Entre todas as plantas de casa, os cactos estão entre os habitantes mais indiscriminados. Apesar do fato de que sua aparência pode não parecer tão atraente quanto a aparência dos outros habitantes verdes do peitoril da janela, muitos produtores preferem isso a eles. Portanto, se você também quiser adquirir essa planta em casa, o conhecimento das formas de reprodução do cacto será muito útil.
- Reprodução de cactos por estacas
- Quando cortar um cacto
- Em que casos é necessário cortar um cacto
- Como conduzir estacas de cactos
- Reprodução de cactos por crianças
- Inoculação de cactos
- Por que eu deveria vacinar cactos?
- Que condições devem ser observadas ao vacinar
- Tecnologia de vacinação de cactos
- Cuidado de cactos depois do processo de vacinação
Existem várias maneiras de reproduzir o cacto, o mais simples dos quais são o uso de estacas e crianças de plantas adultas. A reprodução vegetativa do cacto não é tão difícil quanto parece à primeira vista, e agora você estará convencido disso.
Reprodução de cactos por estacas
As estacas de plantas são usadas nos casos em que é necessário aumentar rapidamente seu número, salvar espécimes doentes ou diluir qualquer forma decorativa. Reprodução de cactos por estacas não vai demorar muito tempo, mas antes do procedimento você precisa levar em conta algumas das nuances.
Quando cortar um cacto
Nem todos os meses do ano são igualmente adequados para essa tarefa. Especialistas recomendam cortar estacas na primavera ou no verão, como no início do outono e no inverno, a maioria das plantas está em repouso. Se você ignorar essa recomendação e cortar a haste, ele próprio não sofrerá e, provavelmente, nem mesmo criará raízes, mas a planta-mãe poderá morrer.
No entanto, em alguns casos, é simplesmente impossível fazer sem realizar este procedimento. Por exemplo, há casos em que a planta morre lentamente e para salvar pelo menos alguma coisa, você tem que cortar o vértice.
Em que casos é necessário cortar um cacto
Antes de aprender como propagar um cacto em casa, vale a pena determinar se você precisa deste processo em um determinado momento. Há um certo conjunto de situações em que as mudas da planta serão convenientes. Então, se o talo for cacto sozinho, então o procedimento deve ser seguido:
- quando ele é muito longo e feio;
- quando a parte principal da planta não é apenas longa, mas pode simplesmente deixar cair a panela;
- quando a parte superior do cacto repousa contra a prateleira ou moldura da janela e tem pouco espaço para isso;
- O caule está fortemente torto na parte inferior ou as raízes da planta começaram a apodrecer.
Como conduzir estacas de cactos
Antes de prosseguir com as mudas de cactos, todas as ferramentas e materiais necessários devem ser preparados. Primeiro de tudo, você vai precisar de uma boa faca afiada, para o qual o papel de uma ferramenta de papelaria com uma lâmina fina e uma borda plana ou uma lâmina de barbear é perfeito. Você também deve preparar e álcool para a desinfecção, carvão vegetal triturado, solo para as plantas, pote ou tigela com furos de drenagem, algumas pedras e um grande pinças de plástico (terno e um elemento de um conjunto de brinquedo ou pinças de cozinha com almofadas de silicone).
Quanto ao próprio processo de propagação por estacas, ele passa na seguinte ordem. Para começar, selecione a planta-mãe que vai cortar e determine a localização exata da incisão.
Agora, tendo capturado o cacto no vértice com uma pinça ou pinça de cozinha (você deve agir com o máximo cuidado para não quebrar as espinhas), você pode cortar a parte desejada do caule. Se você não tem uma pinça ou pinça de cozinha na ponta dos dedos, pode usar um pedaço de papel: uma folha de papel é dobrada em várias camadas e simplesmente enrolada várias vezes ao redor da haste da planta.
Depois que o talo estiver em suas mãos, coloque-o em um pedaço de papel limpo (de lado) e deixe-o em um local fresco e sombreado por 2 a 4 dias, durante o qual a fatia secará um pouco. No caso em que o corte foi cortado de uma planta doente, é melhor polvilhar imediatamente com carvão batido, deixando-o mesmo no mesmo plano, mas em alguns casos o corte é melhor "afiado" no lugar do corte como um lápis. Com a propagação vegetativa das plantas deste modo, as estacas afiadas formam raízes mais fortes muito mais rapidamente.
