Mirtilos: teor calórico, composição, propriedades úteis e contra-indicações

Pin
Send
Share
Send

Moradores do nosso país, especialmente aqueles que vivem na Sibéria, além dos Urais, no cinturão do meio e na Transcaucásia, esse fruto silvestre comestível é bem conhecido. Mas, o que é especialmente agradável, o mirtilo, além das excelentes qualidades gustativas, possui inúmeras propriedades medicinais, portanto, cuidando desse fruto, desfrutamos e beneficiamos simultaneamente a nossa própria saúde. O que é blueberries e para o que é útil, vamos entender com mais detalhes.

  • Conteúdo calórico e composição de mirtilos
  • Quão úteis são os mirtilos para a saúde humana?
    • Benefícios de mirtilos
    • Benefícios das folhas de mirtilo
  • Armazenamento e formas de colheita de mirtilos para o inverno
    • Secagem
    • Congelamento
    • Desintegrado com açúcar
  • Aplicação de mirtilo na medicina popular: tratamento de doenças
    • Com anemia
    • Com gastrite e colite
    • Com hipertensão
    • Com diarréia
    • Com doenças catarrais
    • Com dor nas articulações
    • Com inflamação do sistema geniturinário
    • Com eczema, inflamação da pele, líquen, queimaduras
    • Para lavagens com dor de garganta e gengivite
  • Como usar mirtilos em cosmetologia
  • Contra-indicações e possíveis danos

Conteúdo calórico e composição de mirtilos

Os mirtilos, como deveriam ser, não são um produto de alto teor calórico: 100 g de frutos contêm, de acordo com dados diferentes, de 44 a 57 kcal, para que você possa comê-lo sem medo da sua cintura.

Aproximadamente 85% do mirtilo consiste em água, mas os 15% restantes representam um equilíbrio surpreendente de vitaminas e outros elementos úteis necessários para o corpo humano.

Valor nutricional de mirtilos (carboidratos, proteínas e gorduras em porcentagem): 7,6; 1,1; 0,6%. Cerca de 2,5-3% dos mirtilos são fibras alimentares e cerca de 0,2% são cinzas. Entre os macronutrientes, membros das amoras deve atribuir primariamente de potássio, etc, em ordem decrescente, seguida de fósforo, cálcio e magnésio, e de sódio. De microelementos, a baga contém manganês, cobre, ferro, zinco e selênio.

Há tantas vitaminas em mirtilos que é provavelmente mais fácil nomear aqueles que não estão nele. Ainda ácido ascórbico e beta-caroteno (que mirtilos particularmente rica), aqui a vitamina E está presente, uma doença rara mas necessária para a saúde de vitamina K, bem como virtualmente todo o grupo B: 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 9 .

Não menos bagas são úteis e folhas de mirtilos. Há uma grande quantidade de taninos, ácidos de resina (grupo triterpeno) e carotenóides, que, por sua vez, são uma fonte de vitaminas, hormônios vegetais, óleos essenciais e outras substâncias úteis para o organismo.

Voce sabe Não é de surpreender que, com tal composição, os mirtilos adquirissem de nossos ancestrais a fama do "fruto juvenil".

Quão úteis são os mirtilos para a saúde humana?

Falando de blueberries, em primeiro lugar, geralmente, eles significam os benefícios para os olhos que esta fruta tem. Com efeito, as antocianinas contidas nas bagas e folhas da planta influenciam favoravelmente a nossa visão, ajudam os olhos a suportar cargas elevadas, renovam a retina, melhoram o movimento do sangue nos órgãos da visão e aumentam a sua acuidade.

Voce sabe A capacidade de blueberries para restaurar rapidamente a visão e curar todas as doenças oculares ainda é um mito. Berry é bom para uso preventivo, e deve-se ter em mente que seu efeito "olho" não aparece imediatamente. O medicamento para a visão do mirtilo aparece apenas com o uso regular, a partir de uma vez comer de um balde de frutas é melhor ver você não vai!
Como muitas outras bagas, mirtilos são um excelente antioxidante, é capaz de parar a inflamação e matar microflora prejudicial, devido a que amplamente É usado não só para resfriados, mas também para problemas associados ao trato gastrointestinal, em particular, na colite.

