Agapanthus - belo lírio africano

Pin
Send
Share
Send

O agapanthus é uma tenra gramada tenra, com folhagem brilhante e flores incomuns. É adequado para cultivo interno, paisagismo e arranjo de flores. Agapanthus fascina com pétalas trêmulas de tons pastel. A planta pertence à família Agapanthus. Sua pátria são as extensões da África Central e do Sul.

Descrição da planta

Agapanthus é uma planta com raízes carnudas e altamente ramificadas. A maior parte da massa radicular está localizada nas camadas superiores do solo. Uma roseta basal grossa de folhas floresce acima da superfície da terra. Eles são em forma de cinto e de cor verde escuro. O comprimento da folhagem é de cerca de 50 a 70 cm. Mesmo entre a floração, o agapanthus forma um arbusto esférico decorativo. No gênero agapanthus, são encontradas formas sempre verdes e decíduas, adaptadas a várias condições de vida.

No início do verão, um pedúnculo carnudo com uma seção transversal circular cresce a partir do centro da saída da folha. Sua altura é de 40 a 150 cm, a parte superior do pedúnculo nu é decorada com uma inflorescência esférica e densa, com um diâmetro de até 25 cm, e as flores em forma de sino de flores azuis, lavanda ou brancas estão localizadas em seus próprios caules finos. O comprimento do botão é de 5 cm. Nas pétalas ovais, é traçada uma faixa central mais escura. A floração continua até o final de outubro.







Em 1-1,5 meses após a polinização da flor, o fruto amadurece - a caixa de sementes. Ele contém muitas sementes marrons escuras e planas.

Tipos de agapantos na cultura

O gênero agapanthus não é muito diverso. A planta é polinizada ativamente e fornece muitos híbridos interessantes.

Guarda-chuva de Agapanthus. Uma planta com até 70 cm de altura é uma cortina de folhas bastante largas e semelhantes a tiras. Em placas de folhas verde-escuras, há um sulco profundo e a borda é um pouco mais estreita. Em um pedúnculo gracioso, uma bola de muitas flores azuladas desabrocha.

Guarda-chuva de Agapanthus

Agapanthus é africano. Esta planta sempre-verde com até 65 cm de altura é adequada para cultivo interno. Flores azuis e azuis são coletadas em grandes inflorescências de guarda-chuva. Uma faixa mais clara é visível nas folhas. Famosas variedades decorativas:

  • Albus - atrai grandes inflorescências brancas como a neve;
  • Albus Nanus é uma variedade anã (até 40 cm) com flores brancas;
  • Albidus - uma planta com perianto branco, na qual há uma mancha vermelha;
  • Variegata é uma planta alta com uma faixa branca ao longo de uma placa de folha.
Agapanthus African

Agapanthus é em forma de sino. Planta graciosa em miniatura com folhagem mais estreita. O comprimento das folhas não excede 15 cm No inverno, as folhas caem. As flores são pintadas em tons de azul-violeta e florescem entre julho e agosto.

Agapanthus bell

Agapanthus é oriental. A planta perene forma uma cortina grossa de até 40 cm de diâmetro, cujas folhas são mais largas e mais curtas. Pedúnculos com até 60 cm de comprimento são delicadas flores roxas.

Agapanthus East

Métodos de criação

A propagação do Agapanthus pode ser realizada semeando sementes ou dividindo o mato. O método das sementes parece, para muitos, demorar demais, porque as mudas florescem após 5-7 anos. Além disso, existe a possibilidade de polinização e perda de características varietais. A semeadura de mudas é realizada no início de março. Use pequenas estufas em forma de caixas com mistura de areia e turfa. Hidratar o solo e plantar as sementes em buracos rasos. A estufa é coberta com um filme, mas é transmitida todos os dias por cerca de meia hora. A temperatura ideal do ar é + 16 ... +20 ° C. As sessões aparecem dentro de uma a duas semanas. Quando 4 folhas verdadeiras crescem, as plantas podem ser mergulhadas em vasos separados.

