Pachisandra é uma cobertura verde. É famoso por não mudar de aparência durante todo o período vegetativo. Por vários anos, as áreas sombreadas do jardim são cobertas com um tapete contínuo de plantas despretensiosas decorativas.
Descrição do produto
Pachisandra é um gênero separado da família buxo. Pode ser encontrada no clima temperado da América do Norte e Ásia (China, Japão). A planta possui um sistema radicular muito longo e desenvolvido, localizado superficialmente e cobrindo grandes áreas.
Os caules de Pachisander são fortes, eretos, com comprimento máximo de 35 cm, e folhas ovais ou ovadas estão localizadas em toda a altura do caule. O comprimento de cada um deles é de 3 a 6 cm e a largura é de 2 a 4 cm.A superfície da folha é brilhante, verde brilhante, bordas serrilhadas com uma extremidade pontiaguda. As folhas são presas ao caule com pecíolos curtos (5-15 mm) e localizadas em três camadas. No total, são contadas de 5 a 10 folhas em uma planta.
As flores de Pachisander aparecem em meados de maio; elas não são atraentes. No topo do caule, cresce uma pequena inflorescência em forma de espiga, de 3 a 5 cm de comprimento, contendo flores masculinas e femininas. A parte superior do espigão é coberta com botões de estame com 3 a 4 mm de largura; são emitidos estames com até 12 mm de comprimento. Nas cores espirais, duas colunas espirais são formadas ao mesmo tempo. As inflorescências espalham um aroma delicado e agradável.
No final de agosto, a flor termina e as sementes se formam nos folhetos. A drupa é quase imperceptível, tem uma forma ovóide ou esférica e uma cor clara. As sementes estão localizadas em caixas triangulares densas. Eles permanecem fechados mesmo após o vencimento total. O comprimento do feto é de 9 a 11 mm.
Variedades
O pequeno gênero de pachisander possui apenas 4 variedades e diversas variedades decorativas. O mais difundido pachisandra apical. Sua terra natal é o Japão. Esta planta não deixa cair folhas e tem um tom verde escuro de vegetação. A altura das hastes não excede 20 cm, as cortinas crescem ativamente em largura. As hastes e veias das folhas são carnudas, distinguidas por alívio e um tom avermelhado. As folhas são serrilhadas, unidas verticalmente em camadas pronunciadas. As lâminas foliares são rômbicas ou obovadas, com 5 a 10 cm de comprimento e inflorescências de 25 a 35 mm são formadas no topo das brotações do ano passado. Flores brancas ou esverdeadas têm um leve tom de roxo. A floração ocorre em abril e maio, e então uma drupa carnuda é formada. O comprimento do feto é de cerca de 12 mm. Variedade resistente ao gelo até -28 ° C.
O pachisander apical possui variedades decorativas:
- greencarpet - variedade subdimensionada (até 15 cm) com folhas verdes brilhantes;
- pneu verde - brotos de 12 a 18 cm de altura, cobertos com folhagem brilhante e brilhante;
- silverage - nas folhas há uma borda estreita de prata branca, a altura das plantas é de 15 a 20 cm;
- variegado - uma faixa branca irregular está localizada ao longo da borda da folhagem, a planta é alta (20-30 cm), precisa de sol e não tolera geadas.
Pachisandra Japanese - uma planta baixa, com pouco mais de 15 cm de comprimento. As folhas verde-escuras ovóides apresentam entalhes mais próximos da borda externa. A folhagem com uma superfície brilhante está localizada nos pecíolos com rosetas em três camadas. A espécie retém folhas por dois anos.
Pachisandra axilar É um arbusto sempre-verde com caules ramificados. A altura da planta é capaz de atingir 45 cm, mas a tigela permanece entre 15 e 30 cm, observando-se uma pubescência esbranquiçada em caules e pecíolos jovens. Em uma planta, de 3 a 6 folhas estão presentes, agrupadas mais perto do ápice. O comprimento das folhas ovais verde-escuras com uma ponta pontiaguda é de 5 a 10 cm, as inflorescências axilares são curtas, seu tamanho não excede 2,5 cm e as flores brancas exalam um aroma fraco. A caixa de frutas com três chifres de direção diferente é pequena em tamanho (até 6 mm).
Pachisandra recostada ou prostrada distribuído no sudeste da América do Norte. Ao contrário das variedades anteriores, descarta a folhagem anualmente. A altura da cortina não excede 30 cm, a cor das hastes contém tons marrom-rosa, as folhas são verde claro. A superfície dos brotos, pecíolos e veias na parte inferior das folhas é coberta por pequenas vilosidades esbranquiçadas. A folhagem é larga, ovóide, tem bordas lisas ou cobertas com dentes grandes. Nas folhas existem pequenas manchas verde-acastanhadas. As flores brancas com uma tonalidade rosa são coletadas em orelhas longas, com tamanho de 10 a 12 cm.
Crescendo
A maneira mais fácil e popular de propagar o pachisander é a divisão do rizoma ou mudas. O procedimento é realizado no meio da primavera antes da floração. O mato é desenterrado e as raízes são cortadas para obter segmentos com brotos. Brotos jovens são imediatamente instilados em solo úmido e fértil. Você também pode cortar as estacas das hastes. Eles são instilados sem pré-tratamento por um terço no chão. As mudas rapidamente se enraízam e imediatamente começam a desenvolver a parte do solo.
As sementes têm tempo para endurecer e amadurecer apenas nas áreas do sul. Eles são semeados em campo aberto no outono. O local de pouso requer abrigo adicional. Na primavera, os primeiros brotos aparecem, eles não diferem em densidade. Dentro de 2-3 anos, o pachisander desenvolve um rizoma e só então cresce. As mudas de floração ocorrem ainda mais tarde, após 4-5 anos.
Aterragem e cuidados
Pachisander é muito pouco exigente para o solo. Eles crescem em substratos leves e férteis ou em solos argilosos e argilosos. O principal requisito é a acidez. A planta prefere solos neutros ou levemente ácidos. Acredita-se que em solos leves, as cortinas cresçam mais rapidamente em largura. Mas os jardineiros notaram que a falta de nutrientes e fertilizantes também leva ao rastejamento dos arbustos.
Pachisandra se sente bem à sombra parcial ou em áreas completamente sombreadas. Uma exceção é a forma variegada. Para sua folhagem colorida era brilhante, é necessário fornecer acesso ao sol.
A planta tolera bem as geadas, precisa de abrigo apenas nas regiões do norte. No primeiro inverno, brotos jovens devem ser polvilhados com folhas caídas. Após o inverno, ele se tornará um bom fertilizante.
Os perenes preferem áreas úmidas, mas não úmidas, não precisam de alimentação regular. Resistente a parasitas e doenças comuns.
Alguns jardineiros observam que, após o transplante, os arbustos não crescem bem durante os primeiros dois anos. Mas a partir do terceiro ano, eles se transformam em um tapete contínuo. Os caules jovens dos brotos de crescimento das raízes podem estar localizados a uma distância considerável um do outro. Para obter uma cobertura contínua, divida as raízes e plante-as com mais frequência. Para fazer o pachisander crescer, você pode aparar as partes superiores das hastes.
Uso do jardim
Pachisandra é usado para decorar o gramado e formar um revestimento verde sólido em locais sombreados. Sob as copas exuberantes de plantas decíduas ou coníferas, onde a maioria das coberturas do solo se sente insegura, o pachisander cria densos matagais ou círculos ao redor dos troncos. Impede a propagação de ervas daninhas. Brotos baixos parecem bons ao longo de caminhos ou escadas rochosas. Eficaz em combinação com hosta e astilbe.