Além disso, a baga tem efeitos benéficos no fígado, na vesícula biliar e também no sistema cardiovascular. O uso regular de blueberries ajuda a remover substâncias nocivas e radionuclídeos do corpo.

Contido na vitamina B5 de mirtilo afeta positivamente os processos metabólicos no corpo, e mirtilina glicosídeo é indicado no diabetes mellitus. A capacidade de blueberries para aliviar os sintomas do reumatismo, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o colesterol no sangue também é notada.

Finalmente, os mirtilos têm um efeito geral de fortalecimento do corpo, melhora a imunidade, bem como o funcionamento de todos os órgãos e sistemas.

Importante! Todas as propriedades benéficas acima mencionadas do mirtilo dizem respeito apenas àquelas bagas e folhas que são coletadas em uma área ecologicamente limpa, longe das grandes cidades. Arbustos, crescendo perto de estradas e na zona industrial, acumulam em si mesmos tantas substâncias nocivas que, não apenas para serem tratadas, mas simplesmente para comer suas frutas, são inseguras para a saúde.

Benefícios de mirtilos

Mirtilos têm propriedades úteis para dissolver coágulos sanguíneos e aliviar a inflamação da casca exterior dos olhos.

Os frutos da planta, tanto em fresco e na forma de compota de fruta, e compotas um efeito benéfico sobre o sexo do sistema genito-urinário mais forte, porque quando a sua utilização regular melhora a montagem e reduz o risco da ejaculação prematura. Ou seja, você pode dizer que os mirtilos são uma espécie de ajuda para os homens que enfrentam dificuldades na vida sexual. Sem blueberries menos úteis e durante a gravidez, porque neste período de um corpo de mulher, por um lado, especialmente na necessidade de vitaminas e minerais, por outro - os mais expostos aos riscos de várias doenças, e os efeitos da normalidade para mulheres saudáveis ​​de uma infecção viral ou outro processo inflamatório, durante a gravidez pode ser extremamente perigoso.

Finalmente, o uso de muitas drogas químicas gestantes é contra-indicada, como uma fonte natural de nutrientes para restaurar o corpo, sem quaisquer efeitos colaterais e riscos para o bebê.

Possuem propriedades úteis e outras bagas: amora silvestre, framboesa, amora, framboesa, Rowan, mirtilo, cereja, morango, Elaeagnus frutas, Cornus.Eles são ricos em vitaminas, que são necessárias para a saúde e juventude do corpo.

Benefícios das folhas de mirtilo

As propriedades curativas não são apenas bagas, mas também folhas de mirtilos. Feito deles comprime ajudar com hemorróidas e até mesmo pode curar algumas doenças de pele, como dermatite, erupções cutâneas, eczema e Micose ou petiriaz Gibert, que, por sinal, muitas vezes são as crianças e mulheres grávidas, de acordo com algumas suposições, devido para imunidade enfraquecida.

Importante! Zoster Gibert muito perigoso durante a gravidez, porque é uma alta ameaça de aborto e, além disso, em certos casos, pode levar a manifestações de hipotensão na criança após o nascimento.
folhas de mirtilo também ajudar em doenças inflamatórias da goma, perturbações intestinais, diarreia, envenenamentos, e também possuem propriedades diuréticas. Chá feito a partir das folhas de blueberries tem a propriedade de satisfazer a sua fome, por isso é usado como uma ajuda aqueles que desejam se livrar dos quilos extras. Além disso, esta bebida tem um efeito favorável sobre o nosso sistema urogenital e melhora a função renal.

Armazenamento e formas de colheita de mirtilos para o inverno

Se você mora nas regiões de crescimento desta baga útil, é claro, é melhor usar mirtilos frescos. Mas as principais propriedades medicinais das frutas e folhas, como já mencionado, começam a se manifestar quando o produto é levado pelo curso, em uma base regular, então você não pode fazer sem adquirir matérias-primas.

