Grandes cachos de maturação suculenta bagas cedo uvas "Transfiguração" Muitos jardineiros do território pós-soviético apreciaram-no. Apesar do fato de que este híbrido não está listado no Estado Register, ele já ganhou reconhecimento nacional e contou com produtores profissionais no top dez variedades de cultura. O que você precisa saber para criar uma nova variedade em seu site e como cuidar dela, leia este artigo.
- A história das uvas "Transfiguração"
- Descrição biológica e características da variedade
- Prós e contras da variedade
- O que procurar ao comprar mudas
- Como plantar as mudas de uvas
- Cronometragem e escolha de um local de pouso
- Trabalhos preparatórios no site
- Preparação de mudas
- Processo de plantio passo-a-passo
- Como cuidar de uvas
- Tratamento e proteção contra pragas e doenças
- Molhar e cobrir o solo
- Aplicação de fertilizantes
- Corte competente
- Abrigo para o inverno
A história das uvas "Transfiguração"
Uvas "Transfiguração" é a prole de um criador e jardineiro nativo de Novocherkassk Victor Krainov e por descrição tem muito em comum com outras variedades do autor - "Victor" e "Jubileu de Novocherkassk". Um profissional pode encontrar diferenças neles. E nas pessoas todas as 3 formas híbridas foram chamadas de "Os Três Krynova".
Sabe-se que o próprio autor de todos os híbridos identificados uvas "Transfiguração", experimentando sentimentos de admiração e orgulho em sua criação.
Sabor e rendimento de suas criações foram reconhecidos em outros viticultores de regiões do sul e as latitudes de clima temperado. Durante os 13 anos de sua existência, o formulário é bem se estabeleceram nos quintais de moradores da Ucrânia, Belarus, Rússia, Letónia, Moldávia. Mas, infelizmente, ainda não recebeu um status de grau.
Isso foi tomado como base para a criação de um híbrido pai permaneceu um segredo, há apenas informação de que "Transfiguração", "Victor" e "Jubilee Novocherkassa" descendem de um único mudas.
Descrição biológica e características da variedade
Híbrido refere-se à mesa super-early uvas, que é cultivada para consumo em forma bruta e com o objetivo de vinificação.
De acordo com as características externas, a variedade distingue-se por grandes frutos amarelo-rosados de forma cilíndrica com uma pele fina, recobertos por um leve revestimento de cera. Mas se a planta é cultivada ao sol, as uvas geralmente perdem um tom rosado. Em tamanho, uma baga atinge quase 4 cm de comprimento e 2,5 - 3 cm de largura.
Um grande grupo contém frutas individuais pesando cerca de 20 gramas, e suas dimensões se estendem além de 5 cm.
Para amadurecer completamente, o híbrido levará cerca de 115 dias, e nas partes do sul da colheita já pode ser nas últimas semanas de julho. As frutas têm um sabor doce pronunciado, ligeiramente azedo.
Em sua polpa densa e suculenta, são encontrados cerca de 20 g de açúcar. De uma planta, sob condições favoráveis de cultivo, você pode levar 20 kg de bagas duas vezes por ano. A videira nas uvas "Transfiguração" está se desenvolvendo rapidamente, caracterizada por uma resistência média a resfriados e doenças.
Estabelece-se facilmente em qualquer terreno, adapta-se rapidamente após o transplante. Esta é uma variedade auto-polinizada, não propensa a plumping frutos.
Prós e contras da variedade
A forma híbrida das uvas "Transfiguração" ainda não foi completamente estudada, portanto ainda não há avaliação oficial de seus lados positivos e negativos. Mas, no entanto, os viticultores de muitos países desenvolveram sua impressão de cultivo e frutos dessa variedade. Nos comentários você pode ouvir o seguinte forte características da planta:
- amadurecimento precoce de frutas;
- a possibilidade de uma colheita duas vezes em julho e outubro;
- boa adaptação a porta-enxertos de qualquer espécie;
- frutificação estável;
- desenvolvimento intensivo de arbustos, independentemente das características do solo;
- excelente transportabilidade das uvas:
- rendimento de alta qualidade por características externas e de sabor.
Além disso, a capacidade da videira para viver é notada, por isso a cultura requer cuidados sistemáticos.
O que procurar ao comprar mudas
É aconselhável comprar material de aterrissagem em centros especializados, onde o risco de ser enganado é minimizado.
