Tecnologia de cultivo de alface romana no país

Pin
Send
Share
Send

Este artigo irá dizer-lhe porque a alface romana deve ser cultivada em seu site. A alface romana também é chamada de salada romana. É uma planta anual cujas folhas são coletadas na forma de uma cabeça. Romain é considerado um dos mais antigos e mais populares do mundo, é adicionado a todas as saladas conhecidas "Caesar". Vamos falar sobre as propriedades úteis da planta e como cultivar uma salada em sua casa de veraneio. Você aprenderá sobre todas as sutilezas de preparação pré-semeadura e cultivo de mudas.

  • Útil: descrição e características biológicas da alface romana
  • Seleção do local: Preparação do solo
  • Preparação de pré-sementeira
  • Semeando sementes de alface em terreno aberto
  • Cuidados e técnicas agrícolas para o cultivo de alface romana
    • Molhar, capinar e afrouxar do solo
    • Salada desbaste
    • Aplicação de fertilizantes
  • Como lidar com possíveis doenças e pragas
  • Colheita de alface romana
  • Crescentes, brotos, de, romaine, alface

Útil: descrição e características biológicas da alface romana

Alface romana não só complementa saladas e sanduíches diversos, mas também beneficia o corpo. Começa com o valor calórico e nutricional da planta.

O teor calórico da planta é de apenas 17 kcal por 100 g de produto. Este produto é de baixa caloria, mesmo em relação a outros vegetais, por isso pode ser consumido durante uma dieta, fazendo uma variedade de saladas.

Agora sobre o valor nutricional:

  • proteínas - 1,8 g;
  • gorduras - 1,1 g;
  • carboidratos - 2,7 g.
O produto tem uma quantidade suficiente de proteínas e carboidratos, que são mais que úteis para o nosso corpo. Se compararmos a salada com alimentos ricos em proteínas, obtemos informações interessantes: a quantidade de proteína em 1 kg de alface é igual à quantidade de proteína em 100 g de queijo cottage, enquanto a quantidade de gordura é várias vezes menor que a dos produtos animais. Comparando a quantidade de carboidratos, podemos dizer o seguinte: em 1 kg de salada de carboidratos é mais de 100 g de soja.

Passemos a vitaminas e microcélulas que são uma parte de uma salada:

  • vitamina A;
  • vitamina E;
  • vitaminas do grupo B (B1, B2, B5, B6);
  • vitamina PP;
  • vitamina N.
Além disso, a planta é rica em ácido fólico e ascórbico, beta-caroteno e folina.

Substâncias minerais:

  • selênio;
  • magnésio;
  • fósforo;
  • cálcio;
  • zinco;
  • manganês;
  • sódio;
  • ferro.
Esta composição determinou o uso da salada não só na culinária, mas também na medicina.Romain normaliza o trabalho do sistema cardiovascular, afeta positivamente o nível de hemoglobina no sangue, normaliza a pressão sanguínea e reduz a deposição de sais nocivos.

A planta é adicionada a uma variedade de pratos, em que é perfeitamente combinado com molho de alho e ervas. Salada de alface é muito suculenta, tem um sabor delicado de folhas, que não dá um sabor amargo e não interrompe a composição geral do sabor do prato.

Importante! Antes de comer, a salada deve ser bem lavada para remover todos os grãos de areia e outros pequenos detritos.
Assim, a salada é útil não só durante o jejum e dietas, mas também como fonte de vitaminas e oligoelementos que ajudam o corpo a funcionar normalmente.

Seleção do local: Preparação do solo

Depois de discutir as propriedades úteis da alface romana, vamos falar sobre plantar e cuidar da planta em campo aberto.

Tendo organizado para plantar uma salada em um sítio, é necessário lembrar-se da sequência correta de ações e etapas preparatórias. Antes de semear uma salada romana, você precisa selecionar um local adequado e preparar o solo para as sementes.

Muitos jardineiros agora pensam sobre o porquê da alface em geral alocar o lugar "real" no site,se dele o benefício real é menos do que de pepinos ou tomates, que dão frutos realmente universais. O fato é que as vitaminas e oligoelementos descritos na primeira seção, a planta não tira do ar, por isso, se você plantar uma salada em solos inférteis, você terá uma aparência de grama comum (a gosto) e uma composição muito pobre que não beneficia o corpo.

É por isso Você precisa semear romaine em um lugar ensolarado. O solo deve ser rico em minerais e ter uma baixa acidez (o problema é resolvido pela incorporação de calcário no solo). Os melhores precursores da salada são as colheitas cultivadas ou os primeiros cereais. Além disso, a salada requer uma quantidade suficiente de umidade, mas sua estagnação leva rapidamente à morte da planta. Portanto, se houver solos argilosos pesados ​​no local, fazemos uma drenagem. Tome cuidado também para que o local seja protegido de ventos fortes e correntes de ar.

