Como lidar com as folhas encaracoladas de um pêssego

Pin
Send
Share
Send

Pêssego é uma árvore suave que tem medo de geada, várias pragas e, claro, doenças. Uma das mais típicas e perigosas é a folha encaracolada das folhas de pêssego. O que é isso, e como lidar com isso, vamos contar mais.

  • O que é folha de pêssego encaracolada?
  • Medidas preventivas contra ondulação
  • Como lidar com a doença? Preparativos para combater folhas encaracoladas
  • Remédios populares para combater a onda
  • Variedades de pêssegos resistentes à ondulação foliar

Voce sabe De onde o pêssego se espalhou pelo mundo, não se sabe ao certo. Pesquisadores determinaram que as espécies mais selvagens do pessegueiro Prunus davidiana Franch, que não é distante de Pequim (China), são as que mais se aproximam. Mas acredita-se que a planta tenha penetrado do noroeste da Índia até a Pérsia, de onde se espalhou para a Europa. Na Itália pela primeira vez um pêssego apareceu no meio do 1o século. Agora ativamente cultivada em partes quentes da Eurásia e da América.

O que é folha de pêssego encaracolada?

A doença é considerada a mais comum e é a líder na frequência de danos ao pessegueiro. Aparece em brotos e folhas jovens. E se as folhas já são duas semanas, a chance de pegar a doença é mínima. Muitas vezes adoecem com 5 - 8 dias de idade.

A doença manifesta-se sob a forma de inchaços bolhosos em folhetos. Primeiro, eles têm uma cor verde clara, depois tornam-se vermelho-âmbar e depois marrons. Eles têm um revestimento de cera, onde os esporos do fungo amadurecem.

As vesículas tornam-se quebradiças, e as folhas engrossam, secam, tornam-se pretas e esfarelam-se. Primeiro o inferior, depois o meio da fuga. Como resultado, algumas folhas permanecem na ponta e parece uma escova. Por via de regra, os tiros de um e dois anos são afetados.

Os ramos também são afetados pela doença. Eles se tornam amarelados, espessos, curvados e eventualmente murcham completamente. Os intersticiais se tornam mais espessos e curtos. Assim, no ano seguinte a árvore, que não tem brotos desde o ano passado, não dá frutos.

Com uma forte derrota os botões morrem no primeiro ano de infecção e não dão frutos. Se eles conseguem se formar, eles também são deformados.

Voce sabe A fonte da infecção são esporos de Taphrina deformans, um fungo marsupial. A infecção da árvore ocorre uma vez por ano, na primavera. Esporos penetram nos rins, bem como nas rachaduras e feridas das brotações, das quais a gengiva começa a escorrer.As folhas afetadas se tornam um viveiro de novos esporos que se dissipam ao longo da casca da árvore, onde passam o inverno, e na primavera um novo ciclo de infecção começa. Afeta Taphrina deformans principalmente árvores frutíferas, mas na maioria das vezes nectarinas e pêssegos.

Se você não pulverizar o pêssego a tempo, em maio você pode ter uma árvore completamente nua no jardim. Está enfraquecendo e pode não sobreviver às geadas do próximo inverno.

Medidas preventivas contra ondulação

A primeira e principal medida preventiva de combate aos escolhendo o lugar certo para plantar um pêssego. Deve crescer no lado ensolarado, no lugar seco e a uma distância considerável de outras árvores.

Importante! A rápida disseminação da doença contribui para alta umidade, baixa temperatura ambiente e mudanças bruscas de temperatura. Portanto, o período de primavera é o mais perigoso para o pessegueiro.

Entre as medidas preventivas, a mais popular é tratamento de pessegueiro com sulfato de cobre (1%), Bordeaux líquido (3%) ou fungicida. Do último recomendam "Skor", "Hom", "Rake".

Tratamento preventivo gastar 2 vezes por ano. O primeiro - no outono depois de deixar cair as folhas. O segundo - na primavera antes do aparecimento dos primeiros folhetos. Embora alguns especialistas recomendem que após a primeira pulverização, repita após 4 a 5 dias.

Importante! A pulverização é feita em um clima calmo e seco. Caso contrário, o vento leva a solução para as plantas vizinhas, contornando o pêssego, ou a chuva imediatamente limpa.

No outono, antes do processamento, recomenda-se cortar as áreas afetadas nas árvores.

Como lidar com a doença? Preparativos para combater folhas encaracoladas

O tratamento da árvore desta doença é muito complexo e demorado, por isso recomenda-se prestar atenção suficiente aos métodos preventivos durante o plantio.

E um lugar importante entre eles é ocupado por trabalhos sanitários-preventivos. Eles fornecem para a poda ou remoção completa de brotos afetados, que devem ser imediatamente coletados e queimados fora do local.

