Liatris pertence a plantas herbáceas, que atraem a atenção com longas, como velas fofas, inflorescências. Arbusto pertence ao grupo de Compositae, entre outras flores distingue-se por uma elegante roseta de inflorescências, que lembra uma vela em forma.
Uma característica da Liatrice é que suas flores florescem a partir do topo e gradualmente transformam o caule em uma panícula fofa. Além de sua beleza extraordinária, a flor também tem propriedades medicinais, é usada por designers para criar paisagens.
- Tipos de Liatrice
- Spikelet
- Equipado
- Áspero
- Escolha de um lugar para plantar no site
- Combinação com outras plantas e uso em composições de paisagens
- Aterrissagem correta
- Plantando tubérculos
- Semeadura de sementes
- Características do cuidado
- Modo de irrigação
- Remoção de ervas daninhas e amontoamento de arbustos
- Mulching
- Fertilizantes Fertilizantes
- Liga ao suporte
- Aparar inflorescências murchas
- Luta contra possíveis pragas e doenças
- Invernada
- Transplante e divisão do tubérculo
- Propriedades de cura
Tipos de Liatrice
Uma planta incomum pode atingir uma altura de até 1 metro. Floração ocorre na temporada de verão, neste momento os brotos aparecem inflorescências exuberantes até 40 cm, com uma cor saturada brilhante.A flor pode ser branca, rosa, roxa ou roxa. Sobre quais tipos de Liatrix são mais frequentemente encontrados, vamos dizer abaixo.
Spikelet
A planta tem um baixo crescimento, os seus caules se apressam, abundantemente cobertos de folhagem. Normalmente a altura não excede meio metro. As folhas são lisas, têm uma cor verde brilhante. Floração de uma orelha densa, cujo comprimento é 30-35 cm, começa em junho-julho. Entre as variedades são mais frequentemente plantadas as seguintes:
- Kobold é uma planta com inflorescências rosa-lilás, que estão localizadas na parte aérea e atingem 40 cm;
- Florian Weiss - esta variedade distingue-se por hastes altas até 90 cm, nas extremidades das quais são velas brancas como a neve;
- Floristan Violette é uma coleção completa de diversas variedades que agradam aos amantes da Liatrice com inflorescências de diferentes tons de violeta.
A espinela de Lytrus é muito freqüentemente encontrada em áreas suburbanas ou em parques.
Equipado
Esta espécie tem hastes bastante densas em que são colocadas folhas largas, que têm uma cor cinza-esverdeada.No topo da planta estão buquês exuberantes, paniculados, muito semelhantes aos pompons. As inflorescências são representadas por pequenas flores com uma tonalidade rosa-lilás. Entre estas espécies são mais frequentemente plantadas tais variedades:
- Alba é uma planta com inflorescências brancas, com flores perfumadas e macias;
- Glória de setembro - a planta pertence a um grupo de alto, entre outros distingue-se por grandes flores cor-de-rosa brilhantes.
Áspero
Os ramos retos desta espécie formam frequentemente arvoredos. Sua altura pode ser de até 2 m, e muitas pequenas folhas têm uma suculenta cor verde. Na parte superior da parte aérea há inflorescências redondas ou triangulares curtas do tipo paniculado. Eles têm uma lavanda escura ou cor púrpura. Também pode haver inflorescências brancas como a neve, por exemplo, em White Spir.
Escolha de um lugar para plantar no site
Antes de plantar uma flor no campo aberto, é muito importante levar em conta todas as nuances de escolher um lugar. Liatris ama lugares ensolarados, iluminação brilhante. A planta plantada em um lugar escuro vai crescer muito devagar, não pode florescer e eventualmente morrer.
Argila, solos pesados devem ser evitados. Nas planícies a flor crescerá muito lentamente. O período de seca idealmente se ajusta à flor - ela florescerá diante de nossos olhos e brincará com uma variedade de cores.
Combinação com outras plantas e uso em composições de paisagens
Liatris é freqüentemente usado em paisagismo. Ele se encaixa perfeitamente com muitas plantas, que também preferem muita luz solar e solos soltos. O arbusto bem se dá bem com qualquer flores silvestres, camomila e Gypsophila.
Para criar uma solução de design original e bonita usando lias, você precisa escolher os vizinhos certos para ela. É necessário considerar a cor, o período de floração e, claro, a altura das plantas.
Liatris, com tons de branco ou roxo, vai ficar bem em combinação com um daylily de cor vermelho-laranja. Excelente complemento deste conjunto e enotera amarela.
Muitas vezes, para criar belas paisagens use uma variedade de Picador. Suas inflorescências vermelho-violeta brilhantes olham perfeitamente com sinos brancos como a neve. Também original com isto se parecerá com ações-rosas e malva tenra.
Para criar jardins ornamentais, a variedade Kobold é mais usada. Sua altura não excede 40 cm e as inflorescências roxo-púrpura e roxo chamam a atenção.
Muitas vezes pousava liatris nos canteiros, ao lado das casas ou cercas. Recentemente, esta flor foi usada frequentemente por floristas para criar composições do casamento. Tendo plantado o Liatris no seu jardim de flores ou mixborder, os convidados vão definitivamente vir até você para tirar uma foto no fundo da mais bela flor incomum.
Aterrissagem correta
Existem várias maneiras Liatris pouso - tubérculos e sementes. Vamos considerar cada um deles em detalhes.
Plantando tubérculos
Plantio de primavera tubérculos Liatris é muito comum entre os jardineiros. O tubérculo é uma pequena lâmpada ligeiramente achatada. Apesar da divisão dos rizomas, a planta vai crescer saudável e nutritiva. Sua floração ocorre no primeiro ano após o plantio.