Antes de semear as sementes no chão deve ser selado húmus a partir do cálculo de 2-3 kg por 1 quadrado. m Esse fertilizante proporcionará um bom ganho de massa verde de alface e acelerará seu crescimento.

Importante! A alface romana é muito sensível ao excesso de potássio e cloro no solo, o que torna a planta atípica, cresce mal e começa a doer.

Preparação de pré-sementeira

Sementes de alface para plantio são compradas em lojas especiais, nas quais a temperatura de armazenamento e a umidade do ar necessárias são observadas. Antes de semear diretamente no solo aberto, as sementes podem ser borbulhadas ou cobertas.

Semente borbulhando. No dia anterior à semeadura, as sementes da salada são imersas na capacidade desejada (depende do número de sementes). O recipiente é preenchido com 2/3 solução de microelementos com uma temperatura de 20 ° C. Além disso, a mangueira do compressor é mergulhada nela (um aquecedor a oxigênio de aquário é adequado) e o suprimento de ar é ligado. Este procedimento deve ser realizado cerca de 12-16 horas.

Importante! Se as sementes começarem a ser perfuradas, o borbulhamento é interrompido. Após o procedimento, as sementes devem ser secas.
Drageia As sementes são embebidas em uma solução de Mullein (1 parte de Mullein 10 partes de água). Depois disso, o inóculo é colocado em um frasco de vidro. Nele, você também precisa adicionar uma mistura para a drageia. A mistura é preparada como se segue: 600 g de turfa, 300 g de húmus e 100 g de verbasco seco são retirados para preparar 1 kg. Além disso, 15 g de superfosfato a granel podem ser adicionados à mistura. A mistura resultante, em pequenas porções frequentes, é adicionada ao frasco com sementes e o frasco é agitado suavemente.Quando as sementes incham, elas são retiradas e secas. Antes de semear, é necessário umedecer ligeiramente, para que os brotos rapidamente proklyunulis.

Durante a semeadura, recomenda-se misturar as sementes com algum agente de pesagem (a mesma areia) para salvar a semente e facilitar a capina e abate das plantas.

Semeando sementes de alface em terreno aberto

Você aprendeu sobre como a alface parece útil, agora vale a pena falar sobre a semeadura no campo aberto. É importante entender que as instruções descritas abaixo não são adequadas para semear sementes em película ou para plântulas, uma vez que o tempo e os métodos de desembarque variam.

A sementeira é necessária no início da primavera após o início da temperatura positiva (com possíveis pequenas geadas à noite). A distância entre plantas e fileiras individuais durante a semeadura de alface varia de acordo com a variedade. Se a salada formar uma cabeça pequena e baixa, a distância entre as linhas pode ser reduzida a 45 cm (com o esquema de plantação - 45 x 20 cm), no caso oposto - o esquema 70 x 20 cm.

Deve-se dizer que, dependendo da área de alimentação, a quantidade de colheita pode variar. Idealmente, uma planta deve ser alocada em cerca de 900 metros quadrados. verDeve ser entendido que se a salada for apertada, mesmo os parâmetros mais óptimos e o solo extremamente nutritivo não darão o resultado desejado.

A profundidade de sementeira não depende da variedade e é de 1,5 a 2 cm, o diâmetro do funil é de 5 mm. As covas serão mais facilmente feitas com uma chave de fenda de diâmetro idêntico para criar as mesmas condições para as sementes.

Semeie as sementes no solo preparado. O solo deve ser livre, sem detritos e grumos.

Voce sabe Folhas de alface suculenta são refrescantes porque contêm uma pequena quantidade de substâncias amargas e ácido cítrico.

Cuidados e técnicas agrícolas para o cultivo de alface romana

Depois de semear as sementes, é necessário trabalhar no fato de que as plantas jovens fracas rapidamente entraram em crescimento e conseguiram ganhar a massa certa até a colheita. Considere as sutilezas dos cuidados com a alface romana.

Molhar, capinar e afrouxar do solo

Na fase inicial, basta soltar o solo, a água e limpar as ervas daninhas. Para a estação de crescimento, você precisa manter pelo menos 3-4 linhas de afrouxamento. Além disso, durante a estação, deve ser feita a remoção de 4 capim, para que as raízes da alface recebam uma quantidade suficiente de oxigênio.

A rega é realizada dependendo do tempo e da temperatura do ar.O primer deve estar molhado, despeje romaine ou levar à secura do solo não pode. Recomenda-se regar em sulcos ou com a ajuda de um atomizador, quando as plantas só se empurram e têm uma parte aérea muito débil (antes do aparecimento de 5-6 folhas).

