Tithonia é uma planta herbácea da família Astrov. Seus arbustos brilhantes, ainda não muito comuns, atraem jardineiros. Seu outro nome é conhecido - o girassol mexicano - que reflete a aparência e o local de origem da flor. Para os amantes do exótico, já se tornou uma tradição popularizar plantas não apenas em outras cidades e países, mas também em outros continentes. Portanto, esperamos um crescimento na demanda por titânio nos próximos anos.
Descrição do produto
Um morador do México apareceu pela primeira vez na Europa com os conquistadores espanhóis. No clima tropical e subtropical nativo, a planta se comporta como uma planta perene, mas em latitudes médias é mais frequentemente cultivada como anual. Para agradar os anfitriões por mais de uma temporada, é possível cultivar arbustos em vasos de plantas, que são trazidos para a sala aquecida durante o inverno.
Na natureza, existem mais de 10 variedades dessa flor, mas temos titônios de folhas redondas mais comuns. Distingue-se por folhas ovais ou ovóides, com superfície superior lisa e inferior pubescente.
A planta é grande o suficiente para gramíneas, os arbustos atingem 1,5-2 m de altura e até 1,5 m de largura. Muitos rebentos formam uma coroa esférica ou piramidal, sobre a qual se localizam flores amarelas, alaranjadas e avermelhadas, com um diâmetro de 5 a 8 cm. Durante a floração (de julho a outubro), o jardim é saturado com um leve aroma adocicado. Apesar da grande altura e comprimento das hastes, elas são muito densas e estáveis ao vento, portanto, uma liga extra não é necessária.
Variedades
Os criadores estão constantemente trabalhando em novas variedades para agradar os jardineiros. Hoje, essas variedades já são conhecidas:
- luz vermelha - uma variedade luxuosa com arbustos de até 1,5 me muitas margaridas grandes de flores de laranja e terracota;
- tocha - no mato com até 1,5 m de altura e 50 cm de largura, grandes flores avermelhadas são formadas no mesmo caule vermelho;
- Fiesta del sol - o tamanho do arbusto não exceda 50 cm, é coberto por flores alaranjadas menores;
- tocha amarela - um arbusto com cerca de 1,2 m de comprimento é decorado com flores amarelas.
Reprodução e plantio
A titônia é propagada por mudas, as sementes são plantadas antecipadamente em vasos para obtê-la. A semeadura em campo aberto terá que ser feita posteriormente, o que enfraquecerá os brotos, reduzirá o tempo de floração e amadurecimento das sementes.
As sementes são colhidas em outubro. A coleta é realizada com muito cuidado para não polvilhar as sementes dos brotos. As cabeças são cuidadosamente cortadas e dispostas em uma caixa ou em uma placa, que deixam no sótão, em um celeiro ou em outra sala. Em seguida, são colocados em um saco de papel ou tecido.
O final de março ou o início de abril é considerado o melhor momento para a semeadura. As sementes são semeadas em uma bandeja com solo fértil e leve. Eles são alongados, bastante grandes (cerca de 1 cm de comprimento) e ásperos, para que você possa manter imediatamente uma distância de 10 a 15 cm entre eles.Para melhor germinação, você pode embeber as sementes por 3-4 dias em um tecido úmido com a adição de manganês. As culturas são levemente pressionadas no solo e esmagadas pelo solo. A caixa é colocada no peitoril da janela iluminada e mantém a temperatura do ar em + 18 ° C. Regue periodicamente a terra com água morna, mas deixe a superfície secar.
As plantas emergem amigavelmente; quando quatro folhas verdadeiras aparecem, elas colhem e transplantam em vasos separados. Agora você precisa endurecer levemente as mudas com uma diminuição de temperatura a curto prazo. No final de maio, você pode plantar plantas no jardim em um local constante, mantendo uma distância de pelo menos 50 cm entre os arbustos. O solo deve ser afrouxado, turfa e areia são adicionadas. Local de desembarque, escolha ensolarado.
Cuidados para adultos
As raízes são muito sensíveis à estagnação da umidade, na qual decaem rapidamente, por isso é melhor encher a água do que enchê-la demais. Se no verão a precipitação necessária cair, a rega não será necessária. Para salvar folhas e flores do pó, você pode pulverizar verduras periodicamente de um frasco de spray.
Para formar um arbusto de forma redonda, é necessário beliscar as folhas superiores de uma muda jovem. Isso estimula o crescimento de brotos laterais. Desta forma, a coroa pode ser formada ainda mais, a planta pode facilmente tolerar a poda.
Suplementos de titânio, que crescem em solos ricos em nutrientes, não são necessários. Mas se a qualidade da terra deixa muito a desejar, o fertilizante é introduzido em três etapas:
- após uma colheita, são alimentados com húmus de vaca;
- até que os botões se formem, o solo é coberto com cinzas;
- no primeiro período de floração são fertilizados com verbasco ou fertilizante complexo.
Tithonia se desenvolve bem, sem cuidados indevidos. A rega muito frequente e a cobertura apenas doem. Eles reduzirão o número de flores com crescimento abundante de vegetação ou levarão à formação de podridão.
Resistência ao titânio
Tithonia é uma flor muito resistente; o único problema pode ser pulgões. Ela se acomoda nas costas das folhas e bebe suco, interrompendo a respiração e o metabolismo dos nutrientes. As decocções a seguir ajudarão a lidar com esse problema:
- absinto;
- alho
- tabaco
- pimenta;
- cebolas;
- agulhas de pinheiro.
Alguns jardineiros preferem usar uma solução de sabão ou inseticidas com álcool etílico.
O uso de titonia
Os arbustos de titônia simples se tornarão uma maravilhosa decoração independente do jardim. Pode ser plantado nos portões ou mandris. Você pode usar arbustos para criar cercas vivas, arcos ou abrigos para pilares e outros edifícios desagradáveis. A Titonia fornecerá um bom pano de fundo para plantas menos altas; nesse caso, ela será colocada em segundo plano. É bem adjacente a peônias, margaridas e cóquia. Flores grandes também parecem espetaculares em composições de buquê.