Os remédios populares surpreendem com sua diversidade e facilidade de uso. Em cada campo, em cada jardim ou floresta, você pode encontrar algo que ajude na luta contra as doenças e sua prevenção. Hoje vamos falar sobre as propriedades benéficas da azeda cavalo, bem como contra-indicações para o uso desta planta.
Esta é uma planta bastante grande com 60-120 cm de altura com um talo ereto carnudo. As folhas inferiores de azeda de cavalo são grandes e razlogic, triangular em forma, as folhas superiores são mais rasas. Pequenas flores reunidas em uma inflorescência estreita aparecem no auge do verão (junho-julho), e os frutos amadurecem no final de agosto - início de setembro.
A fruta na forma de um nutlet 4-5 mm no tamanho desenvolve-se abaixo da "cobertura" do perianth. Graças à rica composição química, a azeda de cavalo é frequentemente usada não apenas na medicina popular, mas também é muito procurada pelos médicos profissionais.
- Composição quimica da azeda
- O uso de azeda de cavalo em medicina científica
- O uso de azeda de cavalo em medicina popular
- Recolha e aquisição de matérias-primas a partir do cavalo da azeda
- Receitas baseadas no alazão de cavalo
- Contra-indicações e efeitos colaterais
Composição quimica da azeda
Na raiz da azeda de cavalo existem derivados da antraquinona, que contêm ácido crisofânico e crisofanol em sua composição. Além disso, cerca de 15% das substâncias do grupo pirocatecol, ácidos orgânicos (oxálico, cafeína), vitamina K, óleo essencial, ferro foram encontrados.
As folhas contêm um grande número de ácidos, o mais útil para uma pessoa é o ácido ascórbico. Também nas folhas há caroteno. O oxalato de cálcio pode ser encontrado em quase todas as partes da planta.
O uso de azeda de cavalo em medicina científica
Na medicina oficial, cavalo sorrel como um medicamento é utilizado sob a forma de pó e tintura. Na medicina profissional, geralmente são usadas preparações de alazão de cavalo, preparadas com base em raízes, desde que eles contêm a quantia maior de substâncias úteis.
Para o tratamento da colite Suspensões com a adição de óleos essenciais de azeda de cavalo são usadas. Amplamente utilizado para o tratamento de úlceras estomacais hemorrágicas, enterocolite. Além disso, alazão de cavalo é usado com um problema tão delicado como hemorróidas.
Devido ao seu efeito bacteriano, o óleo essencial de alazão é uma parte das pomadas para curar feridas e úlceras. Muitas vezes usado como um laxante.
O uso de azeda de cavalo em medicina popular
Os benefícios de usar azeda de cavalo já foram aprendidos há muito tempo. Por muito tempo nossos avós usaram um pó de raiz e frondoso como um laxante, habilmente calculando a dose: em uma quantidade menor, o agente "tricota" as substâncias no intestino e, se tomado como uma dose grande, age como um laxante.
Este tipo de laxante é bem tolerado por crianças, no entanto para a preparação do remédio de uma criança é necessário usar sementes de azeda de cavalo. Muitas vezes na medicina popular as infusões de azeda de cavalo usam-se quando tratar resfriados e enxaguar a boca.
Por muito tempo os nossos antepassados notaram que o uso da infusão da raiz do alazão de cavalo reduz a pressão sanguínea, e com base nisso, os estudos começaram na Universidade de Tomsk, que confirmou a ação da azeda de cavalo.
Hemostático e formador de sangue propriedades da azeda de cavalo encontraram sua aplicação no tratamento de várias doenças de pele: infusões da planta são usadas para várias loções com feridas purulentas.
É bom usar azeda de cavalo para resfriadosporque tem um efeito expectorante muito forte.
Para desinfecção da cavidade oral use o pó de cavalo azeda, que é esfregado nas gengivas ou enxaguar a boca com uma decocção da raiz ou infusão de folhas de cavalo azeda.
Pacientes com eczema, psoríase ou outras doenças de pele use esta planta milagrosa para limpar a pele, loções.
