Agrotécnica de florescimento de ameixa "Stanley" (Stanley): caracterização, plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Para obter uma boa colheita de ameixas, você precisa escolher a nota certa. Variedades de variedades interessantes e populares existem muito.

Um deles é a pia "Stanley" ("Stanley") - uma descrição detalhada desta variedade, bem como os conceitos básicos de crescimento você encontrará neste material.

  • História da seleção da variedade de ameixa "Stanley"
  • Característica da variedade
  • Vantagens e desvantagens da variedade
  • Regras para o plantio de mudas da ameixa "Stanley"
    • Tempo e escolha do local de pouso
    • Preparação do site e mudas para plantio
    • O processo de plantio de mudas jovens
  • Regras de cuidados sazonais para ameixas "Stanley"
    • Prevenção e proteção contra pragas e doenças
    • Modo de irrigação
    • O esquema de cobertura
    • Poda competente e modelagem da coroa
    • Preparação para o inverno
  • Colheita e armazenamento de colheitas

História da seleção da variedade de ameixa "Stanley"

A variedade "Stanley" vem dos EUA. No início do século 20, o professor Richard Wellington cruzou a ameixa francesa Pruno Dazhen e o grão-duque americano. Em 1926, como resultado da seleção, a variedade "Stanley" apareceu. Herdado da cultivar de ameixa francês "Stanley" Eu tenho bom gosto, eo norte-americano - a resistência ao congelamento de botões florais.Na Rússia, no State Register, a marca "Stanley" foi trazida em 1983. Esta variedade de ameixas é popular em todo o mundo. É "Stanley" mais utilizado para a produção de ameixas.

Voce sabe Plum não é uma árvore de vida longa. Ela vive por 15 a 60 anos.

Característica da variedade

O que é a pia "Stanley"?

  • uma árvore pode atingir uma altura de até três metros. A coroa é esparsa, redonda em forma. O tronco é liso, de cor cinza escuro;
  • brotos de cor vermelho-violeta, sem pubescência, têm espinhas raras;
  • as folhas são médias, arredondadas, com o topo pontiagudo. Eles são verde brilhante, ligeiramente côncavos e têm uma consistência solta;
  • floresceu "Stanley" por volta de meados de abril;
  • flores de cor branca, diâmetro de 3 cm, pétalas ligeiramente fechadas, com borda ondulada;
  • os primeiros frutos aparecem a partir do quarto ano de vida;
  • o fruto é grande, roxo escuro com um revestimento de cera. A forma do feto é obovada, tem uma sutura abdominal pronunciada;
  • a carne do fruto é fina, mal separada da polpa;
  • carne verde-amarelada, perfumada e doce;
  • o osso é pontudo, tem uma superfície tuberculada, está bem separado da polpa;
  • "Stanley" ama solos férteis.Necessita de fertilização frequente;
  • é considerado uma variedade resistente ao inverno, pode tolerar geadas a -34 ° C;
  • a resistência à seca é baixa. Na ausência de irrigação, a fruta pode ser descartada;
  • o rendimento da ameixa "Stanley" é alto. Frutas são estáveis. De uma árvore é possível coletar cerca de 60 kg de frutas.

Vantagens e desvantagens da variedade

Levando em consideração todas as características da variedade "Stanley", pode-se tirar conclusões sobre suas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • frutas saborosas, doces e de qualidade;
  • universalidade da designação de frutos;
  • alta produtividade;
  • boa resistência do inverno;
  • bom transporte de frutas.
Desvantagens:
  • é afetado por pragas e doenças fúngicas;
  • baixa resistência à seca;
  • exigindo solo fértil;
  • maturação tardia.

Regras para o plantio de mudas da ameixa "Stanley"

Antes de plantar a variedade de ameixa "Stanley", você precisa se familiarizar com algumas regras para cultivar e cuidar da árvore.

Tempo e escolha do local de pouso

A nata de "Stanley" é melhor plantada na primavera, antes do começo do movimento da seiva. Ao plantar no outono, a variedade piora. O local para plantar a ameixa "Stanley" deve ser ensolarado e bem protegido do vento.Esta variedade de ameixa ama a umidade, mas não tolerará a estagnação da água. Portanto, plantar uma árvore na planície não é recomendado. Plum é muito exigente na fertilidade do solo. Para a plantação de árvores marga adequado, ligeiramente alcalino ou neutro supeschaniki. Se o solo é ácido, a calagem deve ser feita. A área para o plantio de ameixa "Stanley" deve ser pelo menos 9 metros quadrados.

Importante! Na parte em que a água subterrânea localizada perto do fundo do furo para a plantação é recomendado para colocar uma camada de tijolos. Ele irá ajudar as raízes de mudas crescem na mão e protegê-los de se molhar e congelamento.

