O material selecionado artigo, projetado para familiarizar você com uma cultura de grãos única, que tem um nome interessante e incomum - "triticale".
Sobre o que esta planta é, para o plantio de triticale e qual é a tecnologia de seu cultivo, leia abaixo.
- Triticale - o que é isso?
- Notas principais
- Como plantar uma planta
- Solo para cultivo
- Seleção de sementes
- Sementeira de culturas forrageiras
- Peculiaridades do crescimento
- Proteção contra doenças e pragas
- Requisito para vestir top
- Colheita
Triticale - o que é isso?
Triticale é o produto de mãos humanas. Experimentos de longo prazo de criadores possibilitaram mostrar a luz o primeiro resultado do cruzamento de grãos - centeio e trigo.
A singularidade dessa cultura de grãos é que ela excede suas plantas matrizes em muitas características-chave (por exemplo, valor nutricional e rendimento).Em resistência a fatores externos desfavoráveis, composição do solo, danos a doenças e pragas, é uma ordem de grandeza maior do que o trigo e ao mesmo nível do centeio. O rendimento médio da planta é de 33,2 centavos por hectare, a massa verde é de 400 a 500 centavos por hectare.
As hastes dos cereais crescem de 65 a 160 cm.A estrutura da espiga é semelhante ao trigo - há mais de dois grãos nela. Escalas estreitas e lanceoladas de espiguetas e flores são mais semelhantes ao centeio. A forma do grão pode ser diferente e a cor - vermelha ou branca.
O triticale de inverno possui várias características biológicas, distintas de outros cereais. O híbrido é caracterizado por alto teor de proteína - 11-23% (1,5% maior que o trigo e 4% maior que o do centeio) e aminoácidos: lisina e triptofano. O valor nutricional protéico do grão de triticale excede a proteína do trigo em 9,5%. A qualidade do glúten em um híbrido é considerada menor do que a do progenitor.
- grãos grandes;
- tamanho de grão alto;
- despretensão no cultivo;
- resistência à geada;
- resistência ao oídio, ferrugem castanha, ferrugem dura;
- auto-polinização.
As deficiências são:
- separação difícil de grãos do joio;
- suscetibilidade ao molde da raiz e ao molde da neve;
- maturação tardia.
Os principais produtores hoje são estados da UE como a Polônia (o líder na produção), França, Alemanha. Triticale também é produzido na Austrália e na Bielorrússia. O interesse pela cultura também é evidente em muitos outros países. Em termos de prática agronômica, essa planta de grãos é mal compreendida.
Notas principais
Triticale é dividido em dois tipos principais:
- inverno;
- primavera.
Pelo método de aplicação, as variedades são distinguidas:
- cereais;
- forragem;
- alimentação de grãos.
Durante muito tempo, a existência de diversas variedades de cereais de triticale foi derivado. Eles estão entre o inverno mais populares: ADP2, ADM4, 5, 8, 11, "Zenith Odessa", "Amfidiproid 3/5", 15, 42, 52, "Early Kiev", "Cornet", "Papsuevskoe". Entre a primavera "Stork Kharkov", "Krupilsky".
Como plantar uma planta
Características de plantio e cultivo de triticale são semelhantes ao cultivo de outros grãos. No entanto, existem algumas nuances.
Solo para cultivo
A planta não é exigente sobre o solo, pode crescer em todos os tipos de solo, exceto para as areias movediças e turfeiras não-cultivadas. No entanto, será melhor crescer em chernozem. Em solos, que consiste principalmente de areia ou turfa, um híbrido é capaz de trazer uma colheita mais rica do que seus pais.
O pH ideal do solo para uma cultura de grãos é de 5,5-7.Assim, o melhor para plantar triticale será solos com uma reação alcalina fracamente ácida e neutra. Aumentar o pH para 6-6,5 aumenta o rendimento da planta em 14-25%. Se o solo for muito ácido, deve ser pré-temperado antes da semeadura. Os melhores precursores do triticale serão milho, ervilha, gramíneas perenes (não cereais), variedades precoces de batata. Não plante a planta depois de outros cereais, especialmente depois de centeio, cevada e trigo de inverno - isto é repleto de propagação de doenças e insetos nocivos.