Se esses eventos forem realizados no outono, juntamente com eles é necessário queimar todas as folhas caídas da árvore. Na primavera, eles cortaram os brotos, que mostraram claramente sinais da doença.

Voce sabe Entre os jardineiros, ainda não há consenso - quando é mais eficiente aparar na primavera: em maio,quando os brotos infectados são vistos, mas os esporos ainda não se espalharam sobre a árvore, ou no começo da primavera, junto com a remoção das brotações murchas e secas.

Além de tratar o pêssego com uma mistura bordalesa, o uso efetivo de fungicidas é efetivo. Na maioria das vezes recomendo usar "Skor", porque é não-tóxico e, portanto, seguro para o ambiente e os próprios jardineiros.

Para um centésimo do site, você precisa de 2 ml da droga (1 ampola), que deve ser dissolvida em 10 litros de água. O efeito terapêutico é preservado até 5 dias e preventivo - até 10 dias.

Aplique também "Abiga-Peak" a uma taxa de 40 - 50 g por 10 litros de água. Deve ser usado 4 vezes com intervalos em 2 semanas.

Importante! Jardineiros experientes sabem que o pêssego é uma planta exigente, exigindo estrita adesão às regras de tratamento, condições climáticas especiais. Não menos sensível, ele reage a várias drogas. Se você cometer um pequeno erro com a dosagem ou período de pulverização, a árvore pode descartar toda a folhagem, frutas, retardar o seu desenvolvimento ou até mesmo secar.

Remédios populares para combater a onda

Como já mencionado, o tratamento químico de fungicidas de pêssego e líquido de Bordeaux são os métodos mais eficazes de combate à doença.Mas alguns jardineiros tentam usar produtos químicos no último turno, tentando com todas as forças curar os remédios populares.

Então, recomenda-se usar polvilhar com infusão de tabaco. Um quilo de tabaco seco ou pó de tabaco despeje 5 litros de água a ferver e insista durante 3 dias. Filtro de infusão, diluído com água 1: 2 e pulverizado as árvores afetadas 2 vezes com um intervalo de 2 semanas.

Efetivo é considerado emulsão, preparado a partir de 90 g de cal hidratada e 350 g de argila amolecida, diluídos em 10 litros de água. Primeiro você precisa diluir a argila com água para um estado uniforme e, em seguida, mexer cuidadosamente, introduzir cal apagada. A solução deve estar livre de sedimentos.

Use-o imediatamente, sem deixar para a próxima vez. Mas o efeito esperado será obtido apenas com a pulverização regular de árvores. Esta regra se aplica a outros métodos populares.

Mas na maioria das vezes o fungo é resistente a decocções folclóricas. Portanto, se você não quiser usar drogas graves para tratar a árvore, além de podar as folhas de pêssego afetadas por cabelos crespos, recomenda-se pulverizar Bordeaux 1%, um inofensivo "Biostat", que inclui óleos essenciais, bem como misturas especiais.

Por exemplo, uma mistura de cal e enxofre no solo em uma proporção de 1: 2 ou uma solução de suspensão de enxofre colóide (1%). Neste caso, a pulverização é recomendada a uma temperatura do ar acima de 25 ° C. Mas lembre-se, se os remédios populares não dão um resultado visível, não negligencie o tratamento do pêssego com fungicidas.

Variedades de pêssegos resistentes à ondulação foliar

Muitos jardineiros argumentam que variedades de pessegueiro resistentes a folhas encaracoladas não existem, elas estão menos frequentemente doentes com variedades cujos frutos têm carne amarela.

Outros observam que a sustentabilidade é demonstrada pelas variedades Redhaveng, Soknyi, Kievsky 12, Nadranniy Kievsky, Bagrinovsky, Em Memória de Rodionov, Amarelo de Donetsk, Saturno, Amarelo, Morettini, Simferopol Early, Early Kuban.

Mas seja qual for o tipo que você escolher, as medidas preventivas são a melhor proteção de um pêssego da ondulação.

O pêssego é uma árvore delicada e caprichosa. Pode morrer com o não cumprimento da tecnologia agrícola, mas ainda mais sofrendo de várias doenças. Os cachos de folhas são os mais comuns entre eles. É possível proteger a árvore dele somente por métodos preventivos oportunos.

Mas se a doença afetou seus animais de estimação, os métodos mais eficazes são a poda e o tratamento de árvores com preparações químicas.Os remédios populares neste caso são ineficazes e podem ser perigosos. A doença se espalha rapidamente. Durante o seu uso, um tempo valioso pode ser perdido.

Assista ao vídeo: Como acabar com as Folhas enrugadas (ácaros) nos Pimentões

Pin
Send
Share
Send