Na próxima etapa, uma mistura especial de solo é colocada na panela e levemente umedecida. Então, várias pedras são colocadas na superfície do solo, após o que as mudas secas por alguns dias colocam um pedaço cortado entre elas. Se parte da parte aérea for muito fina e instável, um suporte adicional é colocado na panela e a haste é amarrada a ela com um fio de lã. Você também pode colocar a parte cortada do cacto diretamente no chão, mas neste caso deve estar completamente seca. Quando em contato com o solo úmido, o corte apodrece rapidamente e morre.
Como alternativa ao enraizamento da parte cortada da planta mãe, um recipiente de água pode ser usado. Devo dizer que, em alguns casos, as raízes aparecerão mais rapidamente do que no chão. De você é necessário para derramar um pouco de água no fundo do frasco, cortar um funil com um buraco largo da garrafa de plástico e coloque a haste de modo que o corte é de 5 mm acima do líquido. À medida que a água evapora, ela deve ser periodicamente preenchida, e uma vez que as raízes começam a bicar, será possível plantar a planta no campo aberto (não enterrar, mas simplesmente colocar a superfície do solo).
A propósito, as mudas de cactos muitas vezes crescem mesmo quando estão em uma prateleira, mas com a secagem vertical elas aparecerão mais uniformemente em toda a superfície do corte. Ao mesmo tempo, ao secar em posição horizontal, as raízes aparecem em maior extensão a partir do lado em que se encontra o pedúnculo.
Reprodução de cactos por crianças
Além de multiplicar por propagação, o método vegetativo de criação de cactos envolve também o uso de plantas infantis.Essas partes do cacto já são, em si mesmas, projetadas para sua reprodução, de modo que não é preciso pensar muito em como separar as crianças do arbusto da mãe. No entanto, apesar do fato de que eles são facilmente quebrados, é melhor usar uma faca afiada para separar da "mãe", o que ajudará a evitar danos desnecessários ao bebê em si e à planta mãe.
Além disso, no processo de separação, certifique-se de que não há partes do corpo de uma pequena planta no cacto e, inversamente, não deve haver vestígios de um grande cacto no corpo do bebê. O não cumprimento desta regra pode levar à decadência de ambos e, portanto, entender como multiplicar o cacto por crianças, este ponto deve ser levado em consideração primeiro.
A divisão do cacto desta maneira é melhor feita na primavera ou no verão, já que na estação outono-inverno o enraizamento das "crianças pequenas" é muito ruim. Antes do enraizamento direto, o bebê, como o talo, precisa ficar um pouco seco por uma semana, colocando-o em um local seco, quente e brilhante em posição vertical. Neste caso, o processo de enraizamento será muito mais rápido, e a possibilidade de apodrecer os filhotes será praticamente zero.
Um dos momentos mais importantes para responder à pergunta sobre como criar raízes no cacto com bebês é o uso de um substrato adequado. Fontes diferentes fornecem informações diferentes sobre a composição da mistura do solo, mas uma das opções mais bem sucedidas é uma mistura de areia calcinada, carvão vegetal e esfagno-musgo, tomada em diferentes partes. Quanto à rega das crianças, deve ser feito com muito cuidado antes que as raízes se formem, pois há sempre a possibilidade de decomposição com excesso de umidade.
Inoculação de cactos
Como podemos criar cactos com bebês ou mudas, nós já descobrimos, e você provavelmente notou que nesses processos não há nada complicado. Muito mais responsável é o procedimento para enxertar um cacto, que envolve o transplante de partes de caules (geralmente segmentos ou cabeças) de espécies de plantas mais raras em outros cactos com maior resistência. Após a fusão de duas partes de plantas diferentes, um espécime dominante aparece.
Por que eu deveria vacinar cactos?
Ao plantar muitas plantas são plantadas, não só no interior, mas também no jardim, mas quanto ao cacto, existem várias razões para fazer este procedimento. Assim, a vacinação pode ser realizada quando:
- É necessário fazer o cacto florescer, o que é difícil de processar;
- É necessário salvar a planta da morte devido à perda de raízes (por exemplo, se apodrecerem);
- não é possível enraizar o caule de outro modo acessível;
- antes de você é uma espécie que é muito complexa em conteúdo, se cresce em suas próprias raízes;
- apenas imaginando o que acontece como resultado de uma combinação de duas espécies separadas.