Ao dividir o arbusto, você pode preparar vários adultos para plantas com flores de uma só vez. O procedimento é realizado no outono, quando o agapanto floresce ou na primavera antes da formação dos pedúnculos. O arbusto é desenterrado e libertado da terra o máximo possível. Cada folheto deve ter 1-2 alvéolos. A fatia é realizada com uma faca afiada e limpa, e as feridas são polvilhadas com carvão ativado. Delenki não plantou imediatamente, mas apenas cubra com um substrato úmido por 2-3 dias. Depois disso, o agapanto é plantado em um local permanente. Molhar as mudas nos primeiros dias precisa de um pouco.

Regras de cuidados

Cuidar de agapantos requer alguma habilidade, somente neste caso, ele aparecerá em toda a sua glória. Mais importante ainda não são os procedimentos regulares, mas a seleção do lugar certo para uma flor. Agapanthus precisa de iluminação intensa e uma longa luz do dia. Com a falta de luz, as folhas começam a empalidecer e os pedúnculos são muito alongados. Hastes finas podem até quebrar. Desde maio, recomenda-se levar as panelas ao ar livre sob luz solar direta. Aqui, mesmo o calor intenso não tem medo de folhetos. Rascunhos leves de agapantos também não são assustadores.

A temperatura ideal do ar para o lírio africano é de + 25 ... +28 ° C. Em setembro, você deve começar a baixar a temperatura e fornecer à planta um inverno frio. Evergreens inverno a +12 ... +15 ° C. Espécies decíduas são suficientes +5 ° C.

Nas regiões do sul, o agapanthus é cultivado em campo aberto. Mas mesmo em invernos quentes, ele precisa de proteção contra material não tecido e folhas caídas. O lírio do norte da África é cultivado anualmente ou escavado e armazenado dentro de casa durante o inverno.

Agapanthus precisa de alta umidade. Recomenda-se pulverizar diariamente a partir de um frasco de spray e lavá-lo regularmente sob um banho quente. É necessário usar água macia para que manchas feias de calcário não fiquem nas folhas suculentas. Tente não molhar as flores, caso contrário elas desaparecerão rapidamente.

Agapantus deve ser regado durante o período de vegetação ativa abundante e frequente. A estagnação da água no solo é inaceitável, portanto, você deve cuidar de uma boa drenagem. Para que o ar penetre nas raízes, é recomendável afrouxar periodicamente o solo. Com a diminuição da temperatura do ar, a rega é reduzida e, no inverno, elas mudam para a umidade do solo.
Do final de março ao final da floração, os fertilizantes devem ser aplicados sob agapanthus. Complexos minerais para floração e orgânicos alternam. A cobertura é fortemente diluída com água e aplicada duas vezes por mês. Com o início do tempo frio, a planta deixa de fertilizar completamente.

Para deixar a coroa arrumada, você precisa remover as folhas amareladas e os pedúnculos murchados. A planta não precisa de corte de moldagem.

Transplante de flores

Agapanthus deve ser transplantado a cada 2-3 anos. Ao contrário da maioria das plantas com flores, ele precisa de um vaso espaçoso. Em um recipiente apertado, a floração será fraca ou parará completamente. No fundo, é necessário derramar 2-3 cm de material de drenagem. O solo deve ser ligeiramente ácido e suficientemente nutritivo. Você pode usar a seguinte composição:

  • terra de húmus;
  • terra de relva argila;
  • terra de folha;
  • a areia

As raízes durante o transplante são parcialmente isentas do solo antigo. Recomenda-se que a camada superior seja periodicamente coberta com turfa e turfa para evitar a secagem.

Doenças e Pragas

Agapanthus raramente sofre de doença. Somente com inundações prolongadas, as raízes são afetadas pela podridão. O rizoma tem propriedades bactericidas e se protege parcialmente.

Às vezes, na planta, você pode encontrar bainha e ácaro. Parasitas particularmente ativos no ar seco. Para se livrar dos insetos, é necessário tratar a coroa com um inseticida.

Pin
Send
Share
Send