As crianças geralmente se banham em bandejas com a adição de folhas de azeda de cavalo, pois elas têm um efeito antibacteriano.
Recolha e aquisição de matérias-primas a partir do cavalo da azeda
Agora que sabemos para que serve o alazão de cavalo, é hora de descobrir como adquirir matérias-primas. Para procedimentos de cura, todas as partes da planta, desde raízes até frutas, são adequadas.
As matérias-primas são colhidas depois que a parte superior da planta está pronta para "se aposentar", isto é, no início do outono. Para que a sua mini-produção seja "sem desperdício", antes de colher raízes e folhas, é necessário coletar sementes e frutas.
É melhor secá-las um pouco ao ar livre (2-3 dias) ou 10 minutos no forno a uma temperatura baixa e armazenar em local separado, bem protegido de insetos domésticos. Depois que as frutas e sementes são colhidas, você pode começar a colher as raízes.
Este processo é o mais importante e um dos mais difíceis. É necessário cavar cuidadosamente uma planta, sacudir o solo dos rizomas e imediatamente cortar as raízes danificadas ou doentes.
As raízes grossas são cortadas e colocadas secas com a parte cortada para cima, e as raízes finas e longas são cortadas e colocadas no secador ou secas em um local com boa ventilação.
Receitas baseadas no alazão de cavalo
Preparar "drogas" de alazão é muito simples, e mais importante, tudo que você precisa pode ser encontrado em casa. Considere as receitas mais simples e mais universais da preparação de produtos medicinais da azeda.
Receita # 1
Muito popular é o creme de azeda, que é preparado a partir da raiz de uma gordura vegetal em pó e animal. Estes dois componentes devem ser misturados em partes iguais e aplicados à pomada sobre a pele danificada.
Receita # 2
Infusões e decocções podem ser cozidas tanto da raiz como das folhas. Por exemplo, 300 g de seca e cortada para derramar limão 3 litros de água e ferver, mexendo constantemente.
Cozinhe por 20 minutos, depois retire do fogo, coe. Use-o como uma decocção pode ser com açúcar, usando as duas folhas de chá para o chá. Eficaz tal decocção será com hipertensão, distúrbios gástricos.
Receita # 3
Grande popularidade é desfrutada por "azeda de cavalo alcoólica". Esta tintura é freqüentemente usada para artrite. Duas plantas de raiz inteiras deve ser dobrada em um frasco de dois litros e derramar um litro de vodka (é melhor utilizar a fermentação).
A solução deve ser administrada dentro de três semanas. Este líquido esfregou as mazelas, depois de esfregar o local precisava de uma boa "quente". Com dores particularmente fortes, você pode aplicar uma compressa em um ponto dolorido.
Receita # 4
Infusões e decocções de folhas são usadas para duchas no tratamento de "problemas femininos", bem como para enxaguar a garganta com amigdalite e enxaguar a cavidade oral.
Esta infusão é preparada com base no princípio da preparação do chá: as folhas são vertidas com água a ferver e insistem-se durante 3-4 horas até ao estado de infusão de chá forte. É necessário usar esta solução um pouco quente, é desejável usá-lo imediatamente e não armazená-lo na geladeira.
Receita No.5
Popular é o uso de sementes para tratar doenças do trato gastrointestinal. Uma colher de chá de sementes (recém colhidas da planta, mas não compradas!) É completamente mastigada, regada com um copo de água fervida.
Para as crianças, você pode preparar uma decocção de sementes: ferva uma pitada de sementes em um copo de água, deixe esfriar e dê uma bebida. Este método é mais econômico para o corpo da criança.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Você não pode usar fundos de cavalo sorrel mulheres grávidas, bem como pessoas com insuficiência renal.
O não cumprimento da dosagem no uso de azedas de cavalo para crianças pode levar ao envenenamento, acompanhado de vômitos, diarréia.
Como você pode ver, esta planta simples não é em vão tão popular. A azeda de cavalo pode curar ou desempenhar um papel "auxiliar" no tratamento da doença. Pouco conhecido na aparência, em sua composição química, é um dos mais ricos em propriedades medicinais das plantas, cujo uso trará imensos benefícios ao seu corpo.