Que condições devem ser observadas ao vacinar
Tal como acontece com o cultivo de cactos por estacas ou crianças, quando se reproduzem com enxerto, existem características e regras especiais para o procedimento. Primeiro de tudo, é necessário levar em conta o tempo da operação, uma vez que é mais racional plantar plantas na primavera ou no início do verão, exceto, é claro,Nesses casos, quando o cacto gira raízes e há uma grande chance de perder um espécime valioso. No entanto, mesmo neste caso, o resultado do procedimento pode nem sempre ser positivo. Se você não tem escolha, e você tem que inocular no inverno, então começar o porta-cacto deve ser levado a um estado de crescimento, aumentando a rega da planta e aumentando a temperatura na sala (você pode simplesmente transferir a panela para outra sala).
Pegar Chame esse cacto, no qual uma parte de outra espécie é plantada, e para o sucesso do caso, ele deve ter um bom e saudável sistema radicular, estando em um estado de crescimento ativo. Assim, apenas um arbusto completamente saudável é adequado para o papel do porta-enxerto, que foi transplantado pelo menos um mês antes da vacinação e não é propenso à formação de crianças. Na maioria das vezes, o Eriocereus jusbertii é usado como porta-enxerto, causado pela despretensão do cacto e seu rápido crescimento.
É claro que, durante o procedimento, todos os instrumentos devem ser completamente estéreis, para os quais podem ser esfregados com álcool. Quanto aos cactos selecionados (o enxerto e porta-enxerto propostos), cada um deles é melhor para limpar com um pincel embebido em álcool.
Cortar um cacto, você terá um pouco de tempo para anexar a parte da segunda planta, porque o corte deve ser fresco. O porta-enxerto e o enxerto devem ser combinados de tal forma que seus anéis cambiais coincidam tão claramente quanto possível e seus diâmetros são aproximadamente os mesmos. É desta exigência que o sucesso da vacina inteira depende em grande parte. Cambium - uma camada de células do tecido educacional, localizada na espessura do caule e das raízes. É apresentado na forma de um anel e é claramente visível no corte. Destas células, originam-se feixes secundários de condução, e se os anéis do enxerto e do porta-enxerto coincidirem, se, naturalmente, não secarem, a sua fusão ocorre. Quanto mais anéis combinar, melhor.
Tecnologia de vacinação de cactos
Assim que você preparar os cactos e tratar o instrumento com álcool, você pode cortar a ponta do porta-enxerto e erradicar diretamente outra planta. Seções devem ser combinadas imediatamente após a sua formação, antes de começar a secar e oxidar. Para espremer o enxerto para o porta-enxerto, recomenda-se a utilização de um elástico ou fio fino. As estacas do cacto preparam-se podando-se com uma lâmina estéril aguda da gorjeta, e a idade das estacas não importa. Recorte a planta, execute o procedimento com o maior cuidado possível, para que as bordas das fatias não fiquem enrugadas e não sejam mastigadas. Você pode imediatamente polvilhar fatias de cinza coloidal ou carvão batido, o que protegerá os cactos da infecção com mofo e podridão. Em geral, a tecnologia de vacinação não é muito complicada, mas cada criador de plantas acredita que o sucesso do resultado final depende da escolha correta do estoque, para o qual o caule será plantado. No entanto, a velocidade de todas as ações é igualmente importante, e se algo der errado e o procedimento começar a apertar, faça cortes novos (eles não devem estar secos) ou cubra as peças já cortadas com pedaços de filme de comida. Em alguns casos, o porta-enxerto pode ser um suco muito intensamente secretado, o que interferirá na combinação correta e densa de anéis cambiais, portanto vale a pena, com antecedência, estocar guardanapos de gaze estéreis.
Cuidado de cactos depois do processo de vacinação
Já os cactos vacinados devem ser colocados em local quente e seco, que estará bem protegido da luz solar direta. Além disso, o local do enxerto, bem como as seções abertas, também protege contra a entrada de água durante a irrigação. Você pode cobrir o cacto com um frasco de vidro.
O processo de crescimento em conjunto dura por um mês, mas você pode relaxar o elástico do cacto depois de uma semana, e mesmo depois de 7 dias você pode removê-lo completamente.
Em alguns casos, outros métodos de enxertar usam-se: por exemplo, usando uma cunha ou em uma fenda com fixação de espinhos de um cacto de um enxerto, mas isto já é, como dizem, "acrobacias".
Qualquer que seja o método de reprodução vegetativa do cacto caseiro que você escolher, você deve sempre seguir claramente todos os requisitos para este procedimento, caso contrário, há uma chance de perder ambas as plantas: tanto o enxerto quanto o estoque.