Muitas donas-de-casa estão fazendo casas para o inverno, procurando cuidar de sua família. Mas é importante saber como preparar adequadamente maçãs, cerejas, yoshtu, abóbora, alho verde, abóbora, de modo a preservar as vitaminas sazonais naturais.

Secagem

Para a produção de matérias-primas medicinais, a coleta de folhas de mirtilo deve ser realizada no início do verão, quando o mato floresce. Mais tarde deixa um pouco mudar sua composição química, como resultado, certas propriedades úteis neles persistem, enquanto outros são total ou parcialmente perdidos. Como regra geral, após o aparecimento das bagas, a fruta deve ser colhida, não as folhas. As folhas coletadas são separadas dos pedicelos e secadas do sol, misturando periodicamente. A vida útil dessas matérias-primas é até a próxima safra.

Voce sabe A secagem é uma excelente maneira de colher blueberries, pois permite preservar quase completamente todas as propriedades curativas desta fruta útil.
Para secar adequadamente as bagas de mirtilos, você deve seguir as seguintes regras:

  • para a colheita, você deve escolher um dia seco e ensolarado e fazê-lo de manhã, assim que o orvalho secar nas bagas;
  • As bagas colhidas devem ser separadas o mais rapidamente possível, eliminando as frutas podres, maduras, esmagadas ou danificadas;
  • Antes de secar, cada baga deve ser liberado do pedúnculo;
  • então as frutas são rapidamente lavadas em água corrente, jogadas em um coador, deixadas a drenar o líquido, espalhadas uniformemente em gaze, papel ou toalhas comuns e deixadas secar completamente.
Então, de fato, o processo de secagem começa. Para fazer isso, você pode usar o forno (baixa temperatura e a porta entreaberta) ou um secador especial, ou pode simplesmente deixar as frutas por alguns dias em um local bem ventilado, protegido da luz brilhante. A baga seca com pressão não emite suco, mas não se desintegra em pó. Você precisa armazená-lo em frascos de vidro, linho ou sacos de papel.Antes de usar blueberries secas, você só precisa umedecer as bagas por um curto período de tempo para restaurar o equilíbrio de água nelas.

Congelamento

Blueberries congelados são quase tão úteis quanto os novos.

Voce sabe Em consequência do armazenamento longo no congelador, o ácido ascorbic, contido em mirtilos, desintegra-se, mas todas as outras propriedades úteis praticamente não sofrem.
As bagas são preparadas para este tipo de colheita, bem como para a secagem. Após a secagem completa, os frutos lavados e transferidos são colocados em uma camada no plano e colocados no freezer por pelo menos 24 horas. Em seguida, eles podem ser despejados em recipientes especiais para armazenar alimentos congelados e retornados ao freezer para armazenamento permanente. Se você derramar mirtilos frescos imediatamente em um recipiente para congelamento, as bagas vão se agarrar a um único coma, e será necessário apenas descongelá-lo, o que é desconfortável, inestético e incorreto.

Os benefícios de blueberries congelados no inverno são simplesmente inegáveis, porque neste momento nosso corpo precisa especialmente de vitaminas. A única condição: em nenhum caso congelar as bagas novamente - após o primeiro descongelamento, os mirtilos devem ser usados.Outra dica: certifique-se de manter os frutos congelados em um recipiente bem fechado e evitar o contacto com outros de seus "habitantes" de seu freezer, especialmente carne, peixe e outros produtos de origem animal.

Desintegrado com açúcar

Para manter os mirtilos no inverno, você também pode moer-lo com açúcar. Um tal método é mais vantajoso do que, por exemplo, geleia ou compota, uma vez que o produto não é tratado termicamente, mas ainda menos êxito do que a secagem por congelação e, claro, quando se fala acerca do uso de bagas para fins medicinais.

