Manjericão é um meio-arbusto que tem um caule tetraédrico, atingindo uma altura de 35-60 cm e folhas alongadas de uma cor verde-clara ou roxa de 5 cm de comprimento.
Flores de cores diferentes são formadas em inflorescências racemosas. Tudo na natureza, existem cerca de 150 espécies de manjericão.
O aroma requintado desta planta é conhecido pela humanidade desde os tempos antigos. É o suficiente para adicionar uma pitada de manjericão na comida e seu sabor será transformado.
A infusão de manjericão é útil em dores de cabeça, com problemas no trato gastrointestinal, pode ser usada para enxaguar a garganta, etc.
Propriedades úteis de manjericão
Basil contém muitas vitaminas: A, B2, PP, C. Além disso, inclui fitonídios, caroteno e sacarose. Propriedades úteis da planta e seu sabor determina o óleo essencial.
Devido às suas propriedades, o manjericão é amplamente utilizado na medicina popular, como ação diurética, antipirética, antiinflamatória, tônica e bactericida. Basil é usado para preparar banhos que acalmam o sistema nervoso.
As vitaminas contidas em sua composição têm um efeito benéfico no sistema respiratório, melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, tonificam o corpo e permitem que ele seja restaurado em um curto espaço de tempo após as operações.
Como crescer um manjericão?
Basil não tolera baixas temperaturas, pois cresce apenas em países com clima quente. Em nossas condições, é possível cultivar apenas uma cultura de um ano. O período de vegetação é de cinco meses.
Cuidar de um manjericão é fácil. É necessário afrouxar regularmente, regar e fertilizar o solo.
Para determinar o período de colheita da planta, é necessário lembrar quanto óleo essencial está contido nela neste ou naquele período. Por exemplo, no manjericão do ordinário, a maior parte dos nutrientes é adquirida na época do crescimento, durante a brotação diminui, e quando o florescimento em massa alcança seu apogeu.
Dependendo do tipo de planta, o período de seu amadurecimento difere e, consequentemente, o tempo de colheita.
Manejo e desembarque de manjericão
O manjericão deve ser plantado em solo fértil e permeável ao ar. Ele não gosta de outros lugares. A cultura é termofílica, morre durante as geadas. Iluminação insuficiente também leva a tristes conseqüências.
Semear manjericão nas mudas em torno do final de março - início de abril, em casa em uma caixa com o solo. As sementes são aprofundadas em solo bem impregnado, um centímetro.A distância entre as linhas é de cinco centímetros.
Para o crescimento de sementes, temperaturas de 20 a 27 ° são suficientes. Os disparos, neste caso, aparecem cerca de uma semana depois. No futuro, as mudas são transplantadas em vasos, após o que são transplantadas para o campo aberto.
A mistura do solo pode ser preparada a partir da proporção: duas partes de turfa e uma parte do composto. A mistura de nutrientes na caixa é vertida com fertilizantes minerais: em dez litros de água, dissolver uma colher de chá de ureia, cloreto de potássio, sulfato de potássio ou superfosfato.
Também não regar as mudas com água fria. Para evitar a ocorrência de doenças, é necessário regar regularmente o solo com uma solução de sulfato de cobre a partir da proporção: um litro de água por meia colher de solução.
Ao escolher um local para cultivo, lembre-se de que o manjericão não pode ser plantado no local onde cresceu no tempo anterior. Caso contrário, as plantas podem atacar Fusarium, cujas características distintivas são manchas marrons que aparecem nas folhas. No lugar anterior, o manjericão pode ser plantado somente após dez anos.
A distância entre linhas ao plantar mudas no solo deve ser de pelo menos quarenta centímetros. A distância entre as plantas é de cerca de 30 cm.
Manjericão plantado é necessário na terceira década de maio, quando o tempo está quente, é possível em dias nublados, ou após a recessão de calor. Não se esqueça de regar o solo.