Ao fazer uma compra, lembre-se de que a qualidade da muda determina o desenvolvimento da planta nos próximos cinco anos, portanto, atenção especial deve ser dada às raízes. Eles devem ser diferentes em força, superfície lisa e sólida, sem qualquer crescimento, distorção, abrasões e outros danos de qualquer espécie. Veja também se há uma muda congelado ou pútrido sites.
É importante que o sistema radicular não esteja seco. Para verificar isto é possível ter arranhado qualquer ramo de um rizoma ou ter feito uma incisão.
Aparecendo no local da ferida, madeira verde fresca indica a adequação do material para o plantio. Das mudas propostas, escolha uma que tenha raízes brancas fortes e saudáveis. Entre os espécimes enxertados, escolher o material, até 45 cm de comprimento com um rizoma de cerca de meio metro. Cada plântula deve ter pelo menos um broto de 10 centímetros.
Como plantar as mudas de uvas
O rendimento das uvas "Transfiguração" depende em grande parte do cumprimento das regras de plantio.
Que o mato bem desenvolvido, ele precisa ser plantado no lugar certo e na hora certa. Vamos examinar em detalhes as complexidades do enraizamento da videira.
Cronometragem e escolha de um local de pouso
Primavera - o período ideal para o plantio das mudas híbridas. O planejamento deve ser realizado em Setembroe pouso - com o início do calor estável. Para reduzir os riscos de nematóides e doenças fúngicas das plantas, a terra deve aquecer bem.
Também neste momento é importante plantar o material vacinado. Até o outono, esse arbusto cresce e fortalece suas raízes, o que proporcionará a ele um inverno confortável.
Trabalhos preparatórios no site
Preparação para a plantação de primavera da videira começa com antecedência, mesmo no outono. Idealmente, os jardineiros deveriam, nesse período, decidir sobre a localização do mato e preparar o solo para que ele afunde bem durante o inverno.
Na primavera, não é recomendado, porque o substrato não tem tempo para amadurecer, forma um monte de grumos e vazios, onde as raízes ficarão desconfortáveis. Uma área adequada para a variedade "Transfiguração" será um lugar protegido dos ventos, em algum lugar perto da parede sul da casa ou de uma cerca.
Ao preparar a área selecionada, faça uma depressão de 50 x 50 cm e preencha com a camada superior solo fértil.
As esferas inferiores do substrato são misturadas com partes iguais do material orgânico (estrume de cavalo ou esterco de galinha pode ser usado) e composto, e granulados de superfosfato são adicionados.
Neste fertilizante misturado com substâncias orgânicas. Em seguida, misture o fosso escavado com uma mistura até o topo e cubra-o com um filme plástico, fixando suas bordas. Regar os buracos não é recomendado até o plantio.
Preparação de mudas
Se o material de plantio foi comprado muito antes do plantio, antes do processo de enraizamento em si, o rizoma deve ser reexaminado e as zonas mortas e deterioradas devem ser observadas. A casca deve ser integral, e os dois olhos superiores - em bom estado. Nas mudas enxertadas, pequenos brotos são removidos, deixando os mais longos e mais fortes. Ele é cortado em 5 olhos e as raízes são encurtadas em 15 cm.
Depois disso, as mudas são colocadas na água por um dia, para serem saturadas com umidade e não secas.
Alguns jardineiros aconselham adicionar uma solução ao tanque que estimula seu crescimento (por exemplo, "Kornevin" ou "Humate"). Leve os espaços em branco para o local de pouso deve estar em um balde com uma tagarela de argila.
Processo de plantio passo-a-passo
Ao plantar as mudas de uva, é necessário re-cavar o buraco preparado no outono, abaixar o rizoma dentro dele, endireitar, derramar e cobrir com um substrato.
Neste caso, é necessário compactar bem o aterro, para que os vazios formados nas raízes sejam preenchidos. Acima do solo, dois olhos devem subir, polvilhados com terra fresca vinda de cima.Ao enraizar mudas enxertadas, preste atenção ao local de inoculação não foi aprofundada. Deve estar 3 a 4 cm acima do solo.
Quando o plantio em massa de uva arbustos, observar a distância entre eles na capela 1 - 1,5 metros. Para facilitar o processo, faça marcações com um cordão e pinos.
Depois que a muda estiver no solo, certifique-se de colocá-la novamente e cobrir os troncos.
