Se você decidir ter uma casa de campo ou quintal galinhas, mas nunca enfrentou um arranjo de habitação para eles, este artigo é para você. Nós lhe diremos em detalhes como fazer um galinheiro com nossas próprias mãos.
- Qual deve ser a temperatura e iluminação para manter as galinhas
- Onde organizar e como fazer corretamente o ninho de um pássaro
- Localização e métodos de fazer alimentadores e taças para frangos
- Onde é melhor colocar tigelas e bebedouros
- Maneiras de fazer alimentadores para galinhas
- Como fazer comedouros de galinha para suas próprias mãos
- Ninhos para galinhas poedeiras
- Onde colocar as tomadas
- Como fazer um ninho para camadas
Qual deve ser a temperatura e iluminação para manter as galinhas
As galinhas não toleram o frio e não estão adaptadas ao inverno. Se eles são frequentemente super-resfriados, então ORL facilmente adoecer.
Em invernos rigorosos, recomendamos levar muito a sério o aquecimento da avicultura. A temperatura ideal no galinheiro deve estar dentro do intervalo de 12 a 17 graus. Se o termômetro mostrar menos de 7 graus de calor, a residência das aves deve ser isolada com urgência.Para fazer isso, você pode usar:
- "burzhujki";
- aquecedores elétricos;
- pistolas de gás térmicas;
- Lâmpadas de infravermelhos;
- aquecedores.
Mas geralmente para um inverno confortável de galinhas, há bastante lixo grosso no chão. Na primavera, será um excelente composto para o jardim. A fim de isolar o galinheiro com uma cama, coloque uma serragem ou palha no chão, no máximo, 8 cm. Na primavera, a maca chegará a 30 cm, para que não perca a friabilidade, às vezes a amarre com forquilhas.
O efeito do lixo é que durante a compostagem é liberado calor suficiente para manter a temperatura ideal. O calor inibe o decaimento do esterco de galinha, desinfecta vírus e bactérias, e a serragem e a palha são um excelente material isolante. Mas deve-se ter em mente que deve haver boa ventilação no galinheiro para que as emissões de amônia não se acumulem lá.
As galinhas podem andar no frio, mas somente em um lugar especialmente organizado. O local deve ser limpo de neve, coberto com um dossel e guarda contra os caprichos do tempo. No chão do site também organizar o lixo.É melhor fazer os lagartos do galinheiro diretamente no padoque, mas eles devem ser cobertos. Quando há mais de 12 graus de gelo na rua, as galinhas não devem sair para passear.
As galinhas botam ovos apenas para a continuação do gênero. Na temporada de inverno, as aves não precisam disso. Mas você pode criar para as galinhas "Primavera" para a direita em sua casa. Para fazer isso, você precisará de iluminação artificial, que você compensa por um dia curto de luz de inverno. As lâmpadas devem ser ligadas das 6 às 9 da manhã e das 18 às 21 da noite. Mas o principal é não exagerar. O dia de luz não deve ser maior que 14 horas, caso contrário as aves não terão tempo para descansar, o que afetará negativamente a produção de ovos.
Onde organizar e como fazer corretamente o ninho de um pássaro
Dentro do galinheiro, você precisa fazer alimentadores e prateleiras, mas o mais importante é equipar adequadamente os ninhos e abrigos. Uma barra em que a ave dorme, segurando a trave com as patas, e há um poleiro, e nos ninhos as galinhas carregam ovos e incubam filhotes.
Existem várias variedades de poleiros. Depende do número de pássaros e do espaço no galinheiro.
Um poleiro de vários níveis permite que você coloque um número suficientemente grande de aves em uma área relativamente pequena. As galinhas têm sua própria hierarquia. Eles serão divididos de tal forma que as camadas superiores serão ocupadas pelos líderes, e as galinhas perseguidas estarão abaixo. Para evitar que as aves estraguem umas às outras com uma ninhada, você precisa fornecer uma distância entre as barras de 30-40 cm.
Nases em uma camada ao longo do perímetro da casa é fácil de fazer por conta própria. Esta é uma opção ideal para um galinheiro de pequeno porte com um pequeno número de aves. Para garantir que as aves possam facilmente transar durante a noite, as barras devem ser fixadas não perto da parede.
