No mundo, muitas plantas estranhas, mas as mais estranhas, talvez, são plantas predadoras. A maioria deles se alimentam de artrópodes e insetos, mas há outros que não recusam um pedaço de carne. Eles, como os animais, têm um suco especial que ajuda a dividir e digerir a vítima, tendo recebido dela os nutrientes necessários.
- Sarracenia
- Nepenthes
- Henlisea de planta predatória (Genlisea)
- Darlingtonia Californica (Darlingtonia Californica)
- Pênfigo (Utricularia)
- Porquinho (Pinguicula)
- Rosyanka (Drosera)
- Byblis
- Aldrovanda vesiculosa (Aldrovanda vesiculosa)
- Mosca do Vênus (Dionaea Muscipula)
Algumas dessas plantas predatórias podem ser cultivadas em casa. O que exatamente e o que eles são, nós contaremos mais adiante.
Sarracenia
O habitat natural desta planta é a costa leste da América do Norte, mas hoje também é encontrada no Texas e no sudeste do Canadá. Suas vítimas sarrachenia pega folhas em uma flor, em forma de um jarro com um funil profundo e um pequeno capuz sobre o buraco. Este processo protege o funil da entrada de água da chuva, que pode diluir o suco digestivo no interior. Contém várias enzimas, incluindo protease.Na borda do lírio vermelho brilhante é um suco que se parece com o néctar. Esta armadilha de planta atrai insetos. Sentados em suas bordas escorregadias, eles não seguram, caem no funil e são digeridos.
Nepenthes
Uma planta tropical que se alimenta de insetos. Ela cresce na forma de uma trepadeira, crescendo até 15 metros de comprimento. Nas folhas de videira formam-se, nos fins dos quais cresce uma antena cada. No final do barbo, uma flor se forma na forma de um jarro com o tempo, que é usado como uma armadilha. By the way, neste copo natural é recolhida água, que no habitat natural bebe macacos. Para isso, recebeu outro nome - "xícara de macaco". O líquido dentro do copo natural é ligeiramente pegajoso, pode ser apenas líquido. Insetos nele apenas se afogam e depois são digeridos pela planta.Este processo ocorre na parte inferior da bacia, onde estão localizadas glândulas especiais para absorver e redistribuir os nutrientes.
Esta planta insetívora tem cerca de 130 espécies, que crescem principalmente nas Seychelles, Madagascar, Filipinas, bem como em Sumatra, Bornéu, Índia, Austrália, Indonésia, Malásia, China. Em geral, as plantas formam pequenas armadilhas e se alimentam apenas de insetos. Mas variedades como Nepenthes Rajah e Nepenthes Rafflesiana não desdenham os pequenos mamíferos. Este flor-comedor de carne digere com sucesso camundongos, hamsters e pequenos ratos.
Henlisea de planta predatória (Genlisea)
Esta suave, à primeira vista, a grama cresce principalmente na América do Sul e Central, bem como na África, Brasil e Madagascar. As folhas de diversas espécies de plantas, de que existem mais do que 20, segregam um gel espesso para atrair e reter presa. Mas a armadilha em si é no solo, onde a planta atrai insetos com aromas atraentes. A armadilha é um tubo espiral oco que emite um líquido fermentado. Eles são cobertos por dentro com vilosidades voltadas para baixo da saída, o que impede a vítima de sair. Tubos também servem como raízes da planta. No topo da planta é folhas fotossíntese puro e uma flor em uma haste de cerca de 20 cm. A flor dependendo da espécie pode ter uma cor diferente, mas principalmente dominada por tons de amarelo. Embora genliseya relacionados a plantas carnívoras, alimenta-se principalmente microorganismos.
Darlingtonia Californica (Darlingtonia Californica)
Para o gênero de Darlingtonia é apenas uma planta - Califórnia Darlingtonia. Você pode encontrá-lo nas nascentes e pântanos da Califórnia e Oregon. Embora se acredite que esta planta rara prefira a água corrente. As armadilhas são as folhas da cor vermelho-laranja da planta. Eles têm a forma de um capuz de uma cobra e, no topo, um jarro verde claro, do qual duas folhas estão penduradas. Um jarro, onde os insetos são atraídos por um aroma específico, tem um diâmetro de 60 cm e dentro dele crescem vilosidades para os órgãos digestivos. Assim, o inseto invertido tem apenas um caminho - para o interior da planta. Não pode mais voltar à superfície.