Preparação do site e mudas para plantio

Para plantar árvores e cuidar de ameixas, você precisa preparar adequadamente o terreno. Assim que o solo tenha tido tempo para se acalmar, começar a preparar o pit pouso no outono, antes da primeira geada.

A preparação do poço depende de quão fértil é o solo. Se o solo para plantação de ameixa "STANLEY" fértil, o orifício deverá ter um diâmetro de 80 cm, profundidade 60 centímetros do solo superficial deve ser removido e misturado com húmus, observando-se uma relação de 1 :. 1. Agora deve montículo de verter para o buraco de plantação previamente escavado sua fundo.

Se o solo para o plantio não for fértil o suficiente, A profundidade do poço e seu diâmetro deve ser de 100 cm. Primeiro você precisa remover o gramado, esmagá-lo e misturá-lo com dois baldes de esterco e uma lata de cinzas de 1 litro. Esta mistura é colocada no fundo do poço. Então, de outro lugar, pegue um solo fértil e despeje um monte até a metade da profundidade.

Antes de plantar as mudas da ameixa "Stanley" você precisa examinar bem suas raízes. Danificado e seco remover. Mudas de coroa são cortadas em um terço, estimulando assim o seu desenvolvimento.

O processo de plantio de mudas jovens

Plantio de mudas jovens da variedade de ameixa "Stanley" não requer tecnologias especiais. O plantio é realizado de acordo com as regras gerais:

  1. Na parte inferior do poço de pouso, você precisa dirigir uma estaca de suporte. A altura deve ser tal que o topo do suporte seja ligeiramente inferior aos primeiros rebentos laterais da árvore jovem.
  2. O poço é bem derramado com água.
  3. Uma muda jovem é colocada ao lado do suporte cola e amarrada.
  4. As raízes estão espalhadas sobre o monte e cobertas de terra, bem pisadas.
  5. Do retiro de tronco 50 cm e ao redor da colher de pedreiro faça um sulco. É despejado em três baldes de água.
  6. Mulch o coto com turfa ou composto.
Importante! É necessário seguir a localização do colo da raiz.Deve estar três dedos acima do solo.

Regras de cuidados sazonais para ameixas "Stanley"

Cuidado com a variedade de ameixa "Stanley" é necessário durante todo o ano. No verão, as ameixeiras devem ser regadas e alimentadas. Cuidar de ameixas no outono inclui o aquecimento dos troncos, a poda sanitária. No inverno, você precisa monitorar a condição do "aquecedor" nos troncos e sacudir a neve dos galhos. O cuidado da primavera para a drenagem é o aparamento do tronco, o acabamento e o tratamento com agentes de controle de pragas.

Voce sabe Folhas de ameixa secas ou frescas têm um efeito cicatrizante. Eles também estão incluídos na coleção de chá.

Prevenção e proteção contra pragas e doenças

Uma das doenças da ameixa "Stanley" - moniliose (mofo cinzento). É um fungo e parece uma mancha marrom. Ela cresce muito rapidamente e é coberta com "fluff". Na primavera, para prevenir, antes do início das folhas, as árvores precisam ser tratadas com um fungicida. Se a ameixa estiver doente, corte os ramos infectados e queime-os.

Uma praga perigosa para ameixas é pulgões. Esses pequenos insetos danificam as brotações e as folhas. Para evitar uma derrota severa da árvore com a decadência, você pode plantar em torno dos cravos-de-defunto.Eles atraem joaninhas, inimigas dos pulgões. Se a lesão for pesada, você precisa usar inseticidas.

Modo de irrigação

Plum gosta de umidade, mas não tolera a estagnação da água. Rega é necessária regularmente - uma vez por semana de manhã ou à noite, usando um balde de água para cada árvore. Se o verão é árido, você pode regar com mais freqüência. No período em que as frutas são formadas e amadurecem, a rega é aumentada 5 vezes. O mais importante é que o solo não seque. Para uma ameixa, isso é pior que as geadas severas.

O esquema de cobertura

No segundo ano de vida, uma ameixeira deve ser iniciada para ser alimentada:

  1. Toda primavera, durante a escavação, você precisa adicionar composto ou húmus (10 kg), adicionar superfosfato (100 g) e sulfato de potássio (100 g), uréia (30 g) e cinza de madeira (400 g).
  2. A cada três anos, esses mesmos fertilizantes são usados ​​no outono.
  3. No quarto - quinto ano de vida, quando a árvore começa a dar frutos, as proporções de fertilizantes são aumentadas pela metade, com exceção dos fertilizantes de fósforo e nitrogênio.
  4. O uso regular de cobertura com composto ou turfa ajuda a manter a umidade e protege contra o enraizamento.
  5. Antes de florir a próxima etapa da alimentação executa-se. Adiciona-se ureia e sulfato de potássio.
  6. Durante o derrame, os frutos são fertilizados com ureia e nitrofos.
  7. Após a colheita, adicione uma mistura de superfosfato e sal de potássio (30-40 g cada).