Em um pequeno galinheiro, abrigos em suportes verticais também serão apropriados. São colunas de altura do medidor, nas quais as barras da barra são fixas.
Você também pode construir estruturas portáteis. Eles vão permitir que você mova o poleiro dentro do galinheiro e limpá-lo qualitativamente. Se você mora com menos de 20 galinhas, tente fazer para elas uma caixa com uma alça que faça o papel de poleiro. Na caixa, defina a grade para que os excrementos sejam coletados na parte inferior.
Para uma casa grande, você pode fazer os poleiros na forma de uma mesa com travessas. Para fazer isso, coloque barras pequenas na mesa e peças transversais para elas.
Para fazer independentemente um poleiro e um ninho no galinheiro, você precisará o seguinte conjunto de ferramentas:
- martelo;
- placa para ninhos;
- uma seção de barra 4x4 ou 5x5 cm;
- chave de fenda ou chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes;
- broca;
- Serra de serra ou serra.
As peças podem ser fixadas juntamente com a ajuda de pregos, mas os parafusos são muito mais confiáveis para fixar a madeira.
Antes de começar a trabalhar, decida sobre os parâmetros do poleiro, porque sua ave está satisfeita em viver em um design confortável.
Os poleiros padrão são construídos em vários estágios. Primeiro escolha um lugar. O ideal é uma parede quente em frente à janela. É desejável que não haja vento frio da porta.
Para a colocação, você precisa medir a distância da distância do chão de 90 cm, e para galinhas de carne - 60 cm e preenchê-lo com um feixe suave, sem zarubin. Para isso, com a ajuda de parafusos, as travessas são anexadas. Abaixo deles a uma altura de 30-40 cm do chão, você precisa fixar ripas horizontais nas quais haverá paletes para coletar lixo. Faça uma pequena escada para que seus frangos possam escalar facilmente o poleiro.
A principal diferença entre as parcelas para poedeiras é a altura.Eles gostam de se instalar nos andares superiores do galinheiro. O fato é que as galinhas poedeiras devem ter musculatura bem desenvolvida, para a qual necessitam de exercícios regulares. Ascendente ao poleiro é um excelente carregamento de frango. Cada camada precisa fornecer um espaço pessoal confortável, para que as galinhas não se empurrem para fora de seus locais de violência.
Localização e métodos de fazer alimentadores e taças para frangos
Para garantir que suas galinhas estejam saudáveis e bem cuidadas, você precisa cuidar de uma alimentação regular e equilibrada. É aconselhável que as aves recebam comida ao mesmo tempo. Mas desde que é difícil organizar a alimentação oportuna por causa de assuntos atuais, é muito conveniente usar calhas de alimentação. Abaixo, vamos olhar para várias opções para bebedores caseiros e alimentadores para galinhas.
Onde é melhor colocar tigelas e bebedouros
Se as galinhas estiverem andando durante o dia em casa ou em uma área especialmente designada, os bebedouros e alimentadores não devem ser colocados no galinheiro. Com este modo do dia, os pássaros só passam a noite no galinheiro, então até a manhã eles não comem nem bebem.Se suas galinhas passam a maior parte do tempo em quatro paredes, então você precisa equipar o galinheiro com alimentadores e bebedouros. Eles estão presos ou suspensos na parede e, às vezes, são simplesmente colocados em uma plataforma elevada. No chão, os cochos de alimentação não pertencem, pois os pássaros involuntariamente entram neles e depositam a liteira.
Maneiras de fazer alimentadores para galinhas
Existem muitas opções para alimentadores. O que dar preferência, depende de muitos fatores, o principal dos quais - a raça de frangos e o tamanho da casa. Vamos considerar alguns projetos típicos.
Tudo engenhoso é simples. Este postulado confirma bem a calha de alimentação do tubo de polipropileno. Para criá-lo você precisará de: tubos de diferentes diâmetros, acoplamentos e outros dispositivos para conexão de tubos. A montagem de tal projeto não requer muito tempo e habilidades técnicas especiais, é facilmente manipulada por uma mulher e até por um adolescente. Para o tubo, você precisa anexar o "joelho de conexão" e, em seguida, colocar o novo dispositivo no aviário.
Este alimentador funciona da seguinte maneira: A alimentação é despejada no tubo, após o que o topo é fechado com uma tampa. A comida sob sua própria gravidade fluirá para o joelho.Como comer, a comida vai descer por si só. Um feed pode durar uma semana. Uma excelente opção para uma pequena fazenda.
