Composto - fertilizante orgânico, que pode ser produzido por digestão dos vários elementos (plantas, alimentos, solo, folhas, ramos, estrume de animais). O composto pode ser comprado em lojas especializadas, mas você pode fazê-lo sozinho. Compostagem em sacos de lixo - esta é apenas uma das maneiras. Muitas vezes, use poços comuns ou abas especialmente preparadas. Vamos dar uma olhada mais de perto em qual compostagem é melhor.
- Uso de composto
- Como preparar um fertilizante
- Opinião de especialistas
Uso de composto
Para entender como fazer adubo em sacos, é necessário entender de que fertilizante é obtido e entender suas vantagens. O húmus é obtido como resultado da atividade de vários microorganismos.
Folhas caindo, solo, grama, restos de comida em um recipiente, microorganismos começam a afetar as matérias-primas. Como resultado, há um processo de decadência.
Ainda mais importante é o teor de umidade da matéria-prima e oxigênio suficiente. Se você colocar apenas uma grama, por exemplo, sem terra, acabará com o nitro, não com o composto. O fertilizante orgânico é usado sempre e em toda parte. É indispensável no jardim de arbustos de bagas, no jardim, se os solos não são muito férteis.
Como preparar um fertilizante
O composto em sacos é feito de forma rápida e fácil com a mão. A principal vantagem é o baixo preço. Você precisará gastar apenas na compra de malas. Eles devem ser densos, volumosos e de cor escura.
Eles podem ser encontrados na loja de materiais de construção. A embalagem nem sempre indica a densidade. Mas no exame, você pode ver como o material se estende. Se é difícil esticá-lo - os tanques têm alta densidade.
Esses sacos podem resistir a geadas a -30 ° C e a fortes chuvas. Jardineiros experientes e camponeses recomendam levar sacas de 250 litros. Graças a isso, o solo neles não secará rapidamente.
- quaisquer tipos de plantas (vegetais, folhas, frutos, ervas);
- cascas de ovos e outros resíduos alimentares;
- ervas daninhas com solo e apenas solo;
- papel, papelão;
- madeira, serragem.
- ossos;
- cinza de carvão;
- água com sabão ou algo relacionado à química.
Sacos com fertilizante podem ser colocados em qualquer lugar no site. Matérias-primas são colocadas em camadas. Por exemplo, uma camada de resíduos alimentares, o solo, uma camada de folhas secas. Certifique-se de que todas as camadas estão bem compactadas. As bolsas estão amarradas, não fazem furos de aeração adicionais.
A umidade é uma condição necessária para obter um fertilizante orgânico de alta qualidade. O composto pode ser imediatamente vertido com uma pequena quantidade de água antes de amarrar os sacos.
Mas isso é feito apenas na condição de que a maior parte da matéria-prima esteja seca. O composto também é suplementado com drogas EM. Eles aumentam o número de microorganismos, contribuem para a rápida decadência.
O fertilizante é melhor colocado no outono. Porque haverá muito mais matéria prima.Além disso, na primavera, após baixas temperaturas, as bactérias afetarão os orgânicos mais rapidamente.
Para fazer um composto rápido em bolsas pretas, você precisará de:
- Sacos de lixo com alta densidade, respectivamente, de cor escura.
- Matérias-primas orgânicas.
- EM-droga.
- Uma pequena quantidade de água.
Tendo todos esses materiais prontamente disponíveis, você pode obter húmus orgânico dentro de 6 a 10 meses.
Se você faz fertilizante em sacos, não precisa misturar o conteúdo. É melhor encher os tanques em um passo. Isso permitirá que todos os produtos sejam desaprovados pelo mesmo período de tempo. Um marcador de fases também é possível. Mas neste caso será necessário usar as camadas inferiores do composto, e elas são mais difíceis de obter.
Se você quer um fertilizante orgânico azedo, você pode fazer de folhas, adicionando sulfato de amônio. Este fertilizante contém nitrogênio e enxofre, acidificando ligeiramente o conteúdo de seu tanque.
Opinião de especialistas
Muitos criticam a forma como os orgânicos são apodrecidos em sacos devido à aderência a poços de compostagem.Mas o método acima tem suas vantagens. Primeiro, a produção de fertilizante permite que você organize as camas nos tanques imediatamente. Só é necessário derramar palavras de terra adicionais no topo do húmus em 20-30 cm.Em segundo lugar, os jardineiros e camionistas por um longo tempo praticando compostagem em sacos, insistem na mobilidade deste método.
Consiste que tais camas podem ser transferidas em um site. Por exemplo, se de repente na primavera o frio volta, todo o complexo é transferido para um galpão ou estufa.
Então as plantas não têm medo do frio. Em terceiro lugar, plantando diferentes culturas lá, a rega não deve ser regular. O húmus retém bem a umidade e por muito tempo.
O composto em sacos de lixo é o método ideal para a rápida preparação de fertilizantes e seu longo uso. É importante apenas monitorar o cheiro. Se o seu fertilizante cheira a terra depois da chuva, tudo é feito da maneira certa e o produto é de alta qualidade. Se você sentir cheiro de amônia, então muitos produtos contendo nitrogênio foram adicionados.
Nesse caso, recomenda-se adicionar matérias-primas que contenham carbono. Sempre um cheiro desagradável indicará que você quebrou a tecnologia ou adicionou um ingrediente proibido às matérias-primas.