Importante! Em 1 quadrado. m plantio deve ser derramado pelo menos 15 litros de água com cada rega, mas este número corresponde a um solo com boas propriedades de drenagem.
A quantidade máxima de umidade é necessária para a planta 7-10 dias antes da colheita (para fins alimentares). Rega contribui para um aumento significativo no tamanho da cabeça.

Salada desbaste

É necessário diluir o plantio 15 dias depois da emergência (manualmente). Dependendo do período de maturação, a distância que deve ser deixada entre as plantas durante o desbaste varia. Se a salada está amadurecendo cedo - deixe 15 cm, médio e tardio - 25-30 cm.

Importante! A qualidade do desbaste depende diretamente da quantidade de colheita obtida. Além disso, o abate de plantas doentes e fracas é obrigatório.

Aplicação de fertilizantes

No processo de cultivo, fertilizantes minerais complexos são incorporados no solo. No entanto, vale a pena entender que a alface romana pode acumular nitratos em grandes quantidades, por isso deve haver uma quantidade mínima de fertilizantes nitrogenados.Se uma quantidade suficiente de húmus ou composto tiver sido introduzida no solo antes da semeadura, a sua introdução posterior não é necessária.

Voce sabe Como dizem as lendas, o gen-rom romen vem da ilha grega de Koos, no mar Egeu, a terra natal de Hipócrates. Os antigos romanos chamavam essa salada de alface capadócia de "alface da Capadócia" e a comiam guisado.

Como lidar com possíveis doenças e pragas

Os problemas que você enfrenta não dizem respeito apenas às regras de rega e capina. A alface romana pode infectar várias pragas e doenças que se espalham rapidamente por todo o plantio e, às vezes, reduzem a qualidade e a quantidade de produtos maduros.

Importante! Na maioria das vezes, doenças e pragas afetam aquelas plantas que são amadurecidas para obter sementes.
  • Míldio pulverulento. A doença causa o fungo Bremia lactucae Regel. A doença geralmente aparece no segundo período de vegetação. Afeta toda a parte aérea da planta, incluindo as sementes. Você pode diagnosticá-lo pelos seguintes sinais: manchas de forma irregular com um sinal de clorose nas folhas, manchas marrons, pequenas manchas angulares.A doença é tratada com fungicidas ("Planris", "Fitosporin-M", "Gliokladin") ou uma solução de enxofre (50 g por 10 litros de água).
  • Podridão cinzenta. Outra doença fúngica causada pelo fungo Botrytis cinerea Pers. Toda a parte verde é afetada. O fungo inflige o maior dano durante a colheita ou amadurecimento das sementes. Sintomas: manchas necróticas marrons; em condições de alta umidade, as áreas afetadas são cobertas com um revestimento cinza. Combate a doença com os mesmos fungicidas (Topaz, Kuproskat).
Importante! A podridão cinzenta parasita praticamente todas as hortaliças e frutas, bem como as ervas daninhas, por isso deve ser removida muito rapidamente e qualitativamente, caso contrário, não será possível evitar a recorrência.
  • Podridão branca. Causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. Como o oídio, a doença afeta toda a parte aérea. Para diagnosticar é possível em manchas aquosas leves que não têm cheiro. Você pode tratar qualquer fungicida, mas vale lembrar que a salada não será ecologicamente correta. Portanto, é melhor cortar as áreas afetadas ou revesti-las com uma mistura de giz e manganês.
  • Septoria. Outra doença fúngica que afeta precisamente aquelas plantas que são plantadas no campo aberto (o pico cai na segunda metade da vegetação).Detectar a doença pode estar nas manchas de forma angular irregular com pontos pretos. Para se livrar da septoriose, remova as áreas afetadas da planta e trate a salada com preparações contendo cobre ou fungicidas.
  • Necrose de borda. Doença fisiológica, que não está associada às atividades de organismos prejudiciais. Sintomas de necrose: a morte da borda da placa foliar e a estimulação dos tecidos. As causas da doença estão em cuidados inadequados ou mudanças súbitas de temperatura. Para evitar a deterioração da parte verde da alface, você precisa trazer o regime de temperatura de volta ao normal, para aumentar a umidade do ar ou do solo.
Além das doenças, a alface é "visitada" por algumas pragas perigosas, que devem ser combatidas.

  • Mosca de salada. Um pequeno mosquito, que tem um comprimento de 0,8 cm, é pintado na cor cinza. O inseto causa sérios danos àquelas plantações de alface, das quais se planeja coletar sementes (as larvas destroem o inóculo no momento da maturação). Para evitar que a mosca cause perdas financeiras, a salada é tratada com "Phosphamide".
Importante! A mosca do repolho deve ser destruída mesmo que a salada vá cortando antes da formação das sementes, pois a mosca parasita as flores, causando sérios danos à planta.
  • Piolho de salada.O inseto tem um comprimento de até 2,5 mm, pintado em uma cor verde-acinzentada. Parasita toda a parte verde da salada. As áreas danificadas ficam descoloridas, enroladas; a salada começa a doer e suas folhas inferiores tornam-se em mosaico. Como no caso da mosca, um bom efeito dá uma solução de 40% de "Phosphamide". Você também pode tratar com infusão de casca de cebola ou dente de leão.