Pênfigo (Utricularia)
O gênero dessas plantas, que inclui 220 espécies, recebeu o nome de um grande número de bolhas de 0,2 mm a 1,2 cm, usadas como armadilha. Nos frascos há uma pressão negativa e uma pequena válvula que abre para dentro e facilmente suga os insetos para o meio com água, mas não deixa sair. O alimento para a planta é servido por girinos e pulgas de água, e os organismos unicelulares mais simples. A planta não tem raízes, porque vive na água. Acima da água produz um pico de flores com uma pequena flor. É considerada a planta predadora mais rápida do mundo. Ela cresce em solo úmido ou em água em todos os lugares, exceto na Antártida.
Porquinho (Pinguicula)
A planta tem folhas verde-claro ou rosa cobertas com um líquido pegajoso que atrai e digere insetos. O principal habitat é a Ásia, Europa, América do Norte e do Sul.
Rosyanka (Drosera)
Uma das mais belas plantas predadoras domésticas. Além disso, é um dos maiores gêneros de plantas carnívoras. Ele inclui pelo menos 194 espécies que podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar do mundo, exceto na Antártida. A maioria das espécies forma rosetas basais, mas algumas espécies produzem rosetas verticais de até um metro de altura. Todos eles estão repletos de tentáculos glandulares, nos extremos dos quais há gotículas de descarga pegajosa. Os insetos atraídos por eles sentam-se neles, grudam-se a eles, e a roseta começa a se enrolar, fechando as vítimas em uma armadilha. Glândulas localizadas na superfície da folha, secretam suco digestivo e absorvem nutrientes.
Byblis
A Bíblia, apesar de sua carnivoridade, também é chamada de planta iridescente. Ele vem do norte e oeste da Austrália, também encontrado na Nova Guiné em solos pantanosos umedecidos. Ela cresce em um pequeno arbusto, mas às vezes pode chegar a 70 cm de altura. Dá belas flores de tons violetas, mas também há pétalas brancas puras. Dentro da inflorescência há cinco estames curvos. Mas uma armadilha para insetos são folhas com uma seção circular, cravejada de pêlos glandulares. Como o sundew, eles têm uma substância viscosa nas extremidades para atrair as vítimas. Da mesma forma, existem dois tipos de glândulas nas folhas: elas soltam iscas e digerem alimentos.Mas, ao contrário do sundew, a Bíblia não aloca enzimas para este processo. Botânicos ainda estão discutindo e pesquisando sobre a digestão de alimentos por uma planta.
Aldrovanda vesiculosa (Aldrovanda vesiculosa)
Quando produtores amadores estão interessados no nome de uma flor que come insetos, eles raramente aprendem sobre pênfigo aldrovado. O fato é que a planta vive na água, não tem raízes e, portanto, pouco é usado na criação doméstica. Alimenta-se principalmente de crustáceos e pequenas larvas de água. Como armadilhas utiliza folhas filamentares até 3 mm de comprimento, que crescem 5-9 peças ao longo da circunferência do caule ao longo de todo o seu comprimento. Nas folhas crescem pecíolos em forma de cunha, cheios de ar, o que permite que a planta fique perto da superfície. Nas suas extremidades são cílios e uma placa de duas folhas na forma de uma concha, coberta com pêlos sensíveis. Uma vez que eles estão irritados pela vítima, a folha se fecha, agarrando-a e digerindo-a.
As próprias hastes atingem um comprimento de até 11 cm. Alldrogen cresce rapidamente, adicionando até 9 mm por dia, formando todos os dias uma nova onda. No entanto, à medida que você cresce em uma extremidade, a planta morre na outra. A planta dá pequenas flores brancas.
Mosca do Vênus (Dionaea Muscipula)
Este é o mais famoso predador de plantas, que é amplamente cultivado em casa. Alimenta-se de aracnídeos, moscas e outros pequenos insetos. A planta também é pequena, a partir de um talo curto após a floração das plantas crescerá 4-7 folhas. Flores com pequenas flores brancas, coletadas em um pincel.
As plantas de predadores são agora um tipo muito popular de plantas domésticas. Verdade, principalmente novatos floristas só conhecem a armadilha de venus. De fato, em casa, você pode cultivar outras plantas exóticas e carnívoras interessantes. Alguns deles crescem exclusivamente em água, mas a maioria requer um pote e um solo escasso. É o solo pobre em nutrientes que criou plantas tão incríveis na natureza que se alimentam de insetos e até de pequenos mamíferos.