"E-selênio" encontrou ampla aplicação na medicina veterinária, como regra, é usado para repor a vitamina E e melhorar a imunidade em animais.
- "E-selenium": composição e forma de liberação
- Efeito farmacológico
- Vantagens desta droga
- Para quem será útil
- Indicações para uso
- Doses e método de aplicação para diferentes animais de criação
- Instruções especiais e restrições
- Medidas de prevenção pessoais
- Contra-indicações e possíveis efeitos colaterais
- Prazo de validade e condições de armazenamento da preparação
"E-selenium": composição e forma de liberação
As seguintes substâncias activas estão presentes na composição do "selénio-E": selénio, vitamina E. Auxiliares: solutol HS 15, fenilcarbinol, água destilada. Em 1 ml de "E selênio" contém 5 mgs de selênio, 50 mgs de evitol. A droga é liberada na forma de uma solução incolor transparente, embalada em frascos para 0,5 litros.
Efeito farmacológico
A droga é usada com uma deficiência de vitamina E, tem um forte efeito imunoestimulante. O selênio remove toxinas. As substâncias ativas aumentam o efeito das vitaminas A, D3 no organismo do animal.
Vantagens desta droga
As vantagens do "E selênio" são manifestadas pelo seu efeito hepatoprotetor; a droga aumenta o ganho de peso e rendimento de animais jovens, remove toxinas e também possui propriedades anti-stress. Especialmente eficaz em doses baixas.
Para quem será útil
Como prevenção ou terapia de doenças causadas pela falta de vitamina E, o "E-selenium" será útil para cavalos, vacas, porcos, coelhos, cães, gatos e outros animais domésticos.
Indicações para uso
O selênio é usado para:
- disfunção do sistema reprodutivo;
- dificuldades de desenvolvimento fetal;
- miopatia (distrofia muscular);
- cardiopatia;
- doenças do fígado;
- fraco ganho de peso e retardo de crescimento;
- envenenamento com nitratos;
- estresse.
A droga é usada profilaticamente e para remover parasitas do corpo.
Doses e método de aplicação para diferentes animais de criação
O "E-selenium" é administrado por via subcutânea, menos frequentemente por via intramuscular:
- Para profilaxia, ele é injetado uma vez a cada dois dias, quatro meses.
- Para fins médicos, uma vez por semana.
- Para animais adultos, o "E-selenium" é utilizado numa dosagem de 1 ml por 50 kg.
- A dosagem da progênie jovem é de 0,02 ml por 1 kg.
- Para coelhos, cães e gatos - 0,04 ml por 1 kg.
Instruções especiais e restrições
Leite e ovos, após o selênio, podem ser consumidos sem restrições. O abate de cabras, assim como os porcos, pode ser produzido no prazo máximo de duas semanas e as vacas - não antes de 31 dias após a aplicação do medicamento. A carne de animais, que teve que ser morta antes da expiração do período requerido, pode ser usada em alimentos para carnívoros.
Medidas de prevenção pessoais
Trabalhando com o "E-Selenium", você precisa seguir os regulamentos de segurança e higiene pessoal para trabalhar com medicamentos veterinários. Quando o selênio atinge a pele ou qualquer membrana mucosa, é muito importante enxaguar bem com água e consultar um médico.
Contra-indicações e possíveis efeitos colaterais
Contra-indicações: intolerância individual e excesso de selênio na dieta e no corpo.Se você seguir as instruções de uso, os efeitos colaterais não aparecerão. Se ocorrer uma sobredosagem, pode observar taquicardia, cianose das membranas mucosas e da pele, aumento da salivação e sudação. Em cães, gatos, porcos há edema pulmonar e vômito.
Prazo de validade e condições de armazenamento da preparação
Armazenado "E selênio" a uma temperatura de 3 a 24 ° C. Prazo de validade é de dois anos, e após a abertura pode ser armazenado por mais de duas semanas.
"E-selenium" é uma preparação muito útil para um animal se você seguir as instruções. Antes de usar, consulte um veterinário sobre a conveniência de usar o medicamento.