Se as galinhas forem muitas, substitua o joelho de conexão por outro tubo. Precisa ser fixado horizontalmente. As galinhas podem obter comida dos buracos que precisam ser feitos no tubo inferior. Esse alimentador economizará seu tempo e seu lugar no galinheiro. Mas este projeto tem uma desvantagem - não há limitadores. Portanto, as aves podem facilmente subir nos canos e contaminar os alimentos.
Outro alimentador pode ser feito de um balde de plástico, uma tigela seccional para cães ou um vegetal de mana para legumes. No fundo do balde, fazemos tantos buracos quanto compartimentos no seu amassador. Conectamos o balde ao mana com parafusos - e a calha está pronta. Despeje a comida e cubra o balde com uma tampa. Coloque ou pendure o alimentador de modo que seja conveniente para as galinhas tirar a comida.
A próxima versão do alimentador para galinhas exigirá de você um mínimo de tempo e esforço. Para implementá-lo você precisa preparar um recipiente limpo e seco com uma alça de plástico, uma faca afiada e uma rede de malha. Na parte frontal do alimentador de plástico, você precisa fazer um pequeno recorte, e a alça em si é levemente incisada para que possa ser facilmente enganchada na rede de malha, que é fechada pela gaiola.Resta apenas colocar o cocho a uma altura confortável para o frango e não se esqueça de colocá-lo nele.
Você pode fazer um alimentador de madeira compensada. Para fazer isso, você precisa cortar uma folha alta de muros altos e fazer uma caixa com eles. O alimentador deve ter cerca de 90 cm de altura, o que lhe permitirá encher uma grande quantidade de comida de uma só vez. Para garantir que a comida não fique presa na saída, abaixe a madeira compensada com uma leve inclinação em direção à frente do alimentador.
A plataforma horizontal na frente da parte inclinada é o lugar onde a comida deve ser derramada. Geralmente, os alimentadores feitos por eles mesmos não têm limitadores, e os pássaros podem subir e espalhar alimentos. Mas nesta versão são fornecidos side-stops especiais. A frente deve ter 6 centímetros de altura e a altura lateral deve ser 10-12. Você pode montar esse alimentador com uma chave de fenda e parafusos auto-roscantes. Que durou mais tempo, desinfectar o contraplacado com anti-sépticos e cobrir com tinta acrílica.
Um alimentador conveniente para galinhas pode ser feito de baldes de plástico. A principal vantagem de tais projetos é que eles podem ser carregados e pendurados ali, onde é conveniente no momento, já que os baldes têm canetas.Alimentadores feitos de plástico alimentar são os dispositivos mais convenientes e higiênicos.
Como fazer comedouros de galinha para suas próprias mãos
Bebedores caseiros para frangos são inventados nas pessoas muito. Considere o mais popular deles e passado o teste do tempo.
Bebedor de vácuo. Para fazer isso, você precisa de uma garrafa de plástico e um recipiente para o palete, que pode ser encontrado em um celeiro entre coisas velhas ou comprado em uma loja especializada. Para prender uma tigela de bebida na parede do galinheiro, você precisará de wireframes. Despeje a água na garrafa e aperte a tampa. Em seguida, colocamos o recipiente na armação de cabeça para baixo, deixando um pequeno espaço entre o gargalo e o fundo da tigela, cujos lados devem necessariamente ser maiores do que a parte de baixo do pescoço, para que a água não derrame. Agora desparafuse a tampa - nosso bebedor está pronto para uso.
Para beber um tipo aberto do tubo de esgoto, o próprio tubo de plástico é necessário primeiro. Dimensões ótimas: dois metros de comprimento e dez centímetros de diâmetro. No tubo, você precisa cortar com uma serra elétrica ou faca quente 4 furos retangulares com cerca de 30 cm de comprimento. A distância da borda e entre os furos deve ser de pelo menos 15 cm.Nas bordas do tubo são montados tees com plugues, através dos quais será possível encher e drenar a água.
Este design pode ser facilmente conectado a um cano de água e equipado com uma torneira de válvula. No galpão, o bebedouro é fixado com a ajuda de grampos sanitários com o mesmo diâmetro do tubo. O bebedor deve estar no nível da parte de trás do frango, então eles não tentarão nadar nele. A estrutura deve ser lavada periodicamente, para que a água no tubo não seja contaminada e estagnada.