Isso é feito para fornecer à planta o efeito de uma estufa e evitar a evaporação da umidade. Tal arbusto se adaptará rapidamente a novas condições e crescerá facilmente.
Como cuidar de uvas
Uvas "Transfiguração" no cuidado de se estabeleceu como não uma variedade caprichosa e muito grata. Para o desenvolvimento normal e frutificação generosa, ele precisa de umidade, nutrientes no solo, cortes de cabelo competentes, prevenção de infecções por doenças e ataques de pragas. E agora sobre tudo em ordem.
Tratamento e proteção contra pragas e doenças
Entre os insetos nocivos, que gostam de se deliciar com os frutos das uvas, em primeiro lugar, vale a pena observar as vespas. Eles migram maciçamente para morangos doces e comem buracos neles.
Tais cachos perdem sua aparência e se deterioram. Salve-os da invasão desses doces, removendo os ninhos de aspen no pátio e no território mais próximo. Alguns viticultores escondem seus pincéis em sacos de malha ou organizam armadilhas caseiras especiais de garrafas plásticas. Esteja preparado para o fato de que lutar com as vespas é muito trabalhoso e muitas vezes infrutífero.
Para medidas preventivas contra doenças fúngicas e bacterianas de arbustos de videira, os especialistas recomendam o uso de soluções de fungicidas, mistura Bordeaux (concentração de 1%).
Molhar e cobrir o solo
Ao regar uma planta, um senso de proporção é importante. As uvas amam a umidade, mas não podem se desenvolver em terrenos pantanosos. Portanto, umedecendo o solo, considere a localização das águas subterrâneas. A rega sistemática é necessária para o arbusto no período do começo da vegetação e até o próprio florescimento.No futuro, quando o ovário começar a aparecer, é necessário interromper o procedimento, retomando a irrigação somente com secas prolongadas.
Enólogos experientes estão construindo uma pá buraco raso no círculo do tronco próximo da planta para drenar o excesso de água.
Para reter a umidade, na primavera e no outono é necessário cobrir o solo ao redor da videira com 3 cm de cobertura morta de húmus ou turfa. No verão, a necessidade de tal bola desaparece, pois pode provocar o sobrepastoreio do sistema radicular.
Aplicação de fertilizantes
Este fator é fundamental para garantir a frutificação abundante das uvas. Em uma terra pobre a planta não poderá dar frutos saborosos em grandes quantidades, e até duas vezes por ano. Portanto, o jardineiro deve fazer alguns esforços, alimentando regularmente a cultura.
Os especialistas não são aconselhados a limitar-se a repetições de adubação mineral complexa, uma vez que o arbusto tem uma necessidade de diferentes componentes nutrientes que são necessários para ele em determinadas concentrações, dependendo dos estágios específicos de desenvolvimento.
Para não prejudicar a cultura, todo viticultor deve entender o que, quando e por que é necessário fazer uma vinha.Por exemplo, o nitrogênio se acumula para o crescimento da biomassa. Decorrendo disto, as substâncias que contêm este elemento (ureia, nitrato de amónio) são introduzidas na primavera nas fases iniciais da vegetação e não praticam essa alimentação no outono.
Quando os arbustos cobrem a cor, eles precisam ser fosforilados. Para isso, recomenda-se superfosfato, que promove melhor desenvolvimento de inflorescências, ovários e rápido amadurecimento das bagas. Para madeira e uvas, o potássio é útil.
Corte competente
As uvas devem ser cortadas no outono ou na primavera até os botões florescerem.Na variedade "Transfiguração", é praticada uma formação em forma de leque da videira, na qual o corte ocorre após 6 a 8 olhos. É permitido não mais de 28 rebentos por planta. Preste atenção às uvas e durante a floração. Dado o peso pesado das escovas, não sobrecarregue a videira, deixe um cluster em cada broto.
Abrigo para o inverno
Depois de alimentar as uvas com substâncias que contêm cobre, não relaxe. Afinal, eles não garantem um arbusto hibernação despreocupada.
Deve ser feito por você. A saber: corte 75% da videira, retire-a dos suportes e, curvando-se no chão, envolva-a. Alguns jardineiros compartilham a experiência de abrigar os ramos da videira com terra e feno, outros se escondem com o saque.
Mas, dada a resistência média ao congelamento do híbrido, é melhor cuidar de uma proteção confiável e moer adequadamente o solo no círculo próximo do barril.