Tratamento da pasteurelose em frangos domésticos

Pin
Send
Share
Send

A pasteurelose é uma doença terrível que ocorre de repente e mata o gado em pouco tempo. Infecção afeta todas as aves, mas vamos considerar a doença pasteurelose em frangos, seus sintomas e tratamento. Dada a natureza da doença, você precisa estar preparado para isso.

  • Descrição
  • Causas e agente causador
  • Sintomas e curso da doença
    • Forma aguda
    • Crônico
  • Diagnóstico da doença
  • Tratamento
  • Prevenção

Descrição

Cólera de aves, é pasteurelose, é uma doença bacteriana que ataca todas as variedades de aves selvagens e domésticas. Embora a pasteurelose seja bem estudada, ainda consegue causar um dano impressionante à avicultura até hoje.

Esta doença remonta a 1782, quando começou a ser estudada na França. No território da Rússia, ocorre em todo o país, independentemente da região. Na maioria das vezes, surtos de cólera são notados em setores privados, ou em fazendas adjacentes que são orientadas para a produção em massa de ovos.

As galinhas doentes param de comer, começam a diarréia, eventualmente elas morrem em massa. A ave sobrevivente continua sendo uma fonte de infecção para a vida, então é quase impossível curá-la.

Você provavelmente estará interessado em ler sobre o tratamento da pasteurelose em porcos, coelhos e gado.

Causas e agente causador

O agente causativo da cólera é a vara Pasterella multocida. Uma vez nas condições de temperatura de cerca de 70 graus, ele morre depois de meia hora, e quando ferver imediatamente. No entanto, estamos considerando opções quando se encontra em um ambiente ideal para isso - em um organismo vivo.

A vara entra no corpo através de ar infectado, alimentação ou água. A fonte pode servir como excremento do indivíduo infectado. Em primeiro lugar, a infecção se instala na membrana mucosa do nariz, laringe e faringe, afetando então todo o corpo da ave.

Contribuir para o desenvolvimento de flutuações de temperatura de infecção e alta umidade.

Voce sabe Pela primeira vez a varinha foi isolada pelo microbiologista Louis Pasteur em 1880 na França.

Sintomas e curso da doença

A pasteurelose em aves mostra sintomas bastante vagos e o tratamento é difícil.

Primeiro de tudo, você pode perceber que as galinhas perdem significativamente o apetite e sua condição geral se deteriora lentamente. Gradualmente, o gado começa a morrer.

Os frangos de corte, por via de regra, adoecem na etapa de 30-35 dias. Entre as galinhas poedeiras, a doença na idade de cerca de 130 dias é comum.Os ovos muitas vezes adoecem com a idade de dois a três meses. O período de incubação é muito curto - variando de 12 horas a dois a três dias, dependendo da atividade do patógeno. A doença pode ser crônica e aguda.

Forma aguda

Com uma forma aguda de infecção, a infecção cobre instantaneamente toda a população, e a ave morre à velocidade de um incêndio florestal. Os sinais externos não têm tempo para se manifestarem completamente, mas você pode ver que as galinhas se recusam a se alimentar e estão em um estado um tanto oprimido e fraco.

Importante! Mesmo que a ave sobreviva, é portadora da doença por toda a vida.
Eles têm uma diarréia verde com uma possível mistura de muco ou sangue. O pente e os brincos do pássaro ficam azuis, dificilmente respira e bebe muito.

Depois de apenas alguns dias após os primeiros sintomas, as galinhas já começam a morrer. A porcentagem de mortes varia entre 30 a 90% e mais. Os ovos sobreviveram ao frango significativamente menos, mas depois de alguns meses a situação está nivelada.

Saiba mais sobre essas raças de frango como: Orpington, Minorca, Rhode Island, Sussex, Wyandot, Favelol, Leggorn, Cochin, Brahma.

Crônico

Na natureza crônica da doença, os sintomas são ligeiramente diferentes do que na forma aguda da doença. Galinhas sofrem de falta de ar, chiado com a respiração, o nariz escorrendo é possível. Há também sintomas mais óbvios: patas inchadas, cristas, brincos ou espaço intermaxilar.

Muito menos frequentemente as galinhas ficam vermelhas e ficam inflamadas. Com esta situação o pássaro está exausto, sua produtividade cai significativamente, mas só dói por alguns meses.

Tal curso da doença é possível com agressão leve da infecção ou sua quantidade insuficiente no corpo.

Diagnóstico da doença

Nas primeiras suspeitas da doença de indivíduos doentes é necessário proteger de são e martelo. Então desinfete o quarto. No estágio inicial, a infecção pode ser diagnosticada pelos sintomas e pelo contato com o veterinário. No caso de alguns indivíduos já terem morrido, eles devem ser devolvidos ao laboratório, onde determinarão exatamente qual infecção levou a um desfecho fatal.

É possível diagnosticar a infecção precisamente em um ambiente de laboratório. Na autopsia de um cadáver de um pássaro é possível descobrir uma hemorragia no coração e outros órgãos internos.Outro argumento a favor desta doença são as pequenas fezes não finas de necrose no fígado.

Importante! O diagnóstico é necessário para distinguir a cólera da gripe, salmonelose e doença de Newcastle.

Tratamento

Deve-se notar em primeiro lugar que o tratamento da pasteurelose no frango é completamente insignificante. Mesmo que as galinhas sobrevivam, elas carregarão menos ovos e elas mesmas continuarão a ser a fonte da infecção pelo resto de suas vidas. A solução ideal é matar o pássaro e descartar sua carcaça.

Para o tratamento preventivo, use medicamentos antibacterianos que são administrados à ave durante a semana. A levomicetina é administrada em conjunto com uma ração com uma dose de 60 mg por 1 kg de peso vivo. "Aquaprim" é administrado juntamente com água, misturando 1,5 ml por 1 litro. Também são adequados todos os medicamentos, cujos componentes ativos são a espectinomicina ou a lincomicina. A principal coisa no tratamento ainda é a prevenção, para prevenir a infecção.

No tratamento da pasteurelose em animais utilizados drogas como: "Lozewal", "Nitox" e "Tromexin".

Prevenção

A melhor prevenção é a criação de excelentes condições sanitárias. É necessário monitorar as condições da criação de aves e prestar muita atenção ao alimento. A principal coisa na prevenção é excluir o patógeno do ambiente externo.

Em caso de suspeita da doença, todas as aves devem ser imunizadas. Um procedimento oportuno pode salvar seus frangos, por isso não é recomendável atrasá-lo.

Pin
Send
Share
Send