O bebedouro caseiro para galinhas pode ser feito de um grande balde de plástico perfurando alguns furos na parte inferior com uma broca de 9 mm. Você precisa inserir mamilos nessas aberturas. O balde está suspenso a baixa altura e cheio de água. Este bebedor é muito conveniente para lavar, mas é necessário enchê-lo com água manualmente.
Portanto, será mais conveniente usar um bebedouro de mamilo, que está conectado a um cano de água ou a um grande tanque de água. Será mais difícil de fabricar, mas a conveniência e eficiência deste projeto valem a pena. Você vai precisar de:
- tubo quadrado com ranhuras internas medindo 22x22 mm;
- adaptador para um tubo redondo;
- um esboço;
- mamilos (a uma taxa de 3-5 mamilos por 1 m de tubo);
- micro bebedores (tantos quanto os mamilos);
- mangueira flexível;
- Broca de 9 mm;
- 3 braçadeiras;
- um toque de raio de 1,8 polegadas.
A seqüência de fazer um bebedor de bico automático é a seguinte:
- Marque o tubo antes de perfurar os orifícios do mamilo. A distância entre eles deve ser 20-25 cm.
- Faça furos do lado do tubo onde existem ranhuras internas.
- Toque no fio nos orifícios.
- De um lado do tubo, colocamos o plugue e, do outro lado, um adaptador e uma mangueira flexível.
- Nós torcemos o mamilo.
- Nós instalamos micro-tambores sob os mamilos.
- Nós fixamos as braçadeiras na parede do galinheiro, e nelas - o cano.
- A segunda extremidade da mangueira flexível é conectada ao suprimento de água.
Para evitar vazamentos, todas as juntas do recipiente devem ser pré-tratadas com uma fita FUM.
Ninhos para galinhas poedeiras
Se houver ninhos no galinheiro, os ovos serão muito maiores e sua qualidade será melhor. E o ninho protege os ovos da serra.Antes de construí-lo, você precisa escolher o lugar certo. As galinhas só serão transportadas nesse ninho que atenda a vários requisitos.
Onde colocar as tomadas
Na casa de aves deve necessariamente ser um ninho para galinhas. Eles são colocados ao longo de uma parede, é possível em vários níveis. A principal condição - eles devem estar na parte mais isolada da casa, ser fechado e longe de rascunhos. Um ninho é suficiente para seis camadas.
A escada deve levar ao ninho, e o poleiro deve estar localizado em frente à entrada, onde o frango pode descansar. Certifique-se de fazer uma convulsão para que o pássaro não caia e não seja aleijado.
O ninho deve estar suficientemente escuro, quente e seco. É bom se houver palha ou serragem. Não faça um ninho no chão, porque está frio e úmido. A altura ideal é de 30 cm do chão.
Como fazer um ninho para camadas
Vamos considerar algumas variantes de ninhos auto-fabricados.
Ordinário Para produzi-lo, muitos materiais e tempo não serão necessários. Faça um ninho de compensado, tomando como exemplo uma caixa para legumes. Coloque o feno no fundo. Este é um lugar muito simples, mas bastante aceitável para colocar ovos.
Um ninho de bateria será útil para uma fazenda grande.Este design é fácil de fazer em casa. Para fazer isso, você precisa de uma prancha longa, que deve ser dividida em três partes, e depois construir em cada lado da placa. No ninho, coloque a palha de feno ou palha. Coloque o soquete a uma distância conveniente do chão e coloque uma escada para que as galinhas possam subir sem obstáculos até o local de postura.
Caixa-ninho. Em uma placa sólida ou madeira compensada, faça um buraco para a entrada. Anexe a parede frontal. Coloque palha ou feno dentro do ninho.
O dispositivo com uma caixa de coleta é uma opção muito conveniente se você não tiver a oportunidade de verificar a casa várias vezes durante o dia. É fácil fazer um ninho com suas próprias mãos. Difere do habitual apenas pelo fundo, que é executado com um declive. Os ovos rolam para o recipiente preparado. Não coloque muito feno neste ninho para facilitar a descida dos ovos, mas no próprio coletor coloque o tecido para amolecer a queda e evitar a batalha dos ovos.