Gypsophila perene: plantio e cuidado, foto

Pin
Send
Share
Send

Gypsophila (gipsophila) - uma planta herbácea da família cravo-da-índia. Anuários e perenes são encontrados. Do latim, é traduzido como "amoroso limão". Pátria - Sul da Europa, Mediterrâneo, Ásia não tropical. Encontrado na Mongólia, China, sul da Sibéria, uma espécie no continente australiano. Cresce nas estepes, nas bordas da floresta, nos prados secos. Ele ama solo arenoso de calcário.

Gypsophila é despretensiosa e é amplamente utilizada pelos jardineiros para o cultivo em canteiros de flores. Na medicina tradicional, é usado como agente expectorante e anti-inflamatório.

Descrição de gypsophila, foto de flor

Gypsophila (Kachim, tumbleweed) é um arbusto ou arbusto com uma altura de 20 a 50 cm; as espécies individuais atingem um metro ou mais. Tolera a seca, a geada. O caule é fino, quase sem folhas, ramificado, ereto. As chapas são pequenas, verdes, ovais, lanceoladas ou escapulares, com 2-7 cm de comprimento e 3-10 mm de largura.

As flores são coletadas em inflorescências de panículas, muito pequenas, simples e duplas, pétalas florescendo cobrem completamente a planta. A paleta é principalmente branca, com verde, rosa é encontrado. A fruta é uma caixa de sementes. O poderoso sistema radicular mede 70 cm de profundidade.

Gypsophila espécies paniculadas, rastejantes, elegantes e outras

Cerca de 150 espécies de plantas são contadas, nem todas são cultivadas por jardineiros.

UseVerDescrição /Folhas

Flores /Período de floração

Para combinar buquês de férias.GraciosoCom alta ramificação anual, o arbusto cresce para 40-50 cm.

Pequeno, lanceolado.

Pequeno, branco, rosa claro, vermelho.

Solstício de verão, não muito longo.

Faça seções rochosas, bordas.RastejandoAnão, com brotos rastejantes.

Esmeralda pequena, estreita-lanceolada.

Rosa brilhante, branco.

De junho a julho, algumas espécies caem novamente.

Decorar paredes, lugares rochosos, em canteiros de flores, para cortar em buquês.Paniculada (paniculata)Um arbusto esférico atinge 120 cm, perene, altamente ramificado na parte superior.

Estreito, pequeno, verde-acinzentado.

Branca de neve, rosa, felpo.

Flor em julho a agosto.

Decora superfícies rochosas, gramados, jardins de pedra.Stalk-likeRastejando até 10 cm.

Cinza, ovóide.

Pequeno, branco, roxo com estrias cor de vinho, coberto com estacas.

Maio a outubro.

Para buquês de casamento, arranjos de flores.Neve fofaPerene fortemente ramificado, com 1 metro de altura, caule fino e nodoso.

Branco, terry, semi-terry.

Julho-agosto.

Para corte e canteiros de flores, canteiros de flores, bordas.Pacífico (Pacífico)Espalhando arbusto até 80 cm, atira muito ramificação. Cultura de longo prazo, mas vive 3-4 anos.

Azul acinzentado, grosso, lanceolado.

Grande, rosa pálido.

Agosto-setembro.

Para hortas.TerryNuvem perene e extensa como arbusto.

Pequeno, branco como a neve.

Junho a julho.

Em cestos, vasos de flores, em slides alpinos.GaláxiaAnual, cresce até 40 cm e brotos finos.

Pequeno, lanceolado.

Rosa.

Julho-agosto

Bonito em pendurar vasos de flores, canteiros de flores.ParedeArbusto de espalhamento anual até 30 cm.

Verde brilhante, alongado.

Rosa pálido, branco.

No verão e outono.

Em colinas pedregosas, fronteiras, buquês.Floco de neveVariedade de Panicled. Casquilho esférico até 50 cm.

Verde brilhante.

Grande, felpudo, branco como a neve.

Regras para aterrissar em campo aberto

Ao plantar em campo aberto, considere a variedade da flor para determinar a distância entre as mudas. O local é selecionado seco, iluminado, sem a proximidade das águas subterrâneas. Se necessário, faça cal (50 g por 1 metro quadrado). Entre as plantas, elas geralmente ficam 70 cm, em fileiras de 130 cm e, ao mesmo tempo, o colo da raiz não é aprofundado, regado.

Semente

As sementes anuais são propagadas por sementes. As plantas perenes podem ser propagadas por estacas, mudas. A semeadura das sementes é feita no final do outono, em um canteiro especial (ajustável), a uma distância entre fileiras de 20 cm, aprofundada em 2-3 cm. As mudas aparecem 10 dias depois, são desbastadas a uma distância de 10 cm. Na primavera, em abril e início de maio, são plantadas em um local permanente.

