Cada residente de verão se esforça para usar racionalmente o território de seu site e, ao mesmo tempo, torná-lo bonito e aconchegante. Muitos estão pensando em plantar coníferas perenes, que vão decorar o quintal e não muito caprichosos no cuidado. Uma excelente solução neste caso será Thuya Danika.
- Descrição e características do "Danika"
- Como escolher as mudas de tuya certas ao comprar
- A melhor época para plantar um thuja "Danica"
- Seleção de um local e solo para o plantio de mudas de tuya
- Procedimentos preparatórios e plantio de mudas de tuya "Danica"
- Cuidado e cultivo de tuja "Danika"
- Proteção contra queimadura solar
- Rega, afrouxamento e cobertura do solo
- Aplicação de fertilizantes
- Corte de galhos
- Proteção contra o frio do inverno
- Uma cobertura de tui e uso em paisagismo
- Combate doenças e pragas de thuja "Danika"
Descrição e características do "Danika"
Tui "Danica" - arbusto sempre-verde da família de ciprestes, forma anã de thuja ocidental. Tem uma forma esférica. Tuya "Danika" cresce a 60-75 cm de altura. A coroa atinge em diâmetro até 1 m.
A cultura é caracterizada pelo crescimento lento, já que em um ano cresce apenas até 5 cm de altura e 4 cm de latitude. A coroa da árvore é densa. As agulhas são verdes, suaves ao toque, escamosas. Todos os galhos são direcionados para cima, o que dá à planta uma aparência atraente.
A planta não floresce abundantemente. É extremamente raro ver pequenos (até 60 mm de comprimento) botões arredondados de cor marrom. As mudas da tuja "Danika" são pequenas (até 10 mm de comprimento). Eles são chamados de juvenis. Então eles se transformam em escalas planas que se encaixam bem juntas.
Mantém a sua aparência decorativa ao longo do ano. Bem tolera o frio do inverno.
Como escolher as mudas de tuya certas ao comprar
Antes de plantar thuja "Danika", é necessário aproximar-se com toda a responsabilidade a uma escolha de plântulas e tirar vantagem de tal conselho:
- Compre o material apenas de jardineiros ou viveiros comprovados. Isso garante sua viabilidade, pureza da variedade, regionalização.
- As mudas devem gostar da forma e da vista.
- Se você comprar thuju em uma creche, precisará pedir uma planta que esteja crescendo longe da estrada.
- Para espécimes importados em nossas latitudes, uma boa indicação é a presença no pote de uma pequena quantidade de ervas daninhas. Isso significa que a árvore já passou o inverno em nosso país e permaneceu saudável.
- É muito importante transportar o "Danika" para a dacha. Ao transportar, certifique-se de que os galhos e raízes não estejam quebrados.
A melhor época para plantar um thuja "Danica"
Cada jardineiro decide independentemente quando plantar um "Danika" thuju em sua trama. Segundo especialistas, isso pode ser feito de março a novembro. Mas um plantio de primavera é mais preferível, porque se plantar uma planta no outono, pode não ter tempo suficiente para se adaptar ao inverno.
Seleção de um local e solo para o plantio de mudas de tuya
O solo ideal para o plantio de "Daniki" será um terreno turfoso com areia e turfa. Também pode crescer em terras mais pobres - pantanosas, argilosas, etc. A acidez não importa.
É desejável que a planta esteja na penumbra, já que na luz solar direta é desidratada e menos tolerante ao inverno. Além disso, a cultura reage mal aos rascunhos.
Procedimentos preparatórios e plantio de mudas de tuya "Danica"
O poço para plantar "Daniki" é cavado a 30-40 cm mais largo e 20-30 cm mais fundo que o torrão de terra com as raízes da muda. No fundo do derramado um pouco perepredevshego estrume ou composto comum.
Antes do plantio, as raízes da tuia são mergulhadas na água e mantidas ali até que o ar cesse de sair na forma de bolhas.
Thuyu colocar no meio do poço, cuidadosamente espalhar as raízes, certifique-se que o pescoço da raiz é colocado vários centímetros acima do nível do solo. Então eles enchem a árvore com uma mistura de terra universal, cuidadosamente compactam a terra na base.
Regada a uma taxa de dois regadores por planta. Depois que o fluido é absorvido, a turfa, a casca de pinheiro, o composto ou simplesmente as lascas fazem a cobertura do porta-enxerto que ajudará a proteger as raízes da secagem.
Ao plantar uma árvore, a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 1 m, se uma viela for plantada, observe uma distância de 3 a 4 metros.
Cuidado e cultivo de tuja "Danika"
Proteção contra queimadura solar
No início da primavera, quando a neve derrete durante o dia e à noite a crosta de gelo se forma nas agulhas, a árvore pode sofrer queimaduras solares.A água congelada atua como uma lente que refrata os raios de luz, por isso é melhor sacudi-la imediatamente.
Na zona de risco também são jovens tailandeses plantados perto de cercas brancas, do lado ensolarado, em terreno pesado.
Para a árvore não é afetada, é desejável polvilhar com terra, turfa ou areia. Então o gelo vai derreter sem danificar a planta.
Para proteger contra queimaduras solares, também é possível usar redes pritenochnye ou serapilheira, que são vendidas em lojas especializadas. Eles cobrem a planta ou puxam o tecido na armação ou moldura, de modo que a planta fica na sombra.
