A peônia ocupa um lugar especial entre outras plantas "curativas". É conhecido desde a Idade Média como "raiz de marjin". A flor dá não apenas prazer estético e um aroma maravilhoso. Neste artigo vamos descobrir quais propriedades medicinais estão disponíveis para o pion e como aplicá-lo corretamente.
- Propriedades terapêuticas da peônia
- Colheita de raízes e pétalas
- Receitas para peônias
- Tintura de pétalas
- Tintura das raízes
- Decocção das raízes
- Aplicação de matérias primas medicinais
- Peônia de resfriados
- Peônia em doenças gastrointestinais
- Peônia e sistema nervoso
- Peônia em cosmetologia e dermatologia
- Aplicação de peônia em medicina veterinária
- Contra-indicações e efeitos colaterais
Propriedades terapêuticas da peônia
Na raiz da peônia contém muitos compostos químicos diferentes, que são muito apreciados no ambiente homeopático. Ele é usado para tratar a gota, apertar a úlcera do estômago, para combater o reumatismo e a malária, como anestésico para dor de dente e até mesmo para aumentar a lactação em mães que amamentam.
Os cientistas também se interessaram por esta planta e determinaram que A raiz da peônia, infundida com álcool, tem várias propriedades curativas. Na medicina, tinturas de peônia são prescritas para pessoas com falta de apetite e digestão, sofrendo de insônia e distúrbios nervosos. Também tintura de álcool da raiz da peônia cura muitas doenças do sistema cardiovascular.
Colheita de raízes e pétalas
As pétalas de peônia podem ser coletadas apenas no período de plena floração antes de se desprender. As raízes podem ser secas quando for conveniente. Como regra, isso é feito em conjunto com a secagem das folhas. As raízes são escavadas, bem lavadas e limpas. Então eles precisam ser picados e secos à sombra em uma sala bem ventilada ou ao ar livre sob um dossel. Você pode colher sementes da peônia.
Receitas para peônias
Como ficou claro, as folhas e raízes da peônia são usadas para a fabricação de preparações médicas e homeopáticas. Até à data, são conhecidas mais de 5000 variedades desta planta que possuem propriedades medicinais.
Tintura de pétalas
Como usar corretamente as pétalas de peônia, a fim de revelar mais eficazmente suas propriedades medicinais? Uma colher de sopa de folhas frescas finamente picadas da planta deve ser derramada em 300 ml de água fervente e insistida por oito horas. Juntamente com outras drogas do pion, você pode curar com sucesso a epilepsia, hemorróidas, esmagar pedras nos rins, restaurar o metabolismo e dissolver depósitos de sal. O valor especificado deste recurso universal é calculado em uma taxa diária de aplicação.
Tintura das raízes
Claro, você pode encontrar e comprar uma tintura de peônia nas farmácias da sua cidade, mas a vida útil é limitada. Tal droga pode ficar nos armazéns por um longo tempo, perdendo suas qualidades úteis. Portanto, aconselhamos preparar em casa. Então, será muito mais eficaz.
A tintura será mais útil se você começar a prepará-la antes do outono, quando as peônias começarem a florescer. Escave a planta, corte as folhas, enxague bem a raiz de peônia e limpe-a, para não estragar suas propriedades medicinais.
Para preparar 500 ml de tintura, pegue 50 g de raízes de peônia e despeje 0,5 litros de vodka. Feche a tara com firmeza e coloque-a na balsa por quinze dias. O banco precisará periodicamente ser abalado. Da tintura resultante, você precisa remover todos os pedaços de radículas e esticá-lo através da gaze. Depois disso, despeje o líquido filtrado em um recipiente limpo, feche-o bem e guarde-o em um local fresco e escuro. As propriedades curativas da droga durarão vários meses, até que todo o álcool esteja esgotado.
Decocção das raízes
100 g de raízes finamente desmoronam, despeje um litro de água e cozinhe em fogo baixo até que a água evapora pela metade. Coe o caldo e deixe esfriar. Adicione 100 ml de álcool medicinal. Tome 10 gotas 4 vezes ao dia. Como os homeopatas asseguram, o espectro dessa droga é muito amplo: trata distúrbios metabólicos, elimina problemas digestivos e também elimina hemorragias internas.
Aplicação de matérias primas medicinais
Todas as tinturas, que podem ser compradas em farmácias, são preparações muito convenientes. Mas é melhor prepará-los, especialmente porque a receita é basicamente diferente da massa produzida.
Peônia de resfriados
Se você é frio, a medicina popular recomenda o seguinte. Você precisa tomar as flores da peônia desviante, raiz de alcaçuz, flores de camomila, casca de salgueiro, flores de tília, flores de sabugueiro. Moer e misture em uma proporção de 1: 1: 3: 2: 2. 50 g desta mistura despeje 0,5 litros de água a ferver e insista 15 minutos. Coe e beba quente o dia todo.
Peônia em doenças gastrointestinais
A evasão de peônia já estabeleceu suas propriedades terapêuticas no tratamento de doenças gastrointestinais, e as contraindicações, como tais, não foram identificadas. A decocção das raízes é boa como fixador e é prescrita para o tratamento da disenteria. Uma colher de chá de raízes de peônia picada deve ser derramada com dois copos de água fervente e cozinhe por cinco minutos. Após a percolação, tome três vezes ao dia por meio copo, 20 minutos antes das refeições. Pesquisas médicas confirmam a eficácia do tratamento com pion.
Peônia e sistema nervoso
Se você sofre de insônia ou por ataques súbitos de ataques de pânico, recomenda-se antes de bebida de deitar 50 ml de peônia tintura. O curso do tratamento dura quinze dias. O sistema nervoso deve entrar em ordem. Se a situação não melhorar, então você precisa fazer uma pausa semana e repetir o curso de receber a droga novamente. Receita tintura é simples: três colheres de sopa de folhas de deitar 0,5 litros de vodka e insistir por meses. Apanhe três vezes por dia, uma colher de chá, ou como tem sido escrito acima.
Peônia em cosmetologia e dermatologia
Os conhecedores de beleza sempre foram parcial aos óleos essenciais fragrantes e extratos. Até o momento, as esteticistas usam principalmente capuzes do píon. Cosméticos baseados nele:
- Hidrata a pele e nutre os oligoelementos necessários.
- Desodoriza e refresca;
- Remove a inflamação e alivia a irritação.
- Isso torna a pele flexível e elástica.
- Suaviza as rugas.
- Normaliza o metabolismo da pele.
Aplicação de peônia em medicina veterinária
Decocção das raízes da peônia aumenta o apetite em animais e melhora o processo de digestão. Aumenta a acidez e anestesia. Ele lida bem com inchaço, diarréia e doenças do fígado. Decocção das raízes da peônia tem um efeito sedativo. Dose estimada para grandes animais: 3-4 g na forma de caldo 1: 100.
Contra-indicações e efeitos colaterais
De todos os itens acima, está claro que o caldo e a tintura da peônia apresentam extraordinárias propriedades curativas e resultados positivos, mas há alguma contra-indicação para a aplicação? É encorajador que quase não haja efeitos colaterais, e eles são possíveis apenas em casos de overdose de drogas. Tonturas causadas por pressão arterial baixa, sonolência, dispersão, fraqueza e leve alergia podem ocorrer. No momento do tratamento tintura ou decocção da peônia é melhor se abster de dirigir o carro e fazer o trabalho que requer uma resposta rápida e concentração máxima.