água da torneira deve ser defendida e depois filtrada. O excesso de água deve deixar a panela livremente. Após a queda das folhas, a rega é completamente interrompida.

A umidade ideal do ar é de 50%, mas em dias quentes pode ser aumentada em até 70%. A pulverização de folhas e o uso de bandejas com argila expandida úmida são permitidos.

De abril a outubro, o pleione precisa de alimentação regular. Recomenda-se o uso de fertilizantes para orquídeas todos os meses. Depois que as folhas caem, a necessidade de vestir-se desaparece.

Com os devidos cuidados e conformidade com o regime de irrigação, o pleione não é exposto a doenças. Às vezes, a folhagem suculenta é atacada por ácaros, cochonilhas, caracóis e lesmas. Lidar com pragas ajudará os inseticidas modernos.

Pin
Send
Share
Send