Na economia da horticultura, as estufas são consideradas uma das mais dispositivos eficazes. Com a ajuda deles, é possível receber colheitas anteriores, cobrir plantas resistentes ao frio e até ter ervas frescas na estação fria.
Neste caso, não é necessário gastar o dinheiro na compra de uma estufa pronta, é bastante possível erigir tal estrutura e um jardineiro ordinário.
Quais os benefícios que a estufa proporciona?
A instalação de uma estufa no jardim permite-lhe resolver os principais o problema de qualquer jardineiro: inconsistência entre os requisitos climáticos das plantas cultivadas e o tempo de fato. O calor no volume da estufa aparece sob a influência da luz solar penetrando através das paredes translúcidas e aquecendo o volume interno.
Cultivando estruturas deste tipo são útil na resolução de problemas como:
- endurecimento das plantas antes de plantar em terreno aberto;
- crescimento de vegetação a partir de sementes no início da primavera e no final do outono;
- armazenamento de inverno de plantas perenes sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, etc.
Assim, uma estufa leve pode facilitar o cultivo absolutamente todos os tipos de plantas,tradicional para os jardins de nossa faixa e suas dimensões que se encaixam em tal estrutura. Não será necessário se envolver em construções sérias. A própria ideia da estufa implica o uso de estruturas leves e de montagem rápida.
Policarbonato: os prós e contras
Como uma das variedades de plástico, o policarbonato pode ser produzido em uma ampla variedade de formas. O mais difundido monolítico e celular. No entanto, para jardinagem policarbonato monolítico é de pouca utilidade, uma vez que armazena mal o calor.
Celular opção, como dignidadecomo:
- excelente isolamento térmico devido à estrutura cheia de ar
- leve peso
- boa largura de banda para luz
- resistência ao impacto
Ao mesmo tempo, existem desvantagens:
- falha rápida em caso de instalação incorreta
- em clima quente, boa ventilação é necessária
- As folhas de material mudam a geometria quando aquecidas
Recomendações para construir suas próprias mãos
Primeiro de tudo, é necessário decidir sobre o Colocação construção.O mais importante em fazer uma estufa de policarbonato com as próprias mãos terá os seguintes pontos:
- Orientação do oeste para o leste. Isto irá atingir o fluxo máximo de entrada de luz solar.
- A atmosfera interna será muito úmida, então vale a pena abordar cuidadosamente a escolha material para a carcaça estufa para policarbonato celular. Idealmente, este deve ser um perfil de metal de montagem de alta qualidade, com um proteção anticorrosiva.
- As dimensões da estufa de policarbonato devem ser dobre dimensões padrão folhas (210 × 600 cm). Isso simplificará o corte e reduzirá a quantidade de resíduos.
- Formulário construções. Se a altura não exceder 1-1,5 m, então construir uma estufa semicircular em arcos arqueados não faz qualquer sentido prático. A temperatura vai diferir pouco da rua, porque um policarbonato fortemente curvado começa a refletir a maior parte da radiação de volta ao espaço. Portanto, uma estufa com paredes planas e um telhado é mais racional.
- Fortalecer a construção não só pode reforçar o seu design, mas também o arranjo certo. Então, se você entrar na estufa para o lado sul da casa ou outra estrutura séria, ela estará protegida de rajadas de vento.
- Policarbonato celular (espessura 4-6 mm)
- Selante de Silicone
- Planilha para impermeabilização de costuras
- Perfis de montagem em metal.
- Tesouras para metal
- Chave de fenda
- Parafusos auto-roscantes
- As peças de um tubo de metal com um diâmetro de 40-50 mm e um comprimento da ordem de 1000-1300 mm
- Broca de jardim
Como construir uma estufa de policarbonato com as próprias mãos?
O processo de fabricação pode ser dividido em várias etapas.
1 estágio Desenho de desenho.
Dado o tamanho inicial da folha de policarbonato, é conveniente dividi-la em quatro partes dimensões de 210 × 150 cm, daí resulta que a forma mais simples é construir uma estufa com paredes de 420 × 150 cm ou 210 × 150 cm, considerando a altura de fundação de 20 cm, a altura total da estufa será de 170 cm sem ter em conta a distância à cumeeira.
2 etapas Preparação de material e ferramentas.
Para o trabalho, você precisará do seguinte:
Além disso, roupas de trabalho e meios de proteção.
Estágio 3 Ereção da fundação.
A massa total do viveiro pode atingir várias dezenas de quilos. Portanto, sem uma base confiável, você não pode fazer. Também será necessário vela de combate.
A fundação mais simples e eficaz para a estufa representa por si só quatro tubos metálicos, cavados nos cantos da estrutura.Usando a broca, você pode simplificar o trabalho. Aprofundar as "pilhas" da fundação você precisa de 80-90 cm, deixando 20 cm acima do solo para fixar as estruturas.
4ª etapa. Montando o quadro para uma parede.
Será mais fácil evitar erros se as paredes da estufa ereto. Para começar, o perfil de montagem do metal é cortado e cortado. Uma estrutura para uma parede é formada pelos parafusos auto-roscantes. Além disso, ele é parafusado com parafusos auto-perfurantes para a fundação pronta.
5 etapas. Corte de policarbonato e revestimento de parede.
De acordo com as dimensões do desenho, uma folha de policarbonato celular é cortada e montada na parede da estufa. Fixadores podem ser executados de duas maneiras:
Uma tira de metal. Neste caso, a junta de duas folhas de cima é coberta com uma tira de fita de alumínio. A fita é fixada ao quadro com os parafusos aparafusados no meio e passando entre as folhas de policarbonato.
Perfil em forma de H. Este perfil é especialmente criado para essas operações, portanto, acelera significativamente o trabalho.O perfil é fixado no lugar certo no quadro do viveiro e, em seguida, as folhas de policarbonato celular são simplesmente inseridas nele.
Em qualquer caso, as juntas das folhas após a instalação devem ser processadas selante de silicone. A parte inferior da parede acabada é revestida com uma tira de metal ou com uma placa sólida tratada com anti-séptico.
Uma seqüência semelhante de ações é formada e os planos restantes que compõem a estrutura da estufa. Se o telhado não é planeado para ser plano, mas com declives, então o esqueleto terá que ser complicado, acrescentando sistema de viga.
Estágio 6 Instalação da porta.
A localização da porta na estufa é selecionada antecipadamente. Na largura da porta, dois perfis de montagem são instalados verticalmente, que atuam como moldura da porta. É para eles serão amarrados laços.
A porta em si pode ser feita de retalhos de policarbonatoaparafusado com parafusos a qualquer base de plástico ou prateleiras de madeira.
Para construir uma estufa de policarbonato celular com suas próprias mãos é um evento que é bastante acessível para um mestre de casa. É o suficiente para entender as características do material e ter habilidades básicas de construção para alcançar o que você deseja.