O segundo estágio do desenvolvimento do besouro de maio (caso contrário, uma ferradura) depois de um ovo é uma larva. Às vezes é chamado sulcar ou narciso.
É amplamente conhecido entre jardineiros e agricultores pela sua voracidade, e é a primeira praga vegetais, bagas, madeira e culturas florestais.
Em seu atividade As larvas do besouro de Maio podem constituir uma competição digna para as larvas e adultos adultos do escaravelho do Colorado, bem como para os ursos.
Os inimigos naturais das larvas sempre foram besouros à terra, ouriços, toupeiras, estorninhos, tordos, gralhas e até morcegos. No caso em que os proprietários de áreas agrícolas precisam lidar com as larvas de carne de cavalo por conta própria, é necessário levar em conta as características e estilo de vida deste inseto.
Descrição
Como é a larva do besouro de maio? Larvas crescem até 4-7 cm de comprimento, eles têm um corpo massivo e alongado de luz cor amarela e leiteira (como visto na foto abaixo), coberto com pêlos esparsos, enquanto a parte da cauda é ligeiramente aumentada e mais escura.
Larva do besouro de maio - foto:
Se comparar visualmente a larva e o besouro adulto, o primeiro será ligeiramente exceder Imago em tamanho. O corpúsculo enrugado é coroado por uma cabeça redonda mais frequentemente avermelhada ou amarelada, equipada com dois bigodes castanhos e pequenas mandíbulas, que ajudam não só a moer a comida, mas também a cavar a terra.
Na frente do tronco há 6 patas de encaixe. Nas laterais seguidas você pode considerar pequenas marcas marronscomo olhos. Em um estado quieto e reclinado, o corpo da larva adquire uma forma em forma de "C".
Como distinguir de um urso?
Como distinguir a larva do besouro de maio da larva do urso? A larva do besouro de maio só pode ser confundida com lagarta de bronze e algumas outras larvas. O segundo estágio do desenvolvimento do urso após o ovo se assemelha cópia pequena um adulto. Só os adultos são muito mais escuros e também têm asas. Inseto leve em tamanho não exceda 3 cm e externamente muito parecido com um pequeno urso (veja foto abaixo).
É necessário lembrar as características externas da lagarta do besouro de maio, para não confundi-la com outras. larvas não perigosas. Por exemplo, a larva do bronze não danifica os rizomas, mas enriquece o solo com os produtos da atividade vital, e praticamente inofensivo. Você pode distingui-los pela cor dos pontos nas laterais, cabeça pequena e patas castanho-claras curtas.
A larva do besouro de maio e o urso: qual é a diferença? Foto da larva do urso:
Que come?
O que as larvas do besouro de maio comem? Se o indivíduo tiver um conjunto relativamente modesto de pratos, a larva do besouro de maio famoso por maior voracidade. Graças a fortes mandíbulas, as larvas comem alimentos vegetais sólidos, às vezes roendo até mesmo as raízes mais fortes das árvores antigas.
No início de seu desenvolvimento, o Boroznak se alimenta principalmente de pequenos rizomas de plantas e árvores (cerejeira, larício, bétula, abeto, carvalho, cedro, etc.), bem como húmus de planta.
Com o início do tempo frio, a larva tende a ir mais fundo sob o solo (até um metro) para esperar o frio, e na primavera novamente se eleva mais perto da superfície. Lá ela se deleita raízes de arbustos groselha preta) e outras plantas, incluindo vegetal.
Tendo atingido 2 anos, a larva começa a consumir em comida raízes de madeira, bolbos, tubérculos de batata, nabos e assim por diante.
Como detectar
Onde posso encontrar a larva do besouro de maio? A gama de habitats, tanto de cavalos como de larvas, é generalizada ao longo de rios e florestas, vales costeiros, prados e áreas agrícolas. O ambiente mais favorável para eles - Solo úmido e morno, rico em nutrientes (húmus) e que é fácil de soltar.
No verão, no corredor entre plantações de batata e milho, as larvas só começam a nascer dos ovos e estão no solo em profundidades rasas (menos de 20 cm). Se a estação acabou por ser quente, com chuvas ocasionais, então as larvas do besouro de maio ficam sob o solo por mais de meio metro.
Outro habitat favorito larvas são ervas daninhas de ervas daninhas e arbustos selvagens, lugares sob as raízes de várias árvores, e também tocos velhos podres.
Quantas vidas?
O ciclo de vida completo padrão do sulco é 4 anosComo resultado, o besouro médio de maio viverá cerca de 5 anos. No último ano de vida, a larva passa para o estágio da pupa, de modo que um par de meses depois se transformar em um rábano.
Que mal isso faz?
Muitas culturas florestais e agrícolas sofrem com a atividade de vida das larvas maduras do besouro de maio. Jovens não trazem muito dano - na sua dieta, em primeiro lugar, apenas raízes herbáceas estão incluídas.
Das árvores do jardim das mandíbulas, as larvas de cavalinha sofrer maçã, damasco, pêra, etc. Mesmo bagas como morangos e morangos estão sob ameaça, se debaixo do chão nas camas as larvas do Khrushchev fossem plantadas.
Larva do besouro de maio no estágio de pupa - foto:
Quais são as conseqüências?
Além da colheita perdida de batatas, milho e outros vegetais, perdas consideráveis podem ser incorridas por jardins com árvores frutíferas e arbustos de bagas. Por causa das larvas afetadas pelo sistema radicular da planta rapidamente desaparecer, então perecer.
Somente graças à regulação natural e humana das populações, as larvas do besouro de maio não destroem florestas inteiras e grandes plantações de fazendeiros. A partir da dieta de sulcos jovens pode perder grama, ea dieta de parentes mais velhos é muito perigosa para muitas árvores coníferas e decíduas.
As larvas do besouro de maio há muito provaram como a principal ameaça às plantas florestais e vegetais. Durante sua longa vida boroznyaki capaz não só para devorar grandes quantidades de alimentos de origem vegetal, como os tubérculos de batata, quanto dano o sistema radicular das plantas Berry e árvores de fruto.
Eles passam a maior parte da vida subterrâneo profundo em busca de comida e durante os períodos de invernada. estrutura do corpo permite-lhes a liberdade para cavar túneis para os deliciosos raízes, eles roer suas mandíbulas.
Aqui é a batata, delicioso cockchafer grub:
A luta efetiva com pragas carnosas e esbranquiçadas só mecanicamente, coletando manualmente. Para este fim, um número suficiente de preparações químicas e biológicas. Como métodos de luta, para salvar a colheita, armadilhas especiais são montadas, adubo antes do fertilizante ser cuidadosamente examinado.
Larvas da fístula podem trazer benefício considerável natureza e homem. Eles ocupam um lugar valioso em muitas cadeias alimentares, contribuem para a ventilação do solo.