No outono, após a massa verde vai morrer, você precisa desenterrar as raízes. Lâmpadas são completamente limpas do chão, secas e classificadas. Para plantar tubérculos aptos, cujo diâmetro é superior a 2 cm.
Semeadura de sementes
Outra maneira de multiplicar o Liatrix é crescer a partir de sementes. A flor não é muito exigente e caprichosa, por isso a sua sementeira e partida não lhe causará nenhum problema.
O plantio de sementes no campo aberto deve ser realizado no início da primavera ou no final do outono. Não é necessário plantar a planta em um local onde a água subterrânea esteja localizada perto da superfície.
É importante preparar o solo: solte-o bem, faça um dreno. Liatris cresce bem em solos leves que têm uma reação neutra de PH. Umidificação excessiva do solo pode levar à decomposição da planta. Antes de plantar as sementes, recomenda-se cavar o solo e adicionar composto ou estrume apodrecido a ele.
Características do cuidado
Para as flores crescem bonitas e agradáveis aos olhos, é necessário dar tempo para cuidar delas. Vamos nos debruçar sobre esses pontos em mais detalhes.
Modo de irrigação
Regar a planta deve ser realizado conforme necessário. A flor é mais bem tolerada pela seca, por isso, mesmo que demore alguns dias sem água, nada acontecerá. Mas nos períodos chuvosos é necessário dispor drenos para a liatris, já que a estagnação da água perto das raízes levará ao seu apodrecimento.Contanto que pelo menos uma vez por semana chova, a flor não pode ser regada de todo.
Remoção de ervas daninhas e amontoamento de arbustos
Qualquer flor é perdida entre ervas daninhas e outras ervas desnecessárias. Uma vez que você perceba que as ervas daninhas estão começando a romper, você só precisa removê-las. Eles interferirão no crescimento normal da planta e impedirão seu florescimento.
Mulching
Durante a capina é obrigatório realizar a cobertura morta. Nós não precisamos soltar o chão na base do mato. O fato é que o sistema radicular está próximo à superfície do solo, portanto, após a irrigação ou a chuva, é necessário adubá-lo. Inspecione cuidadosamente a flor e, se necessário, adicione alguns materiais de cobertura.
Também é recomendado cortar e cobrir a planta antes do período de inverno.
Fertilizantes Fertilizantes
A planta deve ser regularmente alimentada com fertilizantes minerais. Na primavera é recomendado para fazer curativo, que contém nitrogênio, e no verão de usar fósforo-potássio. Para aumentar a floração das liatris, devem ser adicionados ao solo uma camada de espessura de compostagem.
Liga ao suporte
Liatris Algumas variedades podem crescer até 90 cm de altura, então você definitivamente deve fazer sua liga. Situado junto aos arbustos ou puxar estacas de arame e amarrá-los para as flores. Se não o fizer, sob o peso de grandes plantas de flores hastes finas pausa rápida.
Aparar inflorescências murchas
Se você começar a notar que alguns inflorescência podvyali, eles devem ser cortados. Isto irá melhorar a aparência da flor, e uma oportunidade para desfrutar de cores ricas das folhas. Muitas vezes é necessário cortar Liatris, quando o período de floração está chegando ao fim.
Luta contra possíveis pragas e doenças
Flor resistentes a doenças e pragas. Mas, se há uma violação dos cuidados de tecnologia e cultivo de Liatris, não pode ser excluída caracóis de ataque e medvedok. Para combatê-los, a cerveja é usada.A cerveja é despejada em uma garrafa de vidro por 2-3 cm e colocada no chão. A garrafa deve estar localizada em um ângulo de 45 graus. As pragas vão cheirar e cair em uma armadilha, elas não poderão sair da garrafa.
Acontece que por causa da umidade excessiva a flor começa a apodrecer. Nesta situação, vale a pena cortar a podridão e tratar a planta com fungicidas.
Invernada
No período de inverno, a planta deve ser cuidadosamente preparada. É muito importante cortar a flor sob a raiz. Em geral, a planta é resistente ao frio, por isso não há necessidade de criar abrigos adicionais especiais. Será o suficiente para cobrir os arbustos com folhas secas. A espessura da camada deve ser de cerca de 15 cm.
Transplante e divisão do tubérculo
Se você precisar transplantar Liatrice para outro local, a reprodução pode ser feita dividindo-se o tubérculo.
Antes do plantio é necessário preparar poços, cuja profundidade deve ser de 10 a 20 cm, a distância entre eles é de 30 cm, o poço é preenchido com húmus até a terceira parte e, em seguida, são descartados. É necessário realizar os tocos de cobertura após o plantio com a ajuda do húmus. Recomenda-se replantar liatrice em março ou novembro.A planta pode ser propagada desta maneira aproximadamente uma vez a cada 4 anos.
Propriedades de cura
Liatris não é apenas uma bela flor, capaz de decorar qualquer canteiro de flores, mas também uma planta medicinal difundida.
A decocção de plantas herbáceas tem uma ação adstringente, diurética e antibacteriana bem pronunciada. Quando você usa xarope de Liatrice, você pode tratar alterações patológicas nos rins.
Liatrice banhos têm um bom efeito tônico, são um anti-séptico e aliviar a coceira. Para curar rapidamente as feridas, costuma-se fazer loções desta planta, com dor de garganta, e a infusão é infundida com infusão de Liathria.
A flor também é útil na fazenda - suas folhas e inflorescências repelem perfeitamente as traças.
Se você quer decorar a área do jardim com uma planta incomum e muito útil, recomendamos que você pare a seleção no Liatrix.