Cuidar da planta é extremamente simples: você precisa regularmente soltar o solo, remover as ervas daninhas, em uma palavra, sempre mantê-lo limpo.
A maturação do solo e a sua rega são recomendadas pelo menos dez vezes durante o período de vegetação. Se você regar a planta de acordo com o esquema acima, as chances de obter uma cultura maior se multiplicam.
No início, as plantas parecem oprimidas, desenvolvem-se mal e exigem cuidados constantes. O desenvolvimento máximo ocorre a uma temperatura não inferior a +19 C. Portanto, cubra o manjericão com um filme de polietileno.
Enquanto o manjericão cresce e se desenvolve, ele precisa ser alimentado. A primeira isca é realizada dez dias após o plantio, e a segunda - 20 dias após a primeira. Ingredientes: duas colheres de sopa de nitrofoski diluídas em dez litros de água e regadas à taxa: 4 litros por m2.
O primeiro corte de vegetação é realizado a partir de plantas jovens, antes mesmo da floração: as folhas são coletadas e os galhos são cortados, com cerca de doze centímetros de comprimento. A colheita em massa da vegetação é realizada na fase de florescimento, quando brotos jovens e folhas se tornam os mais perfumados. Então a colheita é seca.
Secagem de vegetação deve ser realizada em um quarto escuro. As plantas secas são moídas em pó, colocadas em pratos, bem fechadas e deixadas em um local escuro. O aroma das ervas dura até três anos! Se você quiser manter as folhas frescas, basta colocá-las em uma panela de barro, polvilhe com sal e cubra com óleo vegetal.
Como tempero, você pode usar ervas secas e frescas. É adicionado a várias sopas, saladas, bem como a pratos dietéticos, é usado para salga e conservas, etc.
Aplicação de manjericão
O manjericão é muito comum nas cozinhas asiáticas e da Europa Ocidental. Este tempero irá atender um grande número de pratos. A planta pode ser usada como remédio para doenças dos rins, coração e pulmões, tonifica e dá vivacidade.
Alguns agrônomos populares usam o manjericão como planta decorativa por causa de sua aparência atraente e aroma agradável.
Pragas e doenças do manjericão
O manjericão é extremamente resistente a várias doenças. A principal causa de ocorrência da doença é umidade excessiva e frequência de plantio. As doenças mais comuns incluem:
- Fusarium
Sintomas: o caule da planta assume coloração acastanhada se a lesão ocorreu nos estágios iniciais de maturação; - Os topos secam e a planta desaparece gradualmente, com lesões antes do florescimento.
A doença pode desenvolver para um certo número de razões: mudanças repentinas em humidade e temperatura do ar e do solo, deficiências nutricionais, solo teste, humidade excessiva do solo e a sua densidade aumentada. Portanto, o solo deve ser regularmente solto para que nutrientes e oxigênio entrem nele.
Doença de manjericão - podridão cinzenta
É uma doença fúngica que afeta as partes moribundas da planta. Uma característica distintiva é a primeira placa branca e, em seguida, cinza-cinza nas áreas afetadas da basílica. Se excesso de rega do solo e não monitora a diferença de temperatura, a doença pode atacar e planta saudável.
Para derrotar a doença, todas as plantas afetadas devem ser limpas das camas e cuidadosamente limpar o solo. Aplicar quaisquer produtos químicos é altamente indesejável.Você pode conseguir o efeito oposto.
Aqui, talvez, e tudo o que você deveria saber. O conhecimento obtido após a leitura deste artigo e aplicado na prática o ajudará a plantar e cultivar um manjericão perfumado por conta própria, e então usá-lo de acordo com o seu propósito.
Não se esqueça de cumprir os requisitos que são impostos ao cultivo de manjericão. Caso contrário, existe o risco de não se obter uma colheita por causa da derrota da basílica por doença ou murchamento devido a rega insuficiente do solo.