O cultivo do solo para a semeadura dependerá, em grande parte, dos predecessores, das condições naturais inerentes à área onde está planejado o plantio dos cereais e também da prevalência de ervas daninhas e de suas espécies.
Seleção de sementes
Sementes de alta qualidade com uma germinação de pelo menos 87% são utilizadas para semeadura. O tratamento de sementes de sementes inclui aquecimento com ar quente, condicionamento com fungicidas e inseticidas permitidos para trigo de inverno, tratamento com microelementos e reguladores de crescimento. O tratamento das doenças é realizado o mais tardar 15 dias antes da semeadura.
As sementes do triticale de inverno devem passar pelo estágio de vegetação até a geada. São 40 a 60 dias. Isso significa que a safra de grãos deve ser semeada entre 25 de agosto e 25 de setembro.
Sementeira de culturas forrageiras
O método de semeadura é uma sementeira de linha (em 15 cm) ou de linha estreita (7,5 cm). O aprofundamento recomendado das sementes é de 3-4 cm, com uma longa ausência de precipitação e secagem da camada superior do solo - 5-6 cm, devendo a semeadura ser realizada por um período não superior a cinco dias.
A temperatura ideal para a germinação das sementes é de +20 ° C, a temperatura mínima é de + 5 ° C, a temperatura máxima é de +35 ° C.
Os germes devem aparecer dentro de uma semana após a semeadura.
Peculiaridades do crescimento
Para proteger a planta de ervas daninhas, doenças e pragas, a aplicação oportuna de métodos agrícolas e químicos é necessária.
O controle de ervas daninhas é realizado por gradagem e uso de herbicidas.Tais drogas como "Quartz", "Raser", "Cougar" podem ser usadas depois de alguns dias após a semeadura. No período das três primeiras páginas, além dos fundos acima, eles usam "Super", "Hussar", "Maratona", "Satis". Com ervas daninhas anuais dicotiledóneas são combatidas com a ajuda de "Cowboy", "Linthura".
Proteção contra doenças e pragas
Ao selecionar preparações para o tratamento de doenças diferentes, é necessário concentrar-se nos fungicidas permitidos do trigo de inverno. O mais perigoso para triticale: mofo de neve, ergot, septoriose, podridão de raízes. Para prevenção na fase de afilhamento aplicam-se os tratamentos "Ferazimom", no período de entrada no tubo - "Agathom".
A grama é afetada por pulgões, tripes, uma mosca sueca, um piavice e outros insetos. Na fase de duas folhas e durante o período de tubulação e brinco, "Decis-extra", "Fastakom", "Sempai", "Sumi-Alpha" são pulverizados. Durante a vegetação use "Tsiperon", "Sharpay".
Requisito para vestir top
Os cereais são exigentes para o enfeite superior.As doses e os tipos de fertilizantes para o triticale de inverno dependerão da fertilidade da terra, do grau de umidade e também do nível de colheita planejado para a colheita.
É bom aplicar fertilizantes orgânicos e minerais. Em solos muito férteis e na semeadura após os melhores predecessores, recomenda-se a alimentação de fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo e potássio (60 kg / ha cada).
Fósforo e potássio são introduzidos antes da semeadura. Nitrogênio - durante a estação de crescimento. A primeira dose de fertilizantes contendo nitrogênio não deve exceder 60-70 kg / ha. Carregue antes de bucha. O segundo é realizado durante o tempo de entrar no tubo. Então é desejável fazer coberturas foliares superiores com microfine.
Colheita
A colheita é feita de forma separada ou por combinação direta. A coleta separada é realizada na fase de maturação da cera do grão.A combinação direta é realizada durante o período completo de maturação. Cereais perereais não podem ser permitidos, uma vez que isso é prejudicial ao rompimento das hastes.
Assim, o triticale é uma nova espécie independente de cereais, que possui características biológicas similares com centeio e trigo. Prevê-se que em breve a grama ocupará um lugar importante na produção de rações, forragem e grãos alimentícios. No entanto, deve-se notar que o cereal é um produto da engenharia genética, cuja influência no corpo humano ainda não foi investigada.