Colheita de alface romana

A colheita também tem suas próprias nuances que você precisa conhecer. O fato é que a alface romana, dependendo da maturidade precoce da variedade e finalidade, é coletada em diferentes épocas e de diferentes maneiras.

O primeiro método envolve a obtenção de uma cultura repetida após a colheita da principal. Inicialmente, você precisa determinar a maturação da salada: pressione o dedo no coração da alface, se for sólido - a salada amadureceu. Depois de determinar a maturação, você precisa cortar todas as plantas para o nível do solo, deixando todo o resto no chão. Um mês depois, de 2 a 5 folhas são produzidas em cada planta, após o que é possível remontar a alface romana. Usando este método, você pode aumentar a quantidade de produtos obtidos em pelo menos 30%.

Importante! Por 10-15 dias antes da colheita, as cabeças devem ser bem amarradas, de modo que as folhas se encaixem umas nas outras.Este procedimento é chamado de "branqueamento", permite que você obtenha uma cabeça firme, branqueie as folhas e liberte-as da amargura.
Outra maneira envolve a colheita em uma corrida. Depois que a salada amadurece, ela é completamente cortada, remova as folhas desnecessárias que não podem ser usadas para cozinhar ou para venda. Folhas e raízes são esmagadas e enterradas no solo. Como a alface acumula muitos minerais, quando apodrecem, os resíduos da planta não prejudicam o solo.

O último método de colheita é projetado para produzir sementes. É importante entender que, neste caso, a própria salada será praticamente inadequada para comer.

A coleta de sementes começa depois que as folhas se tornam marrons e voam sobre as inflorescências. As sementes podem ser colhidas o mais rápido possível de todas as plantas e em etapas. Depois de coletar o inóculo, ele deve ser debulhado e colocado para secar. Em seguida, as sementes precisam ser limpas através de uma peneira de detritos (realizadas em 2 etapas para atingir a pureza máxima das sementes).

Importante! A coleta faseada de sementes proporciona um maior rendimento de produtos de melhor qualidade, porém muitas sementes vão desmoronar, o que pode levar à germinação repetida no local.

Crescentes, brotos, de, romaine, alface

Existem várias maneiras de plantar alface em mudas.

Vamos começar com o método tradicional de plantio de mudas, que é adequado para variedades iniciais e médias de alface. Sementes de mudas são semeadas durante o período de meados de março a meados de abril. Para o plantio de pequenas caixas ou vasos de formato retangular são utilizados. O material de plantio é enterrado no solo por 1 cm, o esquema de plantio é de 5 x 4 cm e, após a semeadura, o substrato precisa ser umedecido. No processo de punção de sementes e crescimento de plantas jovens, vários afrouxamentos do solo devem ser realizados e a umidade do solo deve ser preservada.

Para acelerar o pitting e o crescimento das plântulas, a temperatura na sala / estufa não deve ser inferior a 20 ° C. Após o aparecimento das primeiras brotações, a temperatura é reduzida em 5-7 dias para 10 ° C durante o dia e para 6-8 ° C durante a noite. Após uma semana no frio, a temperatura é aumentada para 16-18 ° C (a temperatura à noite deve ser 2 graus mais baixa do que durante o dia). A umidade na sala não deve cair abaixo de 60%. Nas plantas plantadas abertas que são 30-40 dias de idade (em cada planta deve ser 4-5 folhas).

O segundo método de plantio de mudas é usado para cultivar variedades tardias para acelerar o crescimento de plantas jovens.Utiliza-se a seguinte composição como substrato para inoculação: 800 g de turfa baixa, 5 g de verbasco e 15 g de serradura por 1 kg de mistura de solo. 1,5 kg de nitrato de amónio, 1,7 kg de superfosfato, 600 g de cloreto de potássio, 1,5 g de sulfato de cobre, 3 g de molibdato de amónio e 3 g de borato de sódio são adicionados a 1 metro cúbico da mistura. Os componentes listados devem ser adicionados à turfa um mês antes da semente ser semeada, de modo que todas as reações necessárias sejam passadas. O esquema e profundidade de plantio, bem como o cuidado com as sementes, coincidem com o primeiro método de semear as mudas.

Use este artigo para crescer em seu site uma alface romana saborosa e saudável. No entanto, lembre-se que o abuso de fertilizantes pode afetar adversamente a limpeza ambiental do produto acabado.

Assista ao vídeo: Sementes Terra Dura reúne produtores em Arambaré

Pin
Send
Share
Send