Poda competente e modelagem da coroa

Aparar as "paredes" de ameixa na primavera. As antigas ameixeiras são cortadas para prolongar o período de frutificação. Corte ramos secos e doentes e aqueles que crescem dentro da coroa. Pela primeira vez, a poda de rejuvenescimento é realizada três a quatro anos após o plantio da árvore. Este procedimento é repetido a cada quatro anos.

Mudas jovens no primeiro ano de vida são cortadas, deixando um barril com 60 cm de comprimento e no verão observam o desenvolvimento da árvore. Se algumas ramificações crescem incorretamente, então no outono elas cortam e removem. No segundo ano de vida, as mudas são cortadas a 40 cm ao longo do tronco principal. É necessário remover o rim superior abaixo do corte. Todos os ramos laterais, exceto os ramos inferiores, são encurtados em um terço. Os brotos inferiores são cortados, deixando um comprimento de cerca de 7 cm.No terceiro ano de crescimento de ameixa, os ramos inferiores são removidos completamente, e o esqueleto deixa 6-8 pedaços, escolhendo os mais fortes e bem localizados. A melhor distância entre os galhos é de 10 a 15 cm e os brotos restantes não deixam mais de quatro rins.Ameixas da coroa são formadas na forma de camadas. Uma árvore que foi corretamente aparada, uma coroa compacta com 8 a 10 ramos principais. Eles são distribuídos uniformemente ao redor do tronco principal.

Preparação para o inverno

Apesar da boa resistência do inverno da ameixa "Stanley", você precisa fazer algumas ações para proteger a árvore.

Para cobrir o tronco da árvore, use capron. Ele protege a ameixa não só do frio, mas também dos roedores, enquanto permite o ar e a umidade. Também de roedores, você pode usar uma rede especial no inverno. O sistema radicular para o inverno é coberto com uma camada de cobertura de composto ou húmus.

Colheita e armazenamento de colheitas

O amadurecimento do fruto da ameixa "Stanley" cai no final de agosto - início de setembro. Essa variedade é de alto rendimento. De uma árvore é possível coletar cerca de 60 kg de frutas. A colheita amadurece gradualmente. Você pode coletá-lo por duas ou três vezes.

Para colher a ameixa você precisa escolher um dia seco. Os frutos são colhidos assim que estão completamente maduros. Se o transporte for planejado, a colheita deve ser coletada cinco dias antes. As ameixas, que não são colhidas a tempo, tornam-se moles, com um sabor desagradável e desmoronam.Para coletar frutas, você precisa preparar caixas ou cestas.

Comece a coletar ameixas das extremidades dos ramos inferiores, movendo-se em direção ao centro. Para as frutas, você precisa tocar o mínimo possível, para não apagar o revestimento de cera. O ameixa "Stanley" madeira frágil, então agite a árvore e incline os galhos não é recomendado. É melhor usar as escadas se as frutas ficarem muito altas.

Voce sabe O uso regular de ameixa aumenta a imunidade e promove o prolongamento da juventude. Também serve como prevenção de doenças oncológicas.

O fruto da ameixa Stanley fresco na geladeira por cerca de seis dias. Para armazenamento de longo prazo, você pode usar os seguintes métodos:

  • Frost As ameixas precisam ser lavadas e colocadas em sacos especiais projetados para armazenar alimentos no freezer. Você pode armazenar frutas por cerca de sete meses. No final deste período, as ameixas não irão estragar, mas simplesmente ficarão mais amargas.
  • Preservando. Da variedade de "Stanley" você obtém excelente jam, compotas, compotas. E também você pode preparar tintura, licor, vinho de ameixa.
  • Preparação de ameixas. As ameixas precisam ser mantidas em uma solução quente de sal comestível por não mais que meio minuto.Em seguida, enxágüe e coloque em um forno ligeiramente aberto por três horas a uma temperatura de 50 graus. Quando as ameixas esfriam, elas são secas por mais cinco horas a uma temperatura de 70 graus. E depois mais quatro horas a 90 graus. As ameixas são armazenadas em local fresco em sacos de papel, caixas de madeira ou recipientes de vidro.

Ameixa "Stenley" - uma excelente escolha para os residentes de verão. Alta produtividade, resistência ao inverno, boa resistência a doenças - as qualidades que a tornam mais adequada.

Pin
Send
Share
Send