Em particular, para os pacientes com diabetes e para a perda de peso, um produto desse tipo pode não ser usado com precisão, enquanto que o restante é bastante semelhante à que se economiza em branco propriedades mais úteis de bagas. Enumeradas e preparada pelo método descrito acima bagas para moer: se você tiver tempo e paciência - esfregue por uma peneira, se você quiser acelerar o processo - para matar liquidificador de imersão ou picada (claro, neste caso, o efeito será muito pior do que depois da tela).

puré é em seguida misturado com açúcar numa razão de 1: 1,5, é agitada e é deixado durante algumas horas.Depois de algum tempo, expandir a delicadeza pronto em bancos estéreis, adormecer no topo de uma camada adicional de açúcar, hermeticamente fechados e numa cave ou no frigorífico.

Importante! Açúcar nesta receita age como um conservante, por isso precisa ser colocado não menos do que a quantidade especificada, caso contrário, o fermento produto ou mofado.

Aplicação de mirtilo na medicina popular: tratamento de doenças

Mirtilos encontrada uma ampla utilização na medicina popular, e seus frutos e folhas são quase igualmente popular.

Com anemia

Quando a anemia é extremamente útil espremido na hora suco de mirtilos. Tome esta bebida você precisa de três vezes por dia antes das refeições metade de um copo, acrescentando o suco de uma colher de sopa de mel. Também é bom beber chá de mirtilo. Folhas secas de mirtilo e morango misturados com ciperáceas grama e agrião, raiz seca de amora e flores de urtiga branca (razão de 3: 1: 3: 2: 3: 3) e, em seguida, quatro recolha colheres zaparivayut litro de água, insistem composição e a beber durante o dia em partes iguais com um intervalo de cerca de 4 horas.

Com gastrite e colite

Mirtilos para gastrite - um excelente assistente, desde que a planta é capaz de normalizar a acidez, aliviar cólicas e fornecer geral efeito sobre o trabalho do estômago estabilização. Recomenda-se usar infusões de bagas preparadas de uma das seguintes maneiras:

1. Duas colheres de sopa de purê de mirtilo recém-assado despeje um copo de água fervida, deixe fermentar por 8-10 horas. Beba um quarto de um copo por meia hora antes de comer. A recepção continua até o estado se estabilizar.

2. A mesma versão, mas usamos água quente (água fervente) e insistimos apenas algumas horas.

Além disso, com gastrite, você também pode tomar várias gotas de tintura alcoólica de mirtilos várias vezes ao dia. Para prepará-lo para uma garrafa de vodka você precisa tomar 100 g de purê de frutas frescas e insistir por três semanas.

Com hipertensão

Cientistas americanos realizaram um experimento, que descobriu que as pessoas que comiam um copo de mirtilo por dia melhoravam significativamente sua pressão arterial, em particular, os indicadores "superiores" aumentaram significativamente. É por isso Boldo é muito útil não só para a hipertensão, mas também para a sua prevenção.

Além de frutas frescas, com hipertensão, você pode usar uma decocção de folhas de mirtilo. Aproximadamente uma colher de sopa de matéria-prima deve ser esmagada, despeje um copo de água fervente e cozinhe em banho-maria por meia hora. Remover, legal, legal. Tome várias vezes ao dia antes das refeições.

Com diarréia

Mirtilos têm um efeito de ligação sobre os intestinos, por isso pode ser usado para intoxicação alimentar, acompanhada de diarréia. Para este propósito, a infusão de bagas preparada por um dos métodos acima descritos é mais adequada.

Com doenças catarrais

Mirtilos para resfriados são mostrados tanto na forma natural (fresca, seca, congelada) quanto na forma de kissels, compotas e geléias. Também usou infusões e tinturas alcoólicas de folhas de mirtilo, preparadas por qualquer um dos métodos descritos acima.

Você também pode preparar um medicamento particularmente delicado: bagas de mirtilo são misturadas com uma pequena quantidade de água, incendiadas e definham em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, um copo de vinho tinto seco é derramado na mistura, tudo está definhando por mais 20 minutos, filtrado e bebido em uma colher de sopa três vezes ao dia.

As bagas podem ser usadas secas ou frescas, mas a água no último caso pode ser tomada menos (3 colheres de sopa de bagas secas terão 100-150 ml de água).