Estacas

As variedades rasteiras são propagadas por estacas. Após a floração ou no início da primavera, os brotos são cortados, tratados com heteroauxina, colocados em um substrato solto com giz, aprofundado em 2 cm, coberto com um filme, removido após o enraizamento. A temperatura é necessária +20 ° C, luz do dia 12 horas sem luz solar direta. Quando 2-3 folhas reais aparecem, elas plantam em um canteiro de flores.

Método de mudas

A mistura de solo comprada para mudas é combinada com solo de jardim, areia e cal. No início da primavera, as sementes são colocadas em um recipiente ou cada semente em um copo separado, a uma profundidade de 1-2 cm. Cubra com vidro ou filme e coloque em um local quente e iluminado. Os brotos aparecem após 10 dias, emaranham deixando uma distância de 15 cm. As mudas fornecem 13 a 14 horas de rega leve e moderada, em maio elas são transplantadas para o local, observando a distância: 2-3 arbustos por 1 metro quadrado. m

Recursos de Cuidados

O pão de gesso (outro nome) é despretensioso e fácil de cuidar. A rega abundante é necessária apenas para arbustos jovens, mas sem estagnação de umidade. Adultos - enquanto o solo seca.

Regue a flor sob a raiz em clima quente e seco, sem cair nas folhas, caules. Eles são alimentados 2-3 vezes com minerais, depois misturas orgânicas. Verbasco pode ser usado, mas não estrume fresco.

O solo próximo aos arbustos precisa ser eliminado e solto no outono para produzir fertilizantes de fósforo e potássio.

Para que o arbusto não se incline em nenhuma direção, faça um suporte que não será perceptível com a floração abundante.

Gypsophila perene após a floração

No outono, quando a gypsophila desaparece, as sementes são coletadas e a planta é preparada para o período de inverno.

Coleta de sementes

Após a secagem, a caixa de mato é cortada, seca na sala, as sementes são removidas quando secas, armazenadas em sacos de papel. A germinação persiste por 2 anos.

Invernada

Em outubro, as plantas anuais são removidas e as perenes são cortadas, deixando de 3 a 4 brotos de 5 a 7 cm de comprimento.A folhagem caída e os ramos de abeto são usados ​​para se proteger de fortes geadas.

Cultivo de Gypsophila em casa

As variedades rasteiras que crescem como plantas ampélicas são populares em casa. As mudas são colocadas em vasos, vasos de flores, recipientes a 15-20 cm um do outro. O substrato é selecionado solto, leve e não ácido. No fundo, a drenagem na forma de argila expandida é de 2-3 cm.

Quando a gypsophila atinge 10-12 cm de altura, os topos são comprimidos. Regada com moderação. Eles são colocados no peitoril da janela sul, na luz do dia de inverno precisa de 14 horas, para que essa iluminação adicional seja usada. A temperatura para a floração é de +20 ° C.

Doenças e pragas

A planta é resistente a doenças e pragas, mas com cuidados inadequados, a Gypsophila pode superar infecções e insetos fúngicos:

  • Placas de folhas apodrecidas cinza perdem sua elasticidade, manchas marrons e cinza com um revestimento macio são formadas nas bordas. Ajuda Fitosporin-M, fluido de Bordeaux. As partes afetadas são removidas.
  • Ferrugem - pústulas vermelhas e amarelas de várias formas e tamanhos. O processo de fotossíntese é perturbado, a flor não cresce. É tratado com oxicromo, topázio, líquido de Bordeaux.
  • Sem-fins - revestimento frouxo, enfarinhado em uma planta, pontos pegajosos Aplique Aktara, Actellik.
  • Nematóides (lombrigas) - as pragas se alimentam de suco de plantas, as folhas enrolam, ficam amarelas, têm manchas irregulares.Nas vezes são pulverizadas com fosfamida, mercaptophos.O tratamento térmico ajuda: o arbusto é desenterrado e lavado com água quente + 50 ... +55 ° C.
  • Traça de mineração - corta brotos, folhas formando buracos. Para a luta usando Bi-58, Rogor-S.

O residente do Sr. Summer aconselha: gypsophila na paisagem

Os designers usam amplamente a Gypsophila para jardins de pedras, gramados, shoppings, fronteiras, praças, parques. Floresce exuberantemente, emite um aroma agradável. No projeto paisagístico, ele é combinado com rosas, peônias, lyatris, mônadas, flox, bérberis, buxo, buxo, lavanda, sabugueiro. A planta lindamente faz fronteira com as fronteiras do jardim sem pretensões e vive em um só lugar por muitos anos.

Os floristas decoram eventos festivos com flores, decoram mesas, arcos, penteados para casamentos. Gypsophila não desaparece por um longo tempo e mantém a frescura.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Gypsophila paniculata - veu de noiva - Mosquitinho (Novembro 2024).