Rega, afrouxamento e cobertura do solo
Tuya reage positivamente à hidratação adicional. Nos primeiros 14 a 15 dias após o plantio, cada muda é despejada diariamente com 10 a 50 litros de água, o que depende do seu tamanho. Nos dias quentes de verão, a irrigação adicional também é necessária a uma taxa de 15 litros por planta.
Depois de aplicar a água, você precisa soltar o solo sob a profundidade até uma profundidade de 8 a 10 cm Não faça isso mais fundo, porque você pode danificar o sistema radicular. Mulch a árvore com húmus, turfa, casca esmagada, pequenas batatas fritas ao plantar e se preparar para o frio.
Aplicação de fertilizantes
No meio da primavera, é aconselhável alimentar o Danik com fertilizantes minerais complexos. Eles são introduzidos em uma quantidade de 50-60 g por 1 sq. M. solo. Um bom efeito dá o uso da solução universal da Kemira. Além disso, thuya responde notavelmente à introdução de materiais orgânicos (húmus, composto, estrume) a uma taxa de 35-60 g / 1 sq.m.
Corte de galhos
Cultura tolera perfeitamente a poda. Remoção freqüente de ramos desnecessários torna a vegetação mais densa e exuberante. O melhor momento para aparar uma thuja globular é o início da primavera, até que os botões sejam dissolvidos. Se necessário, o procedimento é repetido em agosto-setembro.
Poda especialmente importante ao formar uma sebe. Uma única planta também é necessária para quebrar e remover brotos danificados. Se você não fizer isso, a árvore parecerá desleixada.
Pela primeira vez, a poda é realizada não antes do segundo e terceiro anos de vida vegetal, quando cresce para o tamanho requerido. Normalmente, não mais do que um terço do ramo é removido, de modo a não enfraquecer o thuja.
Para realizar o procedimento, você precisa de um secateur de qualidade que não danifique os thuja, deixando amassados e vincos nos galhos.
Proteção contra o frio do inverno
Espécimes adultos da Tui Daniki não necessitam de abrigo para o inverno. É o suficiente para cobrir o solo sob a colheita.
Plantas jovens (até 5 anos) devem ser cobertas da lapnika fria. Antes deste thuju é alto-colina, turfa mulch a área ao redor do tronco.
Uma cobertura de tui e uso em paisagismo
Tuya "Danica" em paisagismo é considerada uma planta universal. Pode ser usado em grandes jardins e em plantações em miniatura em casas de campo. Você pode plantar como uma árvore e combinar a colheita com outras plantas.
Estilísticas de tais composições podem ser diferentes - do livre ao estrito e gráfico (em estilo japonês, de prédios administrativos, etc.). A árvore ficará espetacular no jardim da frente, mixborder, na colina alpina. Para decorar uma loggia, varanda, terraço, você pode usar thuya em um recipiente.
"Danika" será um excelente material para uma sebe, por causa de plantas bem plantadas você pode fazer bordas verdes. Porque a cultura é maleável ao corte de cabelo, não será difícil formar figuras geométricas diferentes, animais, pássaros, etc.
Combate doenças e pragas de thuja "Danika"
Apesar da estabilidade da tuia globular a doenças e pragas, é preciso saber como preveni-las e controlá-las.
Apodrecendo do tronco é causada por um fungo. Os sintomas da doença são a estimulação de agulhas, o amolecimento dos tecidos dos ramos. Jardineiros experientes recomendam remover imediatamente a árvore doente do local, destruindo todos os restos de plantas. Isso ajudará a proteger as plantas vizinhas da contaminação. Para evitar o aparecimento da doença, recomenda-se 2-3 vezes por ano para tratar thuya com os fungicidas mais simples.
Uma grave doença fúngica é decaimento de raízes. As agulhas adquirem uma coloração cinza. A planta começa a secar gradualmente, e o tronco abaixo fica macio o suficiente para ser pressionado com os dedos. Não só deve remover urgentemente a planta doente, mas também para tentar remover a partir do site todo o solo em que cresceu. É na terra que as disputas causadoras de doenças permanecem.
Depois que a neve desce, Daniku pode atacar molde marrom. Com ela, a planta é coberta com uma teia característica e ramos individuais morrem. É necessário remover cuidadosamente todas as partes danificadas da planta, cuidadosamente recolher todas as teias de aranha que a doença não é transferido para as árvores vizinhas.Também é útil tratar a cultura com preparações especiais que são amplamente representadas em lojas de horticultura.
As pragas mais perigosas são consideradas ácaros, pulgões, dente-de-leão, rolos-folha, bainhas, comedores de besouros e outros. Quando uma árvore de pulgões é danificada ou carrapatos, começa a secar, as agulhas ficam amarelas e logo pode ocorrer uma queda.
Muitas vezes existem pragas que consomem agulhas. Em seguida, a planta adquire uma cor marrom, as pontas dos galhos podem morrer. As mais perigosas são as pragas que danificam o sistema radicular.
Dezenas de outros inseticidas eficazes são oferecidos em lojas especializadas. Medidas preventivas incluem:
- inspeção cuidadosa de plantas várias vezes por ano. Como as agulhas são rasas, é bastante difícil observar pragas em um estágio inicial da lesão;
- limpeza de todos os resíduos da planta;
- escavação periódica do solo sob as árvores.