Com dor nas articulações

Com reumatismo e dor nas articulações para aliviar a condição vai ajudar a decocção de uma colher de sopa de bagas secas de mirtilos, preenchido com duas xícaras de água fervente e evaporado a metade.O caldo deve ser bebido quente por um quarto de xícara antes das refeições. Número de recepções - quatro vezes por dia.

Você pode preparar um kissel de mirtilo: em três copos de água, adicione duas colheres de sopa de blueberries secas, ferver, coe, adicione um par de colheres de chá de amido, um pouco de açúcar e infusão.

Com inflamação do sistema geniturinário

No verão, pessoas que sofrem de distúrbios do sistema geniturinário demonstram comer um dia meio quilo e mais mirtilos frescos. No inverno, você pode usar frutas secas ou congeladas. O uso regular do produto estabiliza o trabalho dos rins e reduz as manifestações dolorosas da doença.

Na fase aguda, recomenda-se usar uma decocção preparada a partir de folhas de mirtilo secas.

Com eczema, inflamação da pele, líquen, queimaduras

Para o tratamento de doenças de pele, mirtilos podem ser usados ​​como um remédio externo.

Blueberries secas são derramadas com água na proporção de 1: 5 e cozinhe até metade do líquido é fervido. A mistura resultante é espalhada em gaze e usada como uma compressa na pele afetada. Este curativo deve ser mudado várias vezes ao dia, embebendo gentilmente a gaze seca com água morna ou soro de leite.

Em vez de uma decocção para uma compressa, você pode usar suco de mirtilo espremido na hora ou um purê feito com frutas frescas.

Para lavagens com dor de garganta e gengivite

A cavidade bucal é enxaguada com uma decocção de blueberries (as frutas são derramadas com cinco partes de água e definham até que metade do líquido evapore, então o caldo é filtrado).

Como usar mirtilos em cosmetologia

Como mencionado anteriormente, mirtilos são um antioxidante natural e anti-séptico, devido ao qual é usado não só na medicina popular, mas também em cosmetologia, em particular, para o cuidado da pele.

Decocção comum de folhas de mirtilo - Um excelente meio de lavagem, permitindo reduzir a manifestação de acne e outros problemas na pele do rosto. Se o mesmo caldo for congelado e os cubos de gelo resultantes limparem o rosto, ele adicionará um efeito de tonificação e reduzirá papos e olheiras sob os olhos.

Importante! Ao cuidar do rosto, você deve usar folhas, não blueberries, caso contrário, vamos obter manchas escuras do suco na pele em vez de rejuvenescimento.
Para preparar uma máscara nutritiva, folhas de mirtilo frescas são quebradas com um liquidificador, adicionamos uma colher de iogurte ou creme de leite e aplicá-lo ao rosto limpo. Após 20 minutos, lave a máscara com água morna. Você pode cozinhar e uma máscara semelhante de folhas secas, mas primeiro tem de vapor com água fervida para "acordar" os nutrientes já presentes, resultando mush aplicar no rosto. Além disso aditivos láctico, pode ser diluído com qualquer tipo de folhas de argila plástica e deixa para pele seca mistura adequada mirtilo com clara de ovo batido.

Contra-indicações e possíveis danos

A única contra-indicação direta do uso de blueberry - oksalaturiya. Esta doença específica, caracterizada pela reacção fortemente ácida urina devido à presença neles de sais de ácidos e de cálcio oxálico. Pancreatite e outras doenças do pâncreas - uma ocasião consultar um médico antes blueberries uso, ou tê-lo em quantidades limitadas.

O restante das bagas não irá prejudicar a sua saúde, se você não usá-lo sem uma medida (um efeito colateral, neste caso, é expressa em um impacto de ligação de mirtilos sobre o trato gastrointestinal). Outra ressalva diz respeito a uma reacção alérgica, o que é raro nas amoras, mas ainda possível. Considerando blueberries em termos da proporção de benefícios e danos, não há dúvida de que o ex-compensam. Observar a medida, estar atento ao seu corpo, ouvir os sinais que ele envia para você e apreciar o sabor maravilhoso e aroma de frutas e chás de ervas, que, se não curar todos os seus males, então é só restaurar a força e vivacidade de espírito!

Pin
Send
Share
Send