Muitas vezes somos confrontados com a questão do armazenamento de legumes e outros produtos no inverno. O lugar ideal é a adega, no entanto, para garantir que os produtos possam permanecer nela por um longo tempo, é necessário garantir uma ventilação eficaz. No artigo, vamos dizer-lhe como desenhar corretamente o capô na adega.
- Como isso funciona?
- Tubo de fluxo
- Tubo de escape
- Tipos de sistemas
- Forçado
- Natural
- Como fazer cálculos?
- Instalação de tubos de ventilação
- Onde colocar
- Seleção de materiais
- Instalação
- Dicas e conselhos sobre o funcionamento da adega
- Verificando o sistema de ventilação
Como isso funciona?
A ventilação natural deve ter 2 tubos: fornecimento e exaustão. É melhor usar um tubo galvanizado ou de amianto ao construir uma estrutura. Também é importante calcular corretamente o diâmetro: 1 sq. M cave deve ser fornecido 26 sq. M. cm da área do duto.
Tubo de fluxo
É necessário que o ar fresco entre na adega. Para maior eficiência, é necessário instalá-lo em um canto que fica no lado oposto ao local de instalação do capô.
Tubo de escape
Graças a isso, haverá um fluxo de ar viciado da adega. Recomenda-se instalá-lo ao longo do canto para que a extremidade inferior fique sob o teto. Ele deve passar em uma posição vertical através de todo o porão, o teto e estender além de 50 cm.
A fim de coletar menos condensado ou geada no duto, ele é isolado - outro é colocado nele, e a distância entre eles é preenchida com um aquecedor.
Se houver uma grande diferença de temperatura, existe o risco de um calado que leve ao congelamento da adega. Para evitar isso, durante a construção, válvulas de gaveta são usadas nos dutos de ar, que permitem a regulação da circulação de ar.
Tipos de sistemas
Até o momento, realize a instalação de sistemas de ventilação de dois tipos: natural e coercivo. A escolha e esta ou aquela opção é influenciada pelo volume e layout do porão.
Forçado
O projeto do sistema forçado inclui tubos, mas para garantir o movimento de ar forçado, os ventiladores são construídos neles.
Dependendo do volume da adega, os ventiladores de diferentes potências são selecionados. Se o porão possui configurações complexas, a instalação dos ventiladores é realizada em ambos os canais. Na construção de desenho forçado não pode fazer sem a ajuda de um especialista que ajudará a executar corretamente os cálculos da entrada e saída de fluxos de ar, os diâmetros dos dutos de ar necessários e a potência dos ventiladores.
Natural
A idéia básica de criar um extrato natural é levar em conta a diferença de pressão e temperatura na adega e além dela. É muito importante determinar corretamente onde os tubos serão localizados. O orifício de entrada está melhor localizado a uma altura de 25-30 cm do chão, e o escape ao mesmo tempo não deve estar abaixo de 10-20 cm do teto. Se você colocá-lo abaixo, logo no teto aparecerá úmido e mofo.
Um sistema de ventilação natural é recomendado para pequenas adegas com um quarto.
Como fazer cálculos?
Se você decidir fazer um capô no porão com suas próprias mãos, vale a pena prestar atenção especial aos cálculos associados ao diâmetro dos tubos.
Ao construir ventilação profissional, são usados cálculos complexos e fórmulas que são irrelevantes para construção própria. Sugerimos que você se familiarize com a metodologia que será adequada para a construção de ventilação própria.
Primeiro você precisa calcular a área da adega:
S = 3x2 = 6 m²
Dada a proporção que tomamos como base, a área da seção transversal do canal de tubulação será:
T = 6 x 26 = 156 cm2.
O raio do duto de ventilação é calculado pela fórmula:
R = √ (T / π) = √ (156 / 3,14) ≈ 7,05 cm
Tendo um raio, podemos calcular o diâmetro:
D = 14 cm = 140 mm.
Na presença de apenas ventilação forçada (o escape é representado por uma escotilha), a seção transversal do tubo de entrada pode ser ligeiramente aumentada - um duto de ar com um diâmetro de 15 cm é bastante adequado.
Para garantir a troca de ar eficaz, recomenda-se a instalação de uma chaminé, cujo diâmetro é 10 a 15% superior ao da entrada.
Para o duto de exaustão, um duto de ar com o seguinte diâmetro é adequado:
Dv = + 15% = 140 + 21 × 160 mm.
Instalação de tubos de ventilação
Nesta seção, vamos dizer-lhe como fazer corretamente a ventilação na adega e o que deve receber atenção especial.
Onde colocar
O duto de ar de suprimento é conduzido para fora do solo. Sua extremidade inferior deve estar localizada quase perto do piso da adega, a uma 20-30 cm.
Para instalar o tubo de escape, escolha o canto oposto do porão, passe-o perto do teto.Uma de suas extremidades é levada pelos tetos até o telhado.
Para aumentar a eficiência da estrutura de ventilação, use o seguinte conselho: Coloque o defletor no tubo acima da superfície do telhado.
Cobrindo o tubo com uma tampa, você pode criar uma pressão negativa, devido a qual a eficiência do sistema de ventilação aumentará.
Seleção de materiais
Para construir o capô, os seguintes materiais são geralmente usados:
- polietileno;
- cimento de amianto.
Instalação
Ao instalar o sistema de ventilação, preste atenção a tais momentos:
- Ao instalar o sistema em uma adega pronta, você precisará fazer um furo especial no teto.
- Através deste buraco deve ser baixado para o porão do tubo - ele vai tirar o ar. Prenda-o acima, ao lado do teto.
- Parte do tubo que está fora da sala deve ser levantada pelo menos 1500 mm acima do solo ou acima do telhado.
- No canto oposto do porão, é necessário fazer um buraco no telhado e instalar um tubo de abastecimento através dele. Deve terminar à distância 20 a 50 cm do chão.
- O duto de ar de alimentação não deve se projetar muito do teto. Será o suficiente para aumentá-lo para 25 centímetros.
- Ao instalar o tubo de suprimento na parede em sua extremidade externa, é necessário colocar o defletor.
- Se a casa tiver uma lareira ou fogão, o tubo de saída deve ser instalado perto da chaminé.
Dicas e conselhos sobre o funcionamento da adega
Para manter a adega em bom estado e armazenar alimentos durante muito tempo, é necessário cuidar do microclima. É muito importante manter baixa umidade no porão. Para isso, é necessário ventilar a sala periodicamente.No verão, recomenda-se manter as portas e abas abertas. Rajadas de vento quente rapidamente drenam o porão.
Existem situações em que você precisa aumentar o nível de umidade. Isto pode ser conseguido pulverizando água do atomizador, e serragem úmida também é colocada no chão. Você pode colocar uma caixa cheia de areia molhada - isso também ajudará a aumentar a umidade. Se você quiser que o porão lide normalmente com suas funções, é necessário garantir as seguintes condições:
- Falta de luz. A iluminação elétrica só deve ser ligada quando as pessoas entrarem na adega.
- Baixa temperatura do ar. Não permita altas temperaturas na adega.
- Presença de ar fresco e limpo. Ventile a sala, monitore a operação normal do sistema de ventilação.
- Humidade. Recomenda-se manter a umidade em 90%.
Verificando o sistema de ventilação
Após a conclusão da instalação de ventilação, é necessário verificar a sua eficácia:
- Uma folha de papel fina é anexada ao tubo de suprimento.Se você perceber que está balançando, o sistema funciona e o ar entra no porão.
- Acenda o papel no balde de ferro e deixe-o no porão. Observe a direção da fumaça